Visitar Coimbra - 10 locais a conhecer

Coimbra, cidade ao centro de Portugal, conhecida por ser a cidade universitária, ao visitar esta cidade irá se render ao seu encanto e à sua rica história. Neste artigo vai encontrar 10 locais imperdíveis a conhecer na cidade berço de nascimento de vários reis de Portugal. 

1. Universidade de Coimbra 

universidade de Coimbra

Vale a pena visitar a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, ao certo esta instituição tem 728 anos. Dentro do Paço das Escolas tem muito para conhecer, começando por a porta férrea, a torre da universidade, a capela de São Miguel e a biblioteca Joanina.

2. Conímbriga

Conímbra

Fonte : Publituris

Conímbriga é classificada Monumentos Nacional, neste local estão ruínas romanas que comprovam que a cidade foi habitada entre o séc IX. a.C e Sécs. VII-VIII d.C. Para além de visitar as ruínas pode ir até ao Museu de Conimbriga dedicado à arqueologia.

3. Quinta das Lágrimas

Fonte : viaje comigo

A Quinta das Lágrimas, jardim romântico com história, foi aqui que ocorreu o romance entre D. Pedro e Inês de Castro tema de inúmeras obras de arte. Passeie por a quinta das lágrimas, repleta de árvores, com um pálacio no interior, viaje até ao passado, é neste jardim que está situada a Fonte das Lágrimas, simbolo das lágrimas derramadas por Inês de Castro após a morte de D. Pedro. 

4. Portugal dos Pequenitos

portugal dos pequenitos

Fonte : SAPO Voucher

O Portugal dos "Pequeninos", localizado no largo do Rossio de Santa em Coimbra é um parque temático iniciado por Bissaya Barreto e tendo como arquiteto Cassiano Branco. Neste parque vai encontrar casas regionais portuguesas, monumentos importantes de Portugal tudo em ponto pequeno. Tanto os "miúdos" como os "graúdos" se divertem neste pequeno Portugal. 

5. Sé velha de Coimbra

Fonte : Wikipédia

Catedral construída em 1139 durante o reinado de D. Afonso Henriques, os estilos que dominam este edificio são o estilo romântico, gótico e renascentista. Entre dentro da catedral e deslumbre-se com o seu interior de decoração românica. Aproveite para dar uma passagem até à Sé Nova esta já construído no século XVI. 

6. Baixa de Coimbra

Fonte : BOM DIA Luxemburgo

É na baixa de Coimbra que vai encontrar os pequenos comércios de todo o tipo assim como restaurantes, pastelarias e cafés onde vai poder fazer uma pausa durante o seu percurso por Coimbra. No centro histórico de Coimbra vai encontrar as casas tradicionais da cidade e vai poder ver de perto o dia-a-dia dos coimbrenses. Durante a época escolar, Coimbra está repleta de estudantes vestidos com as suas trajes cheios de orgulho, são eles que também dão alma à cidade. 

7. Igreja de Santa Cruz

Fonte : Portugal

A igreja de Santa Cruz é uma das igrejas mais antigas de Portugal, situada em pleno centro histórico de Coimbra nela poderá encontrar um dos simbolos mais caracteristicos de Portugal, os azulejos. De uma imponente entrada e um altar com magníficos detalhes não poderá deixar de visitar a igreja de Santa Cruz. É aqui que se encontra os túmulos dos primeiros reis de Portugal, D. Afonso Henriques e D. Sancho I.  

8. Jardim Botânico Coimbra

jardim botânico Coimbra

Fonte : Olhares - Sapo

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, é o local ideal para descansar estar tranquilio durante um momento da sua viagem até Coimbra. O jardim foi um projecto elaborado por Jacob de Castro Sarmento. É um lugar relaxante, uma amostra da natureza com vegetação por todo o parque, alguns lagos e uma fonte no coração do jardim.  

9. Penedo da Saudade

O Peneda da Saudade é um parque miradouro da cidade de Coimbra, este parque tem uma ligação forte à vida academica da cidade. Vai poder encontrar as árvores, as plantas, várias placas comemorativas ligadas à vida académica, como poemas de antigos estudantes. Explora todos os níveis do jardim e até o seu redor pois perto está a estátua do peota João de Deus.

10. Fado ao Centro, casa de Fado

Fado ao Centro, é uma casa de Fado bastanta conhecida nos arredores de Coimbra. Esta casa apresenta todos os dias um espetáculo de Fado de Coimbra ao vivo às 18h, tem a possibilidade de reservar o seu lugar para ter certeza que vai poder assistir a um belo fado. No Fado ao Centro tem a possibilidade de visitar a oficina de construção de instrumentos e a Escola de Fado e Guitarra Portuguesa

Para obter mais dicas sobre Coimbra, nada melhor do que a Revista Coolectiva, uma revista online que divulga o que há de melhor na Região de Coimbra. Diariamente são publicados conteúdos em várias categorias como cooltura, passeios, comes & bebes.

Para além dos diversos programas que a Coolectiva oferece aos seus leitores para passear por Coimbra também vai poder ler artigos sobre variadas coisas, como dicas sobre desporto, jogos para miúdos e até receitas para gelados! Espreite a revista www.coolectiva.pt e não se irá arrepender!


Aluguer autocaravanas Coimbra Yescapa 

Vai de viagem e ainda não tem o seu guía? Descarregue o nosso guía de viagens pela Europa gratuitamente : Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana!