Teletrabalho em autocaravana: Torne-se num Nómada Digital com a Yescapa

teletrabalho autocaravana

A crise sanitária mudou o mundo do trabalho tal como o conhecíamos. Embora algumas empresas modernas já tenham dado aos seus funcionários a oportunidade de fazerem teletrabalho, hoje em dia é a vida quotidiana de muitos portugueses. Alcance o equilibrio trabalho-vida pessoal, desfrute da liberdade de organizar e agendar o seu dia, estar mais concentrado em certas tarefas, são algumas das vantagens de trabalhar a partir de casa. Pode já ter experimentado o teletrabalho, mas que tal levá-lo a outro nível experimentando o teletrabalho enquanto viaja? 

Num novo ambiente, livre de seguir os seus desejos, fugir da rotina diária durante alguns dias para voltar a concentrar-se em si próprio. O teletrabalho oferece-lhe uma nova e incrível oportunidade: aproveite-a alugando uma autocaravana ou uma campervan.

Teletrabalho e viagens em autocaravana ou campervan: reinventar a vida quotidiana

Existem milhares maneiras de trabalhar em teletrabalho, mas o teletrabalho itinerante é sem dúvida o melhor de todos. Numa autocaravana ou campervan, o conforto da sua cada acompanha-o para onde quer que os seus desejos o levem. A sua vida quotidiana é reinventada: imagine acordar no meio da natureza, decidir dar um passeio pelo campo ou tirar um tempo para saborear o seu café enquanto observa o nascer do sol antes de começar o seu dia de trabalho.

Viajar a bordo do seu escritório móvel oferece-lhe uma atmosfera única de teletrabalho: as magníficas vistas de uma floresta verde ou de um lago de montanha em vez de um ambiente de escritório. Viajar e fazer teletrabalho permite-lhe apanhar ar fresco e ter uma mudança no ambiente, o que influenciará positivamente o seu rendimento e bem-estar.

O teletrabalho durante uma viagem é também uma ótima forma de estimular a criatividade. Com a natureza como fonte de inspiração, as pessoas criativas libertam as suas mentes para se concentrarem na sua imaginação e em novas ideias. Todas as outras profissões são também afetadas por este fenómeno: ao desapegar-se das obrigações da vida quotidiana, é mais fácil focar-se no essencial ou realizar eficazmente uma tarefa complexa.

Se sentir que a estrada está a chamá-lo e precisar de ver algo diferente que não seja a sua sala de estar, damos-lhe as chaves para uma viagem suave de teletrabalho numa autocaravana ou campervan.

Torne-se num Nómada Digital durante uma escapadela: os nossos conselhos

1/ Alugar um veículo confortável e bem equipado

Encontrar o veículo de lazer perfeito é um passo essencial para se tornar nómada digital, pode começar por alugar uma autocaravana ou campervan. Para tele trabalhar eficazmente durante a viagem, é necessário um veículo em que seja possível separar o espaço de trabalho e o espaço de lazer. Uma campervan com cama rebatível, uma autocaravana com sala de estar muito espaçosa dará um bom ambiente para se concentrar.

Da mesma forma, quando melhor equipado estiver o veículo (com instalações de cozinha, frigorífico, WC, chuveiro), mais poderá concentrar-se no seu trabalho e viagem, em vez de se concentrar nos detalhes da vida quotidiana. Certifique-se também de que o veículo tem tomadas de 220V para carregar os seus dispositivos electrónicos. Se o veículo não tiver uma bateria  dedicada, as tomadas só podem funcionar quando ligadas à corrente eléctrica, que pode ser encontrada em muitas áreas de serviço para autocaravanas.

2/ Descobrir a viagem nómada antes de partir

Se é a primeira vez que viaja em autocaravana ou campervan, tire um tempo para saber um pouco mais sobre o veículo. Ao alugar um veículo entre particulares na Yescapa, o proprietário explicar-lhe-á o funcionamento do veículo e responderá a todas as suas questões. Assim, não precisa de se preocupar com o funcionamento dos equipamentos e parte elétrica, por exemplo.

No entanto, pode ser importante saber quais os lugares onde dormir com autocaravana. Também fornecemos algumas dicas para viajar em autocaravana pela primeira vez, para ajudá-lo a tirar o máximo proveito dua sua primeira viagem pela estrada fora.

3/ Garantir uma boa conexão à Internet 

Para fazer teletrabalho em boas condições enquanto viaja, é necessário estar ligado à internet na autocaravana para poder consultar o seu e-mail, organizar videoconferências, utilizar ferramentas online,....

Aconselhamos a perguntar ao seu operador a possibilidade de ter 4G ou routers antes de viajar em teletrabalho. Se não estiver a viajar para áreas remotas e o seu pacote móvel oferecer muitos dados, pode também contar com a partilha desse hotspot. 

4/ Organizar os dias de trabalho

Para aproveitar ao máximo a sua experiência em autocaravana ou campervan, recomendamos que planifique os seus dias, seja de manhã, na véspera ou antes da partida. O planeamento permite-lhe-á combinar a sua vida profissional e pessoal com maior serenidade.

Organize as suas tarefas profissionais em horários e divida-os de acordo com as suas atividades pessoais que deseja realizar. Qualquer que seja o tipo de férias que procura, o teletrabalho em viagem permite-lhe combinar horas produtivas com atividades de lazer. Escolha entre uma caminhada ao nascer do sol, um piquenique à hora do almoço ou um mergulho ao final do dia na praia.

5/ Manter o espaço arrumado

Ser eficiente é também uma questão de arrumação. Se o seu espaço de trabalho estiver desorganizado, terá mais dificuldade em concentrar-se nas suas tarefas. E num espaço pequeno como um veículo de lazer, a desordem pode rapidamente instalar-se.

Quando se levantar, aproveite o seu tempo para fazer a cama, preparar o pequeno almoço ou arrumar um pouco. Afinal, é como fazer teletrabalho a partir de casa.

Ainda não experimentou uma viagem itinerante e gostaria de a descobrir combinando o teletrabalho e viagens? É possível fazê-lo graças ao aluguer de autocaravanas e campervans com a Yescapa.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

capture222
Entrevista

Entrevista: Paulo, o nadador salvador que mora numa campervan

Quem é o Paulo Moreira?  O Paulo mora numa autocaravana, a Briosa, há mais de um ano e aceitou partilhar connosco mais sobre a sua aventura.

0_Bannière_article
Eco responsável

Férias na natureza: TOP 10 de atividades Eco-responsáveis

Há algo melhor do que respirar ar puro para se revigorar? Se está à procura de atividades para uma viagem mais responsável em autocaravana, veio ao sítio certo.

unnamed (8)
À volta do mundo

Lu pelo Mundo: Entrevista à sua aventura na Vanlife

Quem é a Luiza?  Eu sou a Luiza Galvão, brasileira nascida em Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Sou graduada em Turismo e apaixonada por viagens. Fundei o perfil @lugalvaopelomundo para dividir minhas experiências na estrada e acabei conhecendo outras paixões durante a construção do perfil, fotografia e produção de vídeos.