Socorro! Combustível no depósito de água da autocaravana

socorro1

A confusão entre os depósitos de água e combustível é algo que pode acontecer ao alugar uma autocaravana. Por descuido ou falta de conhecimento, é fácil cometer um erro. Mas não entre em pânico. A Yescapa dá-lhe o procedimento a seguir se tiver abastecido o depósito de água com combustível.

Se colocou gasolina no depósito de água da autocaravana, a primeira coisa que deve fazer é não utilizar qualquer torneira do veículo para não danificar todas as tubagens do veículo. Antes de pensar em decisões drásticas como mudar todo o sistema, siga o seguinte procedimento:

Passo 1: Usar um limpador concentrado

O primeiro passo é esvaziar o depósito, depois enchê-lo com água e adicionar um produto concentrado ou próprio para limpeza de motores. Deixe o produto atuar por cerca de 30 minutos para que desapareça a camada de gordura e hidrocarbonetos deixada pela gasolina. Depois, lave o depósito da autocaravana com água limpa.

Passo 2: Desinfetar o tanque com um descontaminante

Quando se introduz um produto como gasolina no depósito de água, é primordial eliminar todo o rastro de bactérias. Este segundo produto descontamina o depósito e elimina o sabor e o odor persistente do combustível.

Passo 3: Drenar todas as tubagens

Abra todas as torneiras e deixe a água correr para enxaguar pela última vez todas as tubagens e o próprio depósito. Agora pode conduzir a sua autocaravana com tranquilidade, a água voltará a estar limpa.

Os proprietários de autocaravanas da Yescapa dão os seus conselhos

Abordamos a nossa comunidade de forma a obter conselhos e adicionar soluções e recomendações diferentes. Este é um erro muito comum, por isso encontramos diversos proprietários que já se defrontaram com este problema e agiram com urgência e com os produtos que tinham à mão.

  1. 1
    Usar líquido de lavar louça, pelo menos até 1/3 da altura do depósito.
  2. 2
    Conduzir por um caminho com curvas para que o líquido atinja todas as bordas do depósito.
  3. 3
    Encher 90% do volume do depósito com água a 50° (deixar espaço para a espuma) e dar um passeio curto e com muitas mudanças de direção.
  4. 4
    Esvaziar o depósito e dissolver 5 quilos de bicarbonato de sódio em 5 litros de água. Depois adicionar 10 litros de vinagre branco antes de voltar a conduzir. Fazer isso várias vezes e deixar a solução atuar por 2 ou 3 horas.
  5. 5
    Escoar, enxaguar e encher novamente com água adicionando 4 ou 5 pastilhas de purificador de água e 2 pastilhas de lixívia.

Aconselhamos aos nossos proprietários que rotulem os depósitos de água e combustível para evitar erros, mas mesmo assim pode acontecer um momento de distração. Enquanto arrendatário, preste atenção quando lhe explicarem o modo de funcionamento da autocaravana e tome as devidas notas.

Maria L.

Ver artigos semelhantes

transformar carrinha em campervan
Faça você mesmo

Transformar uma carrinha em autocaravana ou campervan? 5 dicas antes de começar

Com o aumento exponencial da procura por viagens de autocaravana registada nos últimos anos, são cada vez mais aqueles que se familiarizam com a ideia de comprar um veículo de lazer, sendo que muitos são até incentivados a optar por adquirir uma carrinha e transformá-la.

comment stationner son camping car
Regras na estrada

Guia de estacionamento fácil de autocaravana

Quando conduzimos durante todo o dia vai existir um momento em que vai ser necessário fazer uma pausa para repousar. Encontrar um sitio onde estacionar pode parecer um quebra cabeças, mas, é mais fácil do que pensa. Apenas é necessário que conheça as regras básicas do país para poder estacionar sem ter qualquer problema com as autoridades e passar umas férias agradáveis. 

reduzir o consumo de combustível na autocaravana
Eco responsável

Como reduzir o consumo de combustível da sua autocaravana

No momento de organizar uma escapadela, um dos maiores gastos de uma viagem em autocaravana é o combustível. Se quiser saber o que pode fazer para economizar, veja as nossas dicas como reduzir o consumo de gasóleol numa autocaravana de 15L por 100km para 9L/100km.