Dicas para viajar com crianças em autocaravana

viajar autocaravana familia criancas

Para umas férias em família, nada como alugar uma autocaravana ou campervan para passear e viajar, porventura por um dos muitos roteiros que sugerimos neste blog. No entanto, viajar com crianças pode ser desafiante, ainda que certamente muito divertido. Deixamos algumas dicas para que as férias em família ocorram às mil maravilhas e para que as crianças tenham uma experiência animada e, claro, segura. Alugue já o seu veículo em Yescapa e comece a planear as suas férias em família. Aproveitamos para relembrar que na nossa plataforma encontrará diferentes tipos de veículos disponíveis, pelo que certamente encontrará o indicado para si e para a sua família.

Siga as nossas dicas para viajar com crianças, faça as malas e faça-se à estrada:

Alugue um veículo com as dimensões correctas

Caso tenha possibilidade, alugue um veículo espaçoso. Como todos sabemos, as crianças costumam necessitar de muitos apetrechos, desde várias mudas de roupa a brinquedos, pelo que o espaço extra é sempre uma mais valia. Além disso, um veículo espaço permite alguma privacidade entre o casal e as crianças, o que também pode ser vantajoso. Se viajar com crianças pequenas que gostam de usufruir de uma sesta diária, procure um veículo que tenha uma cama suspensa fixa, de forma a não estar sempre a montar e desmontar a estrutura, para transformar a cama em mesa de refeições e vice-versa. 

Considere alugar o veículo um dia antes da partida

Este conselho é válido essencialmente se for a sua primeira viagem com crianças. Equacione a possibilidade de reservar o veículo na noite anterior à partida, levá-lo para casa e preparar a viagem antecipadamente. Assim, evitará surpresas relacionadas com o espaço disponível, poderá perceber o que pode levar e o que terá eventualmente que prescindir. Aproveite também para explorar o veículo, até porque muitas vezes têm compartimentos secretos que escondem alguns apetrechos que lhe vão dar jeito. Além disso, as crianças poderão desde logo começar a ambientar-se ao veículo. A maior dificuldade pode mesmo ser convencer as crianças a não dormir nele logo na primeira noite, ainda que estacionado na garagem/imediações da sua própria casa.  Ao alugar uma autocaravana ou campervan na Yescapa, tem a opção de fazer a extensão do seguro, pagando apenas o valor diário do seguro e permite que levante o veículo na véspera à viagem.

Defina à partida onde sentar durante a viagem

Antes de partir, defina onde cada um se sentará durante a viagem. Se possível, alugue um veículo com bancos virados para a frente, uma vez que vêm equipados com cinto de segurança e previnem eventuais enjoos, que são mais propícios nos bancos orientados para a retaguarda.

Planeie o roteiro com cuidado

Antecipe o roteiro e estude o percurso. As autocaravanas são veículos grandes e algumas estradas poderão não ser as mais convidativas. Além disso, planeie bem onde pernoitar, até porque as regras obrigam a pernoitar em locais apropriados, pelo que isso deverá também ser antecipado. A maioria dos parques de campismo oferece entretenimento para crianças, desde piscinas a parques infantis e até atividades em grupo direcionadas para crianças, o que poderá ser uma mais valia. Além disso, serviços como lavandaria também podem dar muito jeito. Pense em rotas que envolvam no máximo 2 horas de viagem por dia, já que as crianças vão querer sair para explorar o campo ou as praias, em vez de ficar sentadas a viajar durante largas horas. 

Pense nas refeições

Antes de partir, pense no que você vai querer comer nas suas refeições: crie um plano. Ao contrário dos adultos, que podem saltar uma ou outra refeição, as crianças precisam de fazer as suas refeições normais. Lembre-se que não terá muito espaço para armazenamento, mas terá o suficiente para algumas provisões. Leve uma geladeira e uma caixa térmica para colocar os itens que precisa manter frios enquanto estiver fora durante o dia.

Antecipe a hora de ir dormir

Até porque é uma viagem em família, use o espaço social do veículo para relaxar antes da hora de dormir e ponha as crianças na cama quando estiverem cansadas, mas sem pressas, até porque todos estão de férias. Cuidado com as janelas abertas, principalmente no verão, os mosquitos podem ser um problema com o qual não vai querer lidar durante a noite. 


Passe um momento incrível em família

Mais importante de tudo: divirta-se, relaxe e aproveite. A família vai-se divertir muito, viajar e conhecer locais novos. Deixe as crianças explorarem, sujar-se e divertirem-se. No regresso a casa, estamos certos que lhe estarão a perguntar quando é a próxima viagem. E aí já sabe: basta ir a Yescapa e reservar para nova escapadela em família.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

19429338670 d3413bf5db o 720x405 09f273d4 bb47 4fd2 8ad5 18375571cde1
Compra de uma autocaravana

Legalizar uma autocaravana comprada no estrangeiro

É cada vez mais frequente a compra de autocaravanas no estrangeiro, o motivo é principalmente o custo, os preços dos veículos em alguns países tendem a ser mais vantajosos do que em Portugal.

prendre photo annonce location yescapa
Comunidade Yescapa

Como devo tirar as fotografias do meu veiculo para aluguer?

Se está a alugar o seu veículo, as fotografias são a primeira coisa que os viajantes vêm quando vão procurar uma autocaravana para programar as suas férias. Realçar os pontos fortes do veículo através de fotografias é uma garantia de chamar a atenção dos locatários e aumentar o número de pedidos e de reservas. Deixamos-lhe 4 conselhos para tirar fotos da autocaravana o da van e melhorar as fotografias do seu anúncio de aluguer de autocaravanas na yescapa. 

pneus para autocaravanad
Proprietário de uma autocaravana

Leitura dos pneus para autocaravana

Manutenção da sua autocaravana: os pneus