Leitura dos pneus para autocaravana

Manutenção da sua autocaravana: os pneus
pneus para autocaravanad

Os pneus: órgão de segurança da autocaravana

Numa seção dedicada a pontos de verificação de segurança, vamos aqui falar sobre os pneus: como ler e decifrar as informações inscritas nos pneus e que verificações devem ser feitas? Ficará a saber tudo neste artigo. A segurança dos veículos propostos pela Yescapa é um aspeto essencial que fazemos questão de garantir, pelo que verificamos se as autocaravanas estão em dia em relação à necessária inspeção técnica. Aqui estão alguns pontos que o ajudarão a cuidar bem dos seus pneus.

Leitura de pneus para autocaravana

O pneu é o único elemento que conecta o veículo ao solo, pelo que é importante verificá-los regularmente e também saber como ler a informação neles inscrita de modo a saber escolher no momento da compra para garantir eficácia. Naturalmente, também é importante escolher os pneus de acordo com o uso que fará do seu veículo.

Os pneus devem ser trocados obrigatoriamente assim que os indicadores de desgaste comecem a aparecer na superfície da banda de rodagem (a profundidade dos sulcos não deve ser inferior a 1,6 mm). A referência de um pneu é indicada em seu flanco, e as informações são lidas da seguinte forma:

O que significam as principais características inscritas nos pneus? Usemos como exemplo um equipamento com as seguintes informações: 205/65R15 91V:

  • - Primeiro valor: “205”: é a sua largura, em milímetros. Este pneu terá, portanto, 20,5 cm de largura;
  • - Segundo valor: “65”: é a relação "altura do flanco/largura da sola". Se trocar os pneus e esse número for diferente, tenha cuidado, pois corre o risco de alterar o odômetro e a autocaravana não passará na inspeção técnica;
  • - Terceiro valor: “R”: o pneu tem uma estrutura radial;
  • - Quarto valor: “15”: este número indica o diâmetro interno do pneu. Corresponde à dimensão em polegadas da jante na qual ele deve ser montado (uma polegada = 2,54 cm);
  • - Quinto valor: “91”: é o índice de carga que o pneu pode suportar no seu ponto máximo. Neste caso, 615 kg. Não deverá ultrapassar um peso total em carga de 2,4 toneladas (615 x 4 pneus);
  • - Sexto valor: “V”: este é o índice de velocidade máxima para o qual o pneu foi projetado. Com este valor, a velocidade máxima suportada é de 240 km/h.

Desde 2012, os pneus usados em circulação no espaço europeu devem ter novas etiquetas apresentando os critérios fundamentais de desempenho do produto em questão. A apresentação desta nova rotulagem é diretamente inspirada naquela que foi originalmente concebida para eletrodomésticos. Esta rotulagem destaca os três critérios fundamentais que o utilizador deve ter em linha de consideração:

O consumo de combustível é indicado em letras (A para um pneu que contribui para um consumo reduzido e, no sentido inverso, a letra E indica que o pneu em causa levará a um consumo mais impactante). Quando comparado com um “classe A”, um pneu classificado como E consumirá em média 3,3L a mais em 500 km, ou seja, 0,66l/100km.

A aderência em superfície molhada é classificada da mesma forma que o consumo de combustível (de A a E), onde é observada uma diferença substancial- um pneu classificado como E precisará de mais 18 metros para parar em uma superfície molhada que um classificado com a letra A.

Por fim, o índice de ruído gerado pelo atrito com a estrada é indicado em decibéis (dB). Quanto maior for o nível de dB, mais ruído o pneu gerará na cabine.

Recomendações para manutenção dos pneus da sua autocaravana:

Também sugerimos que adote algumas pequenas práticas para aumentar a longevidade de seus pneus. Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a prolongar sua vida útil e manter uma boa aderência e, portanto, segurança:

  1. 1
    Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês;
  2. 2
    Nunca sobrecarregue o veículo: conduzir com excesso de carga aumenta o risco de rebentação do pneu e, portanto, o risco de acidentes;
  3. 3
    Verificar o alinhamento das rodas permite economizar e manter os pneus por mais tempo;
  4. 4
    Evite acelerações bruscas na partida. Uma condução suave é mais agradável para os passageiros e para os próprios pneus.

Onde comprar bons pneus para autocaravana?

São vários os sites na internet onde encontrará uma ampla seleção de pneus a preços interessantes:

https://www.pneuslider.pt/pneus-autocaravana
https://www.pneucity.com/pneus-autocaravana
https://www.pneus-online.pt/teste/pneu-auto/caravana.html

Existem muitos outros, naturalmente, encontrará a melhor oferta.


Agora que já sabe tudo sobre pneus para autocaravana, aproveite e visite o nosso site, em Yescapa.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

aguas sujas 1

Manutenção de uma autocaravana: gestão das águas usadas

Uma autocaravana é confortável: tem uma cozinha, mesa para refeições, camas, WC e até um duche (se não é proprietário, pode optar por alugar por Portugal ou na Europa).

viajar autocaravana familia criancas
Família

Dicas para viajar com crianças em autocaravana

Viajar com crianças pode ser desafiante, ainda que certamente muito divertido. Deixamos algumas dicas para que as férias em família ocorram às mil maravilhas e para que as crianças tenham uma experiência animada e, claro, segura.

reduzir o consumo de combustível na autocaravana
Eco responsável

Como reduzir o consumo de combustível da sua autocaravana

No momento de organizar uma escapadela, um dos maiores gastos de uma viagem em autocaravana é o combustível. Se quiser saber o que pode fazer para economizar, veja as nossas dicas como reduzir o consumo de gasóleol numa autocaravana de 15L por 100km para 9L/100km.