Viagem de Autocaravana a Badajoz, Espanha

ponte das palmas, badajoz

“Ó Elvas, ó Elvas, Badajoz à vista”, já dizia a muito conhecida música de Paco Bandeira, que versa sobre a proximidade entre as duas cidades e os dois países. Badajoz é conhecida como a “cidade-irmã” de Elvas. Na região espanhola da Extremadura, Badajoz convida a uma visita sem pressas e tem como trunfos muralhas e monumentos, riqueza artística e patrimonial, além das sempre convidativas festividades e gastronomia espanhola. Badajoz tem a muralha mais extensa de Espanha, que remonta à herança milenar desta cidade, cuja fundação remonta ao já longínquo século IX. Do topo das suas muralhas, uma vista privilegiada sobre os rios Guadiana e Rivilla estende-se pelo horizonte e deixa clara porque a cidade foi erigida entre os dois rios, que servem de protecção natural perante os inimigos de outros tempos. Alugue a sua autocaravana ou campervan em Yescapa, de preferência na altura do Outono ou Primavera, e parta à descoberta desta bela cidade do interior espanhol. 

Visitar em Badajoz

A cidade espanhola de Badajoz esconde muitos segredos e convida a uma visita pouco apressada. Passe por lá, estacione e sua autocaravana ou campervan, e deixe-se perder pelas ruas antigas. Preparamos um pequeno guia do que não deve perder. Venha connosco conhecer Badajoz:

Alugue o veículo ideal para a sua próxima viagem
Partida/Retorno

Alcazaba de Badajoz

Este é um dos castelos árabes melhor conservados, com várias torres ainda intactas. Remonta a 1169 e converteu-se num dos locais mais importantes da península ibérica, devido à sua localização estratégica e de enorme importância tanto na defesa da cidade como da fronteira com Portugal. Hoje em dia, nove séculos após a sua construção, ainda se conservam vários troços da muralha e das torres árabes. No seu interior, encontra-se o Palácio dos Duques de La Roca, construído no século XVI e que hoje é a sede do Museu Arqueológico Provincial. 

Torre de Espantaperros

A Torre de Espantaperros é porventura a mais monumental das torres albarranas de Alcáçova. A estrutura da torre tem algumas semelhanças com a Torre del Oro, em Sevilha, ainda que importe ressalvar que a torre sevilhana, ainda que maior, foi erigida posteriormente à de Badajoz cuja traça original foi usada como modelo. Apesar de antigamente ser conhecida como Torre Atalaya, hoje é popularmente conhecida como Torre de Espantaperros (em tradução livre para português: ‘Torre que Espanta Cães’), devido ao som agudo do sino que no passado possuía. 

Porta das Palmas

Porta das Palmas, Badajoz

Uma porta ancestral situada em frente à ponte das Palmas e que é, porventura, um dos maiores marcos da cidade, até porque é símbolo e emblema da cidade. Situada em frente à Ponte de Palmas, nas margens do Guadiana, foi a porta de entrada mais importante da cidade, onde ficava o controlo aduaneiro. A porta assemelha-se a um “arco do triunfo”, com duas torres circulares, esta imensa fachada remonta à época renascentista. A fachada exterior, virada ao rio, tem inscrito o escudo imperial de Carlos V, enquanto a fachada interior contém um nicho com a imagem da Virgem. 

Ponte de Palmas

Onde hoje se vê a Ponte das Palmas esteve outrora uma outra ponte que fora destruída por uma enchente do rio, em 1545. Solidamente construída em pedra, a ponte foi concluída em 1596. Durante os cerca de 50 anos em que a cidade esteve sem travessia, a passagem era feita por barco, isto quando as correntes o permitiam. Desde então, há já cinco séculos que a Ponte das Palmas serve a cidade e, pela sua antiguidade e beleza, é um dos marcos da cidade. Mantém a mesma traça da ponte original (foram feitas apenas algumas intervenções estruturais) e é uma obra secular a não perder. 

Catedral de São João Baptista

Também conhecida como Catedral de Badajoz, a Catedral de São João Batista situa-se em plena Praça de Espanha e simboliza a tradição católica bem vigente em Espanha, sendo a Sé da Arquidiocese de Mérida-Badajoz. Declarada como Monumento Histórico-Artístico em 1931, a catedral foi construída na forma de uma fortaleza e o edifício contém uma alta torre quadrada. Com três portas de entrada, a principal é a de São João Baptista. Dentro, a catedral é embelezada por três naves, um transepto e três absides, além de um telhado com arcos góticos. 

Plaza Alta e Plaza de España

A Plaza Alta é a praça mais emblemática de Badajoz. Esta praça, que outrora foi o centro administrativo da cidade, foi também uma das principais artérias da vida social e comercial da cidade, pelo que ainda são visíveis alguns azulejos que demarcavam a zona de venda de produtos alimentares com referências à venda de carne ou de pão. Para entrar na praça, passa-se pelo Arco del Peso de Colodrazgo, e em redor podem-se ver as arcadas e as típicas fachadas dos edifícios. 

Um pouco mais ao lado, chegamos à Plaza de España, que tem no seu centro a Catedral de Badajoz, que já destacamos neste roteiro. Aqui, pode-se também encontrar outras referências como o Palácio Municipal, a Casa del Cordón ou a Casa Buiza

Museus de Badajoz

Para quem gosta de uma escapadinha mais cultural, Badajoz tem uma vasta oferta. Para além do já referido Museu Arqueológico, existe também o Museu da Catedral Metropolitana de Badajoz, o MUBA - Museu de Belas Artes de Badajoz - ou o MEIAC - Museu Estremenho e Ibero-Americano de Arte Contemporânea - ou o Museu da Cidade “Luis de Morales”. A grande vantagem é que as entradas são maioritariamente gratuitas ou bastante acessíveis. 

Alugue uma autocaravana em Badajoz!

Campervan

Mérida

2 viajantes

Novo
A partir de
80 €

Onde pernoitar em Badajoz em autocaravana (ou do lado de cá da fronteira):

Parking Autocaravanas Badajoz 

Morada: Camino Viejo San Vicente 3, Badajoz, Espanha

Camping Os Anjos

Morada: Estr. da Sra. da Saúde, Campo Maior, Portugal

Camping Puro Alentejo

Morada: Estrada Municipal 514, troço Barbacena-Monforte, KM 2,590, Barbacena, Portugal

Reserve já a sua autocoravana ou campervan em Yescapa.pt e venha descobrir Badajoz!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

nacional 2
Estradas excepcionais

A Mítica Rota da Estrada Nacional 2 em Autocaravana

A famosa Estrada Nacional 2 de Portugal, também conhecida como a Rota N2 ou EN2, é uma estrada que liga Portugal de Norte a Sul.

passaporte douro
Crush

Passaporte Douro: Descobrir o Douro em autocaravana

O Passaporte Douro promete fazê-lo descobrir a região do Douro de uma forma muito especial. Embarque nesta viagem com a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) e a Yescapa e descubra a gastronomia e a riqueza histórica e arquitetónica. 

10 fotos das praias mais bonitas da europa
Na Europa

10 fotos das praias mais bonitas da Europa

O verão está a chegar e já damos por nós a perguntar onde vamos bronzear este verão! Durante esta época o turismo escolhido é na maioria o turismo balnear, estamos no fim de Maio e já sonhamos com uns banhos de sol, uns mergulhos e guardar o casaco no armário! Trouxemos até si as dez praias mais bonitas da Europa segundo a Yescapa e também muitas delas nomeadas por o site European Best Destination.