Roteiro pela Galiza em 7 dias de Autocaravana

cover galicia 1140x400

Roteiro de autocaravana pela Galiza: uma comunidade única

Uma viagem de autocaravana pela Galiza bem preparada é uma oportunidade inigualável para criar memórias inesquecíveis junto de família ou amigos. A região Noroeste de Espanha é uma das zonas mais verdes do país e o território galego é um dos seus ex-libris. Famosa pelos seus relevos cobertos de vegetação, a comunidade autónoma usufrui de cenários tão magníficos como únicos nesta parte ocidental da Europa. A sua história ao longo dos séculos deixou vestígios visíveis, razão pela qual hoje a Galiza possui um impressionante património cultural e arquitetónico.

Neste artigo, apresentamos um itinerário que lhe permitirá descobrir os lugares mais bonitos para visitar na Galiza num roteiro pensado para 7 dias, bem como áreas para autocaravanas por toda a Galiza para que possa planear as suas dormidas enquanto parte da viagem. Tenha em conta que poderá partir de Portugal, nomeadamente desde a região do Minho ou Porto, ou então iniciar o percurso directamente na Galiza, consoante a disponibilidade da autocaravana que mais lhe convier e que decida aluguer através da Yescapa

Viagem de autocaravana pela Galiza: Roteiro de uma semana

Roteiro pela Galiza em 7 dias: Dia 1

A Corunha

Começamos a nossa viagem de autocaravana pela Galiza, pela província e pela cidade de A Coruña, mas tenha em conta que pode iniciar este itinerário em qualquer dos pontos que aconselhamos, pois é um itinerário circular. Da mesma forma, não se esqueça que pode começar a partir do lugar onde encontrar o aluguer de autocaravana na Galiza que melhor lhe convier.

A Coruña é a capital da província com o mesmo nome. Esta cidade urbana tem muito encanto e é conhecida pela arquitetura grandiosa, da qual se destaca a torre de Hércules: é o farol mais antigo ainda em funcionamento em todo o mundo, desde que foi construído no século I e que se eleva no extremo do território, onde a terra termina e o oceano começa, sob uma impressionante falésia. Esses elementos combinados dão uma paisagem digna de um postal que não pode perder na sua viagem de autocaravana pela Galiza.

Também poderá descobrir a grandiosa Plaza María Pita, o centro da cidade de A Coruña, onde encontrará o edifício municipal no palácio María Pita.

Onde dormir: Área de autocaravanas na Galiza: O Portiño, Puerto de San Pedro de Visma, s/n • 15011 • A Coruña

Roteiro pela Galiza em 7 dias: Dia 2

Finisterra

A Corunha - Finisterra: AG-55/AC-552 (104 quilómetros)

Finisterra é uma cidade cheia de lendas e símbolos. O seu nome deriva do latim e significa literalmente “o fim da terra”, uma vez que se localiza uma península que se estende sobre o Oceano Atlântico. Portanto, nesta cidade galega, desfruta de uma vista inigualável perante o horizonte e o seu azul infinito.

O farol de Finisterra é um dos mais populares da Galiza com a sua estrutura única e muito atípica. Situa-se numa dessas impressionantes falésias sobre as quais Galiza tão bem guarda segredo. No centro histórico da cidade, poderá caminhar por ruas históricas e muito pitorescas.

Carnota

Finisterra - Carnota: AC-550 (35,9 quilómetros)

Carnota é uma cidade pequena, mas mesmo assim imprescindivel para conhecer num roteiro pela Galiza em 7 dias. A sua particularidade reside na presença de grandes hórreos, albergando o maior da Galiza e um dos maiores da Europa. Estes “armazéns” da época romana não são utilizados aos dias de hoje, mas ainda criam um cenário impressionante e um testemunho do passado pesqueiro da região.

Outras áreas destacam-se em Carnota, como a freguesia de Santa Columba de Carnota, ou os seus grandes espaços naturais como o Monte Pindo e a foz da Ria de Jallas. Se quiser aproveitar para descansar, pode fazê-lo na praia da Carnota, com mais de 7 quilómetros de extensão.

Santiago de Compostela (dormir)

Carnota - Santiago de Compostela: CG-1.5 (65 quilómetros)

Aconselhamo-lo a fazer o percurso no final do dia para desfrutar de uma boa noite de descanso em Santiago de Compostela e aproveitar diretamente os seus arredores na manhã seguinte à sua viagem de autocaravana pela Galiza.

Onde dormir: Área de autocaravanas na Galiza: Área de Salgueiriños, Rúa de Manuel María, s/n • 15705 • Santiago de Compostela

Roteiro pela Galiza em 7 dias: Dia 3

Santiago de Compostela (visita)

Depois de um merecido descanso, acordará na capital galega, talvez a cidade mais conhecida do seu percurso de autocaravana pela Galiza. Passeando pelas ruas de Santiago de Compostela, sentirá o ambiente muito espiritual desta cidade, que resulta do facto de ser o de ponto de chegada do famoso Caminho de Santiago. Aliás, se quiser dar um toque mais religioso às suas férias, pode fazer o Caminho de Santiago em autocaravana, deixamos a sugestão. 

Santiago de Compostela é Património Mundial declarado pela UNESCO desde 1985, pelo que representa na cultura religiosa, mas também pela sua arquitetura e pelos seus inúmeros edifícios relevantes. Entre eles podemos citar a famosa Catedral de Santiago de estilos românico, gótico e barroco. Também não pode perder a Cidade da Cultura da Galiza, um conjunto arquitectónico composto por museus, bibliotecas e outros edifícios culturais.

Catoira

Santiago de Compostela - Catoira: AP-9/AG-11 (41 quilómetros)

A particularidade da vila de Catoira é que no seu território existem vários moinhos antigos que justificam um desvio pelo encanto que conferem à zona. Poderá desfrutar de um ambiente muito tranquilo, à imagem da Lagoa Piedras Miudas. Este ambiente natural oferece vários trilhos para passeios em família ou para os adeptos de actividades desportivas.

As ruas tipicamente galegas de Catoira são o local ideal para provar um lacón con grelos, o prato emblemático da região, composto por lacón cozido, chouriço, batatas e legumes, nomeadamente grelos.

Onde dormir: Área para autocaravanas na Galiza: Área de Río Ulla, Rúa Campanario, 67 • 36618 • Vilagarcía de Arousa

Roteiro pela Galiza em 7 dias: Dia 4

Arousa

Catoira - Arousa: VG-4,7 (31 quilómetros)

A ilha de Arousa, ao contrário de todas as outras ilhas da região, é facilmente acessível por autocaravana, dado que uma enorme ponte liga a ilha ao continente. Portanto, acessibilidade não é razão para perder este lugar curioso durante sua viagem de autocaravana pela Galiza. Se lhe apetecer caminhar, pode fazer uma das suas inúmeras rotas costeiras para caminhadas, por exemplo no Parque Nacional Carreirón ou noutras áreas naturais ímpares em Espanha que Arousa oferece.

O porto da ilha é o cenário ideal para um tranquilo pequeno-almoço antes de iniciar o caminho de retorno.

Cambados

Arousa - Cambados: VG-4.3 (13 quilómetros)

A pequena cidade de Cambados tem muito charme. A principal atração desta zona de pesca é a sua Torre de Sadurniño, que hoje é uma ruína da qual restam duas paredes que parecem sair do mar sem motivo. Foi declarado local de interesse cultural e é interessante tanto pela sua aparência como pela sua invulgar ponte de pedra que a une ao continente.

Outra particularidade de Cambados é a presença de casas adornadas com vieiras, símbolo da peregrinação a Santiago de Compostela. Caminhando pela cidade descobrirá as belas ruínas da igreja de Santa Mariña de Dozo.

Onde dormir: Área de autocaravanas na Galiza: Parking de Cambados, Rúa Alameda de San Tomé, s/n • 36630 • Cambados

Roteiro pela Galiza em 7 dias: Dia 5

Parque Natural do Rio Barosa

Cambados - Parque Natural Rio Barosa: AG-41 (23 quilómetros)

O Parque Natural do Río Barosa é o ambiente perfeito para dar lugar a excursões pela natureza durante a sua viagem pela Galiza em autocaravana. Aqui encontrará uma paisagem repleta de vegetação, uma fauna altamente diversa e poderá relaxar ao som da tranquilidade oferecida pelos rios e riachos que atravessam o parque.

Aconselhamos a passar pela cascata da Segade, mesmo junto às ruínas de um edifício em pedra que dão um toque muito fotogénico ao cenário. Terá a possibilidade de comer nos restaurantes do próprio Parque, ou fazer um piquenique num dos muitos espaços disponibilizados para o efeito.

Combarro

Parque Natural do Rio Barosa - Combarro: N-550 (18 km)

A vila de Combarro, à imagem das características de toda a comunidade da Galiza, é uma zona piscatória muito antiga. Aqui poderá visitar e conhecer as ruínas dos hórreos, localizados na primeira linha do mar. A arquitetura típica das suas casas e edifícios irá encantá-lo. Vale a pena fazer uma paragem no seu centro histórico com a sua autocaravana.

Pontevedra

Combarro - Pontevedra: PO-308 (8 km)

A cidade de Pontevedra, capital da província, goza de belas paisagens formadas, entre outras, pelas Rías Baixas, que dominam o cenário. As casas e monumentos são de arquitetura popular, com um centro histórico único e muito bem preservado desde os tempos medievais.

Aproveite a sua estadia para jantar num dos seus restaurantes que têm como especialidade a gastronomia típica da província, isto após ter visitado o Museu Provincial de Pontevedra. Aconselhamos também a passear pela Igreja de Santa María, que é uma herança da típica arte galega.

Onde dormir: Área de autocaravanas na Galiza: Área de Tafisa, Calle José Malvar Figueroa, 46 • 36002 • Pontevedra

Roteiro pela Galiza em 7 dias: Dia 6

Baiona

Pontevedra - Baiona: AP-9/AG-57 (57 quilómetros)

A principal atração de Baiona é, sem dúvida, a fortaleza de Monterreal, construída no século XI: foi destruída ao longo da história e mais tarde restaurada no século XVII, ainda que as paredes sejam as originais, o que lhe dá uma autenticidade difícil de encontrar. Após esta primeira visita, aproveite para fazer uma pausa na bela praia de La Ribera, mesmo ao lado. É uma sensação misteriosa ter os pés na areia e estar cercado pelas muralhas desta impressionante fortaleza.

Outra das jóias de Baiona é a sua bela antiga Colegiada de Santa María de Baiona, uma igreja que pode (e deve) ser visitada.

Ourense (dormir)

Baiona - Ourense: A-52 (118 quilómetros)

A melhor forma de aproveitar ao máximo a sua estadia em Ourense é chegar à tarde e descansar numa área de autocaravanas antes de iniciar a visita.

Onde dormir: Área de autocaravanas na Galiza: Área de Reza, Rua do Pena do Vado, s/n • 32002 • Reza - Ourense

Roteiro pela Galiza em 7 dias: Dia 7

Ourense (Visita)

Ourense é conhecida pelas suas inúmeras termas que pode visitar e sobretudo pode aproveitar para relaxar, banhando-se e usufruindo das virtudes ancestrais destas águas. Depois de recarregar as baterias, pode dar um passeio pela Grande Sé de Ourense, bem no centro do encantador centro histórico da cidade.

Um dos marcos a não perder no roteiro de 7 dias pela Galiza é a ponte medieval de Ourense: é essencial admirar a sua estrutura e atravessá-la antes de sair da região. Se tiver tempo, pode terminar com um passeio ao longo do rio Minho.

Lugo

Ourense - Lugo: N120/CG-2.2 (114 quilómetros)

Não pode passar por Lugo sem se apaixonar por sua famosa muralha: é um dos vestígios mais bem preservados das construções romanas (na Espanha e em toda a Europa). Naturalmente, a muralha é Patrimônio Mundial da UNESCO e entenderá as razões quando se deparar diante da mesma.

Lugo tem também termas romanas, uma herança das construções e estilo de vida dos romanos que outrora se estabeleceram na região. Mas há também uma grande herança cristã, como confirma a magnífica Catedral de Lugo, uma mistura de estilos arquitetónicos bastante singular que pode admirar antes de terminar a sua viagem de autocaravana de 7 dias pela Galiza.

Onde dormir: Áreas de autocaravanas na Galiza: Área de Lugo, Ronda República Argentina, s/n • 27004 • Lugo

Regressar à Corunha: A-6 (95 quilómetros)


Explorar a Galiza de autocaravana é a escolha ideal para umas férias em qualquer época do ano. Reserve a sua autocaravana em Portugal ou diretamente na Galiza e, com este roteiro de uma semana, descobrirá as principais atrações da comunidade autónoma.

Se não conseguir visitar tudo não se preocupe: poderá sempre voltar e redescobrir a região graças ao aluguer de autocaravanas com a Yescapa.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

meilleurs campings eco responsables europe
Eco responsável

Os melhores campings eco-responsáveis na Europa

Seja um viajante experiente ou um iniciante, nunca é tarde para experimentar algo novo. As férias em família são uma oportunidade única para criar laços, explorar novos lugares e desfrutar de momentos inesquecíveis. No entanto, com a crescente preocupação ambiental, muitas famílias procuram maneiras de tornar suas férias mais sustentáveis e responsáveis. É aí que entram os eco-campings, uma alternativa cada vez mais popular para aqueles que procuram combinar as vantagens das férias ao ar livre com a preservação do meio ambiente.

damir babacic tmo9zkbnqmk unsplash
Montanha

Roteiro nos Açores de 4 dias em autocaravana

A meio caminho entre o continente Europeu e o Americano, no coração do Atlântico, o Arquipélago dos Açores é conhecido pela sua imensa beleza natural, quase intocada, que deslumbra quem visita as suas ilhas. S. Miguel, a maior ilha, tem muito para conhecer e é um destino ideal para um roteiro de 4 dias em autocaravana. Com o advento dos voos low cost que tornam a viagem acessível, aventure-se pela beleza virgem de S. Miguel a bordo de uma confortável autocaravana que lhe proporcionará uma facilidade sem igual para se deslocar pela ilha. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e venha connosco percorrer as estradas de S. Miguel! 

liam mckay vhwyqxswhg0 unsplash

Escapadinhas perto de Lisboa: fim-de-semana em autocaravana

Se está à procura de uma forma divertida e emocionante de explorar as belezas naturais e culturais a menos de 100km de Lisboa, então chegou ao sítio certo! As escapadinhas em autocaravana são uma excelente opção para quem quer desfrutar da liberdade de viajar sem horários ou compromissos, e de dormir no meio da natureza. Seja para uma escapadinha de fim-de-semana ou para uma viagem mais longa, há muitos locais fascinantes para descobrir. Neste artigo, vamos partilhar convosco alguns dos nossos destinos favoritos, que vão desde praias paradisíacas a aldeias históricas encantadoras.