Visitar Coimbra - 10 locais a conhecer

coimbra photo de couverture

Coimbra, cidade no centro de Portugal, conhecida por ser a cidade universitária. Mas os encantos de Coimbra não se perdem só na folia estudantil e vida universitária. Banhada pelo Rio Mondego, esta é uma cidade histórica, outrora palco de uma das mais belas histórias de amor portuguesa.

Com este artigo, fizemos uma seleção de 10 locais a ver em Coimbra, mas poderiam ser 20 ou 30, que o farão render-se ao seu encanto e à sua rica história.

Faça as malas, alugue uma autocaravana, e venha descobrir o que de melhor Coimbra tem para oferecer.

1. Universidade de Coimbra 

universidade de Coimbra

A antiguidade da universidade remonta até 1290, o que torna esta instituição a mais antiga de Portugal, e uma das mais antigas do mundo ainda em funcionamento. 

No interior do Paço das Escolas tem muito para conhecer, começando por a porta férrea, "A Cabra" (torre da universidade), a capela de São Miguel e a biblioteca Joanina. Contando com uma herança histórica incontornável e um património material e imaterial único, é desde 2013 Património Mundial da UNESCO, o que a torna um dos ex-libris de Coimbra e um dos locais obrigatórios para ver em Coimbra.

Autocaravanas disponíveis em Coimbra

Campervan

Vagos

4 viajantes

4,5 (6) Best Owner
A partir de
25 €

2. Conímbriga

Conímbra

Situada a poucos minutos (de carro) do centro de Coimbra, local onde estão concentradas importante ruínas romanas. Importante centro arquiológico, aqui pode encontrar provas arqueológicas de que Coimbra foi habitada pela primeira vez entre o século IX a.C. e os séculos VII-VIII. 

Classificada como "Monumento Nacional" desde 1910, em Conímbriga as muralhas da cidade, os sistemas fluviais, os banhos termais, os mosaicos, e ainda um museu que compila os objectos encontrados durante as escavações, são alguns dos locais a visitar.

3. Quinta das Lágrimas

Cenário de romance e tragédia, a Quinta das Lágrimas foi palco da fatídica história de amor de Dom Pedro de Portugal e D. Inês de Castro, até hoje presente no imaginário popular. 

Situada do outro lado do Mondego, para conhecer melhor a Quinta das Lágrimas não deve deixar de explorar as ruínas neolíticas, o palácio do século XIX e a célebre Fonte das Lágrimas, na qual Inês de Castro foi executada. 

4. Portugal dos Pequenitos

portugal dos pequenitos

O que fazer em Coimbra quando se viaja com crianças? O Portugal dos Pequenitos é um ponto obrigatório. Fundado em 1940, é um parque pedagógico direccionado sobretudo para os mais pequenos, que reflecte as características mais marcantes de Portugal, quer a nível cultural, quer a nível arquitetónico. As casas em miniatura retratam a arquitectura de diversas zonas de Portugal e ainda de países de expressão portuguesa, como Brasil, Angola, etc. 

Ideal para  "miúdos" como os "graúdos", permite uma viagem à História de Portugal, o que torna este parque num dos locais a visitar obrigatórios em Coimbra.

5. Sé velha de Coimbra

Visite a Catedral e antiga Igreja da Sé em Coimbra, um dos mais antigos e principais pontos turísticos de Coimbra que deve conhecer na cidade. Construída em 1139, durante o reinado de D. Afonso Henriques, é um edificio imponente que lembra um pequeno castelo e que congrega em si três diferentes estilos arquitectónicos: românico, gótico e renascentista. 

Situada em pleno centro histórico da cidade de Coimbra, todos os anos, a escadaria da Sé Velha acolhe uma das principas tradições estudantis portuguesas: a Serenata Monumental que marca o início da semana da queima das fitas dos estudantes, um momento a não perder em Coimbra.

6. Baixa de Coimbra

É na baixa de Coimbra que pode encontrar o comércio típico da cidade. Vale a pena passear pelas ruas estreitas e cheias de vida, onde pode encontrar lojas típicas e restaurantes característicos. Praças, igrejas e pastelarias também se cruzarão consigo.  Durante a período escolar, a baixa de Coimbra inunda-se de negro, com os universitários trajados a rigor, cheios de orgulho, oferecendo uma nova vida à cidade.

7. Igreja de Santa Cruz

A igreja de Santa Cruz é uma das igrejas mais antigas de Portugal. Situada em pleno Centro Histórico de Coimbra, fui fundada em 1131, sendo D. Afonso Henriques o principal benemérito. Com uma entrada imponente, durante a época medieval, acolheu as elites do poder e da intelectualidade. Aqui jazem D. Afonso Henriques e seu filho, D. Sancho I.

8. Jardim Botânico de Coimbra

Inaugurado no século XVIII pelo Marquês de Pombal, o Jardim de Botânico da Universidade de Coimbra, encontra-se a três passos da Universidade de Coimbra, é constituído por mais de 13 hectares. Não deixe de passear pela Alameda das Tílias, pela Estufa Grande, Estufa Fria e pelo Fontanário. No Recanto Tropical, deparar-se-á com palmeiras de diferentes espécies oriundas de todos os continentes. De uma beleza impressionante, é o local ideal para descansar e aproveitar o que de melhor a natureza tem para lhe oferecer. A entrada é gratuita. 

9. Penedo da Saudade

O Penedo da Saudade, parque miradouro da cidade, está intimamente ligado à tradição académica da cidade. Situado num ponto alto e rochoso da cidade, reza a lenda que Dom Pedro costumava frequentar este local para chorar a perda da sua amada, Inês de Castro. 

Para além da vista sobre a parte oriental da cidade da cidade de Coimbra, podemos admirar as inúmeras placas comemorativas que os estudantes e ex-estudantes aqui deixaram para a posteridade. A tradição começou em 1855 mas perdura até aos dias de hoje.

10. Fado ao Centro, casa de Fado

Fado ao Centro, é uma casa de Fado bastante afamada nos arredores de Coimbra. Espaço musical e de partilha de experiências, diariamente, apresenta um espectáculo de Fado de Coimbra ao vivo, às 18h. A todos os que queiram visitar, a Casa aconselha a fazer a reserva antecipada.  No Fado ao Centro tem a possibilidade de visitar a oficina de construção de instrumentos e a Escola de Fado e Guitarra Portuguesa


Para obter mais dicas sobre Coimbra, nada melhor do que a Revista Coolectiva, uma revista online que divulga o que há de melhor na Região de Coimbra. Diariamente são publicados conteúdos diversos. Dê uma espreitadela e não se irá arrepender!

Aluguer autocaravanas Coimbra Yescapa 

Vai de viagem e ainda não tem o seu guia? Descarregue o nosso guía de viagens pela Europa gratuitamente : Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana!  

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

10 fotos das praias mais bonitas da europa
Na Europa

10 fotos das praias mais bonitas da Europa

O verão está a chegar e já damos por nós a perguntar onde vamos bronzear este verão! Durante esta época o turismo escolhido é na maioria o turismo balnear, estamos no fim de Maio e já sonhamos com uns banhos de sol, uns mergulhos e guardar o casaco no armário! Trouxemos até si as dez praias mais bonitas da Europa segundo a Yescapa e também muitas delas nomeadas por o site European Best Destination.

aveiro em autocaravana
Viagens na cidade

Visita a Aveiro em Autocaravana

Quando se fala de Aveiro é quase incontornável relembrar que a cidade portuguesa é conhecida como a “Veneza de Portugal”. E se é certo que há pontos de convergência entre as duas cidades, há também muito a descobrir em Aveiro que não se encontra na cidade italiana. Aveiro tem imensas particularidades e não faltam motivos para a visitar, desde a sua ria com os moliceiros aos famosíssimos ovos moles, a especialidade gastronómica da região. Por outro lado, não faltam os famosos canais e as pontes que os atravessam, numa cidade que cresceu ao sabor da geografia que a rodeia. 

geres22
Crush

Roteiro em Autocaravana no Gerês

Para quem aprecia explorar um cenário de montanha e floresta com a “casa às costas”, o Gerês é o destino perfeito. Com amigos ou em família, o Parque Nacional da Peneda-Gerês oferece uma biodiversidade vasta e é considerado uma das regiões verdes mais bonitas de Portugal, o que lhe vale o reconhecimento como “reserva  mundial da biosfera” por parte da UNESCO. Ideal para os mais aventureiros, o Gerês reserva um infindável leque de surpresas. Dos cantinhos mais conhecidos aos mais inexplorados, use calçado confortável e parta à descoberta do melhor que esta região tem para oferecer. A poucos quilómetros de Braga, onde poderá alugar uma autocaravana ou campervan através da Yescapa, suba a bordo e usufrua da mobilidade que o veículo lhe permite para explorar o vasto Parque Nacional da Peneda-Gerês.