Viana do Castelo em Autocaravana

viana do castelo

Viana do Castelo é um destino imperdível para a sua escapadela ou viagem em autocaravana ou campervan. Viana do Castelo é a capital do distrito no norte de Portugal, integrada na sub-região do Alto Minho. 

Conhecida pelas suas praias e atividades náuticas como o surf, bodyboard, kitesurf e windsurf, famosa pela gastronomia local, irá facilmente encontrar atividades que agradam a toda a família. 

Alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e parta à descoberta de Viana do Castelo.

O que visitar em Viana do Castelo

Na sua viagem de autocaravana, estacione a autocaravana e descubra o centro da cidade de Viana do Castelo a pé. No centro histórico pode visitar a Praça da República, com o seu incógnito chafariz, e percorrer as pequenas ruas do centro com lojas tradicionais e cafés e saborear a gastronomia local. 

Caso pretenda uma visita cultural, no centro tem o Museu do Traje onde pode apreciar os trajes típicos regionais e a filigrana ou o Museu das Artes Decorativos ou a Casa dos Nichos, um edifício do século XV que foi recuperado e transformado em museu, onde pode descobrir mais sobre o espólio arqueológico do concelho.

Na sua visita por Viana do Castelo, passeie pelas ruas do centro histórico até chegar à Praça da Liberdade, local onde se encontra a Biblioteca Municipal, edifício imperdível para os amantes da arquitectura. 

Viana do Castelo tem várias praias que prometem entreter toda a família. Se o tempo permitir, estacione a autocaravana e dê um mergulho numa das praias na costa.

O Santuário de Santa Luzia é uma paragem obrigatória. A vista panorâmica junto ao Santuário foi considerada pela National Geografic Magazine como uma das mais belas vistas panorâmicas no mundo. 

Pode também visitar o navio Gil Eannes, que se encontra atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo. É hoje um museu e pode conhecer mais sobre as áreas relacionadas com o mar.

Romaria Sra. da Agonia

Na sua viagem de autocaravana ou campervan pelo Norte do país, caso visite durante o mês de Agosto, deverá permanecer para a maior romaria nacional, a Romaria Sra. da Agonia, conhecida pelo seu cortejo e desfile da mordomia, onde reúne sempre mais de 400 mulheres com os trajes típicos e carregam bastante ouro no peito. 

A romaria é também conhecida pelo cortejo dos bombos, onde várias escolas e associações de bombos se juntam e desfilam e animam todos os que estão a assistir. Numa das noites da romaria, são feitos tapetes decorativos com sal de diferentes cores e que criam motivos decorativos diferentes em cada rua. Esta criação é feita durante uma noite e na manhã seguinte, há uma procissão religiosa, Procissão ao Mar, onde posteriormente os pescadores e pessoas que desfilam na procissão passam por cima dos tapetes.

Praias em Viana do Castelo

Na sua viagem de autocaravana por Viana do Castelo, se o tempo permitir, dê um mergulho numa das praias da costa. A praia do Cabedelo, conhecida pelo wind e kite surf, pelo que se é um amante destas atividades, não pode deixar de praticar na praia do Cabedelo. Na zona de Viana do Castelo tem praias com diferentes características que irão entreter toda a família, como a praia de Afife, a praia da Amorosa, a praia da Arda.

Geoparque Litoral de Viana do Castelo

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo tem uma área total de 320km2.

Recentemente inaugurado, o mesmo promete ser um excelente cartão de visita para a região, com diversos monumentos naturais como cascatas, planalto granítico das chãs de Sta Luzia, relíquias do RHEIC das pedras ruivas e muitos outros monumentos que prometem fazê-lo descobrir mais sobre a evolução do território ao longo dos últimos 570 milhões de anos.

Gastronomia local

Ao visitar Viana do Castelo em autocaravana, não poderá deixar de provar a gastronomia local. 

Viana é famosa pelas bolas de Berlim da pastelaria Manuel Natário, os sidónios e outros doces regionais. Não pode deixar de provar um dos diversos pratos de peixe como o Bacalhau à Viana, Bacalhau à Gil Eannes ou ainda um prato de carne como os rojões à moda do Minho num dos reconhecidos restaurantes. 

Onde pernoitar em autocaravana em Viana do Castelo

ASA - Área de Serviço para autocaravanas (pública) ASA - Área de Serviço para autocaravanas Intermarché - Mazarefes (privada) Parque de campismo Inatel  Parque de campismo Orbitur  (Ao fazer uma reserva com a Yescapa e pernoitar num parque de campismo orbitur, tem 5% de desconto). 

Alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e descubra Viana do Castelo.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

circuit bretagne camping car itineraire 1140x400
Estradas excepcionais

Roteiro pela Bretanha em autocaravana

Se tem sede de aventura e novidade, venha descobrir os tesouros da mais bela região da França, fazendo um circuito pela região da Bretanha em autocaravana. Aqui encontrará os melhores locais para conhecer bem como indicações de áreas onde pernoitar, dicas imprescindíveis para uma roadtrip excecional. Venha connosco! 

camping algarve portada
Natureza

Roteiro de 5 dias em Autocaravana pelo Algarve

No extremo sul de Portugal, prolongando-se de leste a oeste, o Algarve é conhecido pelas suas belas praias, pelas festas de verão, mas também por ser uma zona muito requisitada turisticamente e ideal para percorrer de autocaravana ou campervan. Ainda que as praias de areia dourada e as águas temperadas e cristalinas sejam o ícone que de imediato assola quando pensamos no Algarve, a região tem muitas outras riquezas para ser exploradas, desde a particular arquitectura típica, com as suas chaminés únicas, ao Parque Natural da Ria Formosa, umas das Sete Maravilhas de Portugal. Reserve a sua autocaravana, a qual pode alugar em qualquer parte do país ou directamente no Algarve através da Yescapa e aventure-se pelo Algarve e pelas suas rotas, num roteiro de 5 dias que se prolonga por pouco mais de 100 km, onde existem muitos parques para autocaravanas onde pernoitar. Uma sugestão a ter em conta já este verão. 

liam mckay vhwyqxswhg0 unsplash

Escapadinhas perto de Lisboa: fim-de-semana em autocaravana

Se está à procura de uma forma divertida e emocionante de explorar as belezas naturais e culturais a menos de 100km de Lisboa, então chegou ao sítio certo! As escapadinhas em autocaravana são uma excelente opção para quem quer desfrutar da liberdade de viajar sem horários ou compromissos, e de dormir no meio da natureza. Seja para uma escapadinha de fim-de-semana ou para uma viagem mais longa, há muitos locais fascinantes para descobrir. Neste artigo, vamos partilhar convosco alguns dos nossos destinos favoritos, que vão desde praias paradisíacas a aldeias históricas encantadoras.