Descobrir o Nordeste Transmontano em autocaravana

Nordeste Transmontano em autocaravana

O Nordeste Transmontano é a região perfeita para uma escapadela em autocaravana, campervan ou furgão transformado e partir à descoberta em família, com a cara metade ou com amigos. 

Junto à fronteira entre Portugal e Espanha, a região tem vindo a ganhar cada vez mais visitantes e a conquistar os turistas, nacionais e internacionais. A região, rica em monumentos históricos e em gastronomia, irá deliciar a sua passagem pelas terras transmontanas. Segundo os que por lá passam, o parque de Montesinho é uma paragem obrigatória. 

Bragança

Recomendamos que inicie este itinerário pelo Nordeste Transmontano a partir de Bragança. Se ainda não tem o seu próprio veículo para uma viagem nómada, visite a Yescapa e aproveite o aluguer de autocaravanas entre particulares em Bragança.

Junto ao castelo, a cidade tem uma área de estacionamento gratuita para autocaravanas, onde permite estacionar o veículo de lazer e ir conhecer a cidade tranquilamente. A área de estacionamento permite pernoita de até uma noite, totalmente gratuita e com acesso a água de forma a poder encher o depósito das águas limpas.

Bragança tem oferece a possibilidade fazer vários percursos pedestres, percursos que podem ser feitos em btt. O Município tem uma página destinada aos diversos percursos. 

Mogadouro

O Concelho de Mogadouro faz fronteira com Espanha ao longo do rio Douro. Aproveite o roteiro de autocaravana, e visite a vila de Mogadouro, onde é indispensável uma visita ao seu centro histórico e ao Castelo de Mogadouro. Mogadouro é também reconhecido pela sua gastronomia, pelo que recomendamos a posta de vitela transmontana.

Freixo de Espada à Cinta

Para esta escapadela de autocaravana recomendamos a passagem por Freixo de Espada à Cinta, situada na região demarcada do Douro. Deixe-se deslumbrar pela vista do alto do Miradouro de Penedo Durão, o imponente miradouro do concelho, onde se pode apreciar uma área que se estende para lá da fronteira espanhola. Caso a meteorologia o permita, recomendamos um mergulho na praia fluvial da Cungida, uma das praias fluviais preferidas do Nordeste Transmontano. 

Vimioso

Antes de regressar a Bragança, faça uma paragem em Vimioso, e faça uma visita ao Castelo da aldeia de Algoso. 

Pode aproveitar para se deliciar os fumeiros (alheira, salpicão, botelo) ou coma um cabrito assado.

Bragança

De volta à cidade de Bragança, sugerimos a pernoita no Cepo Verde, parque privado do Nordeste Transmontano em Bragança. Certificado pelo ICNF como empreendimento de Turismo de Natureza e com o selo internacional de qualidade ambiental da “GreenKey”, é o verdadeiro paraíso para quem procura férias em contacto com a natureza.

O Cepo Verde encontra-se situado dentro do Parque Natural de Montesinho, podendo desta forma desfrutar de um dos maiores parques naturais de Portugal.

Parque Natural de Montesinho 

O Parque Natural de Montesinho é um dos maiores parques naturais de Portugal e está situado no Nordeste Transmontano, abarcando parte dos concelhos de Bragança e Vinhais. 

O contraste das estações do ano é muito expressivo neste parque natural onde abundam espécies de animais como o lobo, o veado, o corço e inúmeras espécies de aves. Trata-se de uma zona de Natureza muito selvagem e inexplorada, com tradições genuínas ainda muito vivas como é o caso das festas de Inverno dos caretos e mascarados (nas aldeias de Varge, Baçal, Babe). 

O Parque Natural de Montesinho tem também disponível a versão APP e um site para que seja mais fácil de percorrer e conhecer os percursos assinalados disponíveis.

O que visitar no Parque 

Instalado no parque, pode fazer passeios dentro do parque, e desta forma não precisa de conduzir ou fazer vários quilómetros para visitar o parque. Escolha um dos vários passeios possíveis e descubra o Parque Natural de Montesinho. Ao pernoitar no parque Cepo Verde,  pode deixar lá a sua autocaravana e fazer um percurso que mais se enquadra com a sua preferência. Os vários percursos pedestres circulares têm dificuldades diferentes, de baixa/média dificuldade, com cerca de 8km, pelo que pode escolher de acordo com o nível que pretende.

Passeio Vilarinho

Passeio de Montesinho

Tem a possibilidade de fazer o percurso do Ornal, a partir da aldeia de Vilarinho. O passeio desenvolve-se nas margens da ribeira do Ornal e do rio Baceiro, marcada pela intensa vegetação, azinheiras e carvalhos.

É um percurso de Serra Serrada, que é feito desde a aldeia de Montesinho. O trajecto sobe a povoação até à barragem da Serra Serrada por entre caminhos e formações graníticas bastante singulares.


                             


Este itinerário pelo Nordeste Transmontano pode ser feito durante uma escapadela em autocaravana, campervan ou furgão transformado durante um fim de semana, 3 ou 4 dias.

Alugue uma autocaravana em Bragança e que parta à aventura e renda-se ao turismo rural do Nordeste Transmontano.