A cidade do Porto é cada vez mais procurada por turistas, moderna e ao mesmo tempo histórica, esta cidade do norte fascina quem por lá passa. O Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal e também é quem deu nome ao país. Conhecida por "A Invicta", os seus habitantes são os "Portuenses", muitas vezes são chamados "Tripeiros" maioritariamente por habitantes do sul de Portugal, pelo facto de existir uma certa "rivalidade" saudável entre o Porto e Lisboa. Na cidade do Porto vai encontrar monumentos a visitar, ruas por descobrir, um povo acolhedor e uma boa comidinha para alegrar o seu estómago.

O Porto é uma cidade com muito por visitar, tanto de dia como de noite, é uma cidade jovem e alegre, as pessoas são muito expressivas e não guardam recado, gostam de acolher bem o turista e trata-lo como se estivesse em casa. Digamos que quando vamos de viagem até ao Porto sentimo-nos em "casa". Ao chegar à cidade do Porto irá perceber que para visitar os locais de interesse da cidade a melhor forma é andar a pé, na verdade quase tudo se encontra no centro da cidade, por isso não terá de andar muitos quilómetros.

A invicta é conhecida por as suas pequenas ruas com restaurantes tradicionais onde poderá saborear comidas típicas do norte, como a tão famosa francesinha, tripas à moda do Porto, bacalhau à gomes de sá e tantos outros... Não se pode esquecer do digestivo, o tradicional vinho do Porto. Uma cidade animada, onde se vê muitas pessoas nas ruas a passear, musicos a tocar durante o dia. Sendo uma cidade universitária, à noite a cidade é muito movimentada, poderá encontrar bares em qualquer canto da cidade, e para quem gosta de um tradicional fado, encontrará casas de fado na zona da Ribeira.

O povo portuense tem a sua maneira de ser, muito acolhedores e diretos nas palavras, têm o seu proprio sotaque e não se importam em dar nas vistas ao falar um pouco mais alto, pode-se dizer que é daí que vem o principal encanto desta cidade tão especial de Portugal.

Pontos de interesse do Porto

Ribeira do Porto

Podemos dizer que é a zona mais turística da cidade Porto, qualquer turista vai à descoberta da zona ribeirinha. Ao passear pela Ribeira do Porto vai poder ver à sua frente a cidade Vila Nova de Gaia, onde se encontra as caves de vinho do Porto. O Rio Douro está mesmo ao lado, por lá passeiam os barcos Rabelo, para quem quer conhecer um pouco mais do belo rio tem a oportunidade de fazer um cruzeiro. As casas têm o seu aspeto antigo, envelhecido mas dão cor à cidade por serem muito coloridas. Este bairro tem pequenas ruas onde a cada canto tem um restaurante onde na ementa se encontra pratos típicos da cidade ou do norte. Para além de uma boa comida, pode aproveitar o seu dia sentado em uma esplanada de um café ou de um bar.

Para terminar bem o dia, visite as pequenas lojas de lembrança e de artesanato.  

É na ribeira que se encontra a antiga ponte de D. Luís, uma ponte de estrutura metálica que faz a ligação entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia. Convidamos-lhe a passar a ponte de ferro a pé, para poder usufruir da melhor vista do Cais da Ribeira. Na parte mais elevado da ponte passa o mêtro e a parte inferior é destinada aos carros, em qualquer das partes pode se passar a pé. 

Estação de São Bento

Caso esteja na ribeira, basta subir um pouco mais as ruas do Porto até encontrar a estação de São Bento, ela é um dos locais principais a conhecer na cidade Invicta. Podem pensar que uma estação é apenas para quem vai apanhar o comboio, mas acredite que dentro dela verá muitos turistas com as suas máquinas fotográficas a tirar fotografias aos tradicionais azulejos azuis que cobrem as paredes do interior. 

Torre dos Clérigos

Não muito longe da universidade do Porto vai avistar uma torre de 75 metros de altura, que se chama Torre dos Clérigos junto à igreja com o mesmo nome. Serve de torre sineira, pode subir até aos varandins para contemplar a vista panorâmica sobre a Cidade do Porto e arredores, para isso terá de subir os 240 degraus!

No centro histórico da cidade do Porto, encontra-se a Livraria Lello, situada na Rua das Carmelitas. Inaugurada em 1906, a histórica Livraria é património Nacional e considerada por muitos uma das mais belas livrarias do mundo. 

Avenida dos Aliados

A avenida dos Aliados está no centro da cidade do Porto, é a principal avenida. Nesta avenida poderá encontrar o Edifício do antigo Café Imperial onde é o atual "McDonald's Imperial" e esculturas como a Juventude e a Abundância de Henrique Moreira. Para quem é adepto de futebol, saiba que nesta avenida que é feita a festa quando o clube da cidade é campeão, o famoso FC Porto.

Mercado do Bolhão

Não poderia faltar o famoso Mercado do Bolhão! No mercado mais conhecido do Porto vai poder comprar fruta, legumes, peixe, carne, frutos, doces, pão com variadas formas até mesmo por vezes com formas "peculiares". Para além de comida, também há barriquinhas com artesaneto, panos tricotados e muito mais. O mercado do bolhão não é so conhecido por a venda de produtos, mas também pelas próprias vendedores, peixeiras que te soriem, te tratam com o maior carinho. Sem estar irá ouvir um "grito", é a querida peixeira a vender o seu peixe fresquinho!

Rua Santa Catarina

A rua Santa Catarina é o paraíso para quem gosta de passear a ver as montras de lojas de vestuário, sapatarias, lembranças... Não existe apenas lojas nesta rua, também vai encontrar cafés para se sentar um pouco e restaurantes. Nesta rua está localizado o famoso café Majestic, um café historico com a tradição do café tertúlia, onde por lá passaram várias personalidades da vida artistica e cultural. Calçe uns sapatos confortáveis pois está rua é enorme!

Para terminar a visita à cidade do Porto não se esqueça de experimentar a famosa francesinha! Tem forma de tosta mista, mais com várias carnes, queijo, linguiça, um ovo por cima e o molho "especial"! 

Porto e arredores!

Para quem quer conhecer um pouco mais dos arredores da cidade do Porto, sugerimos que visite a cidade vizinha, Vila Nova de Gaia, onde se encontra as caves de vinho do Porto. De outro modo, para quem gosta de praia, ao lado, tem a praia de Matosinhos com um arial comprido. Para quem gosta de fazer compras, na zona do Porto existem vários centros comerciais de grande dimensão, como o Norte Shopping, Mar Shopping, Dolce Vita e tantos outros.

Aproveite a sua estadia na cidade invicta! Faça esta viagem de autocaravana!

Veja as autocaravanas que temos para si no nosso site: www.yescapa.pt 

Vai de viagem e ainda não tem o seu guia? Descarregue o nosso guia de viagens pela Europa gratuitamente: Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana! 

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

meilleurs campings eco responsables europe
Eco responsável

Os melhores campings eco-responsáveis na Europa

Seja um viajante experiente ou um iniciante, nunca é tarde para experimentar algo novo. As férias em família são uma oportunidade única para criar laços, explorar novos lugares e desfrutar de momentos inesquecíveis. No entanto, com a crescente preocupação ambiental, muitas famílias procuram maneiras de tornar suas férias mais sustentáveis e responsáveis. É aí que entram os eco-campings, uma alternativa cada vez mais popular para aqueles que procuram combinar as vantagens das férias ao ar livre com a preservação do meio ambiente.

lisboa foto lux hotels
Viagens na cidade

10 coisas a fazer em Lisboa

Lisboa, cidade de eleição para muitos turistas, até já considerada a melhor cidade para visitar na Europa ou uma das mais belas mundo. Lisboa, a capital de Portugal é linda e tem um encanto muito pessoal, muito simpático, com vida tanto de dia como de noite, é ideal para quem gosta de passear pelas ruas. Cidade bairrista, berço do Fado, Lisboa é uma cidade cheia de luz, moderna e ao mesmo tempo com muita historia a contar. Poucos são os que resistem ao charma de Lisboa, venham ver o que podem fazer por Lisboa!