Como transportar uma mota numa autocaravana

transportar mota numa autocaravana

Viajar de autocaravana é sinónimo de aventura, liberdade, sensações fortes e roteiros. Por isso, para chegar a lugares que não pode aceder com a sua autocaravana, recomendamos que tenha à mão a sua bicicleta ou, quiçá, a sua mota.

Certamente já viu inúmeras autocaravanas na estrada carregando veículos desse tipo pelo que, no nosso blog, apresentaremos soluções que se adaptam ao seu veículo. Desde um porta motos ou suporte para motas na sua autocaravana, venha connosco conhecer as opções disponíveis.

Transportar a sua mota na bagageira

A maioria das autocaravanas está equipada com um pequeno compartimento que funciona como bagageira, geralmente com capacidade suficiente para transportar ferramentas, pequenos móveis e até motociclos.

Nesta área da autocaravana poderá transportar objetos pesados ​​graças aos sistemas de distribuição e fixação que garantem o equilíbrio e segurança do veículo durante a viagem. A instalação é simples e também oferece segurança contra roubo, pois permite um armazenamento mais discreto. Como inconveniente, terá alguma perda de espaço na bagageira, então deve organizar muito bem todo o material que coloca neste espaço.

Outra desvantagem é o PMA (Peso Máximo Autorizado). As autocaravanas têm uma carga útil baixa e o peso da tara é muitas vezes próximo do PMA. Para verificar isso e seguir as regras, recomendamos que verifique o peso do veículo depois de colocar suas bicicletas/motocicletas no porão/bagageira. 

Porta-cargas instalado no veículo

Os porta-cargas são equipamentos adicionais que poderá fixar atrás da sua autocaravana, de forma a ganhar espaço. É muito prático para o transporte de bicicletas, desde que respeitado o PMA uma vez carregado o veículo. Uma grande vantagem deste acessório é que ele é modular.

Existem no mercado inúmeras opções, dependendo do motociclo que deseja transportar. No entanto, existem alguns modelos de porta motos em autocaravanas que exigem que se façam furos na parte externa da carroceria, o que pode afetar a forma como veículo fecha. Informe-se bem antes de decidir.

Caso opte por um suporte para motas em autocaravana deverá ter em conta que este deve estar bem protegido contra roubo e más condições atmosféricas. O preço destes acessórios começam nos 250€, por isso, sendo um investimento considerável, avalie se este acessório será útil e corresponderá às suas necessidades.

Reboque na autocaravana

Os reboques permitem-lhe transportar o seu motociclo em boas condições. Mas antes de investir há várias verificações a fazer. Por exemplo, no que diz respeito ao alvará de circulação do seu veículo, verifique o peso que o reboque pode suportar para saber qual o mais adequado para si. Se for titular de uma autorização B, o seu atrelado não pode ultrapassar os 750Kg.

Tenha em consideração que reboques acima de 500kg. necessitam de autorização de circulação, matrícula, bem como de um seguro específico e autónomo para o reboque.

A vantagem do reboque é que não está associado ao PMA, mas mesmo assim deverá respeitar o conjunto trator + reboque. O reboque pode ser equipado com inúmeras opções para facilitar a instalação do seu motociclo, nomeadamente os trilhos e rampas que auxiliam a fixação do motociclo no reboque. Não se esqueça também que precisará equipar a autocaravana com um engate especial de forma a conectar o reboque à autocaravana. Fique atento às distâncias de segurança na estrada, uma vez que o seu veículo passará a ser mais longo que o habitual.

Já visitou nossa página? Reserve já uma autocaravana em Portugal pela Yescapa e parta à aventura com a sua moto sempre ao seu alcance!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

reduzir o consumo de combustível na autocaravana
Eco responsável

Como reduzir o consumo de combustível da sua autocaravana

No momento de organizar uma escapadela, um dos maiores gastos de uma viagem em autocaravana é o combustível. Se quiser saber o que pode fazer para economizar, veja as nossas dicas como reduzir o consumo de gasóleol numa autocaravana de 15L por 100km para 9L/100km.

unspash
Proprietário de uma autocaravana

Todos os tipos de autocaravanas

É essencial escolher qual é o tipo de autocaravana que deseja alugar para as suas próximas férias. Muito mais caso queira investir na compra de uma autocaravana.

transformar carrinha em campervan
Faça você mesmo

Transformar uma carrinha em autocaravana ou campervan? 5 dicas antes de começar

Com o aumento exponencial da procura por viagens de autocaravana registada nos últimos anos, são cada vez mais aqueles que se familiarizam com a ideia de comprar um veículo de lazer, sendo que muitos são até incentivados a optar por adquirir uma carrinha e transformá-la.