As melhores rotas pela Alemanha em autocaravana

viajar alemanha autocaravana

Castelos de contos de fadas, florestas densas, vinhedos intermináveis, cidades históricas e estradas impressionantes... Se está a planear uma viagem de autocaravana pela Alemanha, não procure mais: conheça a nossa seleção das melhores rotas e planeie a sua próxima aventura.

Graças à qualidade das suas estradas, pode explorar a Alemanha ao seu ritmo e contemplar as belas paisagens. Se busca inspiração, passamos a recomendar as melhores viagens de carro que pode fazer para descobrir o rico e diversificado território deste país.

A rota do Reno

Devido ao seu grande encanto, suas margens com casas de enxaimel e seus castelos medievais, não é de surpreender que a rota do Reno seja considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Esta rota que percorre 65 quilómetros ao longo do rio Reno, entre Bingen e Koblenz, é de uma beleza única.

Considerada uma das regiões mais bonitas da Alemanha, a rota do Reno serpenteia pela paisagem rural rodeada de vinhedos, encantadoras aldeias, florestas e formações rochosas, onde também se destacam seus castelos. Durante sua viagem, visite as ruínas do castelo de Rheinfels em St. Goar, caracterizado pela rocha de Loreley que se projeta desde o Reno. Passe por aldeias cheias de tradição antes de chegar à cidade medieval de Braubach e descubra seus vinhedos e o castelo de Marksburg. Não perca as pitorescas cidades de Bingen e Rüdesheim, conhecidas por serem o berço do vinho Riesling.

A rota dos Alpes alemães

Com um total de 450 quilômetros e localizada no sul da Alemanha, a rota dos Alpes alemães é a rota turística mais antiga do país. Desde o lago de Constança, em Lindau, até o lago Königssee, perto de Berchtesgaden, a rota segue a fronteira austríaca através das paisagens naturais e alpinas da região da Baviera.

Alpes Alemanha autocaravana

Lagos cristalinos, montanhas íngremes, vales verdejantes, prados alpinos ensolarados e vilarejos pitorescos: esta rota possui muitos tesouros para explorar numa escapadela de autocaravana pela Alemanha.

Suba ao topo do Zugspitze, admire o Palácio de Linderhof e desfrute de um mergulho no belo lago Eibsee, antes de explorar as inúmeras igrejas e mosteiros barrocos, como a Igreja de Wies.

A Rota dos Alpes Alemães é o percurso perfeito para os amantes da natureza e entusiastas de ciclismo, caminhadas, escalada e desportos aquáticos e de inverno. Deixe-se encantar por esta pitoresca região com um cenário natural deslumbrante em sua escapadela em autocaravana pela Alemanha.

A Rota do Vinho

No coração da maior região florestal da Alemanha, a Rota do Vinho Alemão possui 85 km de extensão, repletos de história, cultura, belas paisagens e, acima de tudo, vinhedos. Serpenteie pela bela região do Palatinado: a rota começa a norte, em Bockenheim, e segue até ao sul, em Schweigen-Rechtenbach. Para os amantes de comida e vinho, esta é a rota ideal: visitas vinícolas, degustações de vinho e poderá ainda saborear a deliciosa culinária da Renânia-Palatinado.

Neste percurso de autocaravana, também encontrará florestas de pinheiros, castelos com estrutura de madeira típicos da região e encantadoras vilas cobertas de glicínias. Não deixe de visitar a Floresta do Palatinado, Reserva da Biosfera da UNESCO, frequentemente chamada de "Toscana alemã" devido ao seu clima ameno, e desfrute da abundância de amêndoas, figos, limões e kiwis ao longo do caminho - um deleite para o paladar e para os olhos!

Autocaravanas disponíveis em Alemanha

A Rota dos Contos de Fadas

Sempre sonhou em conhecer a floresta da Chapeuzinho Vermelho ou a casa de Branca de Neve? Ao longo dos mais de 600 km que atravessam a bela paisagem rural alemã, a Rota dos Contos de Fadas segue os passos dos irmãos Grimm e conecta mais de 60 locais emblemáticos de fantasia entre a cidade de Hanau e Bremen.

Vilas medievais com ruas estreitas e empedradas, casinhas de madeira, antigos castelos cobertos de hera e florestas mágicas... Desperte a criança interior e experimente a magia dos contos de fadas nesta viagem em autocaravana pela Alemanha!

Complete seu percurso em autocaravana visitando mais de 20 castelos, incluindo o Castelo da Bela Adormecida em Sababurg, o Castelo da Rapunzel em Trendelenburg, a cidade de Steinau, onde os irmãos Grimm cresceram, e Bad Wildungen, o lar de Branca de Neve.

A rota dos castelos alemães

E se estamos falando de castelos, a próxima rota é o percurso ideal para incluir em sua próxima escapada em autocaravana pela Alemanha. Com mais de 1200 km de paisagens medievais repletas de cultura, descubra 1000 anos de história numa viagem inesquecível. A rota dos castelos começa em Mannheim e percorre a Baviera antes de terminar em Praga, na República Checa. Ao longo desta rota, encontrará cerca de 70 castelos, palácios e imponentes residências reais construídas ao longo de várias épocas. Com vales idílicos, formações rochosas, aldeias encantadoras e vilas medievais clássicas, a rota oferece uma faceta diferente do país em cada lugar.

Heidelberg, Alemanha

Descubra as pitorescas vilas e castelos de Heidelberg, Nuremberg, Coburg e Bayreuth, além dos impressionantes castelos de Mannheim, Hornberg, Waldenburg e Colmberg. Nessa viagem pela Alemanha descobrirá paisagens naturais, vilas que parecem paradas no tempo e, acima de tudo, castelos maravilhosos repletos de história.

A rota romântica

Entre prados verdes e majestosos castelos, a rota romântica atravessa alguns dos cenários mais pitorescos da Alemanha. Ao longo de 350 quilômetros, esta rota percorre 28 pontos de interesse, desde o Meno até os Alpes, Franconia, Alta Baviera e a Suábia Bávara.

Castelo de Neuschwanstein
Castelo de Neuschwanstein, Baviera
Rothenburg ob der Tauber, Baviera

Ao percorrer esse caminho sinuoso, descobrirá uma paisagem repleta de romantismo: flores brotando nas varandas de casas com fachadas de madeira, extensos vinhedos sob o sol, uma paisagem campestre cercada por lagos que refletem os Alpes e as paisagens do Vale do Reno, com penhascos coroados por castelos.

Passeie por Wurzburgo, Patrimônio Mundial da UNESCO, antes de explorar Rothenburg ob der Tauber com seu labirinto de ruas empedradas, casas coloridas e muralhas medievais. Continue até Augsburgo, uma das cidades mais antigas da Alemanha, e termine em grande estilo no Castelo de Neuschwanstein e Füssen. Durante este passeio em autocaravana pela Alemanha, poderá ir com calma e desfrutar tranquilamente da beleza de cada vila.

A rota das avenidas alemãs

De Rügen ao Lago de Constança, a estrada das avenidas alemãs (Deutsche Alleenstraße) é um exemplo da grande diversidade de paisagens deste país. Ao longo dos seus 1060 quilômetros, a rota percorre as montanhas de Harz e as estradas rurais do centro da Alemanha, passando por impressionantes paisagens de Saxônia-Anhalt, Baixa Saxônia, Turíngia e Saxônia.

Constança, rota pela Alemanha em autocaravana
Lago de Constança

Castanheiros, majestosas faias e coloridos passeios erguem-se sobre suas avenidas arborizadas, onde também encontrará montanhas, vales, rios e florestas antigas. Passeie pelas ruas das cidades de Quedlinburg e Goslar. Apanhe um comboio a vapor até o topo da montanha, que oferece uma das melhores vistas panorâmicas da paisagem campestre, antes de desfrutar da tarde relaxando na comodidade da sua autocaravana.

Explore o lar de Bach e mergulhe na cultura em cidades como Erfurt, Weimar, Dresden e Leipzig. Faça uma parada no impressionante Castelo de Wartburg, formado por mais de 4000 toneladas de arenito. Esta rota de autocaravana pelas avenidas alemãs é a escapada perfeita para quem procura natureza e autenticidade.

A rota dos vulcões

Se vulcões não são a primeira coisa que vem à mente ao pensar na Alemanha, a rota dos vulcões pode fazê-lo mudar de ideia. Do Rio Reno à montanha Eifel, este percurso mostrará o passado vulcânico do país, atravessando quase 350 pontos de erupção vulcânica. Além de impressionantes crateras vulcânicas, lagos cristalinos, fluxos de lava, fontes minerais e gêiseres, também encontrará charmosas vilas em sua escapada.

Na impressionante região de Eifel, encontrará vários vulcões inativos numa paisagem esculpida em lava, como o Lago Laach e o gêiser de Andernach. Uma vez no local, não deixe de conhecer a Catedral de Trier e o Palácio do Imperador, com suas muralhas romanas. A bordo da sua autocaravana, descubra a rica história geológica da rota dos vulcões, que se estende por mais de 280 quilômetros.

Viajar pela Alemanha de autocaravana: regras de trânsito

Durante sua escapada de autocaravana pela Alemanha, certifique-se de ter os seguintes documentos em mãos:

  • Carta de Condução
  • Passaporte
  • Seguro do veículo
  • Documento de registo do veículo

Também é obrigatório ter o seguinte equipamento:

  • Colete refletivo
  • Kit de primeiros socorros
  • Defletores de farol
  • Triângulo de advertência em caso de acidente

Recorrendo a Alemanha de autocaravana: Autobahns

As "autobahns" são as autoestradas alemãs e a maioria delas não tem limite de velocidade. No entanto, existem áreas em que certos limites de velocidade são respeitados, e verá sinais de limite de velocidade ao longo da estrada.

Limites de velocidade

Não há limite de velocidade a menos que indicado de outra forma, mas a velocidade máxima recomendada é de 130 km/h nas autoestradas (Autobahns), 130 km/h em estradas de duas faixas (velocidade máxima recomendada), 100 km/h fora de áreas urbanas e 50 km/h em áreas urbanas.

Recorrendo a Alemanha de autocaravana: Zonas umwelt

A boa notícia é que as autoestradas alemãs são completamente gratuitas (por enquanto), também para autocaravanas. Na Alemanha, as portagens não são aplicadas a veículos com menos de 2,5 toneladas.

No entanto, algumas cidades têm zonas de baixa emissão, principalmente em áreas não habitadas. Para poder circular por essas zonas e descobrir todos os cantos da Alemanha, os veículos precisam de um adesivo ambiental que custa entre 5 e 10 euros. A cor do adesivo determinará onde pode circular com a sua autocaravana.

Recorrendo a Alemanha de autocaravana: Onde pernoitar?

Estacionamentos: Stellplatz

Na Alemanha, as áreas de estacionamento para autocaravanas são chamadas de stellplatz. O principal objetivo desses estacionamentos é simplesmente fornecer um lugar para dormir, e nem todos oferecem serviços adicionais.

Alguns são gratuitos e, se não forem, custam muito menos do que um camping. Geralmente, apenas serviços adicionais, como chuveiros e eletricidade, são cobrados, se houver, e muitos lugares permitem apenas estacionar por um período mínimo. Se não houver regras publicadas, recomendamos não pernoitar por mais de 2 ou 3 noites.

Na Alemanha, existem mais de 3600 stellplatz, então é provável que haja um em cada uma de suas paradas. Use a aplicação Park4Night para encontrar os stellplatz mais próximos.

Redes de postos de serviço: Autohof

Uma boa alternativa ao stellplatz são os autohöfs, uma rede privada de postos de gasolina. Os autohöfs não são acessíveis diretamente da autoestrada, mas geralmente estão a poucos minutos das saídas e são sinalizados na autoestrada.

Os autohöfs estão abertos 24 horas por dia e permitem pernoitar em autocaravanas. Cada vez mais, eles também oferecem instalações sanitárias e conexão elétrica. Esses postos de serviço cobram uma taxa de estacionamento para autocaravanas, que muitas vezes é reembolsada ao fazer compras em sua loja, restaurante ou posto de gasolina. No Park4Night, encontrará os autohöfs disponíveis durante sua viagem de autocaravana.

Acampar na natureza

Pernoitar em autocaravana é permitido na Alemanha. No entanto, é importante não confundir pernoitar com acampar. Na Alemanha, acampar não é permitido: não pode instalar cadeiras, guarda-sol ou toldo do lado de fora da sua autocaravana.

Utilize o Park4Night para encontrar os locais apropriados para pernoitar e siga as dicas para desfrutar e respeitar o ambiente natural.

Na natureza: Landvergnügen

O Landvergnügen é um guia que oferece a oportunidade de sair dos caminhos tradicionais e descobrir uma rede de mais de 1100 lugares idílicos na natureza, onde pode se hospedar numa quinta. Se gosta de conhecer a cultura vinícola, quintas ou mercados locais, esta opção é para si.

Para os amantes de vinho: WinzerAtlas

O WinzerAtlas é um conceito semelhante, mas para os amantes de vinho. Apresentado como um programa para aqueles que desejam aprofundar sua experiência com vinho, o WinzerAtlas abrange mais de 200 viticultores e tabernas das regiões vinícolas da Alemanha, Áustria e Alsácia.

Para uma viagem relaxante: campings

Na Alemanha, há campings maravilhosos que variam em qualidade e preço. Alguns possuem excelentes instalações, como piscinas ou praias à beira do lago, desportos aquáticos, entretenimento, restaurantes, lojas, etc., e a maioria possui áreas para autocaravanas. Se deseja passar férias relaxantes enquanto dorme em sua autocaravana, essa é uma excelente opção.

Se a nossa seleção das melhores rotas pela Alemanha despertou o seu espírito aventureiro, só precisa reservar um veículo em Yescapa na Alemanha e desfrutar de uma viagem personalizada.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

alsace camping car 1140x400

Alsácia em autocaravana

A bordo de uma autocaravana, parta à descoberta de Alsácia e dos seus múltiplos lugares emblemáticos. Uma terra excepcional com numerosas vilas e vilarejos, de Estrasburgo até à pequena vila de Colmar, passando por Mulhouse e os seus museus. Descubra também a célebre rota dos vinhos, um itinerário único e perfeito para percorrer ao alugar uma autocaravana!

geres22
Crush

Roteiro em Autocaravana no Gerês

Para quem aprecia explorar um cenário de montanha e floresta com a “casa às costas”, o Gerês é o destino perfeito. Com amigos ou em família, o Parque Nacional da Peneda-Gerês oferece uma biodiversidade vasta e é considerado uma das regiões verdes mais bonitas de Portugal, o que lhe vale o reconhecimento como “reserva  mundial da biosfera” por parte da UNESCO. Ideal para os mais aventureiros, o Gerês reserva um infindável leque de surpresas. Dos cantinhos mais conhecidos aos mais inexplorados, use calçado confortável e parta à descoberta do melhor que esta região tem para oferecer. A poucos quilómetros de Braga, onde poderá alugar uma autocaravana ou campervan através da Yescapa, suba a bordo e usufrua da mobilidade que o veículo lhe permite para explorar o vasto Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

ponte das palmas, badajoz
Viagens na cidade

Viagem de Autocaravana a Badajoz, Espanha

“Ó Elvas, ó Elvas, Badajoz à vista”, já dizia a muito conhecida música de Paco Bandeira, que versa sobre a proximidade entre as duas cidades e os dois países. Badajoz é conhecida como a “cidade-irmã” de Elvas. Na região espanhola da Extremadura, Badajoz convida a uma visita sem pressas e tem como trunfos muralhas e monumentos, riqueza artística e patrimonial, além das sempre convidativas festividades e gastronomia espanhola. Badajoz tem a muralha mais extensa de Espanha, que remonta à herança milenar desta cidade, cuja fundação remonta ao já longínquo século IX. Do topo das suas muralhas, uma vista privilegiada sobre os rios Guadiana e Rivilla estende-se pelo horizonte e deixa clara porque a cidade foi erigida entre os dois rios, que servem de protecção natural perante os inimigos de outros tempos. Alugue a sua autocaravana ou campervan em Yescapa, de preferência na altura do Outono ou Primavera, e parta à descoberta desta bela cidade do interior espanhol.