Passadiços do Paiva em Autocaravana

passadiços do paiva autocaravana

Está a planear uma escapadela de autocaravana ou campervan e gostaria de fazer uma atividade diferente durante a sua viagem? A 1h30 (65 km) de distância de veículo do Porto e 120 km de Coimbra, não pode deixar de visitar o paraíso natural em Arouca.

Os Passadiços do Paiva estão localizados na margem esquerda do Rio Paiva, pertencente ao concelho de Arouca, distrito de Aveiro, sendo uma excelente escapadela a fazer na sua viagem de autocaravana, furgão transformado ou campervan. 

O percurso, composto por 8 kms, pelo que pode começar e iniciar no mesmo local, ou pode iniciar numa extremidade e terminar na outra extremidade dos passadiços. Caso escolha fazer o percurso de ida e volta, no total fará o total de 16 km, dado tratar-se de um percurso linear. 

Onde estacionar 

Alugue uma autocaravana na zona do Porto, Aveiro ou Coimbra e parta à aventura em família, com a sua cara metade ou com amigos.

Para visitar os Passadiços do Paiva, pode estacionar a autocaravana tanto em Espiunca ou no Areinho e iniciar o percurso a partir de uma das extremidades dos passadiços.

O acesso aos Passadiços do Paiva

O acesso aos passadiços pode ser feito pelas duas extremidades, podendo iniciar o percurso em Espiunca ou no Areinho. 

Contudo, de acordo com alguns autocaravanistas que fizeram a viagem em autocaravana, aconselharam a iniciar o percurso em Espiunca, dado ser o local onde é melhor para estacionar o veículo de lazer. No lado de Espiunca o parque de estacionamento é mais espaçoso, permitindo desta forma fazer manobras com mais segurança.

Os Passadiços do Paiva contém ao total 8,7 km, onde o tempo médio do percurso ronda as 2h30. Caso pretenda fazer o percurso de ida e volta, o percurso de Espiunca é igualmente o mais recomendado. Caso pretenda fazer num só sentido, pode regressar à sua autocaravana de táxi a partir da outra extremidade. 

Desde 2016, a entrada nos Passadiços é paga (1€ por pessoa) e tem um limite diário de visitantes, pelo que é recomendado reservar e comprar os bilhetes com antecedência na internet.

Caso opte por iniciar o percurso no sentido Areinho - Espiunca, os viajantes que fizeram este percurso indicaram que o percurso é mais difícil no início mas que depois acaba por ser mais em descida, e que indicam que é mais interessante para desfrutar da paisagem.

Ao longo de todo o percurso dos passadiços, tem diferentes miradouros onde pode parar e apreciar a magnífica vista do vale.

Praias Fluviais nos Passadiços do Paiva

Praia Fluvial do Areinho

A praia fluvial do Areinho encontra-se no ponto de partida/chegada dos Passadiços do Paiva e é uma praia que é vigiada durante o verão, pelo que se pode sentir totalmente seguro caso visite durante o verão. Igualmente, é uma praia bastante solicitada para quem procura atividades radicais no Rio Paiva, como canoagem, kayak Rafting e Canyoing.

Praia Fluvial de Espiunca 

A praia fluvial de Espiunca situa-se igualmente na zona dos Passadiços do Paiva, sendo a zona balnear no lado esquerdo da ponte da Espiunca, tendo bastante sombra. A água durante o verão é quente, pelo que é um cartão de convite para os mais pequenos, dado que não é fundo. Do lado dos passadiços, tem um bar com esplanada, pelo que pode aproveitar para relaxar e fazer um picnic. 

Praia Fluvial do Vau

A praia fluvial do Vau é uma praia requisitada pelos que visitam os Passadiços do Paiva, onde aproveitam para descansar e dar um mergulho durante o trajeto. Nesta praia fluvial tem também um bar e esplanada com vista panorâmica da praia e do passadiço. Como esta praia tem bastante sombra, pode aproveitar para descansar nos dias de calor mais forte e até aproveitar para fazer um picnic nesta praia.

Recomendações

  • Leve calçado e roupa confortável;
  • Se visitar os Passadiços do Paiva durante o verão ou num dia de sol, é aconselhável que utilize protetor solar;
  • Leve água suficiente para todo o passeio;
  • Prepare um picnic para comer durante o trajeto;
  • Aproveite as sombras para fazer pausas e recarregar as energias para continuar o seu percurso;
  • Desfrute da paisagem dos Passadiços do Paiva;

Onde pernoitar em autocaravana em Arouca

Arouca tem uma área de serviço para autocaravanas, onde pode pernoitar, aparcar, fazer o despejo das águas sujas e encher o reservatório das águas limpas. A área de serviço fica situada no centro da vila de Arouca e tem capacidade para 4 autocaravanas. Um dos pontos de referência para encontrar rapidamente a área de serviço, é o posto da polícia GNR e o Largo da Feira.

Desta forma, pode pernoitar em Arouca, visitar os Passadiços do Paiva e posteriormente conhecer um pouco mais do centro da vila e provar a gastronomia local.

A zona de Arouca tem uma grande gastronomia bastante variada que o fará aproveitar da sua escapadela de autocaravana ao máximo. O cabrito assado, a carne arouquesa, e a doçaria conventual irá certamente adoçar a sua passagem por Arouca.

Ponte Suspensa junto aos Passadiços do Paiva - Ponte 516 Arouca

A ponte pedonal suspensa é uma atração complementar à sua passagem pelos Passadiços do Paiva.

É a maior ponte pedonal suspensa do mundo, com 516 metros de comprimento e uma elevação de 175 metros. Situada no Arouca GeoPark, reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade, a ponte faz a ligação entre as margens do Rio Paiva. 

Ao atravessar a ponte, terá uma vista de cortar a respiração, onde terá uma vista sobre os passadiços.

A entrada nos Passadiços do Paiva dá-lhe igualmente acesso à ponte pedonal suspensa, pelo que pode visitar os dois no mesmo dia.


Algumas fotografias mencionadas no itinerário têm direitos de autor do site oficial dos Passadiços do Paiva, estando devidamente assinaladas na respectiva fotografia.

Alugue uma autocaravana na Yescapa e parta à aventura em autocaracavana ou campervan com a família, com a cara metade ou com amigos. 

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

madeira yescapa
Cultura

Roteiro de 4 dias em Autocaravana na Ilha da Madeira

Conhecida como a ‘Pérola do Atlântico’, a ilha da Madeira é um destino ímpar com muito glamour, natureza e locais para explorar. Qual a melhor forma para o fazer? Numa viagem de quatro dias em autocaravana, naturalmente. Neste roteiro, vamos dar a conhecer o melhor percurso e ficará a saber o que fazer na Madeira, passando pelas suas praias e pelos seus encantos únicos e também pela sua beleza natural e oferta gastronómica. Viaje em família ou com amigos, já que a Madeira congrega um extenso leque de actividades, perfeitas para todas as idades. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e venha daí! 

cover galicia 1140x400
Crush

Roteiro pela Galiza em 7 dias de Autocaravana

Roteiro de autocaravana pela Galiza: uma comunidade única Uma viagem de autocaravana pela Galiza bem preparada é uma oportunidade inigualável para criar memórias inesquecíveis junto de família ou amigos. A região Noroeste de Espanha é uma das zonas mais verdes do país e o território galego é um dos seus ex-libris. Famosa pelos seus relevos cobertos de vegetação, a comunidade autónoma usufrui de cenários tão magníficos como únicos nesta parte ocidental da Europa. A sua história ao longo dos séculos deixou vestígios visíveis, razão pela qual hoje a Galiza possui um impressionante património cultural e arquitetónico.

cover4
Crush

Destinos para viajar de autocaravana durante o verão

Este ano está nos seus planos de férias de verão viajar de autocaravana, a questão é para onde? Existem locais na Europa perfeitos para uma viagem inesquecivel! Juntámos algumas ideias de locais a visitar durante o verão por toda a Europa. Poderá encontrar recantos magnificos como a Costa Vicentina de Portugal, a Costa Brava em Espanha e até conhecer a glamorosa Côte d'Azur.