8 dicas para uma viagem responsável de autocaravana

Tem vontade de viajar estrada fora mas está preocupado com o impacto que a sua aventura possa ter sobre o destino, o meio ambiente e/ou os seus habitantes? Boas notícias, é possível fazer uma viagem que combine autocaravana e ecologia! Neste artigo, venha connosco descobrir as melhores dicas para viajar de forma responsável em autocaravana, sem ter que abdicar do seu conforto. Reaprenda a viver o momento e aproveite ao máximo umas férias rejuvenescedoras, tornando cada etapa da sua viagem num momento memorável, mas sempre … respeitoso.

1. Prepare o seu itinerário.

Antes de se lançar à estrada com a sua autocaravana, reserve algum tempo para refletir sobre a distância que deseja percorrer. Entre o seu ponto de partida e o seu destino, cada quilómetro pode ser uma oportunidade de descobrir maravilhas naturais e vilas pitorescas. Ao optar por percorrer menos quilómetros, terá tempo para se envolver na vida quotidiana da região que atravessa e descobrir a cultura local enquanto viaja de forma mais responsável. Então, em vez de se apressar, aproveite cada momento e descubra as paisagens escondidas ao longo do seu caminho!

2. Viaje apenas com bagagem essencial

Ao fazer as suas malas, pense em limitar-se ao essencial: precisa mesmo dessa enésima t-shirt? Caso se esteja a questionar sobre a melhor forma de viajar de forma responsável em autocaravana, lembre-se de que quanto mais pesado o veículo, maior será o consumo de combustível! Por que não alugar bicicletas no local se apenas planear usá-las ocasionalmente? De forma a reduzir a carga, considere comprar o que puder durante a viagem e evite sobrecarregar a autocaravana com garrafas de água e stock desnecessário de alimentos.

3. Adote uma condução relaxada

E se disséssemos que pode percorrer estradas e descobrir paisagens fora do comum enquanto reduz o consumo de combustível? É hora de diminuir a velocidade e repensar seu estilo de condução para uma viagem de autocaravana ecológica! Ao preferir estradas nacionais, reduzir a velocidade para um máximo de 100 km/h nas autoestradas e limitar o uso do ar condicionado, diminui o consumo de combustível e contribui diretamente para a redução das suas emissões de gases de efeito estufa. Não hesite em consultar todas as nossas dicas para reduzir o consumo de combustível em autocaravana.

4. Consuma produtos locais e sazonais

Compras responsáveis são possíveis. Evite os supermercados e pense em privilegiar produtos locais e sazonais, provenientes de circuitos curtos e, se possível, orgânicos. E para os seus souvenirs, dê prioridade à arte e gastronomia locais. Deste modo, estará a apoiar os produtores locais e, como bónus, experimentará alimentos frescos e deliciosos! Não se esqueça de levar os seus próprios sacos reutilizáveis para evitar as versões descartáveis e opte por recipientes de vidro para compras avulso.

5. Recicle seus resíduos o máximo possível

Menos embalagens, menos resíduos! Se seguir o ponto anterior, estará a reduzir os seus resíduos e a fazer uma grande diferença para o meio ambiente, mas sejamos honestos, ainda haverá alguns resíduos a serem descartados na autocaravana. Certifique-se de reciclar tudo o que puder e descarte seus resíduos nos contentores adequados. Para separar os resíduos, separe o vidro, as latas, o plástico e os resíduos orgânicos. Se precisar de informações sobre pontos de recolha seletiva, não hesite em entrar em contato com as autoridades locais.

6. Leve produtos naturais e opte por zero desperdício

Diga adeus ao plástico descartável! É fácil substituir produtos de uso único, como cotonetes e lenços umedecidos, por soluções reutilizáveis. Troque seus produtos de higiene pessoal convencionais por produtos zero desperdício e opte por produtos sólidos e livres de microplásticos: sabonetes orgânicos, protetores solares amigos dos ecossistemas aquáticos e detergentes biodegradáveis. Dê uma vista de olhos no rótulo e pronto! Também pode encontrar protetores solares e repelentes de insetos eco-friendly.

Esteja atento aos produtos que utiliza se pretende dar uns mergulhos. Mesmo que a composição pareça "limpa", não deve usar sabonetes diretamente em fontes naturais de água (rios, lagos, mar ou oceano).

7. Desloque-se a pé ou de bicicleta no local

Pense em se deslocar a pé ou de bicicleta para trajetos curtos do dia a dia. Não só reduzirá sua pegada de carbono, como também evitará dar voltas desnecessárias para estacionar a sua autocaravana, e o planeta agradecerá! Esteja na praia ou nas montanhas, caminhar e andar de bicicleta são uma das melhores maneiras de descobrir um destino e seus arredores sem poluir. Aproveite para explorar lugares magníficos longe das estradas e viajar de forma mais consciente e autêntica. Para obter mais inspiração, confira nosso top 10 de atividades ecologicamente responsáveis para suas próximas férias!

8. Não deixe pegada ecológica

Volte para casa com mais do que apenas boas memórias! Para uma escapadinha de autocaravana mais ecológica, certifique-se sempre que deixou o local como o encontrou, ou até mais limpo. Respeite a fauna e a flora, recolha seu lixo, esvazie suas águas residuais nos locais apropriados, lembre-se de recolher embalagens e restos de comida... Mesmo uma simples casca de banana pode perturbar a fauna e a flora! Sim, embora as frutas sejam biodegradáveis, caroços e cascas podem representar perigo para os animais e perturbar o ecossistema se não forem nativos da região. Idealmente, quando deixar o local, certifique-se que elimina qualquer vestígio da sua passagem.


Pronto para viajar de forma mais responsável? Agora só falta alugar uma autocaravana na Yescapa para as suas próximas férias! Faça-se à estrada no seu próprio ritmo, preservando a beleza da natureza e respeitando as paisagens que atravessa.

Maria L.

Ver artigos semelhantes

faca voce mesmo transformacao carrinha em autocaravana
Faça você mesmo

DIY: Transforme a sua carrinha numa autocaravana

É muito natural para aqueles que gostam de viajar em autocaravana que se comece a sentir uma particular vontade em se envolver mais nesse fantástico mundo. Muitos se entusiasmam com a ideia de comprar uma carrinha e personalizá-la ao seu gosto. Também é um "faz-tudo" e já anda a pensar nisso?

razoes para alugar uma autocaravana agora

10 razões para alugar uma autocaravana em 2021

2020 foi um ano muito especial em Portugal, Europa e no mundo inteiro. A crise da Covid-19 afectou todos, em proporções diferentes e alterou a nossa maneira de viver. No entanto, todos mantemos o desejo de viajar e de fazer uma escapadela. Nestes tempos de retrições, porque não pensar já nas viagens a fazer no decorrer de 2021? Férias de inverno, primavera, verão... Estamos confiantes de que 2021 nos trará numerosas oportunidades para nos fazermos à estrada e tirar o melhor partido do nosso espírito aventureiro!