Picos da Europa em autocaravana: Natureza Pura!

picos europa autocaravana yescapa

Bem no norte de Espanha, os Picos da Europa são um dos melhores destinos para os amantes de turismo rural. Aqui, encontrará a combinação perfeita de aldeias encantadoras e paisagens deslumbrantes, assim como uma região conhecida pela sua gente acolhedora. 

É entre as comunidades de Cantábria, Astúrias e Leão que se encontra um dos mais belos parques naturais de Espanha. Venha connosco mergulhar nos Picos da Europa e descubra como explorá-lo em autocaravana, naturalmente. Encontre a autocaravana ou campervan ideal para a sua aventura em Yescapa.

Começar na comunidade de Cantábria: Liébana

Para chegar a Liébana a partir de Santander, terá que atravessar a Garganta da Hermida, uma das estradas mais bonitas e impressionantes que poderá encontrar em toda a Espanha. A estrada serpenteia entre o rio Deva e penhascos rochosos, sendo que alguns trechos da estrada foram escavados na própria pedra. É um excelente mote para a sua viagem em autocaravana pelos Picos da Europa

Potes

Potes é uma cidadezinha charmosa, é a maior da região, pelo que pode ser uma boa base para acampamento. O centro não é muito grande, mas dá para passear pelas suas ruas e descobrir recantos de outrora. Não perca a ponte medieval no Bairro do Sol. Visite a Torre del Infantado, recentemente remodelada, e suba ao telhado para admirar as vistas sobre Potes e a Cordilheira Cantábrica.

No Paseo de los Arcados e na Calle Cántabra encontrará lojas que vendem produtos típicos, bem como bares e restaurantes tradicionais onde pode provar pratos de alta qualidade. Não deixe de provar o cocido lebaniego, realmente delicioso, mas é melhor ir com apetite, uma vez que são servidos 4 pratos!

São Toribio de Liebana

Muito perto de Potes está o Mosteiro de Santo Toribio de Liébana. Um enorme templo em estilo gótico e repleto de história. Na parte frontal há uma grande praça, dentro de um pátio com rosas e uma exposição sobre o Beato de Liébana, um importante monge do século XVIII. Dentro da igreja, os monges da atualidade guardam uma relíquia, o Lignum Crucis, que se diz ser o maior fragmento da Cruz de Jesus Cristo que resta aos dias de hoje.

Em Santo Toribio celebra-se o ano do Jubileu de Lebaniego, até porque este mosteiro é um dos quatro lugares sagrados da peregrinação cristã no mundo, um pouco à imagem de Santiago de Compostela. A cada quatro anos, os peregrinos podem passar pela porta do perdão, que estará depois fechada com tábuas nos 3 anos seguintes.

Onde dormir numa autocaravana em Liébana?

Em Liébana ainda não existe área para autocaravanas. Ainda assim, a cada ano são vistos mais autocaravanas que vêm desfrutar da área.

Do próprio posto de turismo dizem-nos que embora acampar não seja legalmente permitido, recomendam áreas aos campistas onde possam passar a noite tranquilamente.

Uma aposta segura são os parques de campismo. Ao lado de Potes, recomendamos o acampamento La Viorna. A apenas 1km da cidade e na estrada que leva a Santo Toribio. Este parque de campismo tem todos os serviços que as autocaravanas necessitam, incluindo o vazamento de resíduos. Mas o melhor do parque de campismo são mesmo as suas vistas privilegiadas sobre os Picos da Europa.

Outras localidades para visitar

Mogrovejo com as suas mansões de pedra e a sua icónica torre é uma vila tranquila que merece uma visita. Está rodeada de um manto verde e, ao nível do horizonte, vislumbram-se as rochas cinzentas dos Picos da Europa. Outras cidades de Liébana dignas de serem visitadas são Espinama, Pesaguero e Camargo.

Se planeia visitar muitas dessas pequenas cidades, certifique-se de verificar as características das estradas, uma vez que esta é uma área muito rural e o pavimento pode ser muito estreito ou irregular para uma grande autocaravana.

O teleférico de Fuente Dé

O teleférico Fuente Dé tem 753 metros de desnível e 1450m de comprimento. Uma vez iniciada a viagem, desde a sua cabine, terá vistas impressionantes, mas certamente não adequadas a pessoas com vertigens. No topo, encontrará o famoso Mirador del Cable, um dos miradouros mais impressionantes da região. Ainda assim, se gosta de vistas panorâmicas, recomendamos que não perca nenhum dos miradouros impressionantes que poderá encontrar na zona de Liébana. No entanto, fazer a viagem no teleférico para Fuente Dé é uma obrigação, desde que a meteorologia ofereça boa visibilidade.

Para além das vistas panorâmicas do miradouro, muitas trilhas de alta montanha e alpinismo podem ser iniciadas a partir do topo. Também pode contratar excursões off-road que o levarão a ver os portos de Áliva e seus imensos prados.

Começar na comunidade das Astúrias:

Partir das Astúrias é também uma opção a ter em conta para conhecer os Picos da Europa em autocaravana. Através deste roteiro, terá a oportunidade de visitar e conhecer algumas cidades merecedoras de uma paragem, tais como Cangas de Onís, Cabrales, Sames, Peñamellera Alta e Peñamellera Baja. 

Basílica de Santa María la Real de Covadonga

No coração do Parque Nacional dos Picos da Europa, encontra-se a Basílica de Santa María la Real de Covadonga. A Basílica surpreende pela bela paisagem que a envolve e pela imponência da própria basílica, cuja construção foi concluída em 1901.

Ao lado da basílica fica a Caverna Sagrada, escavada na rocha e sobre uma cachoeira. No seu interior encontra-se a Virgem de Covadonga, padroeira das Astúrias. Reza a lenda que Dom Pelayo, o primeiro monarca do Reino das Astúrias, refugiou-se nesta gruta após a sua vitória na Batalha de Covadonga.

Os lagos de Covadonga são outra das maravilhas da natureza nos Picos da Europa: três lagoas glaciais a mais de mil metros de altitude! Poderá fazer uma pequena rota para ver os lagos e chegar ao Mirador de la Reina, onde poderá desfrutar de magníficas vistas panorâmicas da área de Cangas de Onís. Ao visitar os Lagos de Covadonga recomendamos, sempre que possível, que o faça num dia de céu limpo, uma vez que nesta zona costuma haver muito nevoeiro, o que limita a extensão da vista panorâmica.

Naranjo de Bulnes

Com os seus 2519 metros esta é uma das montanhas mais altas dos Picos da Europa, mas sobretudo é o seu pico mais bonito e característico, que os moradores batizaram como Picu Urriellu.

Montanhistas experientes que desejam coroá-lo devem subir até a base da rocha e depois seguir uma rota impressionante até ao refúgio da montanha. Os últimos 550 metros são mesmo uma parede de rocha vertical, vertiginosa e adequada apenas para os alpinistas mais ousados e experientes.

Se quiser admirar a silhueta inconfundível do Naranjo de Bulnes sem suar tanto, recomendamos que recorra a um bom miradouro. Recomendamos um dos miradouros perto de Poo de Cabrales, o miradouro de Camarmeña ou mesmo ir a Bulnes de forma a vislumbrar a beleza do Urriellu mais de perto.

Rota Del Cares

É a rota mais popular para fazer nos Picos da Europa. Trata-se de uma rota ao longo de um caminho escavado diretamente na rocha, que se prolonga através de um impressionante desfiladeiro. É um percurso espetacular, com montanhas de quase 2000 metros de um lado, o Rio Cares do outro.

Para fazer o percurso Cares pode ir de autocaravana desde Arenas de Cabrales até cerca da Ponte Poncebos, onde existem dois parques de estacionamento. A partir deste ponto o percurso tem que ser feito a pé, mas estamos certos que não o desiludirá. 


Convencido? Não perca tempo e venha conhecer os Picos da Europa de autocaravana. Faça já a sua reverva em Yescapa 

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

damir babacic tmo9zkbnqmk unsplash
Montanha

Roteiro nos Açores de 4 dias em autocaravana

A meio caminho entre o continente Europeu e o Americano, no coração do Atlântico, o Arquipélago dos Açores é conhecido pela sua imensa beleza natural, quase intocada, que deslumbra quem visita as suas ilhas. S. Miguel, a maior ilha, tem muito para conhecer e é um destino ideal para um roteiro de 4 dias em autocaravana. Com o advento dos voos low cost que tornam a viagem acessível, aventure-se pela beleza virgem de S. Miguel a bordo de uma confortável autocaravana que lhe proporcionará uma facilidade sem igual para se deslocar pela ilha. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e venha connosco percorrer as estradas de S. Miguel! 

circuit bretagne camping car itineraire 1140x400
Estradas excepcionais

Roteiro pela Bretanha em autocaravana

Se tem sede de aventura e novidade, venha descobrir os tesouros da mais bela região da França, fazendo um circuito pela região da Bretanha em autocaravana. Aqui encontrará os melhores locais para conhecer bem como indicações de áreas onde pernoitar, dicas imprescindíveis para uma roadtrip excecional. Venha connosco! 

lisboa foto lux hotels
Viagens na cidade

10 coisas a fazer em Lisboa

Lisboa, cidade de eleição para muitos turistas, até já considerada a melhor cidade para visitar na Europa ou uma das mais belas mundo. Lisboa, a capital de Portugal é linda e tem um encanto muito pessoal, muito simpático, com vida tanto de dia como de noite, é ideal para quem gosta de passear pelas ruas. Cidade bairrista, berço do Fado, Lisboa é uma cidade cheia de luz, moderna e ao mesmo tempo com muita historia a contar. Poucos são os que resistem ao charma de Lisboa, venham ver o que podem fazer por Lisboa!