Roteiro nos Açores de 4 dias em autocaravana

damir babacic tmo9zkbnqmk unsplash

A meio caminho entre o continente Europeu e o Americano, no coração do Atlântico, o Arquipélago dos Açores é conhecido pela sua imensa beleza natural, quase intocada, que deslumbra quem visita as suas ilhas. S. Miguel, a maior ilha, tem muito para conhecer e é um destino ideal para um roteiro de 4 dias em autocaravana. Com o advento dos voos low cost que tornam a viagem acessível, aventure-se pela beleza virgem de S. Miguel a bordo de uma confortável autocaravana que lhe proporcionará uma facilidade sem igual para se deslocar pela ilha. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e venha connosco percorrer as estradas de S. Miguel! 

Roteiro Açores: Dia 1 - Ponta Delgada e arredores

Ao sair do aeroporto, recolha a sua autocaravana em local a combinar com o proprietário e parta à descoberta da cidade de Ponta Delgada. A cidade, apesar de não ser muito grande, tem muito para descobrir. A outrora vila pescatória cresceu e tornou-se numa cidade cosmopolita, ainda que sempre fiel às suas origens, de mãos dadas com a sua própria tradição e com a sua indissociável conexão com o mar. Visite as Portas da Cidade, que são um dos cartões-postais da cidade, bem como a Igreja Matriz, as Portas do Mar, o Campo de S. Francisco ou o Jardim António Borges. 

Passeie sem pressas pelo passeio marítimo de Ponta Delgada, a Avenida Infante Dom Henrique, onde encontrará diversos bares, cafés e restaurantes e onde poderá aproveitar para comer uma refeição ou tomar um refresco. Pela tarde, visite a Torre Sineira, que tem uma maravilhosa vista panorâmica sobre a cidade e aproveite a mobilidade que a autocaravana oferece para ir ao Pinhal da Paz e terminar o dia na Quinta dos Açores. Se tiver tempo, pode ainda reservar num dos diversos promotores de viagens marítimas e sair para alto mar para observar baleias e golfinhos! 

Roteiro Açores: Dia 2 - Furnas 

Ao segundo dia, o nosso roteiro de 4 dias em autocaravana pelos Açores segue para as Furnas, a cerca de 45 minutos de distância de Ponta Delgada. Na freguesia das Furnas há muito para explorar, a começar pelo próprio lago. Pode também visitar o Jardim José do Canto, onde conhecerá a Cascata da Ribeira do Rosal e a Igreja Nossa Senhora das Furnas. Depois, ao aproximar da hora de almoço, dirija-se para o lado oposto da lagoa, onde estão as caldeiras onde se fazem os famosíssimos e super deliciosos cozidos das Furnas. Por volta das 12h30, os restaurantes retiram os cozidos do fundo da terra já prontos, o que representa uma oportunidade única para observar o momento que, diríamos, é único em todo o mundo. 

Uma vez saboreado o cozido, aproveite a tarde para visitar o jardim D. Beatriz do Canto e o Parque Terra Nostra, onde terá acesso ao enorme jardim e tanque termal com águas a cerca de 40º. Ao fim do dia, dirija-se às também águas quentes da Poça D. Beija, um espaço mais pequeno, mas com um ambiente romantizado e que recomendamos, caso seja oportuno, que visite à noite, de preferência num dia de céu estrelado. Em ambos os parques, recomendamos que leve fato de banho antigo, uma vez que águas amareladas e pesadas podem danificar a roupa. 

Roteiro Açores: Dia 3 - Ilhéu, Lagoa do Fogo e Fábrica de Chá

Ao terceiro dia, poderá aproveitar para conhecer o Ilhéu de Vila Franca do Campo (o primeiro barco parte às 10h e tem vários horários para regressar). Recomendamos que regresse pela hora de almoço e depois de recarregar as energias com um bom almoço, conheça a Lagoa do Fogo, a segunda maior de S. Miguel. Poderá descer para ver a Lagoa de perto ou então ver desde cima as águas cristalinas da Lagoa e a envolvente paisagem verde que lhe dá todo o carisma. Após esta visita, faça uma paragem na Caldeira Velha, onde poderá banhar-se numa carcata com águas mornas ou numa piscina de águas quentes. 

De seguida, parta rumo à Fábrica de Chá de Porto Formoso: a visita à fábrica, às plantações mesmo a degustação de chá são gratuitas e proporcionam umas fotografias óptimas. Se gostar, poderá adquirir alguns saquinhos de chá produzidos na fábrica e levar como souvenir ou então para saborear no conforto da autocaravana. Por fim, aproveite ainda para rumar à Achada para conhecer a Cascata da Ribeira dos Caldeirões e os seus moinhos. Se tiver tempo, passe na Ribeira Grande e conheça a Praia de Santa Bárbara, um destino de eleição para surfistas. 

Roteiro Açores: Dia 4 - Sete Cidades

Ao quarto e último dia, seguimos caminho no nosso roteiro de 4 dias em autocaravana nos Açores até à entrada da Lagoa do Canário. A partir daí poderá seguir a pé o trilho que tem indicações contínuas rumo à Lagoa, cujo miradouro (também conhecido por Grota do Inferno) é um dos pontos altos que proporciona uma vista fantástica sobre duas lagoas: a Lagoa de Santiago e a Lagoa das Sete Cidades. 

Siga depois a estrada que vai dar à Vista do Rei, uma das mais emblemáticas vistas de S. Miguel, onde se pode observar de um ponto privilegiado a Lagoa das Sete Cidade e as suas cores. Atrás do Miradouro, encontra o abandonado Hotel Monte Palace, outrora um luxuoso hotel que esteve em atividade há muitos anos. Apesar de estar vedado, não é difícil entrar no espaço e ver o que resta dele, caminhando de andar em andar e observando a vista única que outrora os hóspedes usufruíram neste hotel. Tenha cuidado, uma vez que o hotel está literalmente abandonado e é propício a acidentes indesejados, pelo que não se aventure em demasia. 

Termine na Ferraria, uma pequena baía com água do mar quente, enquanto assiste ao pôr do sol, de forma a fechar com chave d’ouro o roteiro de 4 dias em autocaravana por S. Miguel, antes do regresso a Ponta Delgada. 

Onde pernoitar nos Açores em autocaravana:

Furnas - Parque Campismo

Caminho das Queimadas, 9675 Furnas, São Miguel

Quinta das Laranjeiras – Parque Campismo Rural

Canada Roda do Pico 30 - Areias 9600-097 Rabo Peixe, São Miguel

Parque de Campismo do Nordeste

Boca da Ribeira, Nordeste, São Miguel, Açores, São Miguel 9630-141

Alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e parta à descoberta dos Açores! 

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

ecovia do litoral em autocaravana
Estradas excepcionais

Ecovia do Litoral Norte em Autocaravana

Em pleno Alto Minho Litoral, no extremo noroeste de Portugal, a Ecovia do Litoral Norte prolonga-se pelos concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha e compreende largos troços (a ligação completa está ainda inacabada) de passadiços que se estendem lado a lado com o Oceano Atlântico, sempre acompanhado pelas bonitas praias da região.

meilleurs campings eco responsables europe
Praia

Os melhores campings eco-responsáveis na Europa

Seja um viajante experiente ou um iniciante, nunca é tarde para experimentar algo novo. As férias em família são uma oportunidade única para criar laços, explorar novos lugares e desfrutar de momentos inesquecíveis. No entanto, com a crescente preocupação ambiental, muitas famílias procuram maneiras de tornar suas férias mais sustentáveis e responsáveis. É aí que entram os eco-campings, uma alternativa cada vez mais popular para aqueles que procuram combinar as vantagens das férias ao ar livre com a preservação do meio ambiente.

geres22
Crush

Roteiro em Autocaravana no Gerês

Para quem aprecia explorar um cenário de montanha e floresta com a “casa às costas”, o Gerês é o destino perfeito. Com amigos ou em família, o Parque Nacional da Peneda-Gerês oferece uma biodiversidade vasta e é considerado uma das regiões verdes mais bonitas de Portugal, o que lhe vale o reconhecimento como “reserva  mundial da biosfera” por parte da UNESCO. Ideal para os mais aventureiros, o Gerês reserva um infindável leque de surpresas. Dos cantinhos mais conhecidos aos mais inexplorados, use calçado confortável e parta à descoberta do melhor que esta região tem para oferecer. A poucos quilómetros de Braga, onde poderá alugar uma autocaravana ou campervan através da Yescapa, suba a bordo e usufrua da mobilidade que o veículo lhe permite para explorar o vasto Parque Nacional da Peneda-Gerês.