Visita a Viseu (e região) em Autocaravana

30 Junho 2022 Viagens

Visita a Viseu (e região) em Autocaravana

Uma região ímpar para quem gosta de história e de arte, alugue a sua autocaravana e campervan em Viseu na Yescapa e venha conhecer o interior do centro de Portugal. Conheça Viseu sem pressas e depois e parta para norte, pela mítica Estrada Nacional 2 para conhecer as demais belezas da região, um roteiro para qualquer época do ano.

Foi na região de Viseu que o mítico Viriato e o povo Lusitano defenderam herculosamente o seu território das invasões romanas, o que por si só deixa um legado que remonta a construção da Portugalidade e que dá carácter a cidade. Conheça as nossas sugestões e parta à descoberta do melhor que o nosso país tem para oferecer.  

O que visitar em Viseu

Uma viagem de autocaravana a Viseu permitir-lhe-á descobrir todos os locais de interesse a visitar na cidade. Para descobrir as suas atracções, recomendamos-lhe que estacione a sua autocaravana para que possa explorar Viseu a pé. A área de serviço da autocaravana em Viseu, localizada na Avenida da Europa, é o local ideal para estacionar durante a sua visita.

O que visitar em Viseu em autocaravana

Visite a Cava de Viriato

Com cerca de 38 hectares e 2 km de perímetro, nesta gigantesca construção octogonal poderá aqui admirar a estátua em honra de Viriato, o lendário líder do ancestral povo lusitano, e que é visto como um herói pela forma como defendeu o seu território dos ataques Romanos. Esta é uma enigmática construção sob a qual nem tudo se sabe. Sabe-se que os altos taludes de terra e os fossos foram obra humana, mas o seu propósito e época de construção continuam nos segredos dos deuses. 

Conheça o Solar do Vinho do Dão

O antigo Paço Episcopal, hoje conhecido como Solar do Vinho do Dão, remonta ao século XII e foi residência oficial dos bispos de Viseu até aos inícios do século XX. Este espaço alberga hoje a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e é um bom ponto de partida para quem deseja explorar a Rota do Vinho do Dão. A título de curiosidade, importa salientar que aqui esteve recluso Aquilino Ribeiro, em 1928. 

Tome um café no Rossio (Praça da República de Viseu)

Em Viseu poderá visitar o Rossio. Não, este texto não é sobre Lisboa, mas sim sobre Viseu, uma vez que a sua Praça da República também é conhecida como Rossio. Aqui, o centro da cidade emerge e é na Praça que os Viseenses tradicionalmente se encontram, sendo por isso o centro social da cidade por excelência. Aceda pela Porta do Soar, uma das sete portas/entradas da muralha que protegia a cidade na época medieval. É no Rossio que se encontra a Câmara Municipal de Viseu (cuja escadaria vale a pena espreitar) e o icónico painel de azulejos do Rossio, que ilustra a vida quotidiana da região noutros tempos. 

Descanse no Parque Aquilino Ribeiro

O Parque Aquilino Ribeiro é também uma das marcas da cidade. Conheça os seus carreiros que convidam a um longo passeio sem pressas. Escolha um banco, descanse as pernas e aproveite para admirar a Capela da Nossa Senhora da Vitória. 

Passeie no Funicular de Viseu

Em funcionamento durante o período da Páscoa, Natal e verão, se passar por Viseu numa dessas épocas não deixe de apanhar o Funicular e dar um agradável passeio. O Funicular de Viseu conecta a zona ribeirinha das margens do Rio Paiva ao centro histórico. É gratuito e ainda evitará uma caminhada de 400 metros. 

Visite o Museu Nacional Grão Vasco

Para quem aprecia arte, o Museu Grão Vasco é uma visita a não perder.  Este espaço reúne obras do pintor quinhentista Vasco Fernandes, com a sua obra expressionista e realista. Localizado ao lado esquerdo da Sé e fundado em 1916, aqui poderá também contemplar quadros de outros autores como Columbano Bordalo Pinheiro, José Malhoa, Alfredo Keil, Soares dos Reis, entre outros. Uma ode à cultura, cuja visita é imprescindível. 

Faça uma refeição na Rua Direita

Como em qualquer cidade, não se pode deixar de conhecer o seu coração. Em Viseu, dirija-se à Rua Direita, a artéria comercial da cidade, conhecida pelo comércio tradicional que ainda dá alma e autenticidade à cidade. Aqui, encontrará além de lojas, muitos cafés, restaurantes e pastelarias. Aproveite uma das esplanadas e descontraia, enquanto observa a vida a decorrer na cidade. 

Rota Nacional 2 de Viseu

Com uma autocaravana ou campervan não há desculpas para não ir mais além e conhecer o que de melhor há na envolvência de Viseu. Por isso, aconselhamos que conduza o seu veículo para norte, pela mítica Estrada Nacional 2 que liga Portugal de Norte a Sul e atravessa Viseu. 

A menos de uma hora a norte de Viseu, pode desfrutar de belas paisagens e aldeias encantadoras.

Conduza até Castro Daire 

A apenas meia hora de Viseu, Castro Daire não o vai aborrecer. Localizada no cume de um monte, Castro Daire deslumbra pela paisagem verde e é sinônimo de natureza. Destino de Natureza por excelência poderá ainda conhecer o seu imenso património histórico, os seus costumes e tradições e as suas aldeias típicas

Visite Lamego

Lamego, região de Viseu em autocaravana

Um pouco mais a norte, seguindo sempre pela EN2, termine a visita em Lamego. De origens romanas, Lamego teve um papel fulcral na construção da Portugalidade e mantém um vasto legado histórico, cultural, arquitectónico e religioso, ainda para mais com o belíssimo Rio Douro a fluir na sua orla. Mais ainda, Lamego é também terra de bons vinhos. Uma visita a não perder por este pequeno roteiro no centro de Portugal. 

Parques de autocaravanas na região de Viseu:

Autocaravanas em Viseu

  • Parque de Campismo Vouzela

Endereço: Monte da Senhora do Castelo, Vouzela

  • Retiro da Fraguinha

Endereço: Lugar da Fraguinha, São Pedro do Sul

  • Camping Lamego

Endereço: EN2 - Lugar da Raposeira, Lamego

Alugue uma autocaravana em Viseu com a Yescapa para uma viagem inesquecível ao seu próprio ritmo.