Nazaré: Quando a tradição resiste a ventos e marés

nazare portugal autocaravana

É espantoso como este lugar, tão próximo de Lisboa consegue manter acesa uma das mais puras tradições portuguesas. Viaje com a Yescapa até à Nazaré e deixe-se seduzir pelo o que de mais genuíno existe em Portugal: o mar, o cheiro a peixe fresco e a autenticidade de um povo que com as suas tradições o fará parar no tempo. 

É atualmente um dos destinos mais procurados pelos turistas em Portugal, sobretudo pelos amantes de surf. A Nazaré entrou no roteiro mundial do surf quando Garret Macnamara declarou lá ter surfado a maior onda do mundo - 25 metros, batendo assim o recorde mundial do Guiness. Oito anos passaram. Desde então, a pacata vila recebe surfistas de todas as partes do globo, todos eles desejosos de surfar a maior onda do mundo e roubar o recorde a Macnamara. Até agora,  ficaram apenas pelo desejo.

No entanto, a Nazaré não é somente sinónimo de surf e belas praias.  Quem visita a Nazaré respira verdade. Autenticidade. Sendo uma pequena vila de pescadores, na Nazaré encontra uma das mais antigas e genuínas  tradições portuguesas. Sempre muito ligados ao mar, não por causa do surf, mas por uma questão de sobrevivência, hoje ainda é possível passear pelas ruas da Nazaré e ver os pescadores com as suas vestes xadrez. E as suas mulheres com as sete saias, a remendar as redes de pesca ou a secar o peixe no areal.

Na Vila, vários são os monumentos dignos de serem visitados, como o Pelourinho, o edifício dos Paços do Concelho e a Igreja Matriz da Nossa Senhora das Areias, datada do século XVI, e a Igreja da Misericórdia, datada do século XVII. A praia situa-se na própria vila. As casas brancas dos pescadores vivem em perfeita harmonia com o azul do mar, tornando a vila fresca mas acolhedora. Prepare o seu fim de semana e visite a Nazaré com a companhia da Yescapa.

A visitar na Nazaré

O Sítio

É o ponto mais alto da vila, de onde pode contemplar, no Miradouro do Suberco, toda a beleza do extenso areal e a pequena vila com as suas casas coloridas. O Sítio é um dos locais mais visitados por peregrinos. É aqui que pode encontrar a Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, o Hospital, o Terreiro da Romaria e o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso e  o Forte de S. Miguel Arcanjo, do século XVII, onde está instalado o farol. Ao lado do Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, pode encontrar um dos restaurantes mais antigos e populares da Nazaré, A Casa Pires, inaugurada em 1930.

Ermida da Memória

Exterior da Ermida da Memória

Construída junto aos grandes penhascos, a Capela da Memória é um dos marcos da vila, estando associada à própria fundação da vila.  Segundo reza a lenda, em 1182, foi aqui que a Nossa Senhora, ao ser invocada pelo alcaide D. Fuas Roupinho, o salvou de se despenhar da alta falésia, enquanto perseguia a cavalo um veado. O altar primitivo no qual estava a imagem foi demolido e a gruta soterrada.  No ano de 1370, o rei D. Fernando ordenou o encerramento dos quatro arcos da Ermida para o resguardar da ação do tempo, das chuvas, da maresia e dos inúmeros peregrinos que visitavam o templo.

Painel de Azulejos da fachada interna da Ermida da Memória

Quer o interior, quer a fachada externa da capela estão decorados por um belo painel de azulejos azuis e brancos datados dos séculos XVII e XVIII, onde pode ver alusões à lenda de Fuas Roupinho. Ao lado, um monólito simboliza a visita de Vasco da Gama, que pediu proteção à Virgem para as suas viagens.

Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

Localizado na Praça Principal da cidade, no Sítio da Nazaré, trata-se de um templo muito importante, construído em homenagem à padroeira da vila, a Santa da Nazaré. Todos os anos, a 8 de setembro celebra-se o suposto aparecimento da Santa naquele mesmo local.  A sua construção remonta ao século XVII, aquando da vinda em peregrinação do Rei Dom Fernando à Senhora da Nazaré. Para além de ter mandado fazer obras na Ermida da Memória, o monarca decidiu construir um novo local de culto, com uma maior capacidade para receber o elevado número de devotos.

Forte de São Miguel Arcanjo

O Forte de São Miguel Arcanjo está localizado num penhasco rochoso, a caminho da praia do Norte, na pitoresca vila da Nazaré. A construção deste monumento teve início no reinado de Dom Sebastião, em 1577, visando a defesa da vila dos ataques dos piratas. Devido ao seu posicionamento estratégico, em 1644, o Rei D. João IV ordenou a sua remodelação e ampliação.  Devido à sua posição estratégica, este miradouro oferece excelentes vistas panorâmicas, com a Vila da Nazaré a Norte, a Praia do Norte a Oeste e a Praia do Salgado a leste.

Praia do Norte

Conhecida mundialmente pelas suas grandes e perigosas ondas, que atraem milhares de surfistas todos os anos, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do “Canhão da Nazaré”. Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo. 

Para saber mais sobre as ondas gigantes da Nazaré, pode ver o nosso artigo onde explicamos tudo sobre este fenómeno da natureza.

Vista aérea do Canhão da Nazaré

O Canhão da Nazaré direciona a ondulação do Oceano Atlântico para a Praia do Norte o que está na origem das ondas gigantes e da abundância de peixe.

Capela de Santo António

Vista exterior da Capela de Santo António

Situada na Avenida Manuel Remígio, e voltada para o mar, a Capela de Santo António foi edificada na segunda metade do século XIX, com o dinheiro dos pescadores locais, que contribuíram com 1% dos seus lucros. É, portanto, um testemunho com muito simbolismo para a comunidade local. A fachada externa é forrada a azulejos. O seu interior, coberto por um telhado de madeira e paredes revestidas com azulejos brancos e azuis, alberga uma capela-mor onde é exibida a imagem de Santo António.

Antiga Casa dos Pescadores

Fachada exterior da Capela de Santo António.  Fonte: Google Images

Inaugurada a 22 de maio de 1941, em pleno Estado  Novo, a Casa e Bairro dos Pescadores foi criada com o intuito de ser um espaço de apoio e de ensino das artes da pesca. Aqui, podíamos encontrar as chamadas Casas de Trabalho para as raparigas, dos 10 aos 19 anos, e aqui aprendiam as primeiras letras, noções básicas de corte e costura, a cozinhar e ensino Moral e Religioso. Os rapazes iam para a Escola da Pesca, onde aprendiam a arte da pesca. Com o diploma da Escola da Pesca, os rapazes podiam exercer a atividade de arrais, contramestres e mestres de pesca.

E para comer…

Tratando-se de uma terra de pescadores,  da gastronomia típica da região, como não podia deixar de ser, o peixe e o marisco são senhores. Aqui poderá deliciar-se com as típicas caldeiradas Nazarenas e as sopas de marisco. O carapau seco ou enjoado é também uma especialidade que só se encontra na Nazaré. A acompanhar, nada melhor que os bons vinhos típicos da região da Estremadura e Ribatejo.

Para sobremesa, as Sardinhas, folhado coberto e recheado de creme de ovos, Támares, pequenos bolos em forma de barco, os Fóquins, ambos recheados também com doce de ovos e os Nazarenos.


Ficou encantado com a Nazaré? Não vê a hora de partir?
Viaje até à  Nazaré de autocaravana com a Yescapa e que comece a aventura! 

Vai de viagem e ainda não tem o seu guia? Descarregue o nosso guia de viagens pela Europa gratuitamente em:  
Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana!  

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

bavaria portada 1140x400
Na Europa

Roteiro pela Baviera: Esqui, montanhas e caminhadas

Sabia que é na Alemanha que se encontra o maior número de autocaravanas em toda a Europa? É por isso evidente que não faltam locais incríveis para se conhecer na Alemanha, ainda que o destaque para muitos viajantes sempre foi e continua a ser a região da Baviera. Por isso, vamos ajudar a descobrir todos os recantos que não quererá perder na sua viagem de autocaravana à Baviera. Venha connosco! 

viana do castelo
Viagens na cidade

Viana do Castelo em Autocaravana

Viana do Castelo é um destino imperdível para a sua escapadela ou viagem em autocaravana ou campervan. Viana do Castelo é a capital do distrito no norte de Portugal, integrada na sub-região do Alto Minho. 

porto   photo de couverture
Viagens na cidade

Visitar o Porto

A cidade do Porto é cada vez mais procurada por turistas, moderna e ao mesmo tempo histórica, esta cidade do norte fascina quem por lá passa. O Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal e também é quem deu nome ao país. Conhecida por "A Invicta", os seus habitantes são os "Portuenses", muitas vezes são chamados "Tripeiros" maioritariamente por habitantes do sul de Portugal, pelo facto de existir uma certa "rivalidade" saudável entre o Porto e Lisboa. Na cidade do Porto vai encontrar monumentos a visitar, ruas por descobrir, um povo acolhedor e uma boa comidinha para alegrar o seu estómago.