Transformar uma carrinha em autocaravana ou campervan? 5 dicas antes de começar

transformar carrinha em campervan

Com o aumento exponencial da procura por viagens de autocaravana registada nos últimos anos, são cada vez mais aqueles que se familiarizam com a ideia de comprar um veículo de lazer, sendo que muitos são até incentivados a optar por adquirir uma carrinha e transformá-la.

O momento é ideal para se dedicar a um projeto de transformação e personalizar uma campervan de acordo com o seu gosto e as suas necessidades. Uma viagem com a “casa às costas" permite uma flexibilidade que é difícil encontrar noutro tipo de viagens. Sem necessidade de pensar em hotéis e roteiros muitos específicos, um veículo como este permite-lhe explorar, sem grandes constrangimentos, grandes áreas, com conforto. 

É sem dúvida um projeto ambicioso em todos os sentidos, bem como uma atividade que exige motivação, tempo e criatividade mas, acima de tudo, reflexões ponderadas e realistas.

O objetivo? Uma sensação de liberdade inigualável durante a viagem com lembranças inesquecíveis: estrelas, pôr do sol com vista para o mar e natureza intocada.

Por isso, compilamos 5 dicas que vão ajudar a fazer a escolha certa do veículo e realizar o seu sonho, antes de começar a trabalhar:

Por que transformar uma carrinha em campervan/autocaravana?

Quais são as motivações e os requisitos associados à decisão de comprar uma carrinha e embarcar em um projeto como este? É fundamental que um projeto desta envergadura se assente em bases concretas e viáveis ​​para responder claramente a alguns critérios essenciais: mobilidade e vida a bordo.

Existem questões que parecem triviais à primeira vista, mas são de vital importância para estabelecer as bases para um projeto bem-sucedido de autocaravana. A carrinha será o meio de fuga para estadias curtas de fim de semana? Ou pensa experimentar a vida como nômada digital a bordo de uma campervan? Vai viajar sozinho, em casal ou na companhia da sua família ou dos seus animais de estimação? Vai usá-la diariamente na cidade ou apenas para férias?

Quanto custa transformar uma carrinha em campervan/autocaravana?

A questão do orçamento não tem uma resposta única e definitiva: quando se decide entrar no mundo do autocaravanismo “caseiro”, é difícil já ter uma lista detalhada de despesas, com os respectivos custos previstos.

No entanto, no caso de uma primeira vez, é possível definir um custo máximo que reflita os recursos económicos para realizar o projeto de transformação e, também dependendo do tempo disponível, optar por diferentes soluções atrativas. Por exemplo, com uma autocaravana destacável é possível manter os custos até 1.000 euros, mas se optar por uma montagem mais completa que inclua mais bricolagem, poderá obter resultados decentes com um orçamento médio de 3.500 euros. Se confiar o seu projecto a mãos experientes e profissionais e escolher melhores equipamentos e estruturas mais complexas e completas para o veículo, o preço da transformação da carrinha pode variar de uma base mínima de 5.000 até 10.000 euros.

Burocracia e legalização

Uma vez transformada a carrinha em campervan, a mesma terá que ser homologada pelo IMT (Instituto de Mobilidade e Transporte) de forma a ser considerado Veículo Especial Dormitório ou Autocaravana. O processo de homologação da sua carrinha poderá ser feito em paralelo com a transformação do seu veículo e instalação dos equipamentos de forma a facilitar a sua tarefa quando o veículo já estiver finalizado.

O processo de homologação é exigente e, por norma, é exigido um projeto de escala, o que poderá levar à necessidade de contratar de um engenheiro automóvel ou mecânico, sendo que uma vez concluído o processo, a carrinha será considerada um veículo de categoria B. Não entre em pânico: desde que não seja alterada de forma radical a configuração da carrinha não deverá ter problemas na inspeção periódica. No entanto, há pormenores a ter em conta, como por exemplo retirar a separação entre a carga e passageiros.

Cada mudança que se registe durante a transformação (janelas, clarabóias, ancoragem de móveis, etc.) deve ser declarada. Terá que entrar em contato com um engenheiro de aprovação que responderá às suas dúvidas e o orientará no processo, indicando os documentos que precisa preencher. Em seguida, o IMT irá analisar o processo e aprovará o plano de alteração de tipologia do veículo.

Por isso, aconselhamos que guarde todos os documentos gerados durante a conversão da carrinha e tire regularmente fotos de todas as alterações que fizer ao interior e exterior do veículo.

Qual carrinha escolher para transformar em campervan?

Considerando todos os prós e contras, chegou a hora de comprar! Entre os diferentes modelos existentes, pode escolher entre três categorias: 

carrinha ultracompacta, com dimensões semelhantes às de um automóvel, perfeita para se deslocar na cidade e fácil de estacionar; carrinha compacta, um excelente compromisso entre espaço a bordo e autonomia de movimento, que permite adaptar o layout interior de acordo com as suas necessidades, sem ter de abdicar de muitos confortos; carrinha de grande volume, que lhe permite obter uma autocaravana/campervan totalmente equipada e sentir-se em casa.

Depois de selecionar o modelo que melhor se adapta às suas necessidades, é importante determinar o preço adequado. Existem muitos sites que comparam preços com base no modelo, ano de registo e número de quilómetros, como o StandVirtual, onde pode encontrar ofertas de veículos usados ​​em Portugal e na Europa. Uma vez estabelecido o preço, três outros critérios fundamentais devem ser levados em consideração, como altura, comprimento e motor. Além disso, é importante levar em conta o número de quilómetros e obter o máximo de informações possíveis sobre o histórico do veículo para evitar surpresas desagradáveis.

5. Ideias de equipamentos para campervans 

Antes de empreender o trabalho de transformação de uma carrinha, é sempre aconselhável preparar um rascunho do projeto de camperização: tirar as medidas do veículo e desenhar o layout do futuro interior (cama, cozinha, casa de banho, espaço de arrumação).

O próximo passo é encontrar a inspiração certa. Na Europa existem muitos projetos de autocaravanas que nos podem inspirar. Navegando online é possível encontrar fóruns, blogs e sites criados especificamente para dar ideias, sugestões, conselhos e soluções práticas para quem experimenta esta aventura pela primeira vez. Em alternativa, pode sempre dirigir-se a uma oficina especializada em montagem de autocaravanas ou campervans para aconselhamento.

Se, afinal, ainda não teve tempo de terminar o projeto da sua autocaravana antes das próximas férias, pode sempre alugar uma autocaravana ou campervan na Yescapa! Além disso, pode também encontrar diversos modelos que podem perfeitamente servir de fonte de inspiração para sua futura casa sobre rodas!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

adaptador1
Proprietário de uma autocaravana

Adaptador de ficha para autocaravanas

Viajar de autocaravana é sinónimo de autonomia e liberdade, mas por vezes é necessário recarregar as baterias e ligar-se à eletricidade. Para tal, vai precisar de extensões e adaptadores de ficha para a sua próxima escapadela em autocaravana. Neste artigo ficará a saber como funciona, onde comprar estes acessórios e dicas para a sua utilização.

comment stationner son camping car
Regras na estrada

Guia de estacionamento fácil de autocaravana

Quando conduzimos durante todo o dia vai existir um momento em que vai ser necessário fazer uma pausa para repousar. Encontrar um sitio onde estacionar pode parecer um quebra cabeças, mas, é mais fácil do que pensa. Apenas é necessário que conheça as regras básicas do país para poder estacionar sem ter qualquer problema com as autoridades e passar umas férias agradáveis. 

snuj4441
Faça você mesmo

Como transformar uma carrinha em CamperVan!

Falamos com a A Rbafo Garage, que é uma Oficina de Serralharia onde transformam carrinhas em campervan.