Furgão transformado
soalheira
4 viajantes
Nenhum comentárioÉ muito natural para aqueles que gostam de viajar em autocaravana que se comece a sentir uma particular vontade em se envolver mais nesse fantástico mundo. Muitos se entusiasmam com a ideia de comprar uma carrinha e personalizá-la ao seu gosto. Também é um "faz-tudo" e já anda a pensar nisso?
Embora a tarefa pareça difícil, a transformação de uma carrinha numa autocaravana é um projeto ambicioso, mas ao alcance de todos os que disponham de tempo e da motivação certa. Além de economizar, transformar uma carrinha utilitária numa casa sobre rodas dar-lhe-á uma sensação de satisfação e liberdade sem igual.
Por outro lado, se não é um apaixonado pelo bricolage ou não tem as ferramentas necessárias, pode sempre recorrer a um especialista em transformação de carrinhas em autocaravanas, que fará as transformações necessárias. Em qualquer caso, se está a pensar em transformar a sua carrinha, neste artigo encontrará todas as informações úteis necessárias, bem como uma lista dos principais passos a seguir. Mãos à obra!
Antes de começar o projeto de transformar a sua carrinha numa autocaravana é importante ter alguns aspetos claros:
O primeiro passo é ter claro o motivo pelo qual o leva a querer transformar a sua carrinha e entender quais são as suas necessidades reais.
Vai utilizá-la para aproveitar os fins-de-semana ou deseja experimentar viver numa autocaravana por uns tempos? Vai viajar sozinho a maior parte do tempo? Em casal ou em família? Onde vai estacionar a carrinha? Tens espaço para isso? Vais usá-la na vida quotidiana como veículo utilitário ou como segundo veículo?
Estas perguntas podem parecer óbvias, mas não o são.
Esta primeira etapa é muito importante uma vez que estaremos a traçar as bases do nosso projeto de transformação. Concentre-se em três critérios para determinar o seu projeto: mobilidade, vida a bordo e orçamento. Não deixe de refletir adequadamente, o que o ajudará a ter mais clara a forma que quer dar à sua carrinha ou, pelo menos, os espaços de que precisará.
Esta é uma das perguntas que sempre surge em primeiro lugar. A resposta não é tão simples, ou pelo menos não poderemos dar-lhe uma resposta 100% efetiva. Quando se decide aventurar numa fascinante aventura de transformação, é difícil definir e estimar uma lista definitiva com todos os custos. Podemos, no entanto, estimar um orçamento para transformar e equipar uma carrinha em autocaravana de forma aproximada.
Se está interessado em fazer uma conversão desmontável para autocaravana, pode optar por um kit de apenas 1.000 Euros. Se quiser fazer uma conversão mais completa e é habilidoso em bricolage, pode obter um bom resultado com um orçamento médio de 3.500 Euros para uma carrinha do tipo Renault Traffic, Opel Vivaro ou Fiat Scudo. Estaremos já a falar de valores até aos 5.000 Euros se decidir contar com a ajuda de um especialista. Para um veículo mais elaborado, com equipamentos de maior qualidade ou instalações mais complexas, o preço da conversão da carrinha pode variar entre 8.000 e 10.000 Euros. Ou até mais, tudo depende dos equipamentos que escolher, claro está. Tenha em conta que o orçamento necessário para instalar um telhado retrátil ronda os 3.000 Euros, por exemplo.
Obviamente, estes são apenas orçamentos indicativos. O conselho é proceder de forma contrária, ou seja, estimar o orçamento máximo de que dispõe e, em consequência, optar pelas melhores soluções de acordo com a disponibilidade financeira e, mais importante, com o tempo necessário para a transformação! O compromisso correto está sempre a meio caminho, seja realista!
Depois de ter decidido quais são as suas necessidades, por que razão quer equipar uma carrinha e o orçamento que tem disponível, chega o passo decisivo: a compra da própria carrinha! Ao procurar o veículo adequado, recomendamos que pesquise em várias páginas online de carros usados para ter uma ideia do preço apropriado. Tenha em conta o modelo, o ano de matrícula e quilometragem percorrida. Verifique no StandVirtual ou no próprio OLX, onde pode ampliar a sua pesquisa em toda a Europa. Frequentemente, as melhores ofertas de carrinhas usadas estão na Alemanha, Bélgica e nos Países Baixos.
Os principais critérios a ter em conta são: altura, comprimento e motor. Não subestime o número de quilómetros e tente descobrir o máximo possível sobre o histórico do veículo: quem foi o proprietário anterior? Todas as revisões do veículo foram realizadas? Se tiver alguma dúvida, pode sempre solicitar uma inspeção minuciosa numa oficina. Os diferentes tipos de modelos que existem podem ser classificados em: carrinhas ultracompactas, carrinhas compactas e carrinhas de grande volume.
Utilize as fichas técnicas onde poderá verificar as dimensões do veículo para definir a sua compra. As fichas técnicas estão disponíveis online.
Como o nome indica, estas são carrinhas com dimensões semelhantes às de um veículo utilitário. Perfeitas para se movimentar na cidade e fáceis de transformar em autocaravana, mesmo que recorrendo a um kit de transformação removível. Embora o seu tamanho pequeno permita uma mobilidade perfeita, o espaço a bordo é muito limitado. Recomendamos estas autocaravanas ultracompactas para aqueles que desejam um veículo pequeno, que também possa ser usado para outros fins, sem muitas exigências em termos de transformação e com um conforto muito minimalista.
Modelos recomendados: Renault Kangoo, Citroën Berlingo, Fiat Doblo, Fiat Scudo.
Esta é talvez a categoria de veículos mais versátil, o compromisso perfeito entre espaço a bordo e autonomia. Em média, estes veículos têm menos de 2 metros de altura, menos de 5 metros de comprimento e não ultrapassam as 3 toneladas de carga máxima. Um bom compromisso para aqueles que procuram um tamanho manejável na cidade. Pode adaptar a distribuição interior às suas necessidades sem ter que renunciar a muitos confortos. Algumas têm mesmo casa de banho e chuveiro.
Modelos recomendados: Renault Trafic, Peugeot Expert, Ford Transit, Opel Vivaro, Citroen Jumpy.
A bordo de uma autocaravana de grande volume, estará preparado para percorrer o mundo ou mesmo para ali viver, no mais puro estilo vanlife. Recomendamos que escolha um veículo com um comprimento máximo de 6 metros para manter uma boa manobrabilidade. O espaço será suficiente para construir uma carrinha totalmente equipada e sentir-se em casa. A carga não deve ultrapassar as 3,5 toneladas.
Modelos recomendados: Fiat Ducato, Peugeot Boxer, Mercedes Sprinter, Ford Transit, Renault Master, Volkswagen Crafter, Citroën Jumper.
Agora que finalmente escolheu a autocaravana dos seus sonhos, começa o verdadeiro trabalho. Está preparado? Antes de se envolver no trabalho de transformação de uma autocaravana, é sempre uma boa ideia preparar um esquema do projeto. Tire as medidas do seu veículo e esboce a distribuição do futuro interior: cama, cozinha, casa de banho, espaço de armazenamento...
O próximo passo é encontrar a inspiração certa. São muitas as pessoas em toda a Europa que embarcaram num projeto de transformação de autocaravana. Isso é sem dúvida uma vantagem para aqueles que estão a começar. Tente inspirar-se em fóruns, blogs ou compre um e-book sobre transformação de carrinhas em autocaravanas. Há muito material na internet para ajudá-lo a orientar-se.
Se procura ideias baseadas em transformações já concluídas em autocaravanas, dê uma olhada no Pinterest ou Instagram.
Não hesite em perguntar a pessoas que, como você, sentem paixão pelo campismo em carrinhas e que já tenham alguma experiência no assunto. Existem também alguns grupos do Facebook de apaixonados por viagens em autocaravana onde poderá trocar informações e conselhos sobre experiências de viagem e, claro, obter conselhos para transformar uma carrinha numa casa móvel!
Existem também muitos blogs com ideias interessantes sobre as diferentes etapas da transformação de uma carrinha em autocaravana. E, claro, outra solução é procurar uma oficina especializada em caravanas e carrinhas e pedir conselhos.
Ao planear a sua futura carrinha-casa, o primeiro passo é desenhar um esboço para compreender as proporções corretas do espaço interior. Para desenhar o esboço da sua carrinha-casa, pode usar o SketchUp, um programa gráfico computadorizado para modelagem em 3D. Dependendo do modelo do seu veículo, pode encontrar e baixar modelos de design gratuitos na biblioteca 3D.
O verdadeiro trabalho começa agora!
O interior do veículo deve estar totalmente vazio e limpo. Terá que retirar a tapeçaria e a chapa de separação com a cabine do condutor e dar-lhe uma boa limpeza geral e um tratamento anticorrosivo.
Uma boa prática, antes de proceder à construção da distribuição interior, é marcar com fita adesiva a posição do mobiliário interior e das diferentes instalações no chão. Isto permite ter uma ideia mais concreta da disposição dos móveis e dos espaços disponíveis. Se ainda não estiver muito convencido, agora é o momento de fazer alterações no design.
A distribuição interior dependerá da presença e disposição de três elementos principais: a cama, a cozinha e a casa de banho. Existem várias soluções para a disposição da cama da sua autocaravana: cama fixa, sofá-cama, dinette/cama, cama em cima/em baixo, etc... Dê uma olhada na internet e escolha a opção que preferir. A presença de uma casa de banho, com sanitário e chuveiro não é realmente essencial e ocupa um espaço que poderia ser usado de outra forma. No entanto, para alguns, ter uma casa de banho na carrinha torna-se algo fundamental. Também neste caso é possível optar por diferentes soluções: uma casa de banho fixa, com base de duche fixa, um chuveiro retrátil com cortina removível, etc. Por último, a cozinha pode ser instalada no interior, se a altura da carrinha o permitir, ou com acesso exterior na parte traseira. Algumas pessoas preferem uma cozinha móvel a uma fixa, pois possibilita a sua utilização no exterior. Depois de escolher o destino a dar a estes três espaços chave, poderá organizar o restante do mobiliário com maior facilidade.
Se planeia instalar janelas especiais para autocaravanas, de modo a ter mais luz e evitar condensação e humidade, terá que cuidar das aberturas exteriores antes de começar os trabalhos de montagem. Pode optar por uma clarabóia no teto da carrinha, janelas redondas nas paredes laterais ou respiradouros para a ventilação da carrinha. Tire as medidas corretas com muito cuidado antes de cortar a carroçaria e respeite as normas de segurança de modo a evitar danificá-la.
ATENÇÃO: Se desejar colocar uma botija de gás na carrinha, é absolutamente necessário prever uma grelha de ventilação para isolar a botija e torná-la segura em caso de fuga de gás.
Durante a montagem das janelas, certifique-se de selar bem as juntas por trás das aberturas que criou, utilizando um silicone especial para o efeito (por exemplo, Sikaflex) que impedirá infiltrações na autocaravana.
Neste ponto, antes de proceder ao isolamento da carrinha, é necessário saber onde queremos colocar os focos para a iluminação da autocaravana, para fixar os canais no teto e ao longo das paredes da carroçaria, nos quais passaremos os cabos depois de termos isolado a carrinha.
O isolamento térmico de uma autocaravana é fundamental para o sucesso da transformação. Como as carrinhas são normalmente usadas para transporte de carga, elas não são isoladas e, sem um isolamento cuidadoso, a carrinha não seria habitável durante a maior parte do ano. O objetivo do isolamento de uma autocaravana é, na verdade, reduzir o fluxo térmico de calor entre o interior e o exterior do veículo, ou seja, isolar o interior do frio no inverno e do calor no verão. Existem vários materiais disponíveis, mas nem todos têm os mesmos preços, características e eficácia. A seguir, deixamos um resumo das opções disponíveis:
A lã de vidro é um isolante térmico de alto desempenho e, sobretudo, barato. No entanto, é preciso ter em conta que é um material muito sensível à humidade e que tende a comprimir-se ao longo do tempo devido às vibrações. Se optar por este isolamento, terá que facilitar o acesso ao isolamento da carrinha para poder substituí-lo facilmente.
Os painéis de poliestireno extrudido (XPS) são provavelmente o melhor isolamento térmico para uma autocaravana devido à sua rigidez, que limita as filtragens e a humidade. As desvantagens são o preço, uma vez que é mais caro, e a escassa capacidade de insonorização.
O isolamento térmico multicamada é um refletor de alumínio muito flexível que se adapta às formas arredondadas de uma autocaravana e é instalado muito facilmente com um adesivo em spray. No entanto, é bastante caro, a insonorização é pobre e a resistência térmica é média.
A espuma de poliuretano é um excelente isolante disponível em latas de spray em estado líquido que se expande aderindo diretamente à parede da carrinha. Muito prático para zonas de difícil acesso. A principal desvantagem é que suja muito durante a instalação.
Se quiser utilizar isolantes naturais, também existem outros materiais mais naturais com alta resistência térmica, como a lã de ovelha ou os painéis de cortiça expandida.
A escolha do isolamento da carrinha é uma das mais complicadas quando se começa a fazer bricolage. Para tomar a decisão que melhor se adapte ao seu uso e orçamento, não hesite em visitar fóruns ou grupos do Facebook para pedir mais conselhos. Depois de isolada a carrinha, é necessário cobrir as paredes e o teto da Autocaravana com placas de contraplacado, cortadas e moldadas à medida. Só neste momento podemos instalar as luzes, as tomadas elétricas e cuidar da preparação de toda a carrinha.
Ao mobilar a sua autocaravana, pode decidir se opta por um kit camper, por móveis de bricolage ou se utiliza móveis recuperados.
A primeira opção é comprar um kit de autocaravana a um fornecedor profissional. Geralmente trata-se de um kit removível, por isso não será obrigado a homologá-lo. Há uma infinidade de kits de carrinhas que diferem em tamanho, funcionalidade, preço e estilo. No entanto, a solução mais económica e personalizada é construir você mesmo o mobiliário da sua carrinha. Para uma verdadeira camperização feita por si mesmo: prepare o seu projeto, arme-se com ripas, contraplacados e tábuas de madeira e crie a disposição que mais lhe convier.
ATENÇÃO: Ao escolher o material que irá utilizar para cobrir e equipar a sua carrinha, escolha uma madeira leve e maleável que não se desfaça facilmente. Informe-se sobre as propriedades de cada madeira antes de fazer a sua escolha.
Agora começa a verdadeira camperização da carrinha!
Instalar um sistema elétrico para carrinhas não é puramente necessário se quiser viajar com o mínimo, sem eletrodomésticos nem aquecimento. No entanto, sejamos sinceros: a iluminação e o conforto de um frigorífico e algumas tomadas eléctricas na sua carrinha fazem toda a diferença.
ATENÇÃO: A instalação de um sistema elétrico numa autocaravana não deve ser levado de forma leviana. Se não tiver os conhecimentos necessários nem uma explicação adequada que o guie nas diferentes etapas, o melhor é recorrer a um profissional que se encarregue de toda a instalação e lhe garanta um sistema elétrico em conformidade.
Antes de instalar o sistema elétrico na sua autocaravana, tira o tempo necessário para fazer uma lista dos dispositivos que pretende utilizar e calcular o consumo de energia. Estas considerações são essenciais para uma escolha adequada da tensão (24, 12 ou 220 volts). Normalmente, o sistema elétrico de uma carrinha é alimentado por uma bateria com uma tensão de 12V.
Uma vez identificadas as cargas elétricas do sistema, precisará instalar pelo menos uma bateria de serviço auxiliar (AGM, de gel ou de lítio) e um quadro elétrico onde possa realizar as ligações. Consoante as suas necessidades energéticas, pode optar por instalar duas baterias de serviço e ligá-las em série ou em paralelo, consoante as necessidades de tensão e o tipo de baterias utilizadas.
Não se esqueça do cabeamento. Pense na posição e na longitude dos cabos e das instalações fixas para poder centralizar tudo num painel de controlo. Para converter a corrente da bateria de 12V a 220V é necessário um conversor. Os painéis solares para autocaravana também podem ser uma boa opção para satisfazer as suas necessidades de eletricidade e contar com mais autonomia de viagem. Estes terão necessariamente que ser instalados no teto da carrinha.
Para evitar o frio durante o inverno, pode considerar equipar a sua autocaravana com um aquecedor ou sistema de aquecimento próprio para autocaravanas. Basicamente, pode escolher entre três soluções de aquecimento: auxiliar, a diesel fixo ou a gás fixo.
Um aquecedor elétrico portátil: eficaz, mas consome muita energia. Afeta significativamente o consumo da bateria da sua autocaravana. Um aquecedor a gás com cartuchos de butano é um bom compromisso se não quiser passar pelo processo de homologação após a conversão da sua autocaravana.
Este sistema liga diretamente ao depósito de combustível e funciona com 12V ou 24V. Existem dois tipos de aquecedores: a caldeira para autocaravana e o aquecedor de ar. Os mais populares são Webasto, Eberspächer e Planar. Com custos bastante elevados, de 500 a 900 euros.
No caso do aquecimento a gás, é preciso estar muito atento durante a instalação e evitar a todo o custo o excesso de monóxido de carbono. Será imprescindível ter um bom sistema de ventilação durante a instalação, aplicar grelhas de ventilação adequadas que deem para o exterior e adquirir um bom detector de gases tóxicos que o alerte da presença de qualquer fuga de gás. Uma das vantagens é que o aquecedor a gás para autocaravanas é mais silencioso do que o aquecedor a gasóleo.
O próximo passo para uma conversão adequada é projetar um sistema hidráulico para ter água na cozinha/banheiro. Pode optar por um sistema hidráulico básico ou um sistema mais sofisticado. Um sistema hidráulico básico para autocaravana inclui pelo menos: dois depósitos (o de água limpa e o de águas cinzentas) e uma pia com torneira. Além disso, a menos que os recipientes sejam armazenados a uma altura maior do que a torneira, será necessário uma bomba de água para levar a água do depósito à torneira. Dependendo das suas necessidades e orçamento, pode escolher entre uma bomba manual (de pé ou de mão) ou uma bomba de água elétrica. Para preservar ao máximo a bomba, recomendamos também a instalação de um filtro de água. Instale o depósito de águas cinzentas numa zona de fácil acesso para poder esvaziar facilmente as águas residuais da sua autocaravana.
Se o seu projeto de autocaravana também incluir um chuveiro e um aquecedor de água para autocaravana, terá que considerar uma instalação um pouco mais sofisticada e um sistema de tubagens diferente para a água fria e quente.
Depois de concluída a conversão da carrinha, passamos para o último passo antes de poder sair para a estrada e desfrutar de uma viagem muito merecida. Trata-se de escolher o equipamento da carrinha e adicionar alguns toques pessoais. Nada é imprescindível, mas escolher um bom equipamento interior pode facilitar a sua vida a bordo e dar-lhe mais autonomia. Por exemplo, a instalação de um frigorífico ou um forno para autocaravana. Pode mimar-se e, de acordo com os seus gostos e necessidades, pode instalar uma televisão com uma antena ou parabólica adequada; ou até um projetor de vídeo para ver os seus filmes favoritos.
Se colocar cortinas ou estores, escolha um modelo que contribua ainda mais para o isolamento do seu veículo. Algumas plantas, belas almofadas e algumas fotografias das suas viagens ou dos seus entes queridos penduradas na parede farão com que se sinta imediatamente em casa.
Para rentabilizar os custos de transformação da sua autocaravana, pode sempre alugar a sua carrinha a outros viajantes. Utilize o nosso simulador para calcular os ganhos que pode ganhar ao alugar o seu veículo na Yescapa! Preencha o nosso formulário para obter uma estimativa personalizada.
Marina S
Apasionada de los viajes. Siempre estoy pensando en cuál será mi próximo destino.
He viajado en furgoneta camper o autocaravana en España, Francia e Islandia.
Ver artigos semelhantes
Devo apertar o cinto de segurança na autocaravana?
Os condutores experientes de autocaravanas conhecem as regulamentações relativas ao cinto de segurança para esse tipo de veículo, por isso, ao viajar, fazem-no com maior confiança. No entanto, quando se viaja pela primeira vez numa autocaravana, é normal surgir a pergunta: "devo apertar o cinto de segurança na autocaravana?"
Embora seja tentador para os passageiros deitarem-se nos bancos traseiros ou na cama, procurar um snack no frigorífico ou até mesmo aproveitar para limpar a autocaravana durante a viagem antes de a devolver ao proprietário, isso é totalmente proibido e, acima de tudo, muito perigoso. Se o veículo travar bruscamente, ou pior ainda, se ocorrer um acidente, as consequências seriam desastrosas... Se deseja saber mais sobre o assunto, responderemos às dúvidas mais frequentes:
Como transportar uma mota numa autocaravana
Viajar de autocaravana é sinónimo de aventura, liberdade, sensações fortes e roteiros. Por isso, para chegar a lugares que não pode aceder com a sua autocaravana, recomendamos que tenha à mão a sua bicicleta ou, quiçá, a sua mota.