5 Destinos Imperdíveis para Explorar de Autocaravana em Agosto

Explorar em autocaravana agosto

Viajar de autocaravana é uma forma única e emocionante de explorar novos lugares, descobrir paisagens deslumbrantes e desfrutar de uma liberdade incomparável. Se está pronto para embarcar numa aventura inesquecível, a Yescapa tem o veículo perfeito para tornar a sua viagem ainda mais especial. Neste artigo, vamos sugerir cinco destinos incríveis para viajar de autocaravana no mês de Agosto. Vamos explorar três belas regiões em Portugal: o Oeste português, a Costa Vicentina e o Algarve, bem como duas regiões encantadoras no estrangeiro: a Costa Amalfitana, em Itália, e a Costa Brava, em Espanha. Prepare-se para se maravilhar com paisagens deslumbrantes e desfrutar de experiências únicas ao longo do caminho!

Explorando a Magia do Oeste português: tesouros naturais, históricos e culturais

Uma viagem de autocaravana pela zona oeste de Portugal é uma oportunidade única de descobrir encantadoras vilas costeiras e mergulhar na rica cultura e história do país. Com uma costa repleta de praias deslumbrantes, penhascos imponentes e natureza exuberante, e com um interior rico em tradições e património, a zona oeste oferece uma experiência inesquecível para os amantes da liberdade e da aventura sobre rodas.

Para começar sua jornada, recomendamos que parta de Lisboa, e conduza em direção a Cascais, famosa pelas suas praias, como a Praia do Guincho, perfeita para a prática de windsurf e kitesurf. Aproveite para explorar o centro histórico de Cascais, repleto de lojas, restaurantes e arquitetura encantadora. Seguindo pela costa, não deixe de visitar Sintra e maravilhe-se com os seus palácios e castelos de contos de fadas. Sintra é um lugar mágico que merece definitivamente uma visita: explore o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e os Jardins do Palácio de Monserrate. Aproveite também para provar as famosas queijadas de Sintra, o doce tradicional da região.

Continuando a viagem em direção ao norte, chegará à pitoresca vila de Óbidos. Rodeada por muralhas medievais, Óbidos é conhecida pelas suas ruas estreitas, casas caiadas de branco e uma atmosfera encantadora. Não deixe de provar a tradicional ginjinha, uma bebida típica da região. Continue depois rumo a Peniche, conhecida como um paraíso para os surfistas, uma vez que a cidade tem praias de tirar o fôlego, consideradas das melhores para prática de surf na Europa. Aproveite ainda para visitar a Ilha das Berlengas, um arquipélago com paisagens naturais deslumbrantes e uma rica vida marinha.

Continuando a jornada pela costa, chegará à Nazaré, famosa por suas ondas gigantes e tradições pesqueiras. Não deixe de visitar o Miradouro do Suberco para apreciar a vista panorâmica do mar e da cidade. Se estiver com disposição, suba ao Farol da Nazaré para uma vista ainda mais espetacular.

  • Onde pernoitar:
  • Camping Orbitur (Guincho)
  • Camping Orbitur (Valado)

Maravilhas Intocadas: Descobrindo a Costa Vicentina - Um Paraíso Natural na Costa Alentejana

Uma viagem de autocaravana pela deslumbrante Costa Vicentina é uma aventura imperdível para os amantes da natureza e da tranquilidade. Com as suas praias selvagens, falésias impressionantes e aldeias pitorescas, a Costa Vicentina oferece um refúgio intocado que vale a pena explorar.

Comece sua viagem na encantadora vila de Vila Nova de Milfontes, onde encontrará praias deslumbrantes, como a Praia do Malhão e a Praia da Franquia, que são perfeitas para relaxar e aproveitar o sol. Explore o centro histórico da vila, com suas ruas estreitas e pitorescas, e desfrute da deliciosa gastronomia local nos restaurantes à beira-rio.

Continuando pela costa, chegará à Praia do Carvalhal, já em Grândola, uma extensa praia de areia branca rodeada por dunas e vegetação selvagem. Esta praia é um verdadeiro paraíso para os amantes do surf e do bodyboard, já que dispõe de excelentes condições para a prática destes desportos. Aproveite para fazer uma caminhada pelas trilhas que levam às falésias, onde poderá desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes sob o oceano.

Uns quilómetros mais à frente encontrará a encantadora vila de Odeceixe. Esta vila é conhecida pela sua beleza natural e pelo rio que deságua no mar, formando uma praia única. Continuando a viagem, chegará à Praia da Arrifana, situada numa enseada cercada por falésias altas. Esta praia é muito popular entre os surfistas, mas também é perfeita para desfrutar de um dia relaxante ao sol. Explore os arredores e caminhe até o topo das falésias para apreciar vistas espetaculares do oceano e do pôr do sol.

Outro ponto imperdível na Costa Vicentina é a Praia de Monte Clérigo. Com suas ondas suaves e paisagem serena, é um lugar perfeito para famílias e para quem quer relaxar em um ambiente tranquilo. Não deixe de visitar a aldeia de Aljezur, situada no topo de uma colina com vista para a paisagem circundante. Aljezur possui um castelo medieval, onde se pode desfrutar de vistas panorâmicas sob a costa. Explore as ruelas estreitas da aldeia, visite o Museu Municipal e experimente os sabores autênticos da gastronomia local.

Por fim, não pode faltar uma visita ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano. Este parque natural é uma reserva de biodiversidade, onde poderá desfrutar de paisagens intocadas, trilhas para caminhadas e uma variedade de fauna e flora únicas. Explore as trilhas que percorrem os vales verdejantes e as falésias impressionantes, e aproveite para fazer um piquenique em um local tranquilo junto à natureza. Ficou curioso? Leia o nosso roteiro pelo Litoral Alentejano e Costa Vicentina em autocaravana.

  • Onde pernoitar:
  • Camping Serrão (Aljezur)
  • Parque de Campismo de São Miguel (S.Teotónio)

Encantos Radiantes: Descobrindo o Algarve - O Destino de Sol e Praia no Sul de Portugal

Uma viagem em autocaravana pela bela costa algarvia oferece uma experiência inigualável, combinando a liberdade de explorar a natureza com a comodidade de ter sua casa sobre rodas. Começando em Faro, a capital da região, pode explorar o charme da cidade velha, com suas ruas estreitas e a catedral do século XIII. Depois, siga em direção a Lagos, conhecida por suas praias de águas cristalinas e suas impressionantes formações rochosas. Não deixe de visitar a Ponta da Piedade, com suas falésias douradas e grutas marinhas.

Seguindo pela costa, chegará a Portimão, onde pode desfrutar de belas praias e explorar a vida noturna animada. Não muito longe dali, encontra-se a vila piscatória de Alvor, um local encantador para relaxar e saborear frutos do mar frescos em um dos seus restaurantes à beira-mar.

Continuando o percurso, chegará a Sagres, famosa por suas praias selvagens e pelo Cabo de São Vicente, o ponto mais sudoeste da Europa continental. Aqui, pode-se apreciar o pôr do sol magnífico enquanto as ondas do Atlântico batem nas falésias.

À medida que segue para leste, encontrará a pitoresca vila de Tavira, com suas ruas de paralelepípedos, igrejas históricas e o Castelo de Tavira, de onde terá vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade e do rio Gilão.

Mais adiante, não deixe de visitar a encantadora vila de Cacela Velha, com suas ruínas históricas e vistas panorâmicas da Ria Formosa. Aproveite para explorar as praias desertas da ilha de Tavira, acessíveis de barco ou ferry. Por fim, aventure-se até Vila Real de Santo António, na fronteira com a Espanha. Explore o centro histórico e desfrute da atmosfera única desta cidade fronteiriça. Ficou curioso? Leia o nosso roteiro Roteiro de 5 dias em Autocaravana pelo Algarve.

  • Onde pernoitar:
  • Camping Orbitur (Quarteira)
  • Parque de Campismo Orbitur (Valverde)

Maravilhas Costeiras da Costa Amalfitana: Belezas Cênicas, Cultura e Gastronomia no Litoral Italiano

A Costa Amalfitana, localizada no sul da Itália, é um destino de tirar o fôlego que atrai viajantes de todo o mundo. Com suas vistas panorâmicas deslumbrantes, vilas pitorescas e mar azul-cobalto, explorar essa região em uma viagem de autocaravana é uma experiência única e memorável.

Começando em Sorrento, pode explorar a cidade e aproveitar as vistas deslumbrantes da Baía de Nápoles. Não deixe de experimentar o limoncello, uma bebida típica feita com limões da região. De Sorrento, siga em direção a Positano, uma vila encantadora com casas coloridas em cascata até o mar. Passeie pelas ruas estreitas e sinuosas, desfrute das praias de areia e aproveite a deliciosa gastronomia local.

Continuando sua viagem, não deixe de visitar Amalfi, uma cidade histórica com uma catedral impressionante e uma atmosfera vibrante. Explore as lojas de artesanato local, experimente os famosos doces de Amalfi e relaxe em uma das praças encantadoras. Próximo dali, encontra-se Ravello, um destino de beleza serena conhecido por seus jardins exuberantes e vista panorâmica de tirar o fôlego. Visite a Villa Rufolo e a Villa Cimbrone, onde pode desfrutar de vistas deslumbrantes do Mediterrâneo.

Continuando sua viagem em autocaravana, não perca a oportunidade de visitar a pequena cidade de Vietri sul Mare, conhecida por sua cerâmica colorida e tradicional. Explore as lojas de cerâmica e adquira uma lembrança única desta região encantadora. Por fim, termine sua viagem em Salerno, uma cidade vibrante com um belo centro histórico e uma animada vida noturna. Passeie pelo calçadão à beira-mar, visite o Castelo de Arechi e experimente a deliciosa culinária local.

  • Onde pernoitar:
  • Cannaverde - Amalfi Coast Camp
  • Camping Selva Ranna

Deslumbrante Costa Brava: O Refúgio Mediterrâneo Espanhol de Praias, Vilas Encantadoras e Paisagens Cênicas

A Costa Brava, situada na região nordeste da Espanha, é um destino encantador para explorar em uma viagem de autocaravana. Com suas deslumbrantes praias, cidades pitorescas e paisagens deslumbrantes, a Costa Brava oferece uma experiência inesquecível para os viajantes.

Começando pela cidade de Blanes, conhecida como o "Portal da Costa Brava", pode aproveitar a praia de areias douradas e explorar seus jardins botânicos exuberantes. Em seguida, siga para Lloret de Mar, uma cidade animada com uma vida noturna vibrante e praias deslumbrantes, como a Praia de Santa Cristina.

Continuando ao longo da costa, chegará a Tossa de Mar, uma cidade medieval encantadora com suas antigas muralhas e onde também encontrará um castelo. Desfrute das vistas panorâmicas do alto da colina antes de seguir para a cidade de Cadaqués. Essa cidade pitoresca já foi um refúgio para artistas famosos, como Salvador Dalí, e é famosa por suas casas brancas e ruas sinuosas à beira-mar.

Não perca a oportunidade de visitar o Parque Natural de Cap de Creus, que oferece paisagens deslumbrantes, falésias dramáticas e enseadas isoladas. É o local perfeito para explorar a pé ou de bicicleta e desfrutar da natureza intocada.

Outro destino imperdível é a cidade de Roses, com suas belas praias e uma antiga cidadela fortificada que remonta à época romana. Aproveite para fazer um passeio de barco e explorar as enseadas escondidas ao redor da área. Finalmente, termine sua viagem na encantadora cidade de Girona, com seu centro histórico bem preservado e suas ruas de paralelepípedos. Explore a Catedral de Girona, perca-se no bairro judeu (Call) e maravilhe-se com as casas coloridas ao longo do rio Onyar.

  • Onde pernoitar:
  • Camping Rodas
  • Camping Bella Terra

Explorar estes destinos em autocaravana proporciona uma experiência única e libertadora. Ao viajar pelo Oeste Português, Costa Vicentina, Algarve, Costa Amalfitana e Costa Brava, terá a oportunidade de descobrir paisagens incríveis, mergulhar na cultura local e desfrutar da flexibilidade que uma autocaravana oferece. Não se esqueça de aproveitar as áreas de serviço para autocaravanas e parques de campismo recomendados em cada destino, que garantirão uma estadia confortável e conveniente ao longo da sua viagem.

Faça-se à estrada, prepare-se para aventuras inesquecíveis e deixe que a Yescapa seja sua parceira nessa jornada emocionante!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

alsace camping car 1140x400

Alsácia em autocaravana

A bordo de uma autocaravana, parta à descoberta de Alsácia e dos seus múltiplos lugares emblemáticos. Uma terra excepcional com numerosas vilas e vilarejos, de Estrasburgo até à pequena vila de Colmar, passando por Mulhouse e os seus museus. Descubra também a célebre rota dos vinhos, um itinerário único e perfeito para percorrer ao alugar uma autocaravana!

h kamran kadi2bszuno unsplash
Cultura

Roteiro: A viagem do elefante em autocaravana

A Viagem do Elefante, obra de José Saramago, o Nobel da Literatura português, retrata o longo percurso de um elegante indiano, de seu nome Salomão, desde Belém - em Lisboa - até à Áustria, como prenda de casamento do Rei D. João III ao arquiduque austriaco Maximiliano II. Para além de ser uma das obras mais marcantes de Saramago, a obra retrata a longa e sofrida viagem do paquiderme, que antes de galgar fronteiras rumo à Áustria, faz um longo percurso dentro de portas, pelo interior português. Dado o mote, venha connosco fazer um roteiro pelo coração de Portugal em autocaravana e aproveite para reviver a viagem que noutro século percorreu o elefante Salomão. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e parta de Lisboa rumo a Castelo Rodrigo! 

richard de ruijter khdcqq7uyh4 unsplash
Natureza

As melhores praias fluviais para visitar em autocaravana

Portugal é muito conhecido pelas suas cidades e pela sua belíssima costa oceânica, locais onde se concentra grande parte da afluência turística, mas o país tem muito mais para oferecer. Se gosta de trilhos a pé, ciclismo, canoagem, caiaque ou pesca, encontrará uma enorme oferta, de norte a sul do país. E grande parte dessa experiência na natureza passa pela extensa rede de praias fluviais, que embelezam o país com as suas águas cristalinas, bosques, piscinas, cafés e bares locais. Alugue a sua autocaravana em Yescapa  e aventure-se em mergulhos de água doce, seguindo as nossas sugestões (deixamos uma sugestão por região). Pronto para se fazer à estrada?