É talvez o símbolo que melhor representa o amor pelo autocaravanismo. Prática, versátil, carismática e protagonista das mais variadas histórias e aventuras, a famosa carrinha Volkswagen - carinhosamente eternizada como Pão de Forma, é um dos modelos com mais anos de produção, mais unidades vendidas e um dos carros comercialmente mais bem sucedidos da história automóvel. 

Tudo se passou em abril de 1947, quando Ben Pon, importador da Volkswagen na Holanda, enquanto caminhava pela fábrica da marca, se deparou com um veículo de aspeto tosco, construído pelos seus operários para agilizar e facilitar o transporte de painéis pesados no interior da firma. Sem conseguir esquecer o veículo outrora visto, no seu bloco de apontamentos, Ben Pon esboçou um  tipo de modelo que não existia até à data: um veículo com forma de furgão, com uma cabine sobre o chassis e motor traseiro.

O seu design foi inspirado num outro veículo lendário da marca: o Carocha

Naquela altura, Ben Pon estava longe de imaginar que os seus rabiscos dariam origem a um dos ícones da história automóvel, a um dos modelos com mais anos de produção, mais unidades vendidas e um dos carros comercialmente mais bem sucedidos.

O primeiro protótipo surgiu em 1949, com a produção a iniciar-se em 8 de Março de 1950, com um total de 10 unidades diárias. O Pão de Forma usava o motor e os eixos do carocha, num chassis monocoque. Capaz de transportar até 750 quilos de carga, adotava um motor de 1131 cc com uma potência que atingia os 24 cv às 3300 rpm. Na versão minibus, que inspirou vários monovolumes da atualidade, podiam ser transportados até 8 passageiros.

Concebido inicialmente para o transporte de pessoas e mercadorias, o Pão de Forma foi também utilizado para transportar correio, como ambulância e inclusive como veículo policial.

Nos anos 60, o furgão converteu-se num símbolo do movimento hippie, o que despoletou a originalidade das Pães de Forma.

Em decembro de 2013 a Volkswagen anunciou o fim da produção da mítica carrinha. No entanto, o Pão de Forma ficará para sempre na história, não só pelo que representou ao longo de décadas, como pela sua longa longevidade.


Podem não ter todo este luxo mas têm muito encanto e são mais de 5000 para os gostos de cada um :

Descubra as autocaravanas para alugar no nosso site : yescapa.pt

Vai de viagem e ainda não tem o seu guía? Descarregue o nosso guía de viagens pela Europa gratuitamente : Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana!  

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

0_Bannière_article
Eco responsável

Férias na natureza: TOP 10 de atividades Eco-responsáveis

Há algo melhor do que respirar ar puro para se revigorar? Se está à procura de atividades para uma viagem mais responsável em autocaravana, veio ao sítio certo.

teletrabalho autocaravana
Comunidade Yescapa

Teletrabalho em autocaravana: Torne-se num Nómada Digital com a Yescapa

A crise sanitária mudou o mundo do trabalho tal como o conhecíamos. Embora algumas empresas modernas já tenham dado aos seus funcionários a oportunidade de fazerem teletrabalho, hoje em dia é a vida quotidiana de muitos portugueses. Alcance o equilibrio trabalho-vida pessoal, desfrute da liberdade de organizar e agendar o seu dia, estar mais concentrado em certas tarefas, são algumas das vantagens de trabalhar a partir de casa. Pode já ter experimentado o teletrabalho, mas que tal levá-lo a outro nível experimentando o teletrabalho enquanto viaja? 

testemunho andrás
Comunidade Yescapa

Alugar uma Campervan com a Yescapa: O testemunho do András

Uma carrinha de tours de bicicleta que se transformou numa campervan de aluguer Alugar uma autocaravana a um desconhecido pode não parecer simples para todos desde o início. Para quem é proprietário de uma autocaravana sabe como um veículo de lazer é especial.