Roteiro em Autocaravana no Gerês

geres22

Para quem aprecia explorar um cenário de montanha e floresta com a “casa às costas”, o Gerês é o destino perfeito. Com amigos ou em família, o Parque Nacional da Peneda-Gerês oferece uma biodiversidade vasta e é considerado uma das regiões verdes mais bonitas de Portugal, o que lhe vale o reconhecimento como “reserva  mundial da biosfera” por parte da UNESCO. Ideal para os mais aventureiros, o Gerês reserva um infindável leque de surpresas. Dos cantinhos mais conhecidos aos mais inexplorados, use calçado confortável e parta à descoberta do melhor que esta região tem para oferecer. A poucos quilómetros de Braga, onde poderá alugar uma autocaravana ou campervan através da Yescapa, suba a bordo e usufrua da mobilidade que o veículo lhe permite para explorar o vasto Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

Aproveite um desconto de 40€ na próxima viagem, reservando até 31 de outubro para uma viagem em qualquer altura. Código: 2023RIDEAWAY

Gerês em autocaravana: muito para ver, muito para descobrir

O Gerês é passagem obrigatória para quem visita o norte de Portugal. Com paisagens de cortar a respiração, um infindável número de cascatas para explorar ou aldeias típicas que remetem para o quotidiano de outrora, aqui podem-se também encontrar trilhos, passadiços, pontes e até águas termais. Pelo caminho, é habitual encontrar animais de pastorícia a deambular por entre estradas e trilhos ou até cavalos selvagens. A serra é grande, pelo que “obriga” a um bom planeamento, mas é perfeita para conhecer em autocaravana ou campervan. Leve calçado confortável e parta à descoberta do Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

Cascatas, cascatas e mais cascatas

São imensas as cascatas que compõem a serra. É certo que enquanto algumas são de fácil acesso, outras implicam um pouco mais de disponibilidade física e vontade de explorar. Uma das mais bonitas e mais requisitadas é a Cascata do Arado, acessível a partir de Vieira do Minho. Se achar o percurso demasiado simples e pouco aventureiro, poderá partir rumo ao Poço Azul, que implica uma descida de cerca de 8 km, mas que recompensará o esforço ao chegar a uma das cascatas mais “selvagens” do Gerês. Um pouco mais a sul, cerca de Cabril, encontrará a Cascata de Pincães, que exige uma caminhada de cerca de meia hora, mas que valerá a pena quando por fim der de caras com as águas cristalinas desta maravilha natural. Outra das mais conhecidas é a Cascata do Tahiti, cujo acesso também não é dos mais fáceis. Através de um pequeno trilho pela margem do Rio Arado, o percurso é exigente, mas vale bem a pena. 

A Lagoa dos Druidas, uma das mais bem guardadas, encontra-se na aldeia de Tibo e implica um percurso de cerca de 6km, mas de baixa dificuldade. Outrora, era aqui que rituais pagãos de adoração à natureza eram realizados pelos povos celtas e onde ainda se podem ver desenhos e vestígios dessas mesmas celebrações ancestrais. A Cascata Portela do Homem, por sua vez, é acessível por um trilho de 2.5 km com uma descida acentuada, mas que recompensa o esforço com as suas águas cristalinas e uma queda d’água que certamente perdurará na memória visual do aventureiro. Por fim, sugerimos as cascatas de Fecha de Barjas, formadas pela água do Rio Arado, e que são também uma verdadeira obra-prima da natureza.

As aldeias de outrora

Quase como uma viagem ao passado, as aldeias do Gerês são também um must a não perder. Comecemos pelo Lindoso, conhecido pelo seu castelo erigido na Idade Média, extremamente bem conservado. Lindoso é uma visita que vale muito a pena, também conhecida pelos tradicionais espigueiros, uma imagem de marca da aldeia. Relativamente perto, encontramos a aldeia do Soajo, uma aldeia rústica e pitoresca, com as suas típicas casas de pedra e também conhecida pelos espigueiros que complementam a paisagem. Fácil de conhecer, com uma pequena caminhada é possível visitar a igreja, o pelourinho e os antigos moinhos. Sugerimos também a aldeia do Sistelo: ainda que esta já não faça parte do perímetro do Parque Natural, é conhecida como a “Tibete Portuguesa” e é uma das mais bonitas aldeias tradicionais do país, pela construção das casas em diferentes níveis, bem como por toda a maravilhosa paisagem verde que envolve a localidade. Uma visita a não perder, que pode ainda ser complementada por um passeio pela Ecovia do Vez.

Por fim, Vilarinho de Furnas! A aldeia que já não é, uma vez que foi “engolida” pela barragem de Vilarinho de Furnas no Rio Homem. É certo que a barragem alterou toda a geografia desta localidade que outrora foi uma aldeia comunitária em Terras de Bouro, uma vez que após a sua construção a aldeia foi inundada e está hoje praticamente submersa. Ainda assim, durante o pico da época seca (verão) ou quando a barragem está com baixos níveis de reserva de água, ainda se podem ver as ruas e as ruínas das casas e dos espaços comunitários de outrora. Se a barragem estiver baixa, pode-se mesmo ir ao local e visitar o que resta da aldeia através de um trilho de dificuldade baixa que se prolonga por 2.5 km (5 km ida e volta). 

Pontes, Miradouros e uma herança Romana

Para além de todo o cenário natural, que é maravilhoso, o Gerês guarda em si toda uma memória histórica e é palco de diversas lendas. Uma das mais peculiares versa sobre a Ponte de Misarela, 13 metros acima do Rio Rabagão e no fundo de um desfiladeiro. Tem um ar quase macabro e, reza a lenda, foi construída pelo próprio Diabo, que ainda a vigiará atentamente. 

Menos tenebroso (bem menos) mas igualmente um marco incontornável, aconselhamos o Miradouro da Bela Pedra. Trata-se de um balcão rochoso, a 829 metros de altura, com uma vista de perder o fôlego sobre o Rio Cávado e as montanhas que o envolvem. 

Se gosta de percursos pedestres, então não pode perder a Geira Romana. Tal como o nome indica, este percurso foi desenhado e construído pelos Romanos, de forma a ligar Braga a Astorga. Hoje em dia, existem opções alcatroadas para que posa fazer o percurso confortavelmente de autocaravana, mas este continua a ser um dos melhores percursos para conhecer a pé o Parque Nacional Peneda Gerês desde o seu interior. Convencido? 

Onde pernoitar em autocaravana ou campervan no Gerês:

Vidoeiro Gerês Camping: na Vila do Gerês, este parque oferece um privilegiado contacto com a natureza e oferece actividades para conhecer a região, como passeios a cavalo, arvorismo, percursos pedestres, passeios de BTT ou canoagem e onde encontrará, naturalmente, tudo o que precisa para estacionar a autocaravana e passar a noite. 

Parque de Campismo Ponte Saltos: também muito próximo da Vila do Gerês, este parque possui acesso directo a lagoas próximas e às praias fluviais na margem da Albufeira da Caniçada. O Parque dispõe de um café/bar, minimercado, lavabos, parque infantil ou até churrasqueiras, além de todas as facilidades para campismo em autocaravana. Ermida Gerês Camping: um Parque de Campismo Rural, que se pretende de ambiente familiar, organizado em duas zonas distintas de acampamento, uma para caravanas e autocaravanas e outra para tendas. O parque oferece atividades que visam dar a conhecer usos e costumes ancestrais da região. A título de exemplo poderá usufruir da "noite no lagar" comunitário, onde todos poderão participar no processo do azeite e saboreá-lo em primeira mão num prato típico da aldeia.

Reserve já a sua autocaravana ou campervan em Yescapa e parta à descoberta do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

ecovia do litoral em autocaravana
Estradas excepcionais

Ecovia do Litoral Norte em Autocaravana

Em pleno Alto Minho Litoral, no extremo noroeste de Portugal, a Ecovia do Litoral Norte prolonga-se pelos concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha e compreende largos troços (a ligação completa está ainda inacabada) de passadiços que se estendem lado a lado com o Oceano Atlântico, sempre acompanhado pelas bonitas praias da região.

porto   photo de couverture
Viagens na cidade

Visitar o Porto

A cidade do Porto é cada vez mais procurada por turistas, moderna e ao mesmo tempo histórica, esta cidade do norte fascina quem por lá passa. O Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal e também é quem deu nome ao país. Conhecida por "A Invicta", os seus habitantes são os "Portuenses", muitas vezes são chamados "Tripeiros" maioritariamente por habitantes do sul de Portugal, pelo facto de existir uma certa "rivalidade" saudável entre o Porto e Lisboa. Na cidade do Porto vai encontrar monumentos a visitar, ruas por descobrir, um povo acolhedor e uma boa comidinha para alegrar o seu estómago.

sintra em autocaravana
Natureza

Sintra em Autocaravana

Sintra é uma vila portuguesa que fica a 25km de Lisboa. Muitos que visitam Lisboa acabam por passar por Sintra e encantar-se pelos seus magníficos palácios. Na sua escapadela de autocaravana ou campervan não pode deixar de visitar Sintra, Património Mundial da UNESCO desde 1995. A serra enfeitada com magníficos palácios e até um castelo, faz-nos pensar que estamos num conto de fadas. A Natureza em total harmonia com todos os seus incríveis monumentos e a serra o miradouro perfeito sobre o mar. A Família Neves visitou Sintra em autocaravana e partilhou connosco sugestões de locais a não perder. Alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e parta à aventura com família ou amigos.