Legalizar uma autocaravana comprada no estrangeiro

19429338670 d3413bf5db o 720x405 09f273d4 bb47 4fd2 8ad5 18375571cde1

É cada vez mais frequente a compra de autocaravanas no estrangeiro, o motivo é principalmente o custo, os preços dos veículos em alguns países tendem a ser mais vantajosos do que em Portugal.

A legalização de uma autocaravana estrangeira é semelhante à legalização de um veículo ligeiro no caso do veículo ter um peso inferior a 3500kg. Neste artigo vai poder encontrar os procedimentos a cumprir para que uma autocaravana estrangeira obtenha a matrícula portuguesa.

Em regral geral, os proprietários de veículos com matrícula estrangeira que residem em Portugal têm um prazo de seis meses para fazerem a modificação da matrícula. Caso viva noutro país e fique em Portugal por um período inferior a seis meses, não terá de proceder à modificação da matrícula.

1. Efectuar a inspeção do veículo 

A primeira coisa a fazer ao chegar a Portugal é tratar da inspeção do veículo através de um centro de inspeções autorizado para atribuição de matrícula. A inspeção tem os seus custos assim como o pedido da nova matrícula.

O proprietário do veículo terá de apresentar o Livrete (Documento Único), o Certificado de Conformidade Europeu (COC) e o Modelo 9 do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

2. Dirigir até ao Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT)

Para solicitar a homologação do COC terá ir até ao IMTT para que este possa ser de titulo português e seja legalizado a nível nacional. 

3. Preencher a Declaração Aduaneira de Veículos (DAV)

Após a inspeção da autocaravana, o proprietário terá de preencher a DAV nos serviços alfandegários assim como pedir saldar o imposto sobre o veículo (ISV) se necessário. 

4. Pedir a Matrícula Nacional

O proprietário do veículo tem se apresentar na alfândega para pedir a matrícula portuguesa. A partir do momento que o veículo tem a matrícula portuguesa o proprietário poderá emitar o livrete do veículo.

5. Emitir o Livrete do veículo

Saiba que é possível conduzir a sua autocaravana durante 60 dias após emissão da DAV, no entanto terá de tratar do processo de criação do Documento Único da autocaravana. É necessário voltar ao IMTT para avançar com o processo de emissão do livrete. No IMTT vai lhe ser pedido todo o processo de regularização da situação da autocaravana feito pela alfândega. Ao entrar o processo, todos os documentos serão enviados à Conservatória do Registo Automóvel que lhe vai emitar o Documento Único Automóvel. 

6. Subscrever a um seguro

Com todos os dados da matrícula portuguesa o próximo passo é subscrever a um seguro para poder circular pela estrada legalmente. De outro modo, sem o livrete emitido, é possível circular legalmente durante 60 dias com um seguro automóvel e a Declaração Aduaneira. 

Atenção, saiba que se não registar o seu veículo no prazo previsto poderá ser penalizado assim como se o imposto devido não for pago. 

Saiba mais informações sobre a legalização de veículos com matrícula estrangeira IMTT.
Algumas das informações para a criação deste artigo foram retiradas do site e-konomista assim como do IMTT 

Podem não ter todo este luxo mas têm muito encanto e são mais de 15000 para os gostos de cada um:

Descubra as autocaravanas para alugar no nosso site: yescapa.pt

Vai de viagem e ainda não tem o seu guia? Descarregue o nosso guia de viagens pela Europa gratuitamente: Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana!  

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

transportar mota numa autocaravana
Proprietário de uma autocaravana

Como transportar uma mota numa autocaravana

Viajar de autocaravana é sinónimo de aventura, liberdade, sensações fortes e roteiros. Por isso, para chegar a lugares que não pode aceder com a sua autocaravana, recomendamos que tenha à mão a sua bicicleta ou, quiçá, a sua mota.

aquecimento para autocaravana
Proprietário de uma autocaravana

Aquecimento para autocaravanas: Como funciona?

Para si que gosta de viajar durante todo o ano, o que é que pode ser mais desagradável do que acordar com o frio? O frio não está presente apenas no Inverno, pois está também presente em algumas noites de Primavera, sendo necessário aquecer o interior da autocaravana, campervan ou furgão transformado para que esta não se transforme num cubo de gelo.

pneus para autocaravanad
Proprietário de uma autocaravana

Leitura dos pneus para autocaravana

Manutenção da sua autocaravana: os pneus