Roteiro pela Baviera: Esqui, montanhas e caminhadas

bavaria portada 1140x400

Sabia que é na Alemanha que se encontra o maior número de autocaravanas em toda a Europa? É por isso evidente que não faltam locais incríveis para se conhecer na Alemanha, ainda que o destaque para muitos viajantes sempre foi e continua a ser a região da Baviera. Por isso, vamos ajudar a descobrir todos os recantos que não quererá perder na sua viagem de autocaravana à Baviera. Venha connosco! 

Roteiro pela Baviera: Eichstätt y Altmühltal

A nossa rota começa na Média Francônia (Mittelfranken, em alemão): entre Nuremberg e Munique fica a cidade barroca de Eichstätt. Aqui, a cultura, a cidade velha, a arquitetura moderna e a sede episcopal misturam-se num autêntico pot-pourri cultural. Visite o Figurenfeld im Hessental (“campo de figuras”), que reflete o absurdo da guerra e da violência, com 78 esculturas impressionantes. Em seguida, visite o Castelo de Willibaldsburg, que serviu como sede do bispo local até 1725, e continue o roteiro de autocaravana até ao Parque Natural de Altmühltal: são mais de 3.000 quilômetros quadrados de extensão, onde poderá fazer caminhadas, andar de bicicleta ou relaxar num dos maiores parques naturais da Alemanha. Gosta de castelos, torres de vigia e relíquias romanas? Então esta região será um dos destaques da sua viagem de autocaravana. Em ambos os lados da autoestrada Munique-Nuremberga existem inúmeras surpresas e vistas a não perder. Recomendamos que visite a Travessia do Danúbio e o Mosteiro de Wattenburg.

Observar as German Limes - património mundial da UNESCO - e antiga fronteira do Império Romano, é também um marco da região. Descubra os banhos ao ar livre, as torres de vigia reconstruídas e siga o percurso que os romanos outrora percorreram. O Dinopark é recomendado para crianças, onde se podem maravilhar com 70 dinossauros em tamanho real dispostos num museu ao ar livre.

Onde ficar:

Wohnmobil- und Zeltplatz Eichstätt

Direções: Pirkheimerstraße, 85072 Eichstätt

Roteiro pela Baviera: Munique

Quem viaja para a Baviera de avião normalmente aterra na capital regional: Munique. Se este for o caso, não hesite em alugar uma autocaravana logo em Munique para iniciar sua viagem diretamente na saída do aeroporto.

Munique brilha pelo seu charme de cidade grande e clássica, ainda que também ofereça pura aventura, relaxamento, compras e passeios turísticos. Aqui, opções não faltam: desde a popular Oktoberfest, o festival da cerveja de Munique, ao festival em Tollwood, aos concertos ou eventos no Parque Olímpico, à animada vida noturna no centro da cidade, ou à antiga fábrica de batatas "Kultfabrik", em Munique há muito para experimentar, num programa completo para todas as idades.

Para os amantes da natureza, o Jardim Inglês é imperdível. Poderá visitar a Torre Chinesa, várias cervejarias e a Eisbach, onde mesmo no inverno os surfistas pegam a onda estática da Prinzregentenstraße (Prince Regent Street), que fica ao lado da Maximilianstraße (Maximilian Street), uma das muitas avenidas da cidade. Ao longo do rio Isar, reina o cheiro a churrascos entre amigos, enquanto os mais pequenos se podem maravilhar com o zoológico de Hellabrunn.

Os entusiastas da tecnologia não devem perder o Deutsches Museum, um dos maiores museus técnicos do mundo. Se é um amante da arte e da cultura, vai adorar os vários museus da Pinakothek e da Ópera Estatal da Baviera, que também tem uma ampla oferta cultural. Passeie pelo Viktualienmarkt e pela Marienplatz. Visite o edifício da administração local e a Frauenkirche, conhecida pelas suas duas famosas cúpulas em forma de cebola.

Onde ficar:

Campingplatz Munchen

Direções: Auf den Schrederwiesen 3, 80995 München

Roteiro pela Baviera: Chiemsee

Se o seu percurso o levar a sudeste, em direção à Áustria, planeie uma paragem no Lago Chiemsee com a sua autocaravana. O Lago Chiemsee é o maior lago da Baviera e está localizado mesmo à porta dos Alpes. Visite o Castelo Herrenchiemsee, construído pelo Rei Ludwig II (inspirado pelo modelo de Versalhes) e o Mosteiro Fraueninsel, onde ainda hoje são confeccionadas e vendidas iguarias locais como o maçapão ou licores artesanais.

O lago também oferece uma grande variedade de desportos aquáticos: vela, canoagem, esqui aquático ou excursões de caiaque... Se é um entusiasta do desporto, existem inúmeras ofertas. Poderá também relaxar numa das praias do lago ou tomar uma bebida num dos muitos bares de praia.

Especialmente na primavera e no outono, os passeios de bicicleta ao redor do lago são imperdíveis e, quando fica mais frio, uma viagem de ida e volta na ferrovia Chiemsee é um ótimo plano para toda a família. Estacione sua autocaravana no Lago Chiemsee e embarque na aventura.

Onde ficar:

Chiemsee Strandcamping

Direções: Am Chiemsee, Unterhochstätt 1, 83355 Grabenstätt

Roteiro pela Baviera: The Ammersee

O Ammersee está localizado a cerca de 40 km a sudoeste de Munique e é facilmente acessível de autocaravana. O lago, com 16 quilômetros de extensão e 6 quilômetros de largura, convida os amantes dos desportos náuticos a praticarem diversas atividades como vela, surf, stand-up paddle ou pesca. Aqui também pode alugar barcos a pedais, uma opção a ter em conta. Se estiver a viajar em família, recomendamos passeios de bicicleta ao redor do lago, para que possa desfrutar da tranquilidade e da natureza exuberante que circunda o Ammersee.

Não se esqueça também de visitar o Mosteiro de Andechs, que atrai numerosos peregrinos desde o século XII, sendo por isso o local de peregrinação mais antigo da Baviera. Desfrute de uma cerveja fabricada no mosteiro Andechs Bräustüberl, um lugar onde pode trazer e comer a sua própria refeição.

Onde ficar:

Campingplatz Utting am Ammersee

Direções: Im Freizeitgelände 5, 86919 Utting am Ammersee

Roteiro pela Baviera: Lago Starnberg

Mesmo ao lado do Ammersee está outro lençol de água proeminente: o Lago Starnberg. Em termos de tamanho, não tem nada a dever ao Ammersee e é um dos destinos turísticos mais populares da Baviera. Um dos destaques é o Castelo de Possenhofen, que está localizado diretamente no Lago Starnberg e é um ótimo destino para excursões. O próprio Lago Starnberg atrai visitantes com seus imensos prados (onde pode apanhar sol), pelo seu cenário romântico composto por veleiros e horizonte montanhoso. Nestes lugares tranquilos, os dias voam enquanto aprecia a paisagem, navega, faz caminhadas ou passeia de bicicleta.

Onde ficar:

Camping Seeshaupt

Direções: St.-Heinricher-Straße 127, 82402 Seeshaupt

Roteiro pela Baviera: Castelo de Neuschwanstein 

Sugerimos agora que o seu passeio o leve mais ao sul. Em qualquer rota pela Baviera em autocaravana, o Castelo de Neuschwanstein é um ponto incontornável. Este castelo de conto de fadas foi construído pelo Rei Luís II e serviu de modelo para o logotipo da Walt Disney. O castelo é o mais magnífico de todos os que foram construídos por este rei e está aberto a visitas desde 1886. Lembre-se de comprar os bilhetes com antecedência, pois por vezes todos os bilhetes para o dia esgotam até à hora do almoço.

Füssen, a cidade aos pés do Castelo de Neuschwanstein, também merece uma visita. Ciclistas e caminhantes, em particular, são apreciadores desta cidade. Quer prefira visitar castelos, montanhas ou lagos, não há dúvida de que esta região é impressionante.

Onde ficar:

Camping Brunnen

Direções: Seestraße 81, 87645 Schwangau

Roteiro pela Baviera: Esqui, montanhas e caminhadas

Em qualquer lista de locais a não perder na Baviera, o Nebelhorn não pode faltar. A montanha tem 2.224 metros de altura e é um paraíso para os amantes do esqui. Do topo, poderá deslumbrar-se com uma vista que alcança até 4.000 picos diferentes.

Uma das principais estâncias de esqui é Garmisch-Partenkirchen, onde se encontra o Zugspitze, a montanha mais alta da Alemanha. Encontrará quase tudo o que seu coração de desportista de inverno deseja: esqui cross-country, raquetes de neve, biatlo, patinagem no gelo e, claro, esqui. Também encontrará muitos outros locais de interesse que poderá visitar, como o Castelo de Linderhof, o Lago Eibsee, a Abadia Beneditina de Ettal e o Vale Höllental.

Onde ficar:

Camping Oberstdorf

Direções: Rubinger Str. 16, 87561 Oberstdorf

Se gostou deste percurso pela Baviera, poderá ainda continuar a sua viagem em autocaravana pela Floresta Negra, um percurso único pelas paisagens e pela vista incrível das montanhas.


De uma forma mais geral, pode percorrer toda a Alemanha em uma autocaravana sem nunca se aborrecer. Este país, em pleno coração europeu, tem um vasto leque de áreas destinadas a autocaravanas que lhe permitem viajar com a segurança de que será sempre muito bem recebido. Não hesite e prepare as suas próximas férias na Alemanha, reserve já a sua autocaravana com a Yescapa!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

circuit bretagne camping car itineraire 1140x400
Estradas excepcionais

Roteiro pela Bretanha em autocaravana

Se tem sede de aventura e novidade, venha descobrir os tesouros da mais bela região da França, fazendo um circuito pela região da Bretanha em autocaravana. Aqui encontrará os melhores locais para conhecer bem como indicações de áreas onde pernoitar, dicas imprescindíveis para uma roadtrip excecional. Venha connosco! 

nacional 2
Estradas excepcionais

A Mítica Rota da Estrada Nacional 2 em Autocaravana

A famosa Estrada Nacional 2 de Portugal, também conhecida como a Rota N2 ou EN2, é uma estrada que liga Portugal de Norte a Sul.

ibiza artigo deautocaravana
Na Europa

Ibiza de autocaravana

Ibiza, viagem de sonho para muitos, aproveitar o calor das Ilhas Baleares, viver a vida noturna, mergulhar no azul do mar Mediterrâneo sem olhar para os ponteiros do relógio, porque férias são férias! E acrescentar a esta viagem de sonho uma autocaravana? Uma viagem sem horários a respeitar com a vantagem de poder acordar com uma paisagem de sonho e quem sabe todos os dias diferente! Com a Yescapa tem a oportunidade de alugar autocaravana Ibiza.