Escapadinhas perto de Lisboa: fim-de-semana em autocaravana

liam mckay vhwyqxswhg0 unsplash

Se está à procura de uma forma divertida e emocionante de explorar as belezas naturais e culturais a menos de 100km de Lisboa, então chegou ao sítio certo! As escapadinhas em autocaravana são uma excelente opção para quem quer desfrutar da liberdade de viajar sem horários ou compromissos, e de dormir no meio da natureza. Seja para uma escapadinha de fim-de-semana ou para uma viagem mais longa, há muitos locais fascinantes para descobrir. Neste artigo, vamos partilhar convosco alguns dos nossos destinos favoritos, que vão desde praias paradisíacas a aldeias históricas encantadoras.

Prepare-se para uma viagem inesquecível, cheia de aventura e diversão, até porque Portugal é um país cheio de diversidade. Para os amantes de viagens de carro, a autocaravana é uma das melhores formas de explorar todas estas maravilhas que o país tem a oferecer. A partir de Lisboa, há muitos destinos incríveis para escapadinhas de autocaravana. Neste artigo, vamos explorar cinco sugestões emocionantes para escapadinhas de fim-de-semana que o podem inspirar para a sua próxima viagem em autocaravana.

Sintra - O Palácio da Rainha

Sintra é um destino que não pode perder, situado a apenas 30 minutos de Lisboa, com paisagens verdejantes e majestosos palácios e castelos. Comece com uma visita ao Palácio Nacional de Sintra. Este palácio medieval, com as suas chaminés altas e cónicas, é um dos monumentos mais emblemáticos de Sintra. Não perca a oportunidade de admirar os seus interiores sumptuosos, que incluem azulejos tradicionais portugueses, mobiliário antigo e pinturas a óleo. Depois de visitar o palácio, siga para o Castelo dos Mouros, uma fortificação moura construída no século IX. A subida até ao castelo é um pouco íngreme, mas vale a pena pelo espetacular panorama que se vislumbra desde o topo. Aqui, pode explorar as muralhas e as torres do castelo e desfrutar da vista para o Palácio Nacional de Sintra e para a Serra de Sintra.

De seguida, visite o Palácio da Pena, um palácio colorido construído no topo da Serra de Sintra. O Palácio da Pena é um dos monumentos mais emblemáticos de Sintra e um dos locais mais fotografados de Portugal. Com a sua arquitetura exuberante, jardins e vistas panorâmicas deslumbrantes, é um lugar obrigatório em qualquer roteiro de viagem a Sintra.

Termine o seu dia com um jantar num dos muitos restaurantes de Sintra, que servem pratos tradicionais portugueses. No segundo dia por Sintra experimente aventurar-se com uma caminhada pelo Parque Natural de Sintra-Cascais. Este parque natural é um dos locais mais bonitos e preservados da região de Lisboa e oferece uma variedade de trilhos para caminhada. Aqui, pode desfrutar de vistas incríveis da costa atlântica e das paisagens verdes da Serra de Sintra.

Após a caminhada, visite o Palácio de Monserrate, um palácio que combina estilos arquitetónicos gótico, indiano e mourisco. Os jardins exóticos do palácio são uma das suas principais atrações e contêm espécies vegetais de todo o mundo, incluindo palmeiras, cactos e plantas tropicais.

Em seguida, conheça a Quinta da Regaleira, um lugar mágico e misterioso, que é frequentemente comparado a um cenário de um filme de fantasia. Aqui, pode explorar os seus jardins românticos, lagos, grutas e túneis subterrâneos. Não perca a oportunidade de visitar o Poço Iniciático, um poço de 27 metros de profundidade que é uma das principais atrações do local.

Termine o seu dia com um passeio pela vila histórica de Sintra. Aqui, pode explorar as suas ruas estreitas, lojas de artesanato, pastelarias e restaurantes. Não se esqueça de provar as famosas queijadas de Sintra, um doce típico da região.

  • Parque de Campismo de Cascais (cerca de 15 km de Sintra) ou Parque de Campismo da Abrótea (cerca de 10 km de Sintra).

Óbidos - Um Castelo Encantador

Óbidos é uma das mais belas vilas portuguesas e é conhecida pela sua arquitetura medieval e pelo castelo. Comece por visitar o Castelo de Óbidos, um dos principais pontos turísticos da cidade. Aproveite para caminhar pelas muralhas, apreciando a vista da cidade e do campo ao redor. Depois, siga para a Rua Direita, uma rua estreita e pitoresca que atravessa o centro histórico de Óbidos. Explore as lojas de artesanato local, lojas de souvenirs, bares e restaurantes. Almoce em um dos restaurantes da Rua Direita ou em algum lugar próximo, experimentando a gastronomia local. Recomendamos o arroz de marisco, a caldeirada ou o coelho à caçador.

No período da tarde, visite a Igreja de São Tiago e o Pelourinho, situados na Praça de Santa Maria. A igreja é conhecida pelo seu belo portal gótico, e o Pelourinho é um antigo monumento de pedra utilizado para punições. Depois, experimente um dos licores típicos da região, como o Ginjinha de Óbidos, em uma das várias lojas especializadas em licores. À noite, caminhe até à Porta da Vila, um dos principais acessos à cidade, e aprecie o pôr do sol do topo da muralha. Jante em um dos restaurantes da Rua Direita ou nos arredores, experimentando novos pratos. No segundo dia comece com um passeio pelas ruas de Óbidos, explorando os cantos e recantos da cidade. Visite a Igreja de Santa Maria, uma bela igreja barroca com um impressionante altar em talha dourada. Em seguida, visite a Livraria de Santiago, uma loja de livros e objetos de arte que ocupa um antigo convento.

Após o almoço, faça uma visita ao Museu Municipal de Óbidos, que fica no antigo edifício do Paço Real. O museu apresenta exposições sobre a história e a cultura da cidade. Depois, faça uma caminhada pelo Parque da Cidade, um parque verdejante com várias áreas de lazer e belas vistas da cidade.

À noite, desfrute de uma refeição num dos restaurantes locais, saboreando os pratos típicos da região. 

  • Óbidos: Parque de Campismo de Óbidos (a poucos minutos a pé do centro histórico).

Serra da Arrábida - O Mar Azul-turquesa

A Serra da Arrábida é um paraíso natural a apenas 50 km de Lisboa, com praias de água cristalina e colinas verdes. Comece o dia explorando o Parque Natural da Serra da Arrábida. O parque é um dos tesouros naturais mais impressionantes de Portugal, com uma bela costa de falésias, enseadas isoladas e uma paisagem montanhosa deslumbrante. Reserve um tempo para caminhar pelos trilhos, observar a vida selvagem e apreciar a vista panorâmica. Em seguida, dirija-se à praia da Figueirinha, uma das mais populares na área. A praia tem uma extensão de areia branca e águas cristalinas. É um lugar perfeito para passar uma tarde relaxante e nadar nas águas mornas do mar.

À noite, vá a Setúbal, a cidade mais próxima da Serra da Arrábida. Lá encontrará uma ampla variedade de restaurantes e bares, onde poderá saborear a comida típica da região, como o choco frito, o peixe assado ou o queijo de Azeitão.

Comece o segundo dia visitando o Castelo de Palmela, localizado no topo de uma colina com vista para a Serra da Arrábida. O castelo remonta ao século XII e oferece uma vista panorâmica impressionante da região. Além do castelo, também pode visitar a Igreja de Santiago, um edifício histórico com uma arquitetura gótica e manuelina.

Em seguida, aproveite para conhecer o Mercado do Livramento em Setúbal, um mercado de alimentos local que oferece uma ampla seleção de produtos locais frescos, como frutas, legumes, peixes e queijos.

À tarde, faça um passeio de barco ao longo da costa da Serra da Arrábida. Há várias empresas que oferecem passeios, que incluem a visita às grutas e enseadas mais escondidas e a oportunidade de ver golfinhos e outras espécies marinhas.

Termine o dia com uma visita à Adega José Maria da Fonseca, uma das vinícolas mais antigas de Portugal, localizada na cidade de Azeitão. Lá pode aprender sobre o processo de produção de vinhos, visitar a adega e experimentar alguns dos vinhos mais famosos da região, como o Moscatel de Setúbal e o Periquita.

  • Serra da Arrábida: Parque de Campismo da Galáxia (situado na própria serra).

Tomar - O Convento de Cristo

Dê início ao seu roteiro visitando o Convento de Cristo, um monumento histórico incrível que remonta ao século XII. O convento possui um castelo, uma igreja e uma série de edifícios renascentistas que são verdadeiras obras de arte. Reserve pelo menos 2 a 3 horas para visitar o local e explorar seus detalhes.

Concluída a visita ao Convento de Cristo, siga para a Igreja de São João Baptista, uma igreja barroca construída no século XVIII. A igreja é conhecida por seus belos painéis de azulejos e esculturas em madeira. Em seguida, faça uma caminhada pela rua principal de Tomar, a Rua Serpa Pinto, e explore suas lojas, cafés e restaurantes. Sugerimos uma pausa para o almoço em um dos restaurantes locais, onde poderá provar a gastronomia local, como a sopa de pedra, o ensopado de borrego ou os filetes de polvo com arroz de tomate.

À tarde, visite a Sinagoga de Tomar, uma das poucas sinagogas medievais sobreviventes em Portugal. A sinagoga foi construída no século XV e é um testemunho da importante comunidade judaica que existiu em Tomar durante a Idade Média. Por fim, termine o dia com uma caminhada ao longo do rio Nabão e aproveite a paisagem e a natureza ao seu redor. Ao longo do caminho, encontrará algumas pontes históricas e moinhos de água que remontam ao século XIII.

Comece o segundo dia visitando o Aqueduto dos Pegões, uma impressionante obra de engenharia hidráulica que data do século XVI. O aqueduto tem mais de seis quilômetros de comprimento e atravessa o vale do rio Nabão, fornecendo água à cidade de Tomar.

Em seguida, faça uma visita ao Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto, um pequeno museu que exibe artefatos judaicos e documentos históricos relacionados com a comunidade judaica em Portugal. Após o almoço, visite o Castelo de Tomar, um castelo medieval localizado no centro histórico da cidade. O castelo foi construído no século XII pelos Cavaleiros Templários e mais tarde foi ampliado pelos Cavaleiros de Cristo. Hoje em dia, é um dos monumentos mais visitados em Tomar.

Por fim, faça uma caminhada pelo Jardim do Mouchão, um belo jardim localizado no centro de Tomar, ao lado do rio Nabão. O jardim tem várias áreas de lazer e é um lugar agradável para relaxar e apreciar a natureza. Para encerrar o dia, recomendamos uma visita à Praça da República, a praça principal de Tomar, onde poderá desfrutar de um café numa das várias esplanadas ou visitar a Igreja de Santa Maria dos Olivais, uma igreja gótica do século XIII que fica ao lado da praça.

  • Tomar: Parque de Campismo de Tomar (a cerca de 2 km do centro histórico).

Évora - A Cidade dos Mármores

Em Évora, cidade histórica que foi classificada como Património Mundial pela UNESCO, comece o roteiro visitando o Templo Romano de Évora, um dos principais marcos históricos da cidade. Este templo remonta ao século I e é um dos mais bem preservados da Península Ibérica. Depois, siga para a Catedral de Évora, um belo edifício gótico que oferece uma vista panorâmica da cidade. Siga depois para o Museu de Évora, que abriga uma coleção impressionante de arte e arqueologia, incluindo obras de artistas locais e internacionais. O museu está alojado num antigo palácio e é uma experiência cultural imperdível.

À tarde, dirija-se ao Templo de Diana, um antigo templo romano dedicado à deusa da caça, localizado no coração da cidade. Depois, caminhe pelo centro histórico de Évora e desfrute da atmosfera encantadora desta cidade Património Mundial da UNESCO. À noite, experimente alguns dos pratos típicos da culinária alentejana, como a sopa de cação, os pezinhos de porco de coentrada ou a açorda alentejana. Há muitos restaurantes tradicionais em Évora para escolher.

Comece o segundo dia com uma visita ao Convento de São Francisco, um antigo convento franciscano com uma igreja barroca e uma impressionante Capela dos Ossos. A Capela dos Ossos é revestida com os ossos de mais de cinco mil monges e é uma das atrações turísticas mais conhecidas de Évora. Em seguida, vá ao Templo de Santo António, um outro templo histórico localizado no centro da cidade. Depois, siga para o Jardim Público de Évora, um parque com vista para a cidade e com áreas verdes, lagoas e um coreto.

À tarde, visite a Adega Cartuxa, uma vinícola conhecida pelos seus excelentes vinhos da região do Alentejo. A adega é famosa pelo seu vinho tinto Reserva, que é um dos mais apreciados em Portugal. Termine o dia explorando a região em redor de Évora. Há muitas vilas e cidades próximas que vale a pena visitar, como Monsaraz, uma cidade medieval fortificada com vista para o Rio Guadiana. A vila de Arraiolos também é uma excelente escolha, famosa pelos seus tapetes de Arraiolos feitos à mão.

  • Évora: Parque de Campismo Orbitur Évora (a cerca de 5 km do centro histórico).

Explorar Portugal de autocaravana é uma maneira emocionante e única de descobrir tudo o que o nosso país tem para oferecer. Estes são apenas alguns dos destinos emocionantes que pode visitar nesta região de Portugal, próximos de Lisboa.

Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões e que esteja pronto para embarcar na sua próxima aventura de autocaravana em Portugal. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e aproveite a sua viagem!




Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

circuit bretagne camping car itineraire 1140x400
Estradas excepcionais

Roteiro pela Bretanha em autocaravana

Se tem sede de aventura e novidade, venha descobrir os tesouros da mais bela região da França, fazendo um circuito pela região da Bretanha em autocaravana. Aqui encontrará os melhores locais para conhecer bem como indicações de áreas onde pernoitar, dicas imprescindíveis para uma roadtrip excecional. Venha connosco! 

o que visitar em evora
Viagens na cidade

Visita a Évora em Autocaravana

Em pleno Alentejo, a cidade de Évora é quase unanimemente considerada como uma das mais bonitas cidades portuguesas, reconhecimento esse que fica evidente por ter o seu centro histórico classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Com um histórico legado deixado pela passagem dos romanos pela região, a cidade é mais do que convidativa a uma visita.

sintra em autocaravana
Cultura

Sintra em Autocaravana

Sintra é uma vila portuguesa que fica a 25km de Lisboa. Muitos que visitam Lisboa acabam por passar por Sintra e encantar-se pelos seus magníficos palácios. Na sua escapadela de autocaravana ou campervan não pode deixar de visitar Sintra, Património Mundial da UNESCO desde 1995. A serra enfeitada com magníficos palácios e até um castelo, faz-nos pensar que estamos num conto de fadas. A Natureza em total harmonia com todos os seus incríveis monumentos e a serra o miradouro perfeito sobre o mar. A Família Neves visitou Sintra em autocaravana e partilhou connosco sugestões de locais a não perder. Alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e parta à aventura com família ou amigos.