Conhecer a Toscana em autocaravana

toscana em autocaravana

Toscana em autocaravana

Para os amantes de viagens ao ar livre, a Toscana é sem dúvida uma das rotas mais bonitas por Itália. Um destino turístico magnífico para quem quer fazer uma viagem por  cidades repletas de arte, monumentos históricos e belas paisagens alinhadas entre as colinas da Toscana e a costa do mar Tirreno. Se está a planear visitar esta região italiana, saiba que poderá reservar a sua autocaravana em Yescapa em Itália, pelo que veículo estará à sua espera quando aterrar em solo italiano. Se for mais aventureiro, tem também a opção de reservar o seu veículo em Portugal e partir rumo à aventura!

Conhecida em todo o mundo, a Toscana oferece paisagens de rara beleza e um património único no mundo. Berço do Renascimento e de grandes artistas, poetas e cientistas, foi a casa de nomes como Leonardo Da Vinci, Dante e Galileu Galilei, homens que mudaram a face não só de Itália, mas do mundo inteiro.

Durante a sua viagem pela Toscana em autocaravana, poderá admirar a toda a arte renascentista em cidades como Florença, Pisa ou Siena, que são verdadeiros museus ao ar livre, assim como as antigas cidades medievais, como Cortona ou San Gimignano.

No coração da Toscana existem inúmeros itinerários gastronômicos e vitivinícolas, entre casas de fazenda e vinícolas, onde poderá saborear os produtos típicos da região que simbolizam a dolce vita toscana: vinho, azeite, trufas brancas... Chianti é a região onde poderá parar e descobrir vinhos da Toscana, como Brunello di Montalcino, Morellino di Scansano e Vernaccia di San Gimignano.

Mergulhe no verde da natureza, na tranquilidade do campo toscano, onde o tempo parece parar, regenere-se numa das muitas quintas e desfrute de umas férias de relaxamento e tranquilidade... Para continuar o seu itinerário pela Toscana em autocaravana, não perca um dos roteiros culturais mais importantes: a antiga Via Francigena da Toscana, a rota que conectava os territórios dominados pelos francos, atualmente territórios da França e Alemanha, até Roma na era medieval

A Toscana é também o frescor do mar e encontrará muitas zonas balneares na região, como Versilia e Maremma, além da bela ilha de Elba.

Florença: museu a céu aberto

Florença, a capital da Toscana, é reconhecida como uma das cidades mais bonitas do mundo. Património Mundial da UNESCO, esta cidade onde nasceu o Renascimento é um verdadeiro museu a céu aberto. 

Durante sua viagem pela Toscana em autocaravana, pode parar numa das áreas de descanso especializadas em Florença. A partir daí pode chegar facilmente ao centro histórico de transportes públicos, de bicicleta ou mesmo a pé.

Existem inúmeros monumentos dignos de menção. A catedral Santa Maria del Fiore, o imponente Duomo de Florença com o toque de Brunelleschi, cuja cúpula o deixará de boca aberta, e a torre Campanile di Giotto, cujos infindáveis degraus o levarão ao topo rumo a uma vista imperdível sobre a cidade. É a terceira maior basílica do mundo! Visite também o Batistério de San Giovanni, uma antiga igreja florentina localizada em frente a Santa Maria del Fiore. A Galeria Uffizi, aberta desde 1591, com inúmeras obras de arte da coleção particular dos Médici: Giotto, Cimabue, Botticelli, Michelangelo, Caravaggio... prepare-se para uma visita muito longa, mas uma das mais interessantes que pode fazer na Toscana. Para evitar longas filas, aconselhamos a compra de bilhetes online. Aqui perto, encontrará também o Palácio Pitti e os Jardins Boboli, bem como a Ponte Vecchio que atravessa o rio Arno, que é um dos maiores símbolos de Florença.

Não pode sair sem comer o delicioso bife florentino, acompanhado de um bom vinho Chianti. Reserve uma autocaravana em Florença e desfrute desta magnífica região.

Áreas para autocaravanas em Florença:

Florence Park Scandicci: 241 Via di Scandici - 50143 Firenze. Area Sociale Flog: 24 Via Michele Mercati - 50139 Firenze. Campista Parcheggio Firenze: 2 Via Scipio Sighele - 50134 Firenze.

Lucca e suas 100 Igrejas

Sede da Lucca Comics & Games, a cidade de Lucca não é famosa apenas por este evento internacional, mas também pelas suas inúmeras igrejas, cuja particularidade é a assimetria na arquitetura. Vale a pena visitar especialmente a Catedral de Lucca, ou a Catedral de San Martino, mas também a Igreja de San Michele in Foro, a Igreja de Santi Giovanni e Reparata, a Igreja de San Francesco, a de San Paolino ou a Santíssima Trindade.

Além dessas muitas igrejas fascinantes, Lucca tem muralhas históricas do século XVI, percorríveis e, portanto, ideais para uma longa caminhada com vista da cidade desde cima. Também pode fazer uma pausa para um piquenique e depois visitar o Jardim Botânico. A rua comercial Fillungo leva-o diretamente à Torre Guinigi, com 45 metros de altura, famosa pelas árvores que se erguem no seu topo, tal como num jardim suspenso no céu.

De igual forma fascinante é a Piazza dell'Anfiteatro, particular por sua forma circular: manteve sua forma elíptica porque foi construída sobre os restos de um anfiteatro romano. Por fim, há também um belo mercado de antiguidades, e se decidir viajar para Lucca numa autocaravana no verão não perca o Festival de Verão na Piazza Napoleone, um evento musical que recebe artistas de renome internacional: em 2017, por exemplo, atuaram os Rolling Stones.

Áreas para autocaravanas em Lucca:

Area di sosta Il Serchio: 563 Via del Tiro a Segno 55100 Lucca. Área Sosta da Comune di Lucca: 545-611 Via Gaetano Luporini 55100 Lucca. Camper Parcheggio Lucca: Il Parcheggio del Borgo, 164 Via Galileo Galilei, 55100 Lucca.

Pisa: uma torre, mas não só! 

A cidade de Pisa é conhecida mundialmente pela sua Torre de Pisa. Os viajantes vão até à torre apenas para tirar algumas fotos e todos fazem a mesma pergunta... Será que um dia cairá? A resposta é bastante tranquilizadora: não cairá porque seu eixo vertical está na base do suporte, então pode estar certo de que não cairá sobre si. A Torre domina a Piazza del Duomo, onde está localizado o Duomo que lhe dá o nome, junto com o Batistério e o Camposanto: justamente pela presença de todos esses edifícios religiosos, a praça também é chamada de Campo dei Miracoli (Campo dos Milagres). Na cidade velha existem vestígios do que foi a República Marítima; não deixe de ir ao Borgo Stretto, um dos bairros mais antigos. Pisa de autocaravana é uma excelente ideia para uma etapa da viagem pois dispõe de zonas de descanso muito confortáveis perto do centro.

Área para autocaravanas em Pisa:

Área di sosta Il Serchio, 563 Via del Tiro.

Ilha de Elba: um azul de perder de vista

A ilha de Elba é a maior das sete ilhas do arquipélago toscano e oferece aos viajantes de autocaravana trinta acampamentos onde poderá aparcar e descansar. Entre no ferry em Piombino e, em apenas uma hora, você estará em Portoferraio, ponto focal de conexão para toda a ilha. Característico de Portoferraio é o Forte Falcone, que domina a baía juntamente com outras fortificações impressionantes. A Palazzina dei Mulini abriga o Museu Napoleônico, uma vez que de 1814 a 1815, Napoleão Bonaparte "ficou" aqui durante seu exílio.

Poderá fazer uma excursão às termas: em Portoferraio encontrará as Termas de San Giovanni, com a possibilidade de tomar banhos de lama e desfrutar de massagens e relaxamento. A ilha de Elba é um destino ideal para os amantes do mar, uma vez que as suas águas cristalinas banham as praias nas suas muitas enseadas. Areia branca, águas límpidas, um paraíso! 

Prefere uma excursão às montanhas? Também terá a oportunidade de escalar o Monte Capanne, através de um teleférico que conecta diretamente ao topo. O Parque Nacional também permitirá que faça trekking em belos lugares cercados pela natureza. A visão do Elviscot, um navio mercante que afundou perto de Pomonte em 1972, é romanticamente nostálgica. Outra paragem obrigatória é o Parque Minerario e o seu museu no centro histórico de Rio Marina: aqui poderá passear pelas rotas de mineração de ferro e descobrir o mundo dos minerais.

Áreas para autocaravanas na Ilha de Elba:

82 Località Bocchetto: 57036 Porto Azzurro. Area di sosta La Perla: 26 Via Campo all'Aia 57030 Procchio Area di sosta Ferrato: 57031 Capoliveri

Maremma e Argentario: sol, praia e mar

Famosa por suas praias, a região da Maremma oferece zonas balneares de todos os tipos e uma vista verdadeiramente impressionante ao longo de todo o caminho. A maior cidade da Maremma é Grosseto, cujo Duomo e museus arqueológicos convidam os viajantes a uma visita. Fica também perto do Parque Uccellina, onde pode escolher fazer um dos vários trilhos naturais. Não perca o Valle del Fiora, cuja principal cidade, Manciano, oferece uma vista magnífica do alto da torre Rocca Aldabrandesca. Outra cidade medieval a visitar é Montemerano, que está localizada numa colina cercada por muralhas.

A partir daqui, aventurando-se rumo à costa, pode passar por Orbetello e iniciar a rota do Argentario. Pare na famosa praia de Feniglia, mas acima de tudo não perca a Lagoa Obetello. O Argentario, que integra localidades como Porto Santo Stefano e Porto Ercole, é uma escolha estratégica para umas férias de sonho dedicadas ao mar e caminhadas pelos meandros das vilas piscatórias. Os dois portos, respectivamente norte e sul da costa, devem ser explorados e vivenciados em toda a sua diversidade. Durante o dia aconselhamos a fazer um passeio de barco, e à tarde um passeio pela zona marítima. Para terminar, não deixe de experimentar um jantar de peixe com uma paisagem pitoresca num dia de clima ameno.

Siena: a cidade medieval

A última paragem do nosso roteiro na Toscana em autocaravana é Siena. O coração da cidade é a Piazza del Campo: a famosa praça em forma de concha de tijolos coloridos, sede do Palio di Siena, uma competição onde os cavaleiros competem tal como faziam outrora. Aqui encontrará o Palazzo Comunale, a Torre del Mangia, uma antiga torre sineira, e a Fonte Gaia, uma fonte monumental de Jacopo della Quercia. 

A Catedral de Siena, no entanto, está localizada na Piazza Santa Maria Assunta, que também abriga o Batistério, enquanto uma visita à Galeria Nacional de Arte dará a oportunidade de observar obras-primas de Duccio di Buoninsegna e Simone Martini. O centro histórico de Siena é Patrimônio Mundial da UNESCO, e em quase todos os lugares se podem ver as cores e brasões dos 17 distritos.

A rua principal tem o nome de Banchi di Sopra, onde encontrará restaurantes e lojas que vendem produtos locais. Se tiver tempo, passeie pela Abadia de San Galgano em Chiusdino.

Áreas para autocaravanas em Siena:

Area di sosta Fagiolone: 27 Strada di Pescaia - 53100 Siena. Campista Parcheggio Siena: Parco di Pescaia.

As belezas da Toscana naturalmente não terminam aqui. Se planeia um itinerário mais longo de autocaravana, considere também visitar o Tarot Garden, um parque encantado no município de Capalbio, a região de Sorano, as vilas de Matera ou Bolgheri, famoso por sua avenida de ciprestes. Igualmente agradável é uma visita a Arezzo, com sua Piazza Grande, museus e a famosa festa medieval Giostra del Saracino.

Não perca tempo e reserve a sua autocavana na Toscana na Yescapa!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

img 3603 720x480 72 rgb
Natureza

Paragens obrigatórias para fazer uma surf trip em Portugal

A história do surf em Portugal começou no fim dos anos 50 de uma forma muito tímida, depois do 25 de Abril, os adeptos desta modalidade começaram a crescer e o litoral português começou a encher-se de surfistas portugueses e outros vindo do outro lado do planeta. Hoje em dia, Portugal é um dos destinos de eleição para fazer uma surf trip, por isso entre na onde e venha conhecer as paragens obrigatórios durante uma surf trip em Portugal!

lagoa de santo andre
Crush

Conhecer a Costa Alentejana de autocaravana

Não existe melhor destino de férias do que o Alentejo para poder passas uns dias em pleno repouso. No alentejo vai encontrar uma qualidade de vida jamais vista em outro local, umas belíssimas paisagens e uma gastronomia riquissimo que irá satisfazer o seu paladar. Conheça o melhor da costa alentejana com quatros paragens obrigatórios, desde Sines até à Zambujeira do Mar.

viana do castelo
Viagens na cidade

Viana do Castelo em Autocaravana

Viana do Castelo é um destino imperdível para a sua escapadela ou viagem em autocaravana ou campervan. Viana do Castelo é a capital do distrito no norte de Portugal, integrada na sub-região do Alto Minho.