Roteiro: A viagem do elefante em autocaravana

h kamran kadi2bszuno unsplash

A Viagem do Elefante, obra de José Saramago, o Nobel da Literatura português, retrata o longo percurso de um elegante indiano, de seu nome Salomão, desde Belém - em Lisboa - até à Áustria, como prenda de casamento do Rei D. João III ao arquiduque austriaco Maximiliano II. Para além de ser uma das obras mais marcantes de Saramago, a obra retrata a longa e sofrida viagem do paquiderme, que antes de galgar fronteiras rumo à Áustria, faz um longo percurso dentro de portas, pelo interior português. Dado o mote, venha connosco fazer um roteiro pelo coração de Portugal em autocaravana e aproveite para reviver a viagem que noutro século percorreu o elefante Salomão. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e parta de Lisboa rumo a Castelo Rodrigo! 

De Belém a Constância

O nosso roteiro pela viagem do elefante Salomão tem início em Lisboa, onde poderá recolher a sua autocaravana para iniciar a jornada que aqui propomos. O percurso tem início em Belém, mesmo local de onde partiu o elefante de Saramago. Aproveite para provar um dos famosos pastéis de Belém, uma das melhores formas de dar início à viagem. Em Belém poderá ainda aproveitar para caminhar rumo ao Tejo e visitar a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos ou o Padrão dos Descobrimentos. Belém é, sem dúvida, um tesouro ao ar livre que respira história em todas as suas esquinas. 

De Belém partimos para Constância, uma pequena vila no distrito de Santarém, a 130km da capital portuguesa. A particularidade desta vila é que congrega em si pedaços de história de dois dos maiores nomes da literatura portuguesa: Saramago e Luís de Camões. Se por um lado, o elefante de Camões que aqui nos traz passou por Constância, por outro terá sido o local onde residiu o poeta do Século XVI. 

A vila pitoresca tem muito para visitar: poderá começar pela Igreja da Misericórdia, que remonta ao Século XVI e, a cerca de 100 metros, encontrará o Monumento a Camões, uma das atrações mais famosas da vila. Aproveite para conhecer o Miradouro do Zêzere, com uma bela vista para o rio e o Painel de Neptuno, um painel de azulejos portugueses com 27 metros quadrados que retrata Neptuno, o Deus Romano. Por fim, não deixe de visitar a Casa-Memória de Camões, voltada para o Tejo, onde terá morado Luís de Camões. Como já terá percebido, a presença de Camões na vila é um dos seus pilares culturais, ainda que (não querendo desiludir) não seja certo que o poeta tenha mesmo vivido em Constância. 

De Castelo Novo a Belmonte

De Constância, o nosso roteiro continua seguindo os passos de Salomão rumo a Castelo Novo, a cerca de 20km de distância. Castelo novo fica no Fundão e tem origens ligadas aos Templários, pelo que a sua arquitectura é tipicamente medieval, ainda que existam também edifícios dos períodos Manuelino e Barroco. O castelo local, situado no alto de uma colina e que dá nome à vila, oferece vistas panorâmicas sobre a paisagem circundante. Visitar em certas épocas do ano traz outros benefícios, incluindo festivais e concertos realizados na linda igreja na base da cidadela. Ao descer para a estrada principal - esta aldeia fica perto da autoestrada A23 - à direita encontra restaurantes com comida típica portuguesa. À esquerda, por seu turno, encontra uma praia fluvial, um ponto turístico popular durante os meses de verão. Poderá também conhecer o Cabeço da Forca, um monumento insólito cujos dois blocos de granito que lá se encontram têm este nome, segundo a lenda, porque o local era a forca do concelho, sendo visíveis pequenas marcas cravadas na pedra com simbologia funerária, o que inclui duas caveiras e um par de tíbias cruzadas. 

Partimos agora rumo a Belmonte, a cerca de 1h30 de distância. Com vários cafés aconchegantes, lojas de antiguidades e lojas de souvenirs, em Belmonte poderá conhecer o castelo, fundado em 1258 pelo rei D. Afonso III, e que tem mais para oferecer do que simplesmente as suas muralhas, por isso não deixe de visitar o seu interior. Salientamos também o Museu Judaico e o Museu dos Descobrimentos. Os apreciadores de turismo gastronómico também poderão visitar o Museu do Azeite. Conheça também a Igreja de Santiago, construída na primeira metade do século XIII, que integra o Caminho Português de Santiago. A vila tem uma ligação forte a Pedro Álvares Cabral, pelo que lhe foi erguida uma estátua, que se encontra a poucos metros do Museu dos Descobrimentos. A nossa última paragem em Belmonte passa pelas ruínas da Torre Romana de Centum Cellas, a cerca de 4km do centro, pelo que poderá usar a autocaravana para se deslocar até ao local. A funcionalidade desta construção enigmática nunca foi esclarecida, mas pode ter sido uma moradia rural da época romana, uma templo ou até uma prisão, uma vez que não há consenso entre os historiadores. 

De Sortelha a Cidadelhe

Partimos agora rumo a Sortelha, a cerca de meia hora de distância de Belmonte. Sortelha é uma aldeia bem medieval, com as suas muralhas e, como não poderia deixar de ser, com o seu castelo que está inserido num maciço granítico a 2500 metros acima do nível do mar. Este castelo é considerado o mais antigo da época romana construído nesta região beirã. 

Mas antes de conhecer o castelo, entre em Sortelha pela Porta da Vila, umas das principais portas de entrada nas muralhas, num cenário digno de um filme de época. Conheça ainda o Largo do Corro, a Rua da Fonte e a Rua Direita, que são as artérias principais que cruzam a aldeia. Deixe-se perder pelo espírito da aldeia e vá percorrendo as ruas estreitas e antigas, ladeadas por casas de pedra com enorme valor patrimonial e histórico, como é exemplo a Casa Número Um, que é possivelmente a mais antiga, a Casa da Janela Manuelina, dos Falcões, do Escrivão, do Governador ou do Juiz Árabe. 

Seguimos então rumo a Cidadelhe, classificada como Património Mundial da Humanidade da UNESCO, devido às figuras rupestres que se encontram gravadas em granito e que remontam à Pré-História. A aldeia está inserida na área do Parque Arqueológico do Vale do Côa e encontra-se num ponto alto, entre os rios Côa e Massueime. A história recente desta aldeia está intimamente ligada a José Saramago, uma vez que o escritor escreveu que Cidadelhe era o “calcanhar do mundo”, por estar no extremo norte do seu concelho. Dos solos férteis de Cidadelhe resulta uma herança que relembra a produção de vinho, azeite e fruta. Conheça a Igreja Paroquial de Cidadelhe (estilo barroco), o Castelo dos Mouros ou o Poio do Gato e deixe-se perder nesta aldeia com cerca de 30 habitantes que proporciona também um autêntico regresso ao passado.

Castelo Rodrigo

Como todas as aldeias, Castelo Rodrigo é um local a experimentar a pé devido à dimensão das suas ruas. Perfeitamente restaurada no topo de uma colina, em Castelo Rodrigo explore a antiga fortaleza e desfrute das vistas extraordinárias que alcançam território espanhol. Entre na aldeia pela Porta do Sol, também conhecida como Porta Nascente, que é a entrada principal na aldeia. A viva natureza e as serras envolventes enchem a paisagem de Castelo Rodrigo e as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura são um dos ex-libris desta aldeia. Este palácio foi durante muito tempo um símbolo muito presente do domínio filipino e da opressão espanhola, pelo que este palácio do século XVI apresenta um tamanho desproporcional em relação à aldeia onde se encontra, tendo ainda desempenhado um papel militar relevante nos séculos que se seguiram. 

De seguida, visite o Castelo de Castelo Rodrigo, que é o coração da aldeia histórica e que lhe dá o nome. O castelo é pitoresco e existem vários pontos para percorrer, pelo que poderá pedir um mapa e comprar o bilhete no Posto de Turismo que se encontra perto do mesmo. Visite ainda a Igreja de Nossa Senhora do Rocamador, a Torre do Relógio e conheça a Lenda da Marofa. 


Se gostou do roteiro da viagem do elefante Salomão em autocaravana, não deixe de conhecer o nosso roteiro pelas aldeias históricas portuguesas. Poderá inclusive interligar os dois roteiros e planear uma viagem que inclua todas as aldeias ou apenas parte delas, mais concentradas geograficamente. Reserva já a sua autocaravana em Yescapa e parta à descoberta do interior português e da sua riquíssima história.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

passaporte douro
Crush

Passaporte Douro: Descobrir o Douro em autocaravana

O Passaporte Douro promete fazê-lo descobrir a região do Douro de uma forma muito especial. Embarque nesta viagem com a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) e a Yescapa e descubra a gastronomia e a riqueza histórica e arquitetónica. 

coimbra photo de couverture
Viagens na cidade

Visitar Coimbra - 10 locais a conhecer

Coimbra, cidade no centro de Portugal, conhecida por ser a cidade universitária. Mas os encantos de Coimbra não se perdem só na folia estudantil e vida universitária. Banhada pelo Rio Mondego, esta é uma cidade histórica, outrora palco de uma das mais belas histórias de amor portuguesa.

sintra em autocaravana
Cultura

Sintra em Autocaravana

Sintra é uma vila portuguesa que fica a 25km de Lisboa. Muitos que visitam Lisboa acabam por passar por Sintra e encantar-se pelos seus magníficos palácios. Na sua escapadela de autocaravana ou campervan não pode deixar de visitar Sintra, Património Mundial da UNESCO desde 1995. A serra enfeitada com magníficos palácios e até um castelo, faz-nos pensar que estamos num conto de fadas. A Natureza em total harmonia com todos os seus incríveis monumentos e a serra o miradouro perfeito sobre o mar. A Família Neves visitou Sintra em autocaravana e partilhou connosco sugestões de locais a não perder. Alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e parta à aventura com família ou amigos.