Aldeias Históricas Portuguesas em autocaravana

aldeias historicas em autocaravana

Em 1991 foi iniciado um programa para restaurar e promover 10 aldeias históricas, marcantes na história de Portugal, e mais tarde foram acrescentadas mais 2 aldeias, em 2003, elevando o total para 12. Localizadas na Beira Interior, a relevância destas aldeias residia na sua localização - perto da fronteira espanhola - onde a necessidade de defesa significava construir pequenas vilas e castelos para povoar e fortificar o território. Aqui poderá sentir a liberdade do mundo rural e a segurança aconchegante dos recintos murados. Venha descobrir trilhos de caminhada, conheça a história local e também a sua saborosa gastronomia. Alugue já a sua autocaravana ou campervan em Yescapa e venha connosco conhecer as aldeias históricas da Beira Interior. 

Piódão

Piódão é a única entre as 12 aldeias que não tem um castelo. Essa defesa seria desnecessária, dado que Piódão fica numa encosta escondida na serra do Açor, perto da Serra da Estrela, a serra mais alta Portugal continental. Esta é uma aldeia tradicional até porque, como todas as outras, tem as suas habitações construídas em granito e xisto. Prepara-se para uma longa caminhada até à aldeia, dado que só assim se pode percorrer as ruas estreitas entre as casas antigas.

Linhares da Beira

Com uma longa história, estando mencionada em Foral assinado pelo Rei em 1189, esta vila medieval tem no castelo o seu centro, que está estrategicamente localizado de frente para o rio Mondego. Não deixe de visitar a igreja românica com pinturas em madeira atribuídas ao grão-mestre do Renascimento português Vasco Fernandes, mais conhecido como Grão Vasco (“O Grande Vasco”).

Trancoso

Como é comum a praticamente todas as aldeias, Trancoso foi em tempos um ponto de discórdia entre cristãos e mouros. No século XV, a aldeia viu chegar emigrantes judeus da Espanha, contribuindo para o que hoje se conhece do patrimônio cultural de Trancoso. Com uma população de cerca de 3.000 habitantes, Trancoso é conhecida pelas estreitas ruas de pedra e numa magnífica entrada da muralha da cidade em homenagem a D. Dinis, que aqui casou com Isabel de Aragão, em 1288. Uma aldeia cheia de história, portanto. Experimente uma especialidade local: sardinhas doces. 

Marialva

Embora a maioria dos edifícios de Marialva datem do século 16, esta bela vila medieval tem raízes na época romana. Segundo a tradição, quanto mais importante era uma cidade, mais degraus tinha seu pelourinho. O de Marialva tem uns impressionantes oito degraus e este facto curioso faz parte do imaginário cultural local.

Castelo Rodrigo

Como todas as aldeias, Castelo Rodrigo é um local a experimentar a pé devido à dimensão das suas ruas. Perfeitamente restaurada no topo de uma colina, em Castelo Rodrigo explore a antiga fortaleza e desfrute das vistas extraordinárias que alcançam território espanhol.

Almeida

Esta vila herdou o nome do árabe ‘al-Ma'ida’ que significa "o planalto". No entanto, os mouros chegaram mais tarde, uma vez que esta zona foi colonizada desde a Idade do Bronze e do Ferro. No século XVII, uma fortaleza foi construída para proteger a vila, fortaleza essa conhecida pelos desenhos em forma de estrela espalhados pelas paredes que a rodeiam.

Castelo Mendo

A 20 minutos de carro de Almeida, grandes estátuas da Idade do Ferro guardam a entrada do castelo local. Em Castelo Mendo poderá caminhar por entre ruínas, túmulos e cisternas. Esta aconchegante vila medieval era um importante centro urbano por causa de seus mercados de rua e posição defensiva. Hoje em dia, os visitantes são atraídos também pelo festival anual medieval, que acontece no final de março ou abril.

Sortelha

O castelo desta vila medieval, empoleirado num maciço granítico a cerca de 2500 metros acima do nível do mar, tem a particularidade de ser o mais antigo castelo da época romana construído na Beira Interior. Como é frequente nestas aldeias, Sortelha assenta sobre um território acidentado e rochoso. Uma igreja do século XIV, uma loja de artesanato ou serviços de restauração, localizados na entrada do portal gótico, combinam para oferecer aos visitantes um dia agradável.

Belmonte

Com vários cafés aconchegantes, lojas de antiguidades e lojas de souvenirs em Belmonte poderá conhecer o castelo que tem mais para oferecer do que simplesmente as suas muralhas, por isso não deixe de visitar o interior. Salientamos também o Museu Judaico e o Museu dos Descobrimentos. Os apreciadores de comida também podem visitar o Museu do Azeite.

Castelo Novo

O castelo local, situado no alto de uma colina, oferece naturalmente vistas panorâmicas sobre a paisagem circundante. Visitar em certas épocas do ano traz outros benefícios, incluindo festivais e concertos realizados na linda igreja na base da cidadela. Ao descer para a estrada principal - esta aldeia fica perto da autoestrada A23 - à direita encontra restaurantes com comida típica portuguesa. À esquerda, por seu turno, encontra uma praia fluvial, um ponto turístico popular durante os meses de verão. 

Monsanto

Famosa antes de ser reconhecida como aldeia histórica em 1995, Monsanto tinha sido declarada “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal” em 1938. A parte mais antiga é também o seu ponto mais alto, onde os Cavaleiros Templários construíram uma torre. No caminho para o castelo, passará por uma caverna e pelo forno da vila. Enquanto estiver aqui, poderá ver o povoado original construído em torno da capela de São Miguel, as ruínas da Torre do Pião erguendo-se sobre a aldeia e enormes rochedos de pedra bruta supostamente (segundo a lenda local) lá colocados por gigantes.

Idanha-a-Velha

Fãs de arquitetura: terminam no lugar certo. Idanha-a-Velha é reconhecida como uma das aldeias mais antigas do país, a sua herança reflete influências celtas, clássicas romanas, visigóticas, árabes, medievais e manuelinas portuguesas. E tem mais: a igreja local, do século XVI, contém a maior coleção de epígrafes romanas da Europa.

Onde Pernoitar na Beira Interior em autocaravana

Parque de Campismo do Vilar - Barragem do Vilar Parque de Campismo do Freixial Valhelhas Camping Parque De Campismo Municipal De Idanha-a-Nova ASA Barril de Alva ASA Serra da Estrela

Alugue uma autocaravana ou campervan em Yescapa e descubra as aldeias históricas portuguesas.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

meilleurs campings eco responsables europe
Eco responsável

Os melhores campings eco-responsáveis na Europa

Seja um viajante experiente ou um iniciante, nunca é tarde para experimentar algo novo. As férias em família são uma oportunidade única para criar laços, explorar novos lugares e desfrutar de momentos inesquecíveis. No entanto, com a crescente preocupação ambiental, muitas famílias procuram maneiras de tornar suas férias mais sustentáveis e responsáveis. É aí que entram os eco-campings, uma alternativa cada vez mais popular para aqueles que procuram combinar as vantagens das férias ao ar livre com a preservação do meio ambiente.

h kamran kadi2bszuno unsplash
Cultura

Roteiro: A viagem do elefante em autocaravana

A Viagem do Elefante, obra de José Saramago, o Nobel da Literatura português, retrata o longo percurso de um elegante indiano, de seu nome Salomão, desde Belém - em Lisboa - até à Áustria, como prenda de casamento do Rei D. João III ao arquiduque austriaco Maximiliano II. Para além de ser uma das obras mais marcantes de Saramago, a obra retrata a longa e sofrida viagem do paquiderme, que antes de galgar fronteiras rumo à Áustria, faz um longo percurso dentro de portas, pelo interior português. Dado o mote, venha connosco fazer um roteiro pelo coração de Portugal em autocaravana e aproveite para reviver a viagem que noutro século percorreu o elefante Salomão. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e parta de Lisboa rumo a Castelo Rodrigo! 

circuit bretagne camping car itineraire 1140x400
Estradas excepcionais

Roteiro pela Bretanha em autocaravana

Se tem sede de aventura e novidade, venha descobrir os tesouros da mais bela região da França, fazendo um circuito pela região da Bretanha em autocaravana. Aqui encontrará os melhores locais para conhecer bem como indicações de áreas onde pernoitar, dicas imprescindíveis para uma roadtrip excecional. Venha connosco!