Viagem de Autocaravana a Badajoz, Espanha

ponte das palmas, badajoz

“Ó Elvas, ó Elvas, Badajoz à vista”, já dizia a muito conhecida música de Paco Bandeira, que versa sobre a proximidade entre as duas cidades e os dois países. Badajoz é conhecida como a “cidade-irmã” de Elvas. Na região espanhola da Extremadura, Badajoz convida a uma visita sem pressas e tem como trunfos muralhas e monumentos, riqueza artística e patrimonial, além das sempre convidativas festividades e gastronomia espanhola. Badajoz tem a muralha mais extensa de Espanha, que remonta à herança milenar desta cidade, cuja fundação remonta ao já longínquo século IX. Do topo das suas muralhas, uma vista privilegiada sobre os rios Guadiana e Rivilla estende-se pelo horizonte e deixa clara porque a cidade foi erigida entre os dois rios, que servem de protecção natural perante os inimigos de outros tempos. Alugue a sua autocaravana ou campervan em Yescapa, de preferência na altura do Outono ou Primavera, e parta à descoberta desta bela cidade do interior espanhol. 

Visitar em Badajoz

A cidade espanhola de Badajoz esconde muitos segredos e convida a uma visita pouco apressada. Passe por lá, estacione e sua autocaravana ou campervan, e deixe-se perder pelas ruas antigas. Preparamos um pequeno guia do que não deve perder. Venha connosco conhecer Badajoz:

Alcazaba de Badajoz

Este é um dos castelos árabes melhor conservados, com várias torres ainda intactas. Remonta a 1169 e converteu-se num dos locais mais importantes da península ibérica, devido à sua localização estratégica e de enorme importância tanto na defesa da cidade como da fronteira com Portugal. Hoje em dia, nove séculos após a sua construção, ainda se conservam vários troços da muralha e das torres árabes. No seu interior, encontra-se o Palácio dos Duques de La Roca, construído no século XVI e que hoje é a sede do Museu Arqueológico Provincial. 

Torre de Espantaperros

A Torre de Espantaperros é porventura a mais monumental das torres albarranas de Alcáçova. A estrutura da torre tem algumas semelhanças com a Torre del Oro, em Sevilha, ainda que importe ressalvar que a torre sevilhana, ainda que maior, foi erigida posteriormente à de Badajoz cuja traça original foi usada como modelo. Apesar de antigamente ser conhecida como Torre Atalaya, hoje é popularmente conhecida como Torre de Espantaperros (em tradução livre para português: ‘Torre que Espanta Cães’), devido ao som agudo do sino que no passado possuía. 

Porta das Palmas

Porta das Palmas, Badajoz

Uma porta ancestral situada em frente à ponte das Palmas e que é, porventura, um dos maiores marcos da cidade, até porque é símbolo e emblema da cidade. Situada em frente à Ponte de Palmas, nas margens do Guadiana, foi a porta de entrada mais importante da cidade, onde ficava o controlo aduaneiro. A porta assemelha-se a um “arco do triunfo”, com duas torres circulares, esta imensa fachada remonta à época renascentista. A fachada exterior, virada ao rio, tem inscrito o escudo imperial de Carlos V, enquanto a fachada interior contém um nicho com a imagem da Virgem. 

Ponte de Palmas

Ponte das Palmas, Badajoz

Onde hoje se vê a Ponte das Palmas esteve outrora uma outra ponte que fora destruída por uma enchente do rio, em 1545. Solidamente construída em pedra, a ponte foi concluída em 1596. Durante os cerca de 50 anos em que a cidade esteve sem travessia, a passagem era feita por barco, isto quando as correntes o permitiam. Desde então, há já cinco séculos que a Ponte das Palmas serve a cidade e, pela sua antiguidade e beleza, é um dos marcos da cidade. Mantém a mesma traça da ponte original (foram feitas apenas algumas intervenções estruturais) e é uma obra secular a não perder. 

Catedral de São João Baptista

Também conhecida como Catedral de Badajoz, a Catedral de São João Batista situa-se em plena Praça de Espanha e simboliza a tradição católica bem vigente em Espanha, sendo a Sé da Arquidiocese de Mérida-Badajoz. Declarada como Monumento Histórico-Artístico em 1931, a catedral foi construída na forma de uma fortaleza e o edifício contém uma alta torre quadrada. Com três portas de entrada, a principal é a de São João Baptista. Dentro, a catedral é embelezada por três naves, um transepto e três absides, além de um telhado com arcos góticos. 

Plaza Alta e Plaza de España

A Plaza Alta é a praça mais emblemática de Badajoz. Esta praça, que outrora foi o centro administrativo da cidade, foi também uma das principais artérias da vida social e comercial da cidade, pelo que ainda são visíveis alguns azulejos que demarcavam a zona de venda de produtos alimentares com referências à venda de carne ou de pão. Para entrar na praça, passa-se pelo Arco del Peso de Colodrazgo, e em redor podem-se ver as arcadas e as típicas fachadas dos edifícios. 

Um pouco mais ao lado, chegamos à Plaza de España, que tem no seu centro a Catedral de Badajoz, que já destacamos neste roteiro. Aqui, pode-se também encontrar outras referências como o Palácio Municipal, a Casa del Cordón ou a Casa Buiza

Museus de Badajoz

Para quem gosta de uma escapadinha mais cultural, Badajoz tem uma vasta oferta. Para além do já referido Museu Arqueológico, existe também o Museu da Catedral Metropolitana de Badajoz, o MUBA - Museu de Belas Artes de Badajoz - ou o MEIAC - Museu Estremenho e Ibero-Americano de Arte Contemporânea - ou o Museu da Cidade “Luis de Morales”. A grande vantagem é que as entradas são maioritariamente gratuitas ou bastante acessíveis. 

Onde pernoitar em Badajoz em autocaravana (ou do lado de cá da fronteira):

Pernoitar em autocaravana em Badajoz

Parking Autocaravanas Badajoz 

Morada: Camino Viejo San Vicente 3, Badajoz, Espanha

Camping Os Anjos

Morada: Estr. da Sra. da Saúde, Campo Maior, Portugal

Camping Puro Alentejo

Morada: Estrada Municipal 514, troço Barbacena-Monforte, KM 2,590, Barbacena, Portugal

Reserve já a sua autocoravana ou campervan em Yescapa.pt e venha descobrir Badajoz!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

disneyland paris 1140x400
Amigos

Viagem à Disneyland Paris em autocaravana

Quantas vezes já pensou em fazer uma viagem para Disneyland?

melhores roteiros em autocaravana em franca
Cultura

Os melhores roteiros em autocaravana em França

Viajar em regiões distantes, atravessar as fronteiras, esquecer a rotina do quotidiano durante alguns dias… É fácil tornar este sonho realidade… A melhor opção: alugar uma autocaravana ou campervan e partir à descoberta dos melhores itinerários em França. Neste artigo partilhamos os melhores itinerários para planear a sua futura escapadela do outro lado dos Pirinéus. 

damir babacic tmo9zkbnqmk unsplash
Montanha

Roteiro nos Açores de 4 dias em autocaravana

A meio caminho entre o continente Europeu e o Americano, no coração do Atlântico, o Arquipélago dos Açores é conhecido pela sua imensa beleza natural, quase intocada, que deslumbra quem visita as suas ilhas. S. Miguel, a maior ilha, tem muito para conhecer e é um destino ideal para um roteiro de 4 dias em autocaravana. Com o advento dos voos low cost que tornam a viagem acessível, aventure-se pela beleza virgem de S. Miguel a bordo de uma confortável autocaravana que lhe proporcionará uma facilidade sem igual para se deslocar pela ilha. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e venha connosco percorrer as estradas de S. Miguel!