Legalizar uma autocaravana comprada no estrangeiro

19429338670 d3413bf5db o 720x405 09f273d4 bb47 4fd2 8ad5 18375571cde1

É cada vez mais frequente a compra de autocaravanas no estrangeiro, o motivo é principalmente o custo, os preços dos veículos em alguns países tendem a ser mais vantajosos do que em Portugal.

A legalização de uma autocaravana estrangeira é semelhante à legalização de um veículo ligeiro no caso do veículo ter um peso inferior a 3500kg. Neste artigo vai poder encontrar os procedimentos a cumprir para que uma autocaravana estrangeira obtenha a matrícula portuguesa.

Em regral geral, os proprietários de veículos com matrícula estrangeira que residem em Portugal têm um prazo de seis meses para fazerem a modificação da matrícula. Caso viva noutro país e fique em Portugal por um período inferior a seis meses, não terá de proceder à modificação da matrícula.

1. Efectuar a inspeção do veículo 

A primeira coisa a fazer ao chegar a Portugal é tratar da inspeção do veículo através de um centro de inspeções autorizado para atribuição de matrícula. A inspeção tem os seus custos assim como o pedido da nova matrícula.

O proprietário do veículo terá de apresentar o Livrete (Documento Único), o Certificado de Conformidade Europeu (COC) e o Modelo 9 do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

2. Dirigir até ao Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT)

Para solicitar a homologação do COC terá ir até ao IMTT para que este possa ser de titulo português e seja legalizado a nível nacional. 

3. Preencher a Declaração Aduaneira de Veículos (DAV)

Após a inspeção da autocaravana, o proprietário terá de preencher a DAV nos serviços alfandegários assim como pedir saldar o imposto sobre o veículo (ISV) se necessário. 

4. Pedir a Matrícula Nacional

O proprietário do veículo tem se apresentar na alfândega para pedir a matrícula portuguesa. A partir do momento que o veículo tem a matrícula portuguesa o proprietário poderá emitar o livrete do veículo.

5. Emitir o Livrete do veículo

Saiba que é possível conduzir a sua autocaravana durante 60 dias após emissão da DAV, no entanto terá de tratar do processo de criação do Documento Único da autocaravana. É necessário voltar ao IMTT para avançar com o processo de emissão do livrete. No IMTT vai lhe ser pedido todo o processo de regularização da situação da autocaravana feito pela alfândega. Ao entrar o processo, todos os documentos serão enviados à Conservatória do Registo Automóvel que lhe vai emitar o Documento Único Automóvel. 

6. Subscrever a um seguro

Com todos os dados da matrícula portuguesa o próximo passo é subscrever a um seguro para poder circular pela estrada legalmente. De outro modo, sem o livrete emitido, é possível circular legalmente durante 60 dias com um seguro automóvel e a Declaração Aduaneira. 

Atenção, saiba que se não registar o seu veículo no prazo previsto poderá ser penalizado assim como se o imposto devido não for pago. 

Saiba mais informações sobre a legalização de veículos com matrícula estrangeira IMTT.
Algumas das informações para a criação deste artigo foram retiradas do site e-konomista assim como do IMTT 

Podem não ter todo este luxo mas têm muito encanto e são mais de 15000 para os gostos de cada um:

Descubra as autocaravanas para alugar no nosso site: yescapa.pt

Vai de viagem e ainda não tem o seu guia? Descarregue o nosso guia de viagens pela Europa gratuitamente: Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana!  

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

quel gps pour mon camping car
Proprietário de uma autocaravana

Escolha o GPS para a sua autocaravana

Na véspera do dia de partida da sua viagem, procura soluções para facilitar o seu trajeto e evitar filas de trânsito. O GPS é a solução ideal para optimizar o seu tempo de viagem e passar uma boa viagem. No entanto, nem sempre é fácil escolher a melhor navegação GPS entre tantas opções no mercado. Deste modo, escrevemos este artigo, com alguns GPS para autocaravanas.

unspash
Proprietário de uma autocaravana

Todos os tipos de autocaravanas

É essencial escolher qual é o tipo de autocaravana que deseja alugar para as suas próximas férias. Muito mais caso queira investir na compra de uma autocaravana.

prendre photo annonce location yescapa
Comunidade Yescapa

Como devo tirar as fotografias do meu veiculo para aluguer?

Se está a alugar o seu veículo, as fotografias são a primeira coisa que os viajantes vêm quando vão procurar uma autocaravana para programar as suas férias. Realçar os pontos fortes do veículo através de fotografias é uma garantia de chamar a atenção dos locatários e aumentar o número de pedidos e de reservas. Deixamos-lhe 4 conselhos para tirar fotos da autocaravana o da van e melhorar as fotografias do seu anúncio de aluguer de autocaravanas na yescapa.