A Mítica Rota da Estrada Nacional 2 em Autocaravana

4 Maio 2021 Autocaravanas , Viagens

A Mítica Rota da  Estrada Nacional 2 em Autocaravana

A famosa Estrada Nacional 2 de Portugal, também conhecida como a Rota N2 ou EN2, é uma estrada que liga Portugal de Norte a Sul.

Com o total de 739.26 km, a rota da N2 liga Chaves a Faro, sendo uma óptima viagem a fazer em autocaravana ou campervan e descobrir os encantos de Portugal.



Passaporte Estrada Nacional 2

De forma a dinamizar o turismo nas cidades que englobam a Estrada Nacional 2, foi criada a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, que une as cidades de Chaves a Faro. 

A Associação da Rota Nacional 2 criou o passaporte com o intuito de que os que que por lá passam possam ficar com uma recordação da sua viagem. Com um preço simbólico, o passaporte pode ser carimbado nos 35 municípios que atravessam a EN2.

Ao longo da nossa sugestão de itinerário para percorrer em autocaravana a mítica Nacional 2, indicamos quais as cidades que têm local para carimbar o seu passaporte.

Adquirir o passaporte da Estrada Nacional 2

O passaporte da Estrada Nacional 2 pode ser adquirido em diferentes pontos de turismo na rota N2. Ao iniciar a rota em Chaves, pode contactar o posto de turismo e adquirir o passaporte por um valor simbólico e desta forma pode até carimbar a primeira etapa.

Porquê fazer a Estrada Nacional 2 em autocaravana?

Parta à aventura em família ou com os amigos e descubra a Estrada Nacional 2 em autocaravana ou campervan. Percorra Portugal de lés-a-lés e redescubra o país. Ao atravessar a rota EN2 irá cruzar-se com pessoas locais, poderá visitar monumentos ricos em património histórico. É uma viagem que merece ser feita com tempo de forma a desfrutar ao máximo do que cada cidade e aldeia tem para oferecer, pelo que aconselhamos, pelo menos uma semana para fazer o roteiro N2. Pode alugar uma autocaravana na zona de Chaves e partir então à aventura.

Roteiro pela N2 

Partilhamos uma sugestão de um roteiro que pode fazer para percorrer a rota N2. Este guia para percorrer a estrada nacional 2 em autocaravana contempla os pontos a não perder, a gastronomia típica e os locais onde pode estacionar/pernoitar com uma autocaravana ou campervan.

Chaves

Ao visitar Chaves, pode perfeitamente estacionar a autocaravana ou campervan e descobrir a cidade a pé. Não pode deixar de visitar a Igreja da Misericórdia, atravessar a Ponte Romana de Trajano e visitar o Museu de Arte Contemporanêa Nadir Afonso. Pode apresseriar a vista da cidade ao subir à Torre de Menagem do Castelo de Chaves. Aproveite para fazer uma pausa e comer um pastel de Chaves e beber água sulfurosa. 

A não perder: Miradouro de S. Lourenço 

Gastronomia: Cordeiro de leite assado em forno a lenha; Pastéis de Chaves

Carimbo Passaporte Nacional 2: Aceite

Onde Pernoitar: Parque de Campismo da Quinta do Rebentão

Vila Real

Ao visitar Vila Real não pode deixar de visitar a Capela Nova do Séc. XVII localizada no centro da cidade. O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real é uma paragem obrigatória por quem lá passa, assim como o Jardim Botânico da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), fundado em 1987 e conta com mais de 80 hectares.
Pode aproveitar a passagem por Vila Real e fazer uma caminhada pela Serra do Marão, sétimo pico mais alto de Portugal continental, com 1415 metros de altitude.

A não perder:  Miradouro de Vila Velha

Gastronomia: Tripas aos molhos

Carimbo Passaporte Nacional 2: Aceite

Peso da Régua

Continuamos a nossa rota através da estrada nacional 2 em autocaravana pelo Peso da Régua que é conhecido como a capital da região vinícola mais antiga do mundo. Ao visitar o Peso da Régua em autocaravana, poderá desfrutar da vista na encosta dos montes do deslumbrante vale do Alto Douro, onde se produz o célebre Vinho do Porto. A paisagem panorâmica do Douro Vinhateiro é Património da Humanidade da UNESCO.

A não perder: Miradouro São Leonardo de Galafura

Gastronomia:Tripas

Carimbo Passaporte Nacional 2: Aceite

Lamego

Faça uma pausa na sua viagem na sua viagem de autocaravana e tire um momento para visitar Lamego e deixe-se encantar com maravilhas que a cidade tem para lhe oferecer. Visite a Sé Catedral de Lamego de origem romana, e disfrutar da vista do Miradouro de São Leonardo de Galafuea, onde poderá apreciar a vista priviligiadas sobre o Douro. Na sua passagem por Lamego, não pode deixar de visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

A não perder: Miradouro: Boa Vista e São Brás e Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Gastronomia: Cabrito assado com arroz e batatas em forno de lenha

Carimbo Passaporte Nacional 2: Aceite

Onde Pernoitar: Camping Lamego 

Viseu

Viseu é conhecida pela sua rica e extensa história, assim como pela Festa das Vindimas em Dão, que ocorre por norma em Setembro. Para conhecer um pouco mais da história de Viseu, pode visitar a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Praça da República de Viseu (conhecido por Rossio, que fica no centro da cidade) com azulejos nas escadarias. Caso pretenda ter um contacto com a natureza, poderá visitar o Jardim das Mães, que fica junto ao museu municipal, assim como, passar pela Porta do Soar, que é uma das duas portas que restam da muralha medieval.

A não perder: Miradouro: Monte de Santa Luzia

Gastronomia: Rancho à moda de Viseu

Carimbo Passaporte Nacional 2: Aceite

Onde Pernoitar: ASA - Área de serviço para Autocaravanas de Viseu (Situa-se na Avenida da Europa)

Tondela

Localizada no centro de Portugal, na região da Beira Altera, Tondela é uma cidade com diversas montanhas e que situa igualmente junto ao rio Dão. Ao passar por Tondela, aconselhamos a estacionar a autocaravana e a descbrir o centro da cidade a pé, composto por pequenas ruas. Ainda a pé, pode descobrir a Serra do Caramulo, onde pode fazer diversas trilhas. Para os mais aventureiros, é possível fazer um vôo de Parapente.

A não perder: Miradouro Caramulinho e Cabeço da Neve

Gastronomia: Cabrito assado no forno

Carimbo Passaporte Nacional 2: Aceite

Onde Pernoitar: ASA do Caramulo

Santa Comba Dão

Ao percorrer a Estrada Nacional 2 de autocaravana, não pode deixar de visitar Santa Comba Dão, que, por quem lá passa, diz ser uma cidade saída de um postal face à sua mistura com a história, tradição e natureza que encanta todos os visitantes. Se o tempo permitir, pode dar um mergulho na Praia Fluvial da Senhora da Ribeira - Barragem da Aguieira.

A não perder: Miradouro com vista para o rio

Gastronomia: Lampreia

Carimbo Passaporte Nacional 2: Aceite

Abrantes

Ao continuarmos por Abrantes a nossa rota através da estrada nacional 2 em autocaravana, podemos também fazer uma paragem pela Praia Fluvial Aldeia do Mato onde pode passar uns bons momentos ou até fazer uma pic nic se o tempo permitir. Tire um momento para visitar o Castelo de Abrantes e a Igreja São Vicente. 

A não perder: Miradouro das Fontes 

Gastronomia: Migas carvoeiras

Carimbo Passaporte Nacional 2: Aceite

Onde Pernoitar: Área de serviço autocaravanas - ParqueTejo

Montemor-o-Novo

Montemor-o-Novo é uma cidade do distrito de Évora, região do Alentejo. Aconselhamos a que visite as ruinas do Castelo de Montemor-o-Novo e a Gruta do Escoural, que é um local histórico e paragem obrigatória por quem lá passa.

A não perder: Miradouro Ermida de Nossa Senhora do Castelo

Gastronomia: Ensopado de borrego

Carimbo Passaporte Nacional 2: Aceite

Onde Pernoitar: ASA junto ao posto de combustível 

Faro

A EN2 termina em Faro, capital do Algarve. É verdade, ao atravessar a mítica estrada nacional 2 de Chaves a Faro, atravessou Portugal de Norte a Sul!

Muitas das atrações e pontos de interesse de Faro encontram-se na chamada "Cidade Velha" ou "Vila Adentro". Para visitar Faro, recomendamos que estacione a sua autocaravana num local autorizado e que visite o centro histórico a pé de forma a poder visitar as pequenas ruas que atravessam o centro histórico. Cercada pela Reserva Natural da Ria Formosa, praias e ilhas, irá com certeza descansar da viagem que acabou de fazer ao longo da Rota Nacional 2. 

Para além de praias paradisíacas de cortar a respiração, Faro tem também muitos locais hisóricos que merecem ser conhecidos, como o caso da Igreja do Carmo, mais conhecida pela Igreja dos Ossos. 

A não perder: Miradouro do Farol do Cabo de Santa Maria na Praia do Farol

Gastronomia: Arroz de lingueirão

Carimbo Passaporte Nacional 2: Aceite

Onde Pernoitar: Motorhome Ecopark São Brás de Alportel - Área de serviço para autocaravanas


Alugue  uma autocaravana ou campervan e percorra a mítica Estrada Nacional 2. Encontre o veículo de lazer para a sua viagem em yescapa.pt