Leitura dos pneus para autocaravana

Manutenção da sua autocaravana: os pneus
pneus para autocaravanad

Os pneus: órgão de segurança da autocaravana

Numa seção dedicada a pontos de verificação de segurança, vamos aqui falar sobre os pneus: como ler e decifrar as informações inscritas nos pneus e que verificações devem ser feitas? Ficará a saber tudo neste artigo. A segurança dos veículos propostos pela Yescapa é um aspeto essencial que fazemos questão de garantir, pelo que verificamos se as autocaravanas estão em dia em relação à necessária inspeção técnica. Aqui estão alguns pontos que o ajudarão a cuidar bem dos seus pneus.

Leitura de pneus para autocaravana

O pneu é o único elemento que conecta o veículo ao solo, pelo que é importante verificá-los regularmente e também saber como ler a informação neles inscrita de modo a saber escolher no momento da compra para garantir eficácia. Naturalmente, também é importante escolher os pneus de acordo com o uso que fará do seu veículo.

Os pneus devem ser trocados obrigatoriamente assim que os indicadores de desgaste comecem a aparecer na superfície da banda de rodagem (a profundidade dos sulcos não deve ser inferior a 1,6 mm). A referência de um pneu é indicada em seu flanco, e as informações são lidas da seguinte forma:

O que significam as principais características inscritas nos pneus. Usemos como exemplo um equipamento com as seguintes informações: 205/65R15 91V:

  • - Primeiro valor: “205”: é a sua largura, em milímetros. Este pneu terá, portanto, 20,5 cm de largura;
  • - Segundo valor: “65”: é a relação "altura do flanco/largura da sola". Se trocar os pneus e esse número for diferente, tenha cuidado, pois corre o risco de alterar o odômetro e a autocaravana não passará na inspeção técnica;
  • - Terceiro valor: “R”: o pneu tem uma estrutura radial;
  • - Quarto valor: “15”: este número indica o diâmetro interno do pneu. Corresponde à dimensão em polegadas da jante na qual ele deve ser montado (uma polegada = 2,54 cm);
  • - Quinto valor: “91”: é o índice de carga que o pneu pode suportar no seu ponto máximo. Neste caso, 615 kg. Não deverá ultrapassar um peso total em carga de 2,4 toneladas (615 x 4 pneus);
  • - Sexto valor: “V”: este é o índice de velocidade máxima para o qual o pneu foi projetado. Com este valor, a velocidade máxima suportada é de 240 km/h.

Desde 2012, os pneus usados em circulação no espaço europeu devem ter novas etiquetas apresentando os critérios fundamentais de desempenho do produto em questão. A apresentação desta nova rotulagem é diretamente inspirada naquela que foi originalmente concebida para eletrodomésticos. Esta rotulagem destaca os três critérios fundamentais que o utilizador deve ter em linha de consideração:

O consumo de combustível é indicado em letras (A para um pneu que contribui para um consumo reduzido e, no sentido inverso, a letra E indica que o pneu em causa levará a um consumo mais impactante). Quando comparado com um “classe A”, um pneu classificado como E consumirá em média 3,3L a mais em 500 km, ou seja, 0,66l/100km.

A aderência em superfície molhada é classificada da mesma forma que o consumo de combustível (de A a E), onde é observada uma diferença substancial- um pneu classificado como E precisará de mais 18 metros para parar em uma superfície molhada que um classificado com a letra A.

Por fim, o índice de ruído gerado pelo atrito com a estrada é indicado em decibéis (dB). Quanto maior for o nível de dB, mais ruído o pneu gerará na cabine.

Recomendações para manutenção dos pneus da sua autocaravana:

Também sugerimos que adote algumas pequenas práticas para aumentar a longevidade de seus pneus. Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a prolongar sua vida útil e manter uma boa aderência e, portanto, segurança:

  1. 1
    Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês;
  2. 2
    Nunca sobrecarregue o veículo: conduzir com excesso de carga aumenta o risco de rebentação do pneu e, portanto, o risco de acidentes;
  3. 3
    Verificar o alinhamento das rodas permite economizar e manter os pneus por mais tempo;
  4. 4
    Evite acelerações bruscas na partida. Uma condução suave é mais agradável para os passageiros e para os próprios pneus.

Onde comprar bons pneus para autocaravana?

São vários os sites na internet onde encontrará uma ampla seleção de pneus a preços interessantes:

https://www.pneuslider.pt/pneus-autocaravana
https://www.pneucity.com/pneus-autocaravana
https://www.pneus-online.pt/teste/pneu-auto/caravana.html

Existem muitos outros, naturalmente, encontrará a melhor oferta.


Agora que já sabe tudo sobre pneus para autocaravana, aproveite e visite o nosso site, em Yescapa.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

unspash
Proprietário de uma autocaravana

Todos os tipos de autocaravanas

É essencial escolher qual é o tipo de autocaravana que deseja alugar para as suas próximas férias. Muito mais caso queira investir na compra de uma autocaravana.

reduzir o consumo de combustível na autocaravana
Eco responsável

Como reduzir o consumo de combustível da sua autocaravana

No momento de organizar uma escapadela, um dos maiores gastos de uma viagem em autocaravana é o combustível. Se quiser saber o que pode fazer para economizar, veja as nossas dicas como reduzir o consumo de gasóleol numa autocaravana de 15L por 100km para 9L/100km.

transportar mota numa autocaravana
Proprietário de uma autocaravana

Como transportar uma mota numa autocaravana

Viajar de autocaravana é sinónimo de aventura, liberdade, sensações fortes e roteiros. Por isso, para chegar a lugares que não pode aceder com a sua autocaravana, recomendamos que tenha à mão a sua bicicleta ou, quiçá, a sua mota.