Se viaja numa autocaravana, sabe que após vários dias de viagem pelas estradas de Portugal e da Europa, o seu veículo não parece igual como no início da viagem. Para evitar o aparecimento de ferrugem ou um mau funcionamento do seu veículo, iremos ver em conjunto como limpar regularmente o interior e exterior da sua autocaravana ou campervan, e que é ainda mais importante neste período de crise sanitária relacionada com a Covid-19.

Limpar a parte exterior da autocaravana 

Para  limpar a sua autocaravana, comece pelo exterior e em particular pela parte superior, pois é a área que acumula mais resíduos e por isso necessita de um pouco mais de atenção.

É claro que a dificuldade é chegar a esta parte alta da autocaravana, mas a maior parte dos veículos são vendidos com uma escada. Para lavar, utilize um balde de água com sabão e esfregue com uma esponja ou escova telescópica.

Limpar o painel solar da autocaravana

Alguns veículos estão equipados com painéis solares, colocados no tecto, estando particularmente expostos a certos tipos de sujeira, como dejetos de pássaros ou insetos, poeira, chuva, etc..

Aproveite a oportunidade de estar na parte superior da autocaravana para continuar a limpar os painéis solares da autocaravana. Fazê-lo regularmente não apenas prolonga a sua vida útil, mas também preserva a sua produtividade. Para limpá-los, nada mais simples que uma esponja e água com sabão como faria para limpar a parte superior do veículo. Dica: também pode usar o produto para limpar os vidros.

Limpar a carroçaria da sua autocaravana

Continuemos com a limpeza da carroçaria da autocaravana. Para esta parte aconselhamos a não utilizar a lavagem com alta pressão porque existem muitos lugares onde a água pode infiltrar-se ou estagnar (janelas, grelhadores, grelhas de ar, etc etc..).

Para limpar a carroçaria existem vários produtos: bicarbonato de sódio, álcool de limpeza perfumado, sabão preto natural ou então com uma esponja e um pano microfibras. Pode utilizar uma vassoura telescópica, que é muito prática para alcançar a parte superior do veículo. (conselho: faça a lavagem de cima para baixo)

Quando limpar o exterior da sua autocaravana, aproveite a oportunidade para verificar a impermeabilização das juntas e tapar ou remover qualquer arranhão na carroçaria que possam estar presentes. Além disso, limpe as suas jantes para remover toda a sujidade acumulada (sal, alcatrão, lama,...) de forma a manter um lado estético mas principalmente para as proteger. Não se esqueça da zona da carga, onde pode aspirar um pouco para remover a sujidade que acumulou ao longo da viagem.

Limpar os tanques e depósito de água da autocaravana

Para limpar o depósito de água limpa da autocaravana, poderíamos simplesmente esvaziar os depósitos e enchê-los com água fresca de dois em dois dias, mas a solução mais eficaz é utilizar produtos que possam "desinfetar" a água.

Aconselhamos a colocar vinagre branco ou lixívia (pequena quantidade) no tanque e misturá-lo com alguns litros de água. Depois, ao conduzir em pequenas estradas, tudo irá misturar-se e desta forma o depósito ficará desinfetado. Por fim, esvazie e enxague o tanque.

Para limpar o depósito de águas sujas/residuais da autocaravana é necessário esvaziá-lo, colocar cerca de dez litros de água limpa e duas pastilhas de lixívia e conduzir alguns quilómetros para o misturar. (A lixívia também remove os maus cheiros).

Limpar e lavar a parte interior da autocaravana ou furgão transformado

Para uma lavagem relacionada com o coronavírus (Covid-19), consulte este artigo: https://blog.yescapa.pt/blog/2020/11/03/viajar-em-tempo-de-covid/

Para limpar o interior da autocaravana precisará de um aspirador, uma vassoura, um apanhador, panos microfibras, produtos especiais de limpeza para vidros e os produtos de limpeza tradicionais que utiliza para a sua casa.

Antes de começar a arejar a sua autocaravana, que pode ter passado apenas alguns meses hibernada do Inverno, esvazie-a de quaisquer objetos que possam atrapalhar a limpeza, e, acima de tudo, desligue todos os aparelhos.

3, 2, 1, GOOOO: ligar o aspirador e remova todo o pó do interior, chão, mobiliário, arestas, assentos ou mesmo das bancadas. Para os cantos que são por vezes difíceis de alcançar com o aspirador, use um pano.

O mais importante está feito, agora é tempo de uma lavagem mais específica em cada parte da autocaravana.

Lavar a cozinha da autocaravana

Limpar o frigorífico da autocaravana 

De seguida, pode limpar o frigorífico da sua autocaravana, que requer uma limpeza específica e mais complexa. Comece por esvaziá-lo completamente e depois limpe com sabão, devendo evitar produtos demasiado agressivos que possam ser perigosos. O bom funcionamento de um frigorífico para autocaravana depende em parte da manutenção regular, especialmente ao nível das grelhas de ventilação, que se podem simplesmente colocar na máquina de lavar a louça. 

Limpe o queimador do frigorífico da sua autocaravana

É importante limpar o queimador do frigorífico da autocaravana que se encontra na parte de trás do frigorífico, geralmente na parte inferior direita, atrás de uma tampa metálica.

Para o fazer, deve: 

Remover o parafuso que o mantém no lugar; Remover o queimador;  Desapertar o parafuso grande na parte superior que permite retirar a vela de ignição e o termopar ; Remover o fornecimento de gás.

Para a própria limpeza, escovar todas as peças, excepto o injetor que terá de ser limpo com um pano. Não hesite em soprar nas peças que estão um pouco bloqueadas. Uma vez lavado, só necessita de o voltar a montar!

O WC da autocaravana

A sua casa de banho é um espaço especial onde necessita de ter um cuidado redobrado. Aconselhamos a que utilize um produto antibacteriano! Se não pretender utilizar esta opção, pode usar vinagre branco que, mais uma vez, funciona bastante bem.

Limpar a cassete do WC da autocaravana

Para limpar a cassete da casa de banho da sua autocaravana, evite produtos corrosivos como o cloro. Para o exterior, limpe com uma esponja e um pouco de detergente da louça. Com o tempo, as casas de banho químicas libertam um odor desagradável. Para solucionar, pode encher a cassete com água e vinagre durante algumas horas. Isto poderá remover todos os vestígios de calcário e maus odores.

O quarto da autocaravana

Limpar o quarto é uma parte rápida do habitáculo, pois geralmente é pequena e não tem muitos móveis. É hora de trocar os lençóis, bem como as capas das almofadas e edredons para lavá-los.

Sugestão: se tiver um grande tapete no chão, para remover todo o tipo de manchas, vestígios ou maus cheiros, polvilhe generosamente com bicarbonato de sódio e deixe-o pelo menos 30 minutos. Em seguida, aspire o tapete.

Alguns quartos estão equipados com uma rede mosquiteira. Para limpar a rede mosquiteira de uma autocaravana, pode simplesmente mergulhá-la em água com sabão (ou misturar com um pouco de detergente) durante meia hora e depois esfregá-la suavemente. Em seguida, enxague com água própria e coloque-a a secar antes de voltar a colocar no lugar.


Agora que a sua autocaravana está limpa, só necessita tirar umas fotografias e colocar o seu anúncio na Yescapa

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

transformar carrinha em campervan
Faça você mesmo

Transformar uma carrinha em autocaravana ou campervan? 5 dicas antes de começar

Com o aumento exponencial da procura por viagens de autocaravana registada nos últimos anos, são cada vez mais aqueles que se familiarizam com a ideia de comprar um veículo de lazer, sendo que muitos são até incentivados a optar por adquirir uma carrinha e transformá-la.

design sem nome (1)
Comunidade Yescapa

Transformação de Campervans com interiores em madeira

A Célia e o Ricardo são proprietários na Yescapa de uma Campervan com o interior todo em madeira e têm um projeto profissional de transformação de carrinhas em campervans com especialidade em madeira. Como a transformação de campervans em madeira e homologação deste tipo de veículos requer sempre muitas dúvidas e perguntas, trabalhamos em conjunto um artigo sobre o projeto e dicas para quem pensa em transformar a sua Campervan / Furgão Transformado mas não sabe como começar.

comment stationner son camping car
Regras na estrada

Guia de estacionamento fácil de autocaravana

Quando conduzimos durante todo o dia vai existir um momento em que vai ser necessário fazer uma pausa para repousar. Encontrar um sitio onde estacionar pode parecer um quebra cabeças, mas, é mais fácil do que pensa. Apenas é necessário que conheça as regras básicas do país para poder estacionar sem ter qualquer problema com as autoridades e passar umas férias agradáveis.