25 áreas para autocaravanas na praia em Espanha

areas en la playa portada 1140x400

As temporadas de sol, como a primavera e o verão, são períodos perfeitos para descansar e respirar um ar diferente do da vida quotidiana. As escapadinhas mais populares nestas épocas incluem fazer-se à estrada até ao mar e aproveitar a praia e os seus arredores.

Mas, depois de ter desfrutado do mais belo pôr-do-sol, onde estacionar o furgão ou a autocaravana? Foi por isso que selecionamos 25 áreas para autocaravanas na praia ou muito perto do mar, para que possa estacionar sem problema na sua viagem pelo litoral.

Áreas para autocaravanas nas praias do Mar Mediterrâneo 

Como não começar pelo Mar Mediterrâneo? As suas famosas águas turquesas, o seu calor e as suas famosas praias… representam o percurso ideal para uma escapadinha pelo largo do litoral em autocaravana ou furgão. O melhor para desfrutar deste maravilhoso local por inteiro é dormindo perto da orla, num dos parques de autocaravanas mesmo ao lado da praia. 

Andaluzia

Província de Málaga

A província de Málaga é conhecida pelos seus 160km de litoral na Costa do Sol. Entre mar e montanha, esta província andaluza é um sítio ideal para alugar uma autocaravana ou furgão na Andaluzia. 

Área Puerto Deportivo (Caleta de Vélez)

Serviços disponíveis:

Pernoita, duches e mudança de água. Os outros serviços encontram-se no centro da cidade, a cerca de 500m de distância.

Arredores:
A cerca de 40 km de Málaga, a cidade Caleta de Vélez é uma zona portuária conhecida pela sua atração turística. Com as suas paisagens costeiras, a cidade vive principalmente da pesca e oferece inúmeros bares e restaurantes aos seus visitantes. 

Área de Málaga Beach (Málaga)

Serviços oferecidos:

Pernoita, electricidade, mudança de águas e Wi-Fi gratuito.

Arredores:

Capital da província a que dá o nome, a cidade de Málaga está rodeada por colinas e montes. A arquitectura dos seus edifícios históricos, assim como a estrutura do seu centro urbano, irão maravilhá-lo. Depois de ter visitado a cidade, é certo que quererá percorrer toda a costa de Málaga na sua autocaravana!

Província de Granada

A província de Granada tem uma imensa variedade de paisagens e climas. Trata-se de uma das províncias mais diversificadas de Espanha. As suas costas são um encanto, tornando bastante agradável um dia de sol numa das suas extensas praias ou até nos seus pequenos caminhos de pedra, após ter dormido numa área para a autocaravana na praia.

Tropik AC camper park (Castell de Ferro)

Serviços oferecidos:

Pernoita, electricidade, serviço de restaurante e comércio próximo

Arredores:

Castell de Ferro é uma pequena povoação da costa granadina. Com 3000 habitantes, é um local apaziguador com um encanto sem igual. Destacam-se os vestígios do seu antigo castelo em cima de um monte e a igreja paroquial do século XVI. 

Província de Almería

A Este, a comunidade andaluza cruza com o Mar Mediterrâneo através da província de Almería. Graças à sua abertura para o resto da Europa e África, o sector foi testemunho da passagem de várias civilizações que deixaram vestígios arquitetónicos em vários recantos da Almería. Através dos séculos, todos se encantaram pelo seu litoral e praias, que acolhem turistas que estacionam nas áreas das caravanas ao pé do mar. 

Área do porto desportivo de Almerimar (Almería)

Serviços oferecidos:

Estadia até 48h, pernoita, electricidade e mudança de águas, localizada no mesmo porto.

Arredores:

Fundada pelos árabes, a cidade de Almería oferece monumentos históricos dignos de visitar como Alcabaza, uma fortaleza enredada da sua história peculiar. A diversidade das suas praias e as respectivas águas turquesas, são argumentos sólidos que permitem aos visitantes mudar totalmente de ares e desfrutar de umas férias ensolaradas.

Área de Roquetas de Mar

Serviços oferecidos:
Pernoita, mudança de águas e duches. Praia a 500m.

Arredores:
Nos arredores de Roquetas de Mar, encontra-se o sítio natural de Entinas-Sabinar, a maior reserva da biosfera da província. Pode aceder-se a pé ou de bicicleta. Na própria cidade destaca.se a fortaleza do Castelo de Santa Ana, que acolhe exposições e outras manifestações culturais.

Múrcia

A região de Múrcia é conhecida pelas suas inúmeras praias que formam a Costa Cálida. Graças à diversidade das suas paisagens, ora desérticas, ora montanhosas, ora marítimas, mas sempre ensolaradas, a zona atrai vários viajantes que alugam uma caravana ou furgão em Múrcia.

Camper Área Aníbal (Águilas)

Serviços propostos:

Iluminação noturna, electricidade, pernoita e mudança de águas.

Arredores:

Localizada no golfo de Mazarrón, o ponto mais meridional da comunidade, a cidade de Águilas é conhecida pelas suas festas carnavalescas, tão famosas que foram declaradas como Interesse Turístico Internacional. A zona foi povoada por várias civilizações, entre as quais os romanos, que deixaram marcas como numerosas termas romanas que podem ser visitadas até aos dias de hoje. 

Camper Park La Ribeira (San Javier)

Serviços propostos:

Pernoita, electricidade, mudança de águas, máquina de lavar e Wi-Fi.

Arredores:

San Javier é um destino muito popular no verão devido aos km de praias ensolaradas que se estendem por ambos os lados da cidade. A sua geografia é perfeita para os amantes do bronzeado e dos banhos no mar, mas também para os amantes da natureza, já que alberga o Parque Regional de las Salinas y Arenales de San Pedro del Pinatar.

Comunidade Valenciana

Província de Alicante

Alicante dispõe de numerosos destinos turísticos que acolhem os viajantes atraídos pelo sumptuoso panorama da Costa Blanca. Para percorrê-los a todos, não há melhor opção do que o aluguer de autocaravanas por Alicante.

Área Sol de Calpe Austral (Calpe)

Serviços propostos:

Electricidade, mudança de águas, duche e piscina 

Arredores:

Situado na costa Norte da província de Alicante, Calpe destaca-se pelo Parque Nacional Penyal d’Ifach, uma imensa rocha de mais de 300m de altura. É possível aceder ao topo percorrendo um caminho inclinado. Desde cima, terá uma vista panorâmica da região. A poucos quilómetros, encontram-se umas salinas, onde é possível observar-se 173 espécies de aves diferentes.

Camper Park San Antonio (Altea)

Serviços propostos:

Electricidade, bar com Wi-Fi grátis e máquina de lavar.

Arredores:

Altea pertence aos povos costeiros mais bonitos de Espanha, graças às suas falésias e águas turquesas. Entre monte e mar, o antigo centro desta cidade pesqueira soube conservar todo o seu encanto histórico. O encanto pitoresco das suas ruas equivale à beleza das suas paisagens ensolaradas.

Província de Valência

À parte da cidade de Valência, a província que possui o mesmo nome, consta com diversos espaços naturais e com uma costa de mais de 100 km de areia branca e, claro, dispõe de autocaravanas ao pé da praia. Como sabe, esta é uma região com uma forte identidade cultural, histórica e gastronómica.

Camping Car La Marina (Valência)

Serviços propostos:

Pernoita, mudança de águas, comodidades muito próximas.

Arredores:

A cidade de Valência tem um grande centro histórico onde se encontram numerosos edifícios proeminentes herdeiros dos seus séculos de história. Cada um dos seus bairros têm o seu próprio ambiente, dando um encanto único à cidade. Contudo, a província de Valência também merece um desvio: aconselhamo-lo a aproveitar a sua viagem em autocaravana pela região para visitar as povoações mais bonitas de Valência. 

Província de Castellón

Castellón é uma província conhecida tanto pelas suas ruas e praias da Costa Azahar, como pelos seus parques naturais em zonas montanhosas. É uma região bastante diversa e não pode perder nenhum dos seus arredores. Se visita Castellón, aconselhamo-lo a começar pelo interior das suas terras e logo estacionar o seu veículo em uma das suas áreas de autocaravanas na praia.

Área de la Playa Casablanca (Almenara)

Serviços propostos:

Alojamento até 72 horas, serviços de água, saneamento e electricidade. Foi inaugurado este inverno.

Arredores:

A povoação de Almenara encontra-se no limite entre planícies e montanhas. A colina que domina a povoação alberga os vestígios do castelo de Almenara. No centro do município, encontrará muralhas medievais bastante pitorescas. A zona contempla também recursos naturais preciosos: lagos, pântanos e a famosa Playa Casablanca.

Cataluña

Província de Tarragona

Com os seus diversos Parques Naturais, a região de Tarragona é a zona ideal para os desportos ao ar livre. Porém, o centro histórico da capital também merece atenção. O ponto alto de umas férias nesta província é la Costa Dorada, onde encontrará as seguintes áreas de autocaravanas na praia. 

Área 340 (Roda de Berá)

Serviços propostos:

Pernoite, mudança de águas, electricidade e Wi-Fi 

Arredores:

A 20 minutos de Tarragona, Roda de Berá é uma povoação com muito encanto. Conta com 4 zonas balneares distintas, sendo a maior delas a Playa Larga, que se estende por mais de um quilómetro. No centro da cidade, destacam-se vários monumentos culturais e históricos, como o Arco de Bará, construído pelos romanos, ou a igreja paroquial San Bartolomé.

Camper Park Playa y Fiesta (Cambrils)

Serviços propostos:

Pernoita, electricidade, várias actividades familiares e desportivas.

Arredores:

A cidade de Cambrils está rodeada de serras. O município está repleto de lugares de interesse, no entanto, destaca-se o seu bairro antigo, situado a 1 quilómetro do mar, onde nasceu a fundação da povoação durante a Idade Média. Localizado a 15 minutos do município de Salou, Cambrils é o destino perfeito para pernoitar depois de uma viagem a Port Aventura em autocaravana. 

Província de Barcelona

Área Camper Barcelona Beach (Cabrera de Mar)

Serviços propostos:

Pernoita, mudança de águas, eletricidade e Wi-Fi.

Arredores:

Cabrera de Mar é um pequeno município situado a 2 quilómetros do mar. O município está construído sobre as ruínas de uma importante cidade comercial da época romana. Portanto, esta zona oferece importantes locais arqueológicos.

Cabrera de Mar está situado a 30 quilómetros de Barcelona, pelo que pernoitar nessa zona irá permiti-lo descobrir as maravilhas da capital catalã. 

Província de Girona

Situada no noroeste da região de Catalunha, a província de Girona possui uma excelente localização geográfica, que a torna um destino turístico bastante reconhecido. Entre as suas paragens com muito encanto e a sua abundante oferta cultural, a província de Girona é um destino para todo o ano. Visitando a Costa Brava ou o interior das suas terras, irá encontrar uma maravilha atrás da outra.

Autocaravaning Park Roses (Roses)

Serviços propostos:

Pernoita, mudança de águas, electricidade 

Arredores:

Roses tem o típico encanto das povoações catalãs. Devido à sua grande atratividade turística, a cidade teve um crescimento impressionante nos últimos 20 anos. Além das suas praias de areia branca, destaca-se o seu recinto rodeado de muros construídos pelos gregos.

Sagaró Área-Bike Caravan (Sant Feliú De Guixols)

Serviços propostos:

Pernoita, mudança de águas, eletricidade 

Arredores:

A cidade de Sant Feliu de Guíxols é um destino perfeito tanto para as férias ensolaradas, graças ao seu clima mediterrânico, como para umas férias culturais. Do seu importante património histórico, destaca-se a Porta Ferrada, os vestígios de um antigo palácio que, segundo algumas fontes, pertenceu a um antigo abade. 

Áreas de autocaravanas nas praias do Mar Cantábrico

Cantabria

Área de Marina-Santander (Camargo)

Serviços propostos:

Pernoita, eletricidade, mudança de águas, câmaras de videovigilância 

Arredores:

Se decidir alugar uma autocaravana em Cantabria, não poderá perder a oportunidade de conhecer Camargo e principalmente a Cueva de El Pendo. Trata-se de uma zona arqueológica onde se descobriram pinturas rupestres e esculturas pré-históricas. No próprio município irá ainda encontrar vários edifícios notórios, entre os quais o Palácio del Marqués de Villapuente, monumento pitoresco e também a atual sede da sua Junta de Freguesia. 

Área de Suesa-Somo (Somo)

Serviços propostos:

Pernoita até 96h, eletricidade, internet, WC, duche e comércios próximos 

Arredores:

Somo pertence ao município de Ribamontán e está ligada à cidade de Pedreña através da famosa Puente de Somo, inaugurada em 1978. As paragens ao redor de Somo são compostas de falésias e campos e montes esverdeados. A sua proximidade a Santander, permitir-lhe-á visitar ambos os locais sem problema. 

Rías Altas (Galicia)

Província de Lugo

Área de San Ciprián

Serviços propostos:

Pernoita até 48h, serviços e comércios próximos no centro da cidade 

Arredores:

San Ciprián é uma península aberta ao mar cantábrico, onde se encontram edifícios pitorescos e coloridos. Aprecia-se pela tranquilidade das suas praias e a suavidade do seu clima oceânico. Com poucos habitantes e grandes caminhos isolados, é o destino ideal para se desconectar da multidão e descansar com calma.

Província de A Coruña

A província de A Corña tem um extenso litoral conhecido como Costa da Morte. As suas águas são lar de uma grande biodiversidade marítima, já que a zona abriga numerosos ecossistemas. Alugar uma autocaravana na Galícia e percorrer a costa de A Coruña é um plano estupendo para umas férias em família ou com amigos.

Área de Marina-Coruña (A Coruña)

Serviços propostos:

Pernoita, mudança de águas, duches e lavandaria

Arredores:

A cidade de A Coruña tem um centro urbano realmente sumptuoso, como demonstra a sua grandiosa Praça de María Pita. Entre outras maravilhas, vale também assinalar a Torre de Hércules, o farol mais antigo em atividade. A uma hora de carro de Santiago de Compostela, A Coruña é o ponto de partida ideal para explorar a Galícia em autocaravana.

Áreas de autocaravanas nas praias do Atlântico

Rias Baixas (Galícia)

Provincia de A Coruña

A costa da província de A Coruña extende-se tanto pela parte oeste do mar Cantábrico, como pela parte oriental do oceano Atlântico. Não se preocupe, pois graças às suas inúmeras vilas costeiras e à diversidade do seu litoral, há bastante para se fazer!

Área de O Campo (Fisterra)

Serviços propostos:

Pernoita, mudança de águas, posto de gasolina, restaurantes e comércio a 500m 

Arredores:

O município de Fisterra localiza-se no cabo de Finisterre: é aqui que acaba o Caminho de Santiago. Na ponta ocidental da zona, situa-se o farol de Finisterre, local onde os peregrinos vão ver “morrer o sol”. Na própria cidade encontra-se ainda o castelo de San Carlos, um forte construído no reino do rei Carlos III de Espanha.

Província de Pontevedra

Entre a serra e a costa, a província de Pontevedra dispõe de tudo para desfrutar desta bela viagem. Encontrará monumentos megalíticos e outras curiosidades históricas enquanto percorre a zona. E, claro, poderá desfrutar das áreas perto da praia.

Camping-Car Área Playa Arneles (Cangas)

Serviços propostos:

Pernoita, mudança de águas, eletricidade, lavandaria, duche e comércios próximos 

Arredores:

A cidade de Cangas, encontra-se sobre dois rios que desaguam no oceano Atlântico. É um dos municípios espanhóis com maior longitude costeira e possui 38 praias. Uma das curiosidades desta povoação é a diferença entre as suas práticas culturais (gastronomia, danças, desporto) com o resto da Galícia. No entanto, é um local imprescindível na sua rota pela província de Pontevedra e Rías Baixas.

Área de Arousa Surf Camp (Arousa)

Serviços propostos:

Pernoita, mudança de águas, eletricidade, bar da praia 

Arredores:

O município de Arousa é formado por um conjunto de ilhas e ilhotas localizadas na ria de Arousa. É o único município insular da Espanha metropolitana. É um verdadeiro paraíso turístico graças à ponte que, desde 1985, une o seu território ao continente.

Costa de Cádiz (Andalucía)

Para terminar, voltamos ao sul de Espanha. A província de Cádiz e a sua Costa de la Luz, estão cheias de praias bastante diversas: urbanas com multidões na época de sol, ou mais isoladas e quase vazias em algumas zonas. Para desfrutar da variedade de paisagens desta província, o melhor é alugar uma autocaravana em Cádiz, e após ter percorrido a zona, estacionar numa área de autocaravanas na praia.

Sanlúcar AC Parking (Sanlúcar de Barrameda)

Serviços propostos:

Pernoita, mudança de águas, duches, Wi-Fi e eletricidade 

Arredores:

Perto do estuário do rio Gudalquivir, Sanlúcar de Barrameda está localizado de 50km de Cádiz e a 100m de Sevilha. As suas praias brancas são o seu maior argumento, mas o centro da cidade não passa despercebido: Sanlúcar tem um património histórico-artístico singular e conta com numerosos parques e jardins maravilhosos.

Área del Puerto Deportivo (Barbate)

Serviços propostos:

Todas as comodidades estão disponíveis e os comércios estão a poucos metros do centro urbano

Arredores:

Se não pelas suas praias extensas de areia branca, tem de visitar Barbate pelo seu Parque Natural de La Breña y Marismas del Barbate. Esta zona marítima e terrestre de mais de 5000 hectares possui uma incrível diversidade de aves, mas também inúmeras espécies marinhas. 

Área de la playa de Bolonia (Tarifa)

Serviços propostos:

Pernoita, eletricidade, mudança de águas, restaurante, comércios e outros serviços ao redor

Arredores:

O oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo encontram-se em Tarifa. Entre os seus bairros compostos de casas brancas, poderá descobrir o seu belo centro histórico e os vestígios das civilizações muçulmana e romana. Obviamente, não se pode planear uma passagem por Tarifa sem aproveitar as suas incríveis praias de areia fina.


Despertar com vista para a praia e adormecer embalado pelo som das ondas é uma sensação mágica. Mas para consegui-lo, devemos ser respeitadores e acampar apenas em lugares permitidos. Todas as áreas de autocaravana junto à praia que selecionamos neste artigo são lugares especificamente designados.

Como pode ver, existem magníficas áreas de autocaravana junto à praia e ao mar em todas as costas de Espanha. Dessa forma, poderá desfrutar de dormir perto da praia em autocaravana em qualquer zona. Não espere mais para aproveitar uma escapadela e alugar desde já uma autocaravana ou um furgão com a Yescapa.  

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

7 maravilhas de portugal   photo de couverture
Montanha

As 7 Maravilhas naturais de Portugal

Viajar não é sinónimo de ir para longe ou de sair do país, muitos, decidem viajar em "casa", de norte a sul do país e ilhas, todo Portugal tem o seu encanto. Do litoral até zonas mais rurais encontramos paisagens de cortar a respiração. Antes de partir para longe, lembre-se que vive dentro de uma pérola rara. E para o convencer recordemos a eleição de 2010 das 7 maravilhas naturais de Portugal. Este artigo pode-o ajudar a preparar o seu itinerário de viagem por Portugal.

ecovia do litoral em autocaravana
Estradas excepcionais

Ecovia do Litoral Norte em Autocaravana

Em pleno Alto Minho Litoral, no extremo noroeste de Portugal, a Ecovia do Litoral Norte prolonga-se pelos concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha e compreende largos troços (a ligação completa está ainda inacabada) de passadiços que se estendem lado a lado com o Oceano Atlântico, sempre acompanhado pelas bonitas praias da região.

geres22
Crush

Roteiro em Autocaravana no Gerês

Para quem aprecia explorar um cenário de montanha e floresta com a “casa às costas”, o Gerês é o destino perfeito. Com amigos ou em família, o Parque Nacional da Peneda-Gerês oferece uma biodiversidade vasta e é considerado uma das regiões verdes mais bonitas de Portugal, o que lhe vale o reconhecimento como “reserva  mundial da biosfera” por parte da UNESCO. Ideal para os mais aventureiros, o Gerês reserva um infindável leque de surpresas. Dos cantinhos mais conhecidos aos mais inexplorados, use calçado confortável e parta à descoberta do melhor que esta região tem para oferecer. A poucos quilómetros de Braga, onde poderá alugar uma autocaravana ou campervan através da Yescapa, suba a bordo e usufrua da mobilidade que o veículo lhe permite para explorar o vasto Parque Nacional da Peneda-Gerês.