Legalizar uma autocaravana comprada no estrangeiro

19429338670 d3413bf5db o 720x405 09f273d4 bb47 4fd2 8ad5 18375571cde1

É cada vez mais frequente a compra de autocaravanas no estrangeiro, o motivo é principalmente o custo, os preços dos veículos em alguns países tendem a ser mais vantajosos do que em Portugal.

A legalização de uma autocaravana estrangeira é semelhante à legalização de um veículo ligeiro no caso do veículo ter um peso inferior a 3500kg. Neste artigo vai poder encontrar os procedimentos a cumprir para que uma autocaravana estrangeira obtenha a matrícula portuguesa.

Em regral geral, os proprietários de veículos com matrícula estrangeira que residem em Portugal têm um prazo de seis meses para fazerem a modificação da matrícula. Caso viva noutro país e fique em Portugal por um período inferior a seis meses, não terá de proceder à modificação da matrícula.

1. Efectuar a inspeção do veículo 

A primeira coisa a fazer ao chegar a Portugal é tratar da inspeção do veículo através de um centro de inspeções autorizado para atribuição de matrícula. A inspeção tem os seus custos assim como o pedido da nova matrícula.

O proprietário do veículo terá de apresentar o Livrete (Documento Único), o Certificado de Conformidade Europeu (COC) e o Modelo 9 do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

2. Dirigir até ao Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT)

Para solicitar a homologação do COC terá ir até ao IMTT para que este possa ser de titulo português e seja legalizado a nível nacional. 

3. Preencher a Declaração Aduaneira de Veículos (DAV)

Após a inspeção da autocaravana, o proprietário terá de preencher a DAV nos serviços alfandegários assim como pedir saldar o imposto sobre o veículo (ISV) se necessário. 

4. Pedir a Matrícula Nacional

O proprietário do veículo tem se apresentar na alfândega para pedir a matrícula portuguesa. A partir do momento que o veículo tem a matrícula portuguesa o proprietário poderá emitar o livrete do veículo.

5. Emitir o Livrete do veículo

Saiba que é possível conduzir a sua autocaravana durante 60 dias após emissão da DAV, no entanto terá de tratar do processo de criação do Documento Único da autocaravana. É necessário voltar ao IMTT para avançar com o processo de emissão do livrete. No IMTT vai lhe ser pedido todo o processo de regularização da situação da autocaravana feito pela alfândega. Ao entrar o processo, todos os documentos serão enviados à Conservatória do Registo Automóvel que lhe vai emitar o Documento Único Automóvel. 

6. Subscrever a um seguro

Com todos os dados da matrícula portuguesa o próximo passo é subscrever a um seguro para poder circular pela estrada legalmente. De outro modo, sem o livrete emitido, é possível circular legalmente durante 60 dias com um seguro automóvel e a Declaração Aduaneira. 

Atenção, saiba que se não registar o seu veículo no prazo previsto poderá ser penalizado assim como se o imposto devido não for pago. 

Saiba mais informações sobre a legalização de veículos com matrícula estrangeira IMTT.
Algumas das informações para a criação deste artigo foram retiradas do site e-konomista assim como do IMTT 

Podem não ter todo este luxo mas têm muito encanto e são mais de 15000 para os gostos de cada um:

Descubra as autocaravanas para alugar no nosso site: yescapa.pt

Vai de viagem e ainda não tem o seu guia? Descarregue o nosso guia de viagens pela Europa gratuitamente: Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana!  

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

faca voce mesmo transformacao carrinha em autocaravana
Faça você mesmo

DIY: Transforme a sua carrinha numa autocaravana

É muito natural para aqueles que gostam de viajar em autocaravana que se comece a sentir uma particular vontade em se envolver mais nesse fantástico mundo. Muitos se entusiasmam com a ideia de comprar uma carrinha e personalizá-la ao seu gosto. Também é um "faz-tudo" e já anda a pensar nisso?

design sem nome (1)
Comunidade Yescapa

Transformação de Campervans com interiores em madeira

A Célia e o Ricardo são proprietários na Yescapa de uma Campervan com o interior todo em madeira e têm um projeto profissional de transformação de carrinhas em campervans com especialidade em madeira. Como a transformação de campervans em madeira e homologação deste tipo de veículos requer sempre muitas dúvidas e perguntas, trabalhamos em conjunto um artigo sobre o projeto e dicas para quem pensa em transformar a sua Campervan / Furgão Transformado mas não sabe como começar.

quel gps pour mon camping car
Proprietário de uma autocaravana

Escolha o GPS para a sua autocaravana

Na véspera do dia de partida da sua viagem, procura soluções para facilitar o seu trajeto e evitar filas de trânsito. O GPS é a solução ideal para optimizar o seu tempo de viagem e passar uma boa viagem. No entanto, nem sempre é fácil escolher a melhor navegação GPS entre tantas opções no mercado. Deste modo, escrevemos este artigo, com alguns GPS para autocaravanas.