Viajar em autocaravana em tempos de Covid-19

como viajar em toda a segurança em tempo de pandemia yescapa

Viajar de autocaravana em total segurança em tempo de pandemia

Como viajar em autocaravana com total segurança em tempos de Covid-19?

Após os períodos de confinamento, a forma como fazíamos o nosso dia-a-dia mudou, contudo a ansia de viajar perdura e algumas questões se mantém: Como viajar em tempo de Covid-19? Como viajar em total segurança e cumprir as regras de segurança indicadas?

O desejo de poder partir em viagem, fazer uma pequena escapadela para quebrar a rotina, poder partir com total liberdade. Depois da quarentena e das regras de distanciamento impostas, partir em viagem é o mais desejado por todos nós. Viajar de autocaravana e furgão transformado permite viajar em total liberdade, permitindo manter a distância de segurança recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

É possível viajar em autocaravana ou van em tempo de Covid-19?

Claro que sim! Viajar de autocaravana, van ou furgão transformado priveliga a opção de poderem planear a viagem de acordo com as preferências de cada um, evitar locais com aglumerado de pessoas, assim como evitar as idas a restaurantes dado que viajar de autocaravana possibilita realizar todas as refeições no veículo.

Os veículos de lazer permitem dão-nos o luxo de admirar o céu estraldo enquanto que adormecemos, e que possamos acordar com vista diferente todos os dias, permitindo uma descoberta por locais antes não imaginados.

As condições sanitárias e as recomendações das entidades governamentais evoluem muito rápido e é necessário estar atento a todas as recomendações indicadas pelas entidades competentes de forma a viajar em conformidade com a regras em vigor, contudo, viajando de autocaravana ou van, a imensa possibilidade de adaptações permite viajar tranquilamente, não tendo a obrigatoriedade de reservar locais de pernoita com antecedêndia e desta forma pode adaptar-se conforme as recomendações que são dadas à última hora.

Não é necessário viajar até Espanha, França ou outro destino na Europa para se ver paisagens diversificadas. Pode até ser uma (re)descoberta de localidades perto da zona residencial e que acabavam por não serem visitadas. 

Como limpar e desinfectar a autocaravana, furgão transformado ou van em tempos de Covid-19? 

Reunimos os gestos indispensáveis que deve incluir na sua rotina de limpeza e desinfecção do veículo. 

Para além de retirar a sujidade, aconselhamos uma etapa de desinfecção. De facto, a desinfecção permite limitar os riscos de propagação. Escolha os produtos de desinfecção adaptados a cada superfície e previligie produtos à base de lixívia ou que contenham álcool de pelo menos 75% (recomendação OMS).

Como proceder?

O método correto é limpar com água e sabão ou com o seu produto de limpeza habitual e depois desinfectar com um produto à base de lixívia ou equivalente. Na verdade, se desinfectar uma superfície manchada sem higienizá-la primeiro, isso pode limitar, ou até mesmo impedir que o desinfetante penetre nos germes e, portanto, mate o vírus.

Quais são as zonas de risco de transmissão do vírus? 

Não pretendemos ensinar-lhe a limpar o seu veículo, queremos apenas destacar as áreas onde mais toca e que requerem mais atenção no que toca à limpeza:

Volante e painel  Todos os controlos (piscas, limpa pára-brisas, etc...) Mudanças e o travão de mão Puxadores de portas e janelas Puxador de persianas e redes mostiqueiras Fechos de portas, janelas e armários Artigos diversos, tais como chaves do veículo, telecomandos ou jogos de tabuleiros

É necessário limpar a cama e os atoalhados?

Aconselhamos aos proprietários a lavar toalhas, lençóis e panos a alta temperatura (60ºC pelo menos), depois de cada aluguer. Relativamente às cortinas e sofás, aconselhamos a que sejam lavados, se possível, e de acordo com as instrucções do fabricante. Caso não seja possível lavar, os mesmos deverão ser desinfectados.

Aluguer de autocaravana: Como controlar o estado do veículo com total segurança em tempos de Covid-19?

Aquando do encontro entre proprietário e arrendatário para a entrega e devolução do veículo, é importante manter uma distância de dois metros durante a recolha e entrega das chaves do veículo e verificar o estado do mesmo. É melhor evitar apertos de mão e seguir as medidas sanitárias em vigor.

Pode ser difícil, mas é fundamental para garantir a segurança de cada um.

Se é proprietário, aconselhamos a disponibilizar um vídeo onde explica o funcionamento do seu veículo. Não é necessário ser um expart na edição de filmes, use apenas o seu telemóvel e grave pequenos vídeos explicativos.

Para ajudá-lo a não se esquecer de nenhum ponto nos seus vídeos e na apresentação do seu veículo, deverá guiar-se pelo contrato de aluguer com a lista de elementos que devem ser desinfectados. Uma caixa de selecção permite que indique que os elementos mais importantes do veículo foram desinfectados.

Aconselhamos a deixar alguns produtos desinfectantes à disposição dos arrendatários. Isso permitirá que limpem regularmente as superficies, e assim, tenham um espaço limpo durante todo o aluguer. Pedimos que dê um mínimo de 24h entre cada aluguer, de forma a dar tempo de ventilar o veículo, de limpar e desinfectar o mesmo adequadamente. 

Estas instruções podem ser alteradas dependendo das recomendações da Organização Mundial de Saúde ou das autoridades locais e nacionais.*

* A Yescapa não pode fornecer qualquer garantia, expressa ou implícita, quanto à integridade, precisão, fiabilidade, relevância ou disponibilidade deste conteúdo disponibilizado para qualquer fim.

Como organizar a vida a bordo e a higiene durante uma viagem em tempo de COVID-19?

Se decidir fazer uma viagem de autocaravana ou van, é claro que pode fazê-lo. Portanto, aconselhamos estas regras de segurança:

Respeitar as instruções governamentais Estacionamento em lugares apropriados para facilitar o trabalho das autoridades Estacionamento em locais apropriados para respeitar as regras sanitárias e o ambiente Não participe em agrupamentos nas áreas reservadas Limpar todas as áreas que possam entrar em contacto com as mãos na autocaravana Respeite as regras em vigor nas zonas onde se encontra Que apenas a economia e a cultura testemunhem a sua passagem, não deixe vestígios!

E aplicar as seguintes medidas: 

Lave as mãos com frequência. Use água e sabão ou uma solução hidroalcoólica Leve sempre a máscara consigo Mantenha uma distância de cerca de dois metros de outras pessoas Não dê apertos de mão ou abraços quando encontrar alguém Não toque nos seus olhos, boca, ou nariz Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou um lenço de papel, ou com a máscara Obviamente, fique em casa se não se sentir bem Desinfecte regularmente objectos e superfícies Respeite as indicações das autoridades sanitárias locais

Onde estacionar a autocaravana durante a pandemia do Coronavírus?

Recomendamos que consulte as aplicações do Park4Night e Caramaps e/ou contacte as Câmaras Municipais das regiões que pretende visitar, para obter a informação de que necessita. O site Home Camper (em inglês) também oferece soluções para estacionamento em parques, jardins, ou em terrenos privados.


Continue a viajar graças ao aluguer de autocaravanas e vans entre particulares em yescapa.pt

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

regulamento sorteio

Condições do sorteio: Partilhe a sua opinião e ganhe 2 dias em autocaravana

Condições do sorteio para ganhar dois dias de aluguer:

1650983354244 (2)
Comunidade Yescapa

2º Encontro Nacional de Campervans

O Encontro Nacional de Campervans prepara-se para a sua segunda edição este ano, que contará com o patrocínio e participação da Yescapa!

estudantes
Cultura

Guia Yescapa Queima das Fitas 2018

Já está lançada a época do festejo estudante em Portugal! De Norte a Sul do país vai poder encontrar estudantes com o traje académico anciosos por as suas celebrações. Estas festas são para celebrar o final de ano académico e o início de um duro mês de estudo antes do começo dos exames finais. Muitos conhecem este evento por o nome de Queima das Fitas outros Semana Académica ou até mesmo Enterro da Gata! Portugal é invadido pela alegria, entusiasmo, felicidade e festejo dos estudantes durante esta altura. As cidades, durante alguns dias com vários eventos, concertos, cortejos, serenatas entre outras coisas.