Teletrabalho em autocaravana: Torne-se num Nómada Digital com a Yescapa

teletrabalho autocaravana

A crise sanitária mudou o mundo do trabalho tal como o conhecíamos. Embora algumas empresas modernas já tenham dado aos seus funcionários a oportunidade de fazerem teletrabalho, hoje em dia é a vida quotidiana de muitos portugueses. Alcance o equilibrio trabalho-vida pessoal, desfrute da liberdade de organizar e agendar o seu dia, estar mais concentrado em certas tarefas, são algumas das vantagens de trabalhar a partir de casa. Pode já ter experimentado o teletrabalho, mas que tal levá-lo a outro nível experimentando o teletrabalho enquanto viaja? 

Num novo ambiente, livre de seguir os seus desejos, fugir da rotina diária durante alguns dias para voltar a concentrar-se em si próprio. O teletrabalho oferece-lhe uma nova e incrível oportunidade: aproveite-a alugando uma autocaravana ou uma campervan.

Teletrabalho e viagens em autocaravana ou campervan: reinventar a vida quotidiana

Existem milhares maneiras de trabalhar em teletrabalho, mas o teletrabalho itinerante é sem dúvida o melhor de todos. Numa autocaravana ou campervan, o conforto da sua cada acompanha-o para onde quer que os seus desejos o levem. A sua vida quotidiana é reinventada: imagine acordar no meio da natureza, decidir dar um passeio pelo campo ou tirar um tempo para saborear o seu café enquanto observa o nascer do sol antes de começar o seu dia de trabalho.

Viajar a bordo do seu escritório móvel oferece-lhe uma atmosfera única de teletrabalho: as magníficas vistas de uma floresta verde ou de um lago de montanha em vez de um ambiente de escritório. Viajar e fazer teletrabalho permite-lhe apanhar ar fresco e ter uma mudança no ambiente, o que influenciará positivamente o seu rendimento e bem-estar.

O teletrabalho durante uma viagem é também uma ótima forma de estimular a criatividade. Com a natureza como fonte de inspiração, as pessoas criativas libertam as suas mentes para se concentrarem na sua imaginação e em novas ideias. Todas as outras profissões são também afetadas por este fenómeno: ao desapegar-se das obrigações da vida quotidiana, é mais fácil focar-se no essencial ou realizar eficazmente uma tarefa complexa.

Se sentir que a estrada está a chamá-lo e precisar de ver algo diferente que não seja a sua sala de estar, damos-lhe as chaves para uma viagem suave de teletrabalho numa autocaravana ou campervan.

Torne-se num Nómada Digital durante uma escapadela: os nossos conselhos

1/ Alugar um veículo confortável e bem equipado

Encontrar o veículo de lazer perfeito é um passo essencial para se tornar nómada digital, pode começar por alugar uma autocaravana ou campervan. Para tele trabalhar eficazmente durante a viagem, é necessário um veículo em que seja possível separar o espaço de trabalho e o espaço de lazer. Uma campervan com cama rebatível, uma autocaravana com sala de estar muito espaçosa dará um bom ambiente para se concentrar.

Da mesma forma, quando melhor equipado estiver o veículo (com instalações de cozinha, frigorífico, WC, chuveiro), mais poderá concentrar-se no seu trabalho e viagem, em vez de se concentrar nos detalhes da vida quotidiana. Certifique-se também de que o veículo tem tomadas de 220V para carregar os seus dispositivos electrónicos. Se o veículo não tiver uma bateria  dedicada, as tomadas só podem funcionar quando ligadas à corrente eléctrica, que pode ser encontrada em muitas áreas de serviço para autocaravanas.

2/ Descobrir a viagem nómada antes de partir

Se é a primeira vez que viaja em autocaravana ou campervan, tire um tempo para saber um pouco mais sobre o veículo. Ao alugar um veículo entre particulares na Yescapa, o proprietário explicar-lhe-á o funcionamento do veículo e responderá a todas as suas questões. Assim, não precisa de se preocupar com o funcionamento dos equipamentos e parte elétrica, por exemplo.

No entanto, pode ser importante saber quais os lugares onde dormir com autocaravana. Também fornecemos algumas dicas para viajar em autocaravana pela primeira vez, para ajudá-lo a tirar o máximo proveito dua sua primeira viagem pela estrada fora.

3/ Garantir uma boa conexão à Internet 

Para fazer teletrabalho em boas condições enquanto viaja, é necessário estar ligado à internet na autocaravana para poder consultar o seu e-mail, organizar videoconferências, utilizar ferramentas online,....

Aconselhamos a perguntar ao seu operador a possibilidade de ter 4G ou routers antes de viajar em teletrabalho. Se não estiver a viajar para áreas remotas e o seu pacote móvel oferecer muitos dados, pode também contar com a partilha desse hotspot. 

4/ Organizar os dias de trabalho

Para aproveitar ao máximo a sua experiência em autocaravana ou campervan, recomendamos que planifique os seus dias, seja de manhã, na véspera ou antes da partida. O planeamento permite-lhe-á combinar a sua vida profissional e pessoal com maior serenidade.

Organize as suas tarefas profissionais em horários e divida-os de acordo com as suas atividades pessoais que deseja realizar. Qualquer que seja o tipo de férias que procura, o teletrabalho em viagem permite-lhe combinar horas produtivas com atividades de lazer. Escolha entre uma caminhada ao nascer do sol, um piquenique à hora do almoço ou um mergulho ao final do dia na praia.

5/ Manter o espaço arrumado

Ser eficiente é também uma questão de arrumação. Se o seu espaço de trabalho estiver desorganizado, terá mais dificuldade em concentrar-se nas suas tarefas. E num espaço pequeno como um veículo de lazer, a desordem pode rapidamente instalar-se.

Quando se levantar, aproveite o seu tempo para fazer a cama, preparar o pequeno almoço ou arrumar um pouco. Afinal, é como fazer teletrabalho a partir de casa.

Ainda não experimentou uma viagem itinerante e gostaria de a descobrir combinando o teletrabalho e viagens? É possível fazê-lo graças ao aluguer de autocaravanas e campervans com a Yescapa.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

van bleu mer falaise 720x480 98379e63 021e 49ae b4fb ef9d588c5bdf
Comunidade Yescapa

As 10 autocaravanas mais originais na Yescapa

Na nossa plataforma é possível alugar autocaravanas de todo o tipo, campervan, furgões transformado, capucino. Para além de haver diversas escolha na nossa plataforma, existem alguns várias autocaravanas que se destacam por causa da sua originalidade. Neste artigo vai poder conhecer as 10 autocaravanas mais originais de Yescapa em Portugal. 

capture222
Entrevista

Entrevista: Paulo, o nadador salvador que mora numa campervan

Quem é o Paulo Moreira?  O Paulo mora numa autocaravana, a Briosa, há mais de um ano e aceitou partilhar connosco mais sobre a sua aventura.

img 20200331 185637738 hdr
Casal

Viver numa autocaravana - Viajando Geral

Quem é que está por detrás do canal Youtube Viajando Geral? Somos brasileiros, Mauro e a Marta, vendemos tudo no Brasil e nos mudamos para a Europa, Portugal. Foi um recomeço, trouxemos apenas 2 malas e nossas duas gatinhas, a Chandra e Vanilla. Estamos Viajando Geral pela Europa partindo de Portugal e vivendo e viajando em nossa autocaravana chamada "Vida”.