Descobrir o Nordeste Transmontano em autocaravana

nordeste transmontano em autocaravana yescapa

Nordeste Transmontano em autocaravana

O Nordeste Transmontano é a região perfeita para uma escapadela em autocaravana, campervan ou furgão transformado e partir à descoberta em família, com a cara metade ou com amigos. 

Junto à fronteira entre Portugal e Espanha, a região tem vindo a ganhar cada vez mais visitantes e a conquistar os turistas, nacionais e internacionais. A região, rica em monumentos históricos e em gastronomia, irá deliciar a sua passagem pelas terras transmontanas. Segundo os que por lá passam, o parque de Montesinho é uma paragem obrigatória. 

Bragança

Recomendamos que inicie este itinerário pelo Nordeste Transmontano a partir de Bragança. Se ainda não tem o seu próprio veículo para uma viagem nómada, visite a Yescapa e aproveite o aluguer de autocaravanas entre particulares em Bragança.

Junto ao castelo, a cidade tem uma área de estacionamento gratuita para autocaravanas, onde permite estacionar o veículo de lazer e ir conhecer a cidade tranquilamente. A área de estacionamento permite pernoita de até uma noite, totalmente gratuita e com acesso a água de forma a poder encher o depósito das águas limpas.

Bragança tem oferece a possibilidade fazer vários percursos pedestres, percursos que podem ser feitos em btt. O Município tem uma página destinada aos diversos percursos. 

Mogadouro

O Concelho de Mogadouro faz fronteira com Espanha ao longo do rio Douro. Aproveite o roteiro de autocaravana, e visite a vila de Mogadouro, onde é indispensável uma visita ao seu centro histórico e ao Castelo de Mogadouro. Mogadouro é também reconhecido pela sua gastronomia, pelo que recomendamos a posta de vitela transmontana.

Freixo de Espada à Cinta

Para esta escapadela de autocaravana recomendamos a passagem por Freixo de Espada à Cinta, situada na região demarcada do Douro. Deixe-se deslumbrar pela vista do alto do Miradouro de Penedo Durão, o imponente miradouro do concelho, onde se pode apreciar uma área que se estende para lá da fronteira espanhola. Caso a meteorologia o permita, recomendamos um mergulho na praia fluvial da Cungida, uma das praias fluviais preferidas do Nordeste Transmontano. 

Vimioso

Antes de regressar a Bragança, faça uma paragem em Vimioso, e faça uma visita ao Castelo da aldeia de Algoso. 

Pode aproveitar para se deliciar os fumeiros (alheira, salpicão, botelo) ou coma um cabrito assado.

Bragança

De volta à cidade de Bragança, sugerimos a pernoita no Cepo Verde, parque privado do Nordeste Transmontano em Bragança. Certificado pelo ICNF como empreendimento de Turismo de Natureza e com o selo internacional de qualidade ambiental da “GreenKey”, é o verdadeiro paraíso para quem procura férias em contacto com a natureza.

O Cepo Verde encontra-se situado dentro do Parque Natural de Montesinho, podendo desta forma desfrutar de um dos maiores parques naturais de Portugal.

Parque Natural de Montesinho 

O Parque Natural de Montesinho é um dos maiores parques naturais de Portugal e está situado no Nordeste Transmontano, abarcando parte dos concelhos de Bragança e Vinhais. 

O contraste das estações do ano é muito expressivo neste parque natural onde abundam espécies de animais como o lobo, o veado, o corço e inúmeras espécies de aves. Trata-se de uma zona de Natureza muito selvagem e inexplorada, com tradições genuínas ainda muito vivas como é o caso das festas de Inverno dos caretos e mascarados (nas aldeias de Varge, Baçal, Babe). 

O Parque Natural de Montesinho tem também disponível a versão APP e um site para que seja mais fácil de percorrer e conhecer os percursos assinalados disponíveis.

O que visitar no Parque 

Instalado no parque, pode fazer passeios dentro do parque, e desta forma não precisa de conduzir ou fazer vários quilómetros para visitar o parque. Escolha um dos vários passeios possíveis e descubra o Parque Natural de Montesinho. Ao pernoitar no parque Cepo Verde,  pode deixar lá a sua autocaravana e fazer um percurso que mais se enquadra com a sua preferência. Os vários percursos pedestres circulares têm dificuldades diferentes, de baixa/média dificuldade, com cerca de 8km, pelo que pode escolher de acordo com o nível que pretende.


Este itinerário pelo Nordeste Transmontano pode ser feito durante uma escapadela em autocaravana, campervan ou furgão transformado durante um fim de semana, 3 ou 4 dias.

Alugue uma autocaravana em Bragança e que parta à aventura e renda-se ao turismo rural do Nordeste Transmontano.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

ponte das palmas, badajoz
Viagens na cidade

Viagem de Autocaravana a Badajoz, Espanha

“Ó Elvas, ó Elvas, Badajoz à vista”, já dizia a muito conhecida música de Paco Bandeira, que versa sobre a proximidade entre as duas cidades e os dois países. Badajoz é conhecida como a “cidade-irmã” de Elvas. Na região espanhola da Extremadura, Badajoz convida a uma visita sem pressas e tem como trunfos muralhas e monumentos, riqueza artística e patrimonial, além das sempre convidativas festividades e gastronomia espanhola. Badajoz tem a muralha mais extensa de Espanha, que remonta à herança milenar desta cidade, cuja fundação remonta ao já longínquo século IX. Do topo das suas muralhas, uma vista privilegiada sobre os rios Guadiana e Rivilla estende-se pelo horizonte e deixa clara porque a cidade foi erigida entre os dois rios, que servem de protecção natural perante os inimigos de outros tempos. Alugue a sua autocaravana ou campervan em Yescapa, de preferência na altura do Outono ou Primavera, e parta à descoberta desta bela cidade do interior espanhol. 

10 fotos das praias mais bonitas da europa
Na Europa

10 fotos das praias mais bonitas da Europa

O verão está a chegar e já damos por nós a perguntar onde vamos bronzear este verão! Durante esta época o turismo escolhido é na maioria o turismo balnear, estamos no fim de Maio e já sonhamos com uns banhos de sol, uns mergulhos e guardar o casaco no armário! Trouxemos até si as dez praias mais bonitas da Europa segundo a Yescapa e também muitas delas nomeadas por o site European Best Destination.

geres22
Crush

Roteiro em Autocaravana no Gerês

Para quem aprecia explorar um cenário de montanha e floresta com a “casa às costas”, o Gerês é o destino perfeito. Com amigos ou em família, o Parque Nacional da Peneda-Gerês oferece uma biodiversidade vasta e é considerado uma das regiões verdes mais bonitas de Portugal, o que lhe vale o reconhecimento como “reserva  mundial da biosfera” por parte da UNESCO. Ideal para os mais aventureiros, o Gerês reserva um infindável leque de surpresas. Dos cantinhos mais conhecidos aos mais inexplorados, use calçado confortável e parta à descoberta do melhor que esta região tem para oferecer. A poucos quilómetros de Braga, onde poderá alugar uma autocaravana ou campervan através da Yescapa, suba a bordo e usufrua da mobilidade que o veículo lhe permite para explorar o vasto Parque Nacional da Peneda-Gerês.