Roteiro em Autocaravana no Gerês

geres22

Para quem aprecia explorar um cenário de montanha e floresta com a “casa às costas”, o Gerês é o destino perfeito. Com amigos ou em família, o Parque Nacional da Peneda-Gerês oferece uma biodiversidade vasta e é considerado uma das regiões verdes mais bonitas de Portugal, o que lhe vale o reconhecimento como “reserva  mundial da biosfera” por parte da UNESCO. Ideal para os mais aventureiros, o Gerês reserva um infindável leque de surpresas. Dos cantinhos mais conhecidos aos mais inexplorados, use calçado confortável e parta à descoberta do melhor que esta região tem para oferecer. A poucos quilómetros de Braga, onde poderá alugar uma autocaravana ou campervan através da Yescapa, suba a bordo e usufrua da mobilidade que o veículo lhe permite para explorar o vasto Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

Gerês em autocaravana: muito para ver, muito para descobrir

O Gerês é passagem obrigatória para quem visita o norte de Portugal. Com paisagens de cortar a respiração, um infindável número de cascatas para explorar ou aldeias típicas que remetem para o quotidiano de outrora, aqui podem-se também encontrar trilhos, passadiços, pontes e até águas termais. Pelo caminho, é habitual encontrar animais de pastorícia a deambular por entre estradas e trilhos ou até cavalos selvagens. A serra é grande, pelo que “obriga” a um bom planeamento, mas é perfeita para conhecer em autocaravana ou campervan. Leve calçado confortável e parta à descoberta do Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

Descubra Gerês de autocaravana

Campervan

Vila Frescainha (São Pedro)

2 viajantes

Novo
A partir de
75 €

Campervan

Anais

2 viajantes

5,0 (3) Best Owner
A partir de
35 €

Cascatas, cascatas e mais cascatas

São imensas as cascatas que compõem a serra. É certo que enquanto algumas são de fácil acesso, outras implicam um pouco mais de disponibilidade física e vontade de explorar. Uma das mais bonitas e mais requisitadas é a Cascata do Arado, acessível a partir de Vieira do Minho. Se achar o percurso demasiado simples e pouco aventureiro, poderá partir rumo ao Poço Azul, que implica uma descida de cerca de 8 km, mas que recompensará o esforço ao chegar a uma das cascatas mais “selvagens” do Gerês. Um pouco mais a sul, cerca de Cabril, encontrará a Cascata de Pincães, que exige uma caminhada de cerca de meia hora, mas que valerá a pena quando por fim der de caras com as águas cristalinas desta maravilha natural. Outra das mais conhecidas é a Cascata do Tahiti, cujo acesso também não é dos mais fáceis. Através de um pequeno trilho pela margem do Rio Arado, o percurso é exigente, mas vale bem a pena. 

A Lagoa dos Druidas, uma das mais bem guardadas, encontra-se na aldeia de Tibo e implica um percurso de cerca de 6km, mas de baixa dificuldade. Outrora, era aqui que rituais pagãos de adoração à natureza eram realizados pelos povos celtas e onde ainda se podem ver desenhos e vestígios dessas mesmas celebrações ancestrais. A Cascata Portela do Homem, por sua vez, é acessível por um trilho de 2.5 km com uma descida acentuada, mas que recompensa o esforço com as suas águas cristalinas e uma queda d’água que certamente perdurará na memória visual do aventureiro. Por fim, sugerimos as cascatas de Fecha de Barjas, formadas pela água do Rio Arado, e que são também uma verdadeira obra-prima da natureza.

As aldeias de outrora

Quase como uma viagem ao passado, as aldeias do Gerês são também um must a não perder. Comecemos pelo Lindoso, conhecido pelo seu castelo erigido na Idade Média, extremamente bem conservado. Lindoso é uma visita que vale muito a pena, também conhecida pelos tradicionais espigueiros, uma imagem de marca da aldeia. Relativamente perto, encontramos a aldeia do Soajo, uma aldeia rústica e pitoresca, com as suas típicas casas de pedra e também conhecida pelos espigueiros que complementam a paisagem. Fácil de conhecer, com uma pequena caminhada é possível visitar a igreja, o pelourinho e os antigos moinhos. Sugerimos também a aldeia do Sistelo: ainda que esta já não faça parte do perímetro do Parque Natural, é conhecida como a “Tibete Portuguesa” e é uma das mais bonitas aldeias tradicionais do país, pela construção das casas em diferentes níveis, bem como por toda a maravilhosa paisagem verde que envolve a localidade. Uma visita a não perder, que pode ainda ser complementada por um passeio pela Ecovia do Vez.

Por fim, Vilarinho de Furnas! A aldeia que já não é, uma vez que foi “engolida” pela barragem de Vilarinho de Furnas no Rio Homem. É certo que a barragem alterou toda a geografia desta localidade que outrora foi uma aldeia comunitária em Terras de Bouro, uma vez que após a sua construção a aldeia foi inundada e está hoje praticamente submersa. Ainda assim, durante o pico da época seca (verão) ou quando a barragem está com baixos níveis de reserva de água, ainda se podem ver as ruas e as ruínas das casas e dos espaços comunitários de outrora. Se a barragem estiver baixa, pode-se mesmo ir ao local e visitar o que resta da aldeia através de um trilho de dificuldade baixa que se prolonga por 2.5 km (5 km ida e volta). 

Alugue o veículo ideal para a sua próxima viagem
Partida/Retorno

Pontes, Miradouros e uma herança Romana

Para além de todo o cenário natural, que é maravilhoso, o Gerês guarda em si toda uma memória histórica e é palco de diversas lendas. Uma das mais peculiares versa sobre a Ponte de Misarela, 13 metros acima do Rio Rabagão e no fundo de um desfiladeiro. Tem um ar quase macabro e, reza a lenda, foi construída pelo próprio Diabo, que ainda a vigiará atentamente. 

Menos tenebroso (bem menos) mas igualmente um marco incontornável, aconselhamos o Miradouro da Bela Pedra. Trata-se de um balcão rochoso, a 829 metros de altura, com uma vista de perder o fôlego sobre o Rio Cávado e as montanhas que o envolvem. 

Se gosta de percursos pedestres, então não pode perder a Geira Romana. Tal como o nome indica, este percurso foi desenhado e construído pelos Romanos, de forma a ligar Braga a Astorga. Hoje em dia, existem opções alcatroadas para que posa fazer o percurso confortavelmente de autocaravana, mas este continua a ser um dos melhores percursos para conhecer a pé o Parque Nacional Peneda Gerês desde o seu interior. Convencido? 

Onde pernoitar em autocaravana ou campervan no Gerês:

Vidoeiro Gerês Camping: na Vila do Gerês, este parque oferece um privilegiado contacto com a natureza e oferece actividades para conhecer a região, como passeios a cavalo, arvorismo, percursos pedestres, passeios de BTT ou canoagem e onde encontrará, naturalmente, tudo o que precisa para estacionar a autocaravana e passar a noite. 

Parque de Campismo Ponte Saltos: também muito próximo da Vila do Gerês, este parque possui acesso directo a lagoas próximas e às praias fluviais na margem da Albufeira da Caniçada. O Parque dispõe de um café/bar, minimercado, lavabos, parque infantil ou até churrasqueiras, além de todas as facilidades para campismo em autocaravana. Ermida Gerês Camping: um Parque de Campismo Rural, que se pretende de ambiente familiar, organizado em duas zonas distintas de acampamento, uma para caravanas e autocaravanas e outra para tendas. O parque oferece atividades que visam dar a conhecer usos e costumes ancestrais da região. A título de exemplo poderá usufruir da "noite no lagar" comunitário, onde todos poderão participar no processo do azeite e saboreá-lo em primeira mão num prato típico da aldeia.

Reserve já a sua autocaravana ou campervan em Yescapa e parta à descoberta do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

toscana em autocaravana
Cultura

Conhecer a Toscana em autocaravana

Para os amantes de viagens ao ar livre, a Toscana é sem dúvida uma das rotas mais bonitas por Itália. Um destino turístico magnífico para quem quer fazer uma viagem por  cidades repletas de arte, monumentos históricos e belas paisagens alinhadas entre as colinas da Toscana e a costa do mar Tirreno.

Foto de Nick Karvounis na Unsplash
Cultura

Sitios para visitar perto do Porto: fim-de-semana em autocaravana

Está à procura de uma alternativa emocionante para explorar o norte de Portugal? Por que não fazer uma escapadinha de fim de semana em uma autocaravana a partir do Porto? Neste artigo, vamos explorar algumas das melhores escapadinhas a apenas 1h30 do Porto em autocaravana, para que possa começar a planear a sua próxima aventura ao ar livre. Aqui estão cinco sugestões de viagens curtas para começar.

o que visitar em evora
Viagens na cidade

Visita a Évora em Autocaravana

Em pleno Alentejo, a cidade de Évora é quase unanimemente considerada como uma das mais bonitas cidades portuguesas, reconhecimento esse que fica evidente por ter o seu centro histórico classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Com um histórico legado deixado pela passagem dos romanos pela região, a cidade é mais do que convidativa a uma visita.