“Ó Elvas, ó Elvas, Badajoz à vista”, já dizia a muito conhecida música de Paco Bandeira, que versa sobre a proximidade entre as duas cidades e os dois países. Badajoz é conhecida como a “cidade-irmã” de Elvas. Na região espanhola da Extremadura, Badajoz convida a uma visita sem pressas e tem como trunfos muralhas e monumentos, riqueza artística e patrimonial, além das sempre convidativas festividades e gastronomia espanhola. Badajoz tem a muralha mais extensa de Espanha, que remonta à herança milenar desta cidade, cuja fundação remonta ao já longínquo século IX. Do topo das suas muralhas, uma vista privilegiada sobre os rios Guadiana e Rivilla estende-se pelo horizonte e deixa clara porque a cidade foi erigida entre os dois rios, que servem de protecção natural perante os inimigos de outros tempos. Alugue a sua autocaravana ou campervan em Yescapa, de preferência na altura do Outono ou Primavera, e parta à descoberta desta bela cidade do interior espanhol.
A cidade espanhola de Badajoz esconde muitos segredos e convida a uma visita pouco apressada. Passe por lá, estacione e sua autocaravana ou campervan, e deixe-se perder pelas ruas antigas. Preparamos um pequeno guia do que não deve perder. Venha connosco conhecer Badajoz:
Este é um dos castelos árabes melhor conservados, com várias torres ainda intactas. Remonta a 1169 e converteu-se num dos locais mais importantes da península ibérica, devido à sua localização estratégica e de enorme importância tanto na defesa da cidade como da fronteira com Portugal. Hoje em dia, nove séculos após a sua construção, ainda se conservam vários troços da muralha e das torres árabes. No seu interior, encontra-se o Palácio dos Duques de La Roca, construído no século XVI e que hoje é a sede do Museu Arqueológico Provincial.
A Torre de Espantaperros é porventura a mais monumental das torres albarranas de Alcáçova. A estrutura da torre tem algumas semelhanças com a Torre del Oro, em Sevilha, ainda que importe ressalvar que a torre sevilhana, ainda que maior, foi erigida posteriormente à de Badajoz cuja traça original foi usada como modelo. Apesar de antigamente ser conhecida como Torre Atalaya, hoje é popularmente conhecida como Torre de Espantaperros (em tradução livre para português: ‘Torre que Espanta Cães’), devido ao som agudo do sino que no passado possuía.
Uma porta ancestral situada em frente à ponte das Palmas e que é, porventura, um dos maiores marcos da cidade, até porque é símbolo e emblema da cidade. Situada em frente à Ponte de Palmas, nas margens do Guadiana, foi a porta de entrada mais importante da cidade, onde ficava o controlo aduaneiro. A porta assemelha-se a um “arco do triunfo”, com duas torres circulares, esta imensa fachada remonta à época renascentista. A fachada exterior, virada ao rio, tem inscrito o escudo imperial de Carlos V, enquanto a fachada interior contém um nicho com a imagem da Virgem.
Onde hoje se vê a Ponte das Palmas esteve outrora uma outra ponte que fora destruída por uma enchente do rio, em 1545. Solidamente construída em pedra, a ponte foi concluída em 1596. Durante os cerca de 50 anos em que a cidade esteve sem travessia, a passagem era feita por barco, isto quando as correntes o permitiam. Desde então, há já cinco séculos que a Ponte das Palmas serve a cidade e, pela sua antiguidade e beleza, é um dos marcos da cidade. Mantém a mesma traça da ponte original (foram feitas apenas algumas intervenções estruturais) e é uma obra secular a não perder.
Também conhecida como Catedral de Badajoz, a Catedral de São João Batista situa-se em plena Praça de Espanha e simboliza a tradição católica bem vigente em Espanha, sendo a Sé da Arquidiocese de Mérida-Badajoz. Declarada como Monumento Histórico-Artístico em 1931, a catedral foi construída na forma de uma fortaleza e o edifício contém uma alta torre quadrada. Com três portas de entrada, a principal é a de São João Baptista. Dentro, a catedral é embelezada por três naves, um transepto e três absides, além de um telhado com arcos góticos.
A Plaza Alta é a praça mais emblemática de Badajoz. Esta praça, que outrora foi o centro administrativo da cidade, foi também uma das principais artérias da vida social e comercial da cidade, pelo que ainda são visíveis alguns azulejos que demarcavam a zona de venda de produtos alimentares com referências à venda de carne ou de pão. Para entrar na praça, passa-se pelo Arco del Peso de Colodrazgo, e em redor podem-se ver as arcadas e as típicas fachadas dos edifícios.
Um pouco mais ao lado, chegamos à Plaza de España, que tem no seu centro a Catedral de Badajoz, que já destacamos neste roteiro. Aqui, pode-se também encontrar outras referências como o Palácio Municipal, a Casa del Cordón ou a Casa Buiza.
Para quem gosta de uma escapadinha mais cultural, Badajoz tem uma vasta oferta. Para além do já referido Museu Arqueológico, existe também o Museu da Catedral Metropolitana de Badajoz, o MUBA - Museu de Belas Artes de Badajoz - ou o MEIAC - Museu Estremenho e Ibero-Americano de Arte Contemporânea - ou o Museu da Cidade “Luis de Morales”. A grande vantagem é que as entradas são maioritariamente gratuitas ou bastante acessíveis.
Morada: Camino Viejo San Vicente 3, Badajoz, Espanha
Morada: Estr. da Sra. da Saúde, Campo Maior, Portugal
Morada: Estrada Municipal 514, troço Barbacena-Monforte, KM 2,590, Barbacena, Portugal
Reserve já a sua autocoravana ou campervan em Yescapa.pt e venha descobrir Badajoz!
Maria L
Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!
Ver artigos semelhantes
É espantoso como este lugar, tão próximo de Lisboa consegue manter acesa uma das mais puras tradições portuguesas. Viaje com a Yescapa até à Nazaré e deixe-se seduzir pelo o que de mais genuíno existe em Portugal: o mar, o cheiro a peixe fresco e a autenticidade de um povo que com as suas tradições o fará parar no tempo.
Lisboa, cidade de eleição para muitos turistas, até já considerada a melhor cidade para visitar na Europa ou uma das mais belas mundo. Lisboa, a capital de Portugal é linda e tem um encanto muito pessoal, muito simpático, com vida tanto de dia como de noite, é ideal para quem gosta de passear pelas ruas. Cidade bairrista, berço do Fado, Lisboa é uma cidade cheia de luz, moderna e ao mesmo tempo com muita historia a contar. Poucos são os que resistem ao charma de Lisboa, venham ver o que podem fazer por Lisboa!
Viajar não é sinónimo de ir para longe ou de sair do país, muitos, decidem viajar em "casa", de norte a sul do país e ilhas, todo Portugal tem o seu encanto. Do litoral até zonas mais rurais encontramos paisagens de cortar a respiração. Antes de partir para longe, lembre-se que vive dentro de uma pérola rara. E para o convencer recordemos a eleição de 2010 das 7 maravilhas naturais de Portugal. Este artigo pode-o ajudar a preparar o seu itinerário de viagem por Portugal.