Roteiro pela Baviera: Esqui, montanhas e caminhadas

bavaria portada 1140x400

Sabia que é na Alemanha que se encontra o maior número de autocaravanas em toda a Europa? É por isso evidente que não faltam locais incríveis para se conhecer na Alemanha, ainda que o destaque para muitos viajantes sempre foi e continua a ser a região da Baviera. Por isso, vamos ajudar a descobrir todos os recantos que não quererá perder na sua viagem de autocaravana à Baviera. Venha connosco! 

Roteiro pela Baviera: Eichstätt y Altmühltal

A nossa rota começa na Média Francônia (Mittelfranken, em alemão): entre Nuremberg e Munique fica a cidade barroca de Eichstätt. Aqui, a cultura, a cidade velha, a arquitetura moderna e a sede episcopal misturam-se num autêntico pot-pourri cultural. Visite o Figurenfeld im Hessental (“campo de figuras”), que reflete o absurdo da guerra e da violência, com 78 esculturas impressionantes. Em seguida, visite o Castelo de Willibaldsburg, que serviu como sede do bispo local até 1725, e continue o roteiro de autocaravana até ao Parque Natural de Altmühltal: são mais de 3.000 quilômetros quadrados de extensão, onde poderá fazer caminhadas, andar de bicicleta ou relaxar num dos maiores parques naturais da Alemanha. Gosta de castelos, torres de vigia e relíquias romanas? Então esta região será um dos destaques da sua viagem de autocaravana. Em ambos os lados da autoestrada Munique-Nuremberga existem inúmeras surpresas e vistas a não perder. Recomendamos que visite a Travessia do Danúbio e o Mosteiro de Wattenburg.

Observar as German Limes - património mundial da UNESCO - e antiga fronteira do Império Romano, é também um marco da região. Descubra os banhos ao ar livre, as torres de vigia reconstruídas e siga o percurso que os romanos outrora percorreram. O Dinopark é recomendado para crianças, onde se podem maravilhar com 70 dinossauros em tamanho real dispostos num museu ao ar livre.

Onde ficar:

Wohnmobil- und Zeltplatz Eichstätt

Direções: Pirkheimerstraße, 85072 Eichstätt

Roteiro pela Baviera: Munique

Quem viaja para a Baviera de avião normalmente aterra na capital regional: Munique. Se este for o caso, não hesite em alugar uma autocaravana logo em Munique para iniciar sua viagem diretamente na saída do aeroporto.

Munique brilha pelo seu charme de cidade grande e clássica, ainda que também ofereça pura aventura, relaxamento, compras e passeios turísticos. Aqui, opções não faltam: desde a popular Oktoberfest, o festival da cerveja de Munique, ao festival em Tollwood, aos concertos ou eventos no Parque Olímpico, à animada vida noturna no centro da cidade, ou à antiga fábrica de batatas "Kultfabrik", em Munique há muito para experimentar, num programa completo para todas as idades.

Para os amantes da natureza, o Jardim Inglês é imperdível. Poderá visitar a Torre Chinesa, várias cervejarias e a Eisbach, onde mesmo no inverno os surfistas pegam a onda estática da Prinzregentenstraße (Prince Regent Street), que fica ao lado da Maximilianstraße (Maximilian Street), uma das muitas avenidas da cidade. Ao longo do rio Isar, reina o cheiro a churrascos entre amigos, enquanto os mais pequenos se podem maravilhar com o zoológico de Hellabrunn.

Os entusiastas da tecnologia não devem perder o Deutsches Museum, um dos maiores museus técnicos do mundo. Se é um amante da arte e da cultura, vai adorar os vários museus da Pinakothek e da Ópera Estatal da Baviera, que também tem uma ampla oferta cultural. Passeie pelo Viktualienmarkt e pela Marienplatz. Visite o edifício da administração local e a Frauenkirche, conhecida pelas suas duas famosas cúpulas em forma de cebola.

Onde ficar:

Campingplatz Munchen

Direções: Auf den Schrederwiesen 3, 80995 München

Roteiro pela Baviera: Chiemsee

Se o seu percurso o levar a sudeste, em direção à Áustria, planeie uma paragem no Lago Chiemsee com a sua autocaravana. O Lago Chiemsee é o maior lago da Baviera e está localizado mesmo à porta dos Alpes. Visite o Castelo Herrenchiemsee, construído pelo Rei Ludwig II (inspirado pelo modelo de Versalhes) e o Mosteiro Fraueninsel, onde ainda hoje são confeccionadas e vendidas iguarias locais como o maçapão ou licores artesanais.

O lago também oferece uma grande variedade de desportos aquáticos: vela, canoagem, esqui aquático ou excursões de caiaque... Se é um entusiasta do desporto, existem inúmeras ofertas. Poderá também relaxar numa das praias do lago ou tomar uma bebida num dos muitos bares de praia.

Especialmente na primavera e no outono, os passeios de bicicleta ao redor do lago são imperdíveis e, quando fica mais frio, uma viagem de ida e volta na ferrovia Chiemsee é um ótimo plano para toda a família. Estacione sua autocaravana no Lago Chiemsee e embarque na aventura.

Onde ficar:

Chiemsee Strandcamping

Direções: Am Chiemsee, Unterhochstätt 1, 83355 Grabenstätt

Roteiro pela Baviera: The Ammersee

O Ammersee está localizado a cerca de 40 km a sudoeste de Munique e é facilmente acessível de autocaravana. O lago, com 16 quilômetros de extensão e 6 quilômetros de largura, convida os amantes dos desportos náuticos a praticarem diversas atividades como vela, surf, stand-up paddle ou pesca. Aqui também pode alugar barcos a pedais, uma opção a ter em conta. Se estiver a viajar em família, recomendamos passeios de bicicleta ao redor do lago, para que possa desfrutar da tranquilidade e da natureza exuberante que circunda o Ammersee.

Não se esqueça também de visitar o Mosteiro de Andechs, que atrai numerosos peregrinos desde o século XII, sendo por isso o local de peregrinação mais antigo da Baviera. Desfrute de uma cerveja fabricada no mosteiro Andechs Bräustüberl, um lugar onde pode trazer e comer a sua própria refeição.

Onde ficar:

Campingplatz Utting am Ammersee

Direções: Im Freizeitgelände 5, 86919 Utting am Ammersee

Roteiro pela Baviera: Lago Starnberg

Mesmo ao lado do Ammersee está outro lençol de água proeminente: o Lago Starnberg. Em termos de tamanho, não tem nada a dever ao Ammersee e é um dos destinos turísticos mais populares da Baviera. Um dos destaques é o Castelo de Possenhofen, que está localizado diretamente no Lago Starnberg e é um ótimo destino para excursões. O próprio Lago Starnberg atrai visitantes com seus imensos prados (onde pode apanhar sol), pelo seu cenário romântico composto por veleiros e horizonte montanhoso. Nestes lugares tranquilos, os dias voam enquanto aprecia a paisagem, navega, faz caminhadas ou passeia de bicicleta.

Onde ficar:

Camping Seeshaupt

Direções: St.-Heinricher-Straße 127, 82402 Seeshaupt

Roteiro pela Baviera: Castelo de Neuschwanstein 

Sugerimos agora que o seu passeio o leve mais ao sul. Em qualquer rota pela Baviera em autocaravana, o Castelo de Neuschwanstein é um ponto incontornável. Este castelo de conto de fadas foi construído pelo Rei Luís II e serviu de modelo para o logotipo da Walt Disney. O castelo é o mais magnífico de todos os que foram construídos por este rei e está aberto a visitas desde 1886. Lembre-se de comprar os bilhetes com antecedência, pois por vezes todos os bilhetes para o dia esgotam até à hora do almoço.

Füssen, a cidade aos pés do Castelo de Neuschwanstein, também merece uma visita. Ciclistas e caminhantes, em particular, são apreciadores desta cidade. Quer prefira visitar castelos, montanhas ou lagos, não há dúvida de que esta região é impressionante.

Onde ficar:

Camping Brunnen

Direções: Seestraße 81, 87645 Schwangau

Roteiro pela Baviera: Esqui, montanhas e caminhadas

Em qualquer lista de locais a não perder na Baviera, o Nebelhorn não pode faltar. A montanha tem 2.224 metros de altura e é um paraíso para os amantes do esqui. Do topo, poderá deslumbrar-se com uma vista que alcança até 4.000 picos diferentes.

Uma das principais estâncias de esqui é Garmisch-Partenkirchen, onde se encontra o Zugspitze, a montanha mais alta da Alemanha. Encontrará quase tudo o que seu coração de desportista de inverno deseja: esqui cross-country, raquetes de neve, biatlo, patinagem no gelo e, claro, esqui. Também encontrará muitos outros locais de interesse que poderá visitar, como o Castelo de Linderhof, o Lago Eibsee, a Abadia Beneditina de Ettal e o Vale Höllental.

Onde ficar:

Camping Oberstdorf

Direções: Rubinger Str. 16, 87561 Oberstdorf

Se gostou deste percurso pela Baviera, poderá ainda continuar a sua viagem em autocaravana pela Floresta Negra, um percurso único pelas paisagens e pela vista incrível das montanhas.


De uma forma mais geral, pode percorrer toda a Alemanha em uma autocaravana sem nunca se aborrecer. Este país, em pleno coração europeu, tem um vasto leque de áreas destinadas a autocaravanas que lhe permitem viajar com a segurança de que será sempre muito bem recebido. Não hesite e prepare as suas próximas férias na Alemanha, reserve já a sua autocaravana com a Yescapa!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

img 3603 720x480 72 rgb
Natureza

Paragens obrigatórias para fazer uma surf trip em Portugal

A história do surf em Portugal começou no fim dos anos 50 de uma forma muito tímida, depois do 25 de Abril, os adeptos desta modalidade começaram a crescer e o litoral português começou a encher-se de surfistas portugueses e outros vindo do outro lado do planeta. Hoje em dia, Portugal é um dos destinos de eleição para fazer uma surf trip, por isso entre na onde e venha conhecer as paragens obrigatórios durante uma surf trip em Portugal!

sintra em autocaravana
Cultura

Sintra em Autocaravana

Sintra é uma vila portuguesa que fica a 25km de Lisboa. Muitos que visitam Lisboa acabam por passar por Sintra e encantar-se pelos seus magníficos palácios. Na sua escapadela de autocaravana ou campervan não pode deixar de visitar Sintra, Património Mundial da UNESCO desde 1995. A serra enfeitada com magníficos palácios e até um castelo, faz-nos pensar que estamos num conto de fadas. A Natureza em total harmonia com todos os seus incríveis monumentos e a serra o miradouro perfeito sobre o mar. A Família Neves visitou Sintra em autocaravana e partilhou connosco sugestões de locais a não perder. Alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e parta à aventura com família ou amigos.

nazare portugal autocaravana
Natureza

Nazaré: Quando a tradição resiste a ventos e marés

É espantoso como este lugar, tão próximo de Lisboa consegue manter acesa uma das mais puras tradições portuguesas. Viaje com a Yescapa até à Nazaré e deixe-se seduzir pelo o que de mais genuíno existe em Portugal: o mar, o cheiro a peixe fresco e a autenticidade de um povo que com as suas tradições o fará parar no tempo.