Ecovia do Litoral Norte em Autocaravana

ecovia do litoral em autocaravana

Em pleno Alto Minho Litoral, no extremo noroeste de Portugal, a Ecovia do Litoral Norte prolonga-se pelos concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha e compreende largos troços (a ligação completa está ainda inacabada) de passadiços que se estendem lado a lado com o Oceano Atlântico, sempre acompanhado pelas bonitas praias da região. Adorada por caminhantes e ciclistas, a Ecovia é também percurso escolhido por muitos peregrinos, muitos deles a caminho de Santiago de Compostela. Se gosta de sentir a brisa marítima e quer conhecer o Minho Litoral, então já sabe: reserve já sua autocaravana ou campervan em Yescapa e usufrua do conforto que o veículo proporciona, sendo uma óptima opção para transportar bicicletas e facilmente explorar a região em duas rodas. 

Esposende

Esposende, cidade na margem norte do Rio Cávado, tem no estuário do próprio rio Cávado um dos seus melhores encantos. Fazendo parte do Parque Natural do Litoral Norte, este é um local privilegiado para a prática de desportos náuticos e observação de aves. No entanto, nada melhor que conhecer Esposende a pedalar pela marginal da cidade, percorrendo o troço local já existente da Ecovia do Litoral Norte. Este troço tem início na cidade de Esposende e continua rumo a norte até Rio de Moinhos (Marinhas), ao longo da costa, passando por diversas praias, como a praia Suave Mar, de Cepães ou Rio de Moinhos. Esta é sem dúvida a melhor forma de conhecer a cidade e a sua dinâmica. Aproveite para conhecer os moinhos de praia que encontrará ao longo do percurso.

Onde pernoitar?

Parque de Campismo de Fão Parque de Campismo Orbitur Rio Alto

Viana do Castelo

Com cerca de 34 km, o percurso da Ecovia Litoral Norte em Viana do Castelo tem início a sul na freguesia de Castelo do Neiva e termina a norte na freguesia de Afife a norte. No percurso citadino, a norte do rio Lima, a Ecovia prolonga-se pela Areosa e por Afife, sempre junto ao mar, pelo que atravessa diversas praias. Seja a pé ou de bicicleta, este é um belíssimo percurso de baixo grau de dificuldade que não quererá perder.  Mais a sul, do outro lado do Lima, poderá conhecer a muito conhecida praia da praia da Amorosa e a Praia do Cabedelo, reconhecida internacionalmente como local predilecto de muitos para desportos náuticos como surf, windsurf ou kitesurf. É aqui, na Praia do Cabedelo, que encontrará os parques de Campismo da Inatel e da Orbitur, dois locais recomendados para estacionar a sua autocaravana ou campervan e partir à descoberta da Ecovia na região. Estará também perto do centro de Viana do Castelo, a bonita e antiga cidade conhecida pela sua gastronomia, cultura popular e pelo centro medieval que é rodeado por rio, montanha e mar. Não deixe de conhecer Viana do Castelo, basta seguir o nosso roteiro já publicado aqui.

Onde pernoitar?

Parque de campismo Inatel Cabedelo Parque de campismo Orbitur Viana do Castelo Área de serviço para autocaravanas em Viana do Castelo (Cabedelo)

Caminha

Na região de Caminha, a Ecovia não está ainda concluída, mas na região encontra dois troços muito distintos mas igualmente encantadores: o de Vila Praia de Âncora e o de Seixas. Se o primeiro é um percurso costeiro, sempre ao longo do mar, passando pela belíssima vila de V. P. de Âncora, o segundo é um percurso essencialmente fluvial, ao longo da foz do Rio Minho, com o território espanhol a impôr-se na outra margem do rio. No meio: Caminha - a vila é merecedora de uma visita, e surpreende qualquer turista. Além de um centro muito pitoresco e de frente para Espanha, nos arredores encontrará ainda vestígios de civilizações antigas, o que inclui gravuras rupestres, dólmens e castros. 

Onde pernoitar?

Parque de campismo Orbitur Caminha

Para os amantes das duas rodas, as autocaravanas ou campervan são uma das melhores formas de viajar e conhecer roteiros novos, tal como o da Ecovia do Litoral Norte. Por isso mesmo, deixamos algumas dicas para quem transporta bicicletas no veículo:

Escolha a bicicleta ideal para os percursos (montanha; cidade; trilho; etc); Tenha em atenção a dimensão da bicicleta;  Leve todo o equipamento necessário (não esquecer o capacete!); Mantenha a bicicleta seca, sempre que possível (considere uma capa de proteção para transporte); Tenha à mão pelo menos um pneu suplente e uma bomba de ar.

Alugue a sua autocaravana ou campervan em Yescapa e parta à descoberta da Ecovia do Litoral Norte.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

sintra em autocaravana
Cultura

Sintra em Autocaravana

Sintra é uma vila portuguesa que fica a 25km de Lisboa. Muitos que visitam Lisboa acabam por passar por Sintra e encantar-se pelos seus magníficos palácios. Na sua escapadela de autocaravana ou campervan não pode deixar de visitar Sintra, Património Mundial da UNESCO desde 1995. A serra enfeitada com magníficos palácios e até um castelo, faz-nos pensar que estamos num conto de fadas. A Natureza em total harmonia com todos os seus incríveis monumentos e a serra o miradouro perfeito sobre o mar. A Família Neves visitou Sintra em autocaravana e partilhou connosco sugestões de locais a não perder. Alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e parta à aventura com família ou amigos.

nacional 2
Estradas excepcionais

A Mítica Rota da Estrada Nacional 2 em Autocaravana

A famosa Estrada Nacional 2 de Portugal, também conhecida como a Rota N2 ou EN2, é uma estrada que liga Portugal de Norte a Sul.