Alsácia em autocaravana

alsace camping car 1140x400

A bordo de uma autocaravana, parta à descoberta de Alsácia e dos seus múltiplos lugares emblemáticos. Uma terra excepcional com numerosas vilas e vilarejos, de Estrasburgo até à pequena vila de Colmar, passando por Mulhouse e os seus museus. Descubra também a célebre rota dos vinhos, um itinerário único e perfeito para percorrer ao alugar uma autocaravana!

A Rota dos Vinhos de Alsácia em autocaravana 

Não pode descobrir Alsácia em autocaravana sem fazer a incontornável Rota dos Vinhos, uma das melhores road trips de França e sobretudo super acessível a veículos de lazer. Esta mítica estrada de 170 km atravessa numerosas vilas pitorescas, assim como reconhecidas vinhas e ainda paisagens excepcionais! Existe uma cinquentena de trilhos de vinho sinalizados e acompanhados de painéis por todo o trabalho do enólogo. 

Durante a sua viagem, passará por cinco territórios bem diferentes: em primeiro lugar, o país de Wissembourg, no norte, com as suas vilas, tais como Hunsbach e Seebach! Um pouco mais abaixo, irá encontrar a vinha de Estrasburgo com notáveis vinhas de Kochersberg, da Courounne d’or ou ainda de Molsheim. Em seguida, em direção ao coração de Alsácia de Rosenwiller a Orschwiller. Não perca a vila Seigneurie d’Andlan ou ainda o museu da Folie de Marco.

A próxima etapa são as terras e vinhos no país de Colmar e as suas famosas cidades medievais de Bergheim, Ribeaucillé, Zellenberg, Roquewihr, Kaysersberg e ainda Eguisheim. Para terminar, dirija-se ao sul entre Soultzmatt e Than e visite os antigos fortes de Cernay, a Abadia de Murbach e também o colegial Saint-Thiébaut! Não se prive de aproveitar as colheitas tardias que dão origem aos vinhos excepcionais que provêm dessas variedades Gewurtz, Pinot gris, Riesling ou Musca e não se esqueça de provar os vinhos com os queijos locais!

Descobrir Alsácia em autocaravana: Vosgos 

Uma mudança de cenário em direção a Vosgos, entre o lago e a montanha. 

Descubra as planícies remarcaveis, os lugares de memória e também o passado industrial da região! Os amantes da natureza serão felizes de descobrir a estrada de Crêtes no seu veículo. Nas cavidades das montanhas, esta estrada turística oferece uma vista incrível sobre as pequenas vilas e a famosa linha azul de Vosgos e chega ao ponto culminante de Lorena, o grande balão, onde será deslumbrado pela sua vista e cumes dos Alpes! Nós aconselhamos aos mais ativos a rumar em direção à estação de Bresse. Não ficará entediado com o parque de aventuras Bol d’Air e as suas atividades como parapente, VTT, caminhadas ou ainda esqui, no inverno, raquetes de neve e passeios em trenó.  

Vosgos fá-lo descobrir o seu passado industrial a bordo do seu comboio Thur Doller Alsácia entre o vale e as suas aldeias. Poderá também explorar galerias de mineração. Este vale é abrigo de lugares de memórias com monumentos históricos da II Guerra Mundial, como, por exemplo, Hartmannswillerkopf. Para finalizar, faça uma pausa no lago de Gérardmer para desfrutar do seu cenário incrível e pratique inúmeras atividades náuticas como paddle, pedalinho ou até remo!

O itinerário em autocaravana: a Alsácia, as suas vilas e arredores 

Etapa 1 - Wissembourg, a nossa primeira etapa citadina 

Começamos o nosso circuito de Alsácia em autocaravana para Wissembourg, uma pequena vila no norte que irá oferecer belos pontos de vista. Poderá ir e admirar a impressionante igreja de São Pedro e São Paulo, que é a segunda maior de Alsácia e visite o seu interior com estilo gótico. Descubra a casa de sal, visita incontornável com o seu famoso telhado inclinado com águas-furtadas. O melhor de deixar a sua autocaravana à entrada da cidade é deslocar-se a pé pelas muralhas que circundam a mesma.

Vários locais valem a pena a visita, como a Praça do Mercado dos Repolhos com o seu famoso pinhão original ao longo da rua de la Laine. Para finalizar, passeie ao longo do cais de Anselmann e admire a casa Vogelsberger e o seu belo fresco!

Volte à sua autocaravana e percorre uma vintena de km até chegar ao famoso castelo de Fleckenstein do século XII. Este castelo situa-se no parque regional dos Vosgos do Norte e oferece uma verdadeira viagem pelo tempo. Se está acompanhado de crianças, várias visitas lúdicas se apresentam para que esta saída em família agrade miúdos e graúdos!

Etapa 2 - A charmosa vila de Haguenau em autocaravana 

Continuamos o nosso itinerário pela vila de Haguenau, que se situa no meio de uma vasta floresta. Uma vila bem longe dos turistas que lhe trará uma atmosfera agradável e tradicional! Aconselhamo-lo sem dúvida a ir de bicicleta e passear pela imensa floresta de Haguenau, onde encontrará no meio uma capela em homenagem a Santo Arbogast. De volta ao centro da cidade, tem vários museus para visitar, entre eles o museu histórico de Haguenau ou ainda o surpreendente museu da Bagagem! Passeie pela vila e encontre as belas igrejas de São Jorge e São Nicolau.

Etapa 3 - Estrasburgo: a incontornável etapa na sua rota em autocaravana 

A nossa rota em autocaravana por Alsace, prossegue pela capital, Estrasburgo, uma linda cidade que lhe oferece uma variedade de atividades. Começamos as visitas nesta cidade pelas imperdíveis paragens, como a Grande Ilha, o centro histórico da vila que é chamado assim devido ao rio da ilha que o rodeia. 

Passeie pelo coração da cidade, onde se destaca a praça do Mercado Gayot, no bairro dos Orfèvres ou ainda ao longo do cais dos Bateliers. Outro bairro a percorrer é o da “pequena França” que é o mais charmoso pelos seus canais e casas  floridas! Não pode ainda perder a imponente catedral Notre Dame de Estrasburgo, onde, no verão, vários espetáculos luminosos são projetados! Admire a vista desde a Barragem Vauban, pois vale a pena o desvio!

Fora do centro, existem outros bairros, como o Krutenau, no sul, que é um bairro boémio e artístico, tendo a Escola Superior de Artes Decorativas. Irá encontrar também o bairro Alemão situado no nordeste ou pode ainda descobrir a praça da república, onde se encontra a biblioteca nacional e universitária. Finalmente, no norte, não perca o Palácio da Europa no bairro europeu!

Etapa 4 - em direção à cidade de Riquewihr

Desçamos um pouco para descobrir Riquewihr. Conhecida como uma das mais belas vilas de França, é também reconhecida pelos seus famosos vinhos e arquitetura. Nesta antiga vila fortificada, encontrará a junta de freguesia neo-clássica, datada em 1809, assim como o antigo castelo de contas de Montbéliard-Wurtemberg. Continuemos com um pouco de história, visitando o antigo pátio da abadia de Autrey e o pátio dos Bispos de Estrasburgo. Descubra também o antigo campanário “o Dolder”, que domina a cidade com os seus 25m de altura e o museu que o acolhe! Passeie pela rua dos judeus ou ainda pela rua do General de Gaulle para admirar as suas místicas casas, alguns classificados como monumentos históricos.

Não muito longe de Riquewihr, dirija-se com a sua autocaravana para visitar os vestígios do castelo de Reichenstein, situado a 425m de altitude, dominando o vale arborizado de Sembach.

Etapa 5 - Entre vinhas e montanhas: a cidade de Kaysersberg

Para a nossa próxima etapa, desloque-se até a vila de Kaysersberg, que se encontra entre vinhas e montanhas. Foi eleita em 2017 como a vila favorita dos franceses graças ao seu carimbo único e aos inúmeros locais de interesse. Esta vila é uma das vinhas mais conhecidas da rota dos vinhos de Alsácia, onde encontrará várias caves, como Bott Geyl. Passeie pelas ruas de casas coloridas e no final da “Grand’rue”, chegará à pequena praça do castelo de Kaysersberg. Esta vila tem um outro castelo na colina do Imperador, que oferece uma bela vista panorâmica! 

Mas Kaysersberg é também conhecida pelas várias atividades desportivas em volta, como Vosgos, onde poderá esquiar na estação do Lago Branco ou ainda fazer caminhadas no vale! Tem uma bicicleta? Divirta-se pelo parque de aventuras ou ainda pelas pistas do Bike Park

Etapa 6 - A charmosa vila de Colmar em autocaravana 

Continuamos o nosso itinerário em autocaravana em Aslácia para uma etapa imperdível: Colmar, uma vila charmosa pelos seus canais e pelo seu centro florido. Na comunidade “mais Alsaciana”, poderá visitar 5 museus da cidade, entre eles o museu Unterlinden, situado num antigo convento dominicano, ou ainda o museu Hansi! No centro da cidade, poderá ainda ver a Casa Pfister ou ainda a incrível “casa de Cabeças” com a sua mansão com uma fachada cheia de caretas. Faça uma pausa visitando o bairro da pequena Veneza em barco. E não se esqueça de provar as especialidades alsacianas à cervejaria de albergue, principalmente para provar um Kougelhopf!

Retome a sua autocaravana em direção ao castelo de Hohlandsbourg, situado a 15km de Colmar. Este castelo, que é um dos mais importantes da região de Colmar, proporciona uma vista panorâmica excepcional pela região da Floresta Negra. Através deste castelo, irá descobrir um lugar carregado de história e poderá talvez participar de uma das várias animações organizadas, como a festa medieval. Atenção, pois não está aberto de abril a novembro.

De passagem em dezembro para descobrir os mercados de Natal alsacianos? Seria triste passar ao lado de Colmar, o lugar favorito da Yescapa! Se gosta do ambiente mágico dos mercados de Natal, não hesite em fazer uma tour europeia em família!

Etapa 7 - Mulhouse: uma etapa para os apaixonados pela mecânica 

Seguimos a nossa rota de Alsácia em autocaravana em direção a Mulhouse, a capital europeia dos museus e uma vila de arte e história, conhecida como “Manchester à francesa”. Comecemos as nossas visitas pelo templo Santo Étienne, um monumento imperdível pelos seus vitrais do século XIV e o pináculo da torre de 97m! Amadores dos automóveis, estarão no paraíso no maior museu automóvel do mundo com as suas coleções maravilhosas de 430 veículos de marcas prestigiadas! Mas Mulhouse possui também a cidade do comboio, tendo também uma incrível coleção e poderá subir a bordo de certos comboios lendários.

Se está de férias com as crianças, dirija-se ao parque zoológico e botânico, situado numa colina não muito longe. Encontrará mais de 150 espécies diferentes e também 9 jardins botânicos com 3500 variedades de plantas! Um pouco de arte mesmo ao lado da cidade com o famoso M.U.R., que é um suporte de exposição que acolhe a cada mês um artista de street art diferente. Para finalizar, passeie pela praça da reunião para admirar as fachadas da tradição Mulhousienne perto da Casa Mieg

Onde estacionar a autocaravana em Alsácia?

A Alsácia é uma região feita para as autocaravanas e não há muitas interdições de estacionamento. Encontrará lugares como o parque CityKamp em Estrasburgo ou ainda o parque de I’lll Colmar. Relativamente às áreas de autocaravana em Alsácia, há várias ao longo da rota dos vinhos, um itinerário ideal para os autocaravanistas, mas também próximo de vilas como Kaysersberg ou ainda a área de estacionamento Parking praça do Fortin, não tão longe de Estrasburgo e gratuita. 


Com vontade de fazer uma pequena escapadela por Alsácia em autocaravana ou campervan? Não espere mais e alugue o companheiro de viagem ideal pela Yescapa!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

melhores roteiros em autocaravana em franca
Cultura

Os melhores roteiros em autocaravana em França

Viajar em regiões distantes, atravessar as fronteiras, esquecer a rotina do quotidiano durante alguns dias… É fácil tornar este sonho realidade… A melhor opção: alugar uma autocaravana ou campervan e partir à descoberta dos melhores itinerários em França. Neste artigo partilhamos os melhores itinerários para planear a sua futura escapadela do outro lado dos Pirinéus. 

aveiro em autocaravana
Viagens na cidade

Visita a Aveiro em Autocaravana

Quando se fala de Aveiro é quase incontornável relembrar que a cidade portuguesa é conhecida como a “Veneza de Portugal”. E se é certo que há pontos de convergência entre as duas cidades, há também muito a descobrir em Aveiro que não se encontra na cidade italiana. Aveiro tem imensas particularidades e não faltam motivos para a visitar, desde a sua ria com os moliceiros aos famosíssimos ovos moles, a especialidade gastronómica da região. Por outro lado, não faltam os famosos canais e as pontes que os atravessam, numa cidade que cresceu ao sabor da geografia que a rodeia. 

nacional 2
Estradas excepcionais

A Mítica Rota da Estrada Nacional 2 em Autocaravana

A famosa Estrada Nacional 2 de Portugal, também conhecida como a Rota N2 ou EN2, é uma estrada que liga Portugal de Norte a Sul.