Roteiro de 5 dias em Autocaravana pelo Algarve

camping algarve portada

No extremo sul de Portugal, prolongando-se de leste a oeste, o Algarve é conhecido pelas suas belas praias, pelas festas de verão, mas também por ser uma zona muito requisitada turisticamente e ideal para percorrer de autocaravana ou campervan. Ainda que as praias de areia dourada e as águas temperadas e cristalinas sejam o ícone que de imediato assola quando pensamos no Algarve, a região tem muitas outras riquezas para ser exploradas, desde a particular arquitectura típica, com as suas chaminés únicas, ao Parque Natural da Ria Formosa, umas das Sete Maravilhas de Portugal. Reserve a sua autocaravana, a qual pode alugar em qualquer parte do país ou directamente no Algarve através da Yescapa e aventure-se pelo Algarve e pelas suas rotas, num roteiro de 5 dias que se prolonga por pouco mais de 100 km, onde existem muitos parques para autocaravanas onde pernoitar. Uma sugestão a ter em conta já este verão. 

Dia 1 - Roteiro em autocaravana pelo Algarve: Lagos e Ponta da Piedade

Ponta da Piedade, roteiro em autocaravana pelo Algarve

A começar esta viagem de autocaravana pelo Algarve, não podemos deixar de sugerir um banho de sol matinal numa praia de cortar o fôlego. São várias as sugestões, desde a praia do Pinhão, praia do Camilo, praia de Porto de Mós ou praia da Meia Praia, mas aquela que vem listada em todos os tops dos media internacionais da especialidade é a Praia da Dona Ana. Chegue de manhã, estacione a autocaravana e usufrua da paisagem de uma das jóias mais bem conhecidas da costa Algarvia. Rodeada por falésias íngremes que rodeiam uma pequena baía, esta praia é também conhecida pelas águas cristalinas e pelas belíssimas rochas esculpidas que emergem do fundo do oceano. 

Mais pela hora de almoço, visite um dos cenários naturais mais bonitos do Algarve. Falamos de grutas, túneis e esculturas naturais esculpidas pela força do vento e da erosão das marés por milhares de anos, falamos da Ponta da Piedade. Uma verdadeira obra de arte natural, a Ponta da Piedade, em Lagos, deixá-lo-á assombrado.

Algarve em campervan

Ao terminar o dia sugerimos um passeio por Lagos, uma cidade com influências dos muitos povos que por lá passaram durante séculos. Uma cidade histórica que outrora foi a capital do Reino do Algarve, de onde as Caravelas Portuguesas partiram há mais de 500 anos para conhecer o mundo.  

Parque de campismo para autocaravanas: Turiscampo Algarve (Lagos)

Parque de Campismo Orbitur Valverde

Parque de Campismo Orbitur Sagres

Dia 2 - Roteiro em autocaravana pelo Algarve: Praias do Carvoeiro (Benagil)

Olho de Benagil, Algarve

No segundo dia do nosso roteiro, chegamos a mais duas praias icónicas: praia da Marinha e de Benagil, com a sua incrível gruta (que não vai querer perder). De manhã sugerimos a Praia da Marinha, que o famoso Guia Michelin nomeia como uma das 10 praias mais bonitas da Europa e top 100 mundial. Com formações rochosas deslumbrantes e com uma água tão cristalina que se vê o fundo, antes de descer a longa escadaria de acesso ao areal, aproveite a paisagem que desde logo se vislumbra do topo da falésia. Depois, deixe-se relaxar por entre (muitos) mergulhos. 

Não deixe também de visitar a praia de Benagil. No fundo de um vale e próxima a uma pitoresca aldeia de pescadores, alugue uma prancha de paddle ou um caiaque e visite as praias isoladas e grutas ao redor da praia principal (apenas acessíveis por via marítima). É ao lado que se encontra o famosíssimo Algar de Benagil, uma das imagens postal mais conhecidas do Algarve, uma gruta com uma abertura circular do texto, conhecida como “o olho” e que esconde uma pequena praia no seu interior. Se a corrente marítima o permitir e se sentir confortável, pode até nadar até esta gruta desde a praia principal. Deixe-se ficar até tarde, o pôr-do-sol visto desde Benagil é uma experiência que, estamos convencidos, lhe ficará na memória. 

Parque de campismo para autocaravanas: Algarve Camping Park (Armação de Pêra)

Dia 3 - Roteiro em autocaravana pelo Algarve: Albufeira e Vilamoura

Ao terceiro dia, por que não Albufeira? A cidade é uma das mais turísticas da região, mas também tem muito encanto. Desde o belo centro histórico ao frenesim de uma das zonas mais frequentadas do Algarve, Albufeira convida a uma passeio pelas suas ruelas estreitas e pitorescas e um almoço tipicamente algarvio: experimente o peixe e os mariscos, mais especificamente sugerimos as sardinhas assadas, polvo grelhado, arroz de lingueirão ou a famosa cataplana. Pela tarde, vá ao Mirante do Pau da Bandeira, com uma vista sobre as praias do Peneco e de Albufeira e sobre a área central da cidade. 

Pelo final do dia, Vilamoura. A apenas 14 km de Albufeira e de fácil acesso, é um dos melhores resorts de luxo da Europa. As opções em Vilamoura são tantas que é difícil escolher: ver golfinhos no mar, aventuras de buggy em todo o terreno, golfe ou passeios de barco. Em Vilamoura não faltam opções para uma experiência diferente. Caso o tempo já não o permita, dê um passeio pela marina, conhecida pelos seus iates luxuosos, visite o Casino de Vilamoura e simplesmente deixe-se levar por um longo passeio por um dos locais com mais glamour de todo o Algarve. 

Parque de campismo para autocaravanas: Parque Caravanas Açoteias (Olhos de Água)

Dia 4 - Roteiro em autocaravana pelo Algarve: Parque Natural da Ilha Formosa

Ao quarto dia a autocaravana chega ao Parque Natural da Ria Formosa. Rodeada pelo mar de um lado e pela ria do outro, este Parque Natural é composto por duas penínsulas, cinco ilhas e seis barras. Em pleno sotavento algarvio, a Ria Formosa abriga imensos habitats e é uma zona de albergue para diversas espécies de aves e marítimas. É aqui que muitas espécies de aves migratórias passam o inverno ou usam a ria como escala, antes de rumarem a sul em busca de uma época sazonal mais amena. 

Chegando ao Parque, visite a Peninsula de Ancão, também vulgarmente conhecida como Ilha de Faro. Não deixe também de visitar o Cabo de Santa Maria, aquele que é o ponto mais a sul de Portugal Continental. Depois as opções são tantas que o mais difícil poderá ser escolher: conhecer a praia da Barreta, subir ao Farol da "Ilha", seguir pelo trilho da ilha da Culatra à ponta do Farol e ir a banhos na própria ilha (onde também poderá aproveitar para almoçar peixe fresco de qualidade), explorar a Ilha de Armona, visitar a Ria Formosa de barco ou conhecer a praia da Fuzeta. 

Termine o dia em Olhão, que também merece uma visita e um passeio pela cidade, sem deixar de conhecer o muito típico Bairro dos Pescadores.  

Dia 5 - Roteiro em autocaravana pelo Algarve: Tavira, por fim

Tavira é uma cidade fácil de conhecer e uma das que mais vale a visita. É uma cidade que convida a uma viagem no tempo, pelo urbanismo que ainda preserva a arquitetura tradicional do tempo das explorações marítimas, entre os séculos XV e XVI, além de manter também vestígios de uma muralha fenícia do século VII a.c. e construções muçulmanas do século XII e XII. Estacione a autocaravana e percorra esta cidade repleta de história. Explore os imensos recantos, as ruas estreitas e casinhas brancas, para conhecer sem pressa. O rio Gilão atravessa a cidade, o qual se pode cruzar por uma ponte romana.

Estacione a autocaravana junto ao mercado municipal e deixe-se levar pelas ruas de calçada portuguesa e pela beleza das pequenas coisas, como as ruas e becos antigos. Tavira é também um local de excelência para quem gosta de fotografia, com todos os seus detalhes. Não deixe de visitar o castelo medieval de Tavira, um pequeno castelo bem conservado e com um jardim interior muito bem cuidado. Ao subir à muralha, observe uma parte considerável da cidade, do centro histórico ao Rio Gilão, vale bem a pena. 

Praia Tavira

Parque de campismo para autocaravanas: Algarve Motorhome Park Tavira (Tavira)

Descubra as diferentes autocaravanas e campervans disponíveis para aluguer na Yescapa e encontre o veículo ideal para a sua viagem!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

h kamran kadi2bszuno unsplash
Cultura

Roteiro: A viagem do elefante em autocaravana

A Viagem do Elefante, obra de José Saramago, o Nobel da Literatura português, retrata o longo percurso de um elegante indiano, de seu nome Salomão, desde Belém - em Lisboa - até à Áustria, como prenda de casamento do Rei D. João III ao arquiduque austriaco Maximiliano II. Para além de ser uma das obras mais marcantes de Saramago, a obra retrata a longa e sofrida viagem do paquiderme, que antes de galgar fronteiras rumo à Áustria, faz um longo percurso dentro de portas, pelo interior português. Dado o mote, venha connosco fazer um roteiro pelo coração de Portugal em autocaravana e aproveite para reviver a viagem que noutro século percorreu o elefante Salomão. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e parta de Lisboa rumo a Castelo Rodrigo! 

o que visitar em viseu em autocaravana
Viagens na cidade

Visita a Viseu (e região) em Autocaravana

Uma região ímpar para quem gosta de história e de arte, alugue a sua autocaravana e campervan em Viseu na Yescapa e venha conhecer o interior do centro de Portugal. Conheça Viseu sem pressas e depois e parta para norte, pela mítica Estrada Nacional 2 para conhecer as demais belezas da região, um roteiro para qualquer época do ano.

toscana em autocaravana
Cultura

Conhecer a Toscana em autocaravana

Para os amantes de viagens ao ar livre, a Toscana é sem dúvida uma das rotas mais bonitas por Itália. Um destino turístico magnífico para quem quer fazer uma viagem por  cidades repletas de arte, monumentos históricos e belas paisagens alinhadas entre as colinas da Toscana e a costa do mar Tirreno.