Como transformar uma carrinha em CamperVan!

snuj4441

Falamos com a A Rbafo Garage, que é uma Oficina de Serralharia onde transformam carrinhas em campervan. 

Prestam serviços de serralharia e soldadura no espaço físico ou na localização do cliente. Estão no mercado desde 2020 e o Luís Arrais, fundador da empresa, conta já  com 30 anos de experiência nestas áreas, serralharia, soldadura e transformação de viaturas, tendo decidido partilhar conhecimentos, gostos e paixão diretamente com o cliente final. 

A oficina tem como objetivo desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços de Serralharia, apresentando soluções para todo o tipo de necessidades, das mais simples às mais específicas.  Assumindo, assim, um compromisso de Qualidade e Exigência. Desafios difíceis ou diferentes são aqueles  que mais vontade têm de superar. 

Atuam a nível Nacional e estão localizados no Cartaxo:

A Yescapa em conjunto com a RBafo criaram este artigo de forma a ajudar-te a guiar-te na transformação de uma campervan. Os procedimentos e produtos aqui propostos têm por base a experiência adquirida.

Primeiros Passos

Antes de adquirir ou de como transformar uma carrinha numa autocaravana ou especial dormitório é preciso decidir qual a carrinha que se adequa às tuas necessidades

Quantas dormidas?  Há crianças? Que Idades?  Há animais? Vais frequentar parques de campismo ou preferes turismo mais autónomo?  Precisas de água quente?  Queres duche no interior, no exterior ou ambos? Queres levar bicicletas ou moto? 

A partir daqui já podes decidir qual o veículo ideal para ti: 

- Teto alto ou baixo 

- Caixa longa ou curta 

Tens inúmeras soluções, tanto no mercado de usados como novo, e é aqui que a disponibilidade financeira aqui vai decidir. Quanto à transformação de uma campervan tudo é possível! Tens inúmeros tutoriais sobre o tema no Youtube. 

Já escolheste, já adquiriste a tua carrinha? É agora que aconselhamos a tratar de toda a parte burocrática, chata e cara.

Que tipo de legalização fazer e como?

Aos seus clientes, a Rbafo também ajuda a ultrapassar esta etapa da maneira mais fácil possível. Entregam todo este trabalho, desde o projeto à entrega da papelada no IMT a um dos vários  parceiros com que trabalham.

Quais as diferenças de homologação na alteração da categorização no livrete?

Autocaravana - pode ter até 7 lugares, requer um projeto, aprovações nas entidades competentes,  certificado de gás, mais uma série de requisitos. Vai pagar ISV conforme as características do veículo, é um  processo moroso e com custos bastante elevados. Especial dormitório – Temos a definir à partida o número de lugares, até 3, requer um projeto bem mais  simples. Há que ter em atenção ao módulo de cozinha pois não pode ter gás (apenas fogões de bilha  pequena amovível). Terá também de passar pela alfandega e IMT, cuja taxa ronda à data, os 150€. 

Vamos começar a transformar sonhos em realidade: Tranformação da campervan

A ordem de trabalhos aqui referida não é, de todo, uma regra fixa. Pode variar consoante as características da tua Van e até da disponibilidade do material.  

A Planta 

Como já verificaste o que necessitas vamos começar a desenhar a planta tendo em conta as medidas da caixa. 

Agora tens de decidir qual o melhor local para colocar duche, cozinha, depósitos de águas limpas e sujas, janelas e/ou clarabóias. 

A Preparação (viatura usada) 

- Verificar mecânica. 

- Tratar, caso existam, fissuras, ferrugens ou problemas de chapa. 

- Colocar janelas e/claraboias 

A parte elétrica 

Aconselhamos, principalmente para quem não pretende frequentar muitos parques de campismo, painel  solar, com a devida bateria e acessórios. Para casos em que não será necessária muita eletricidade uma alternativa bem mais económica é uma bateria com corte de corrente, ligada em simultâneo com a viatura. 

Ajuda bastante esquematizarmos toda a parte elétrica no interior. Definir à partida onde vão colocar luzes, tomadas, interruptores, etc. Tão importante é decidir, se for caso disso, a passagem do gás. É nesta fase que contam com a preciosa ajuda do parceiro deles nesta área – Bcamper. Onde podem contar com um serviço de qualidade, personalizado e adequado às necessidades de cada um. Uma vasta lista de opções desde a pequena luz de presença, às geleiras ou frigoríficos, fornos e aquecedores, até à  máquina do café. 

O Isolamento

Utilizamos sempre a película de bolha prateada, XPS e espuma expansiva. Três produtos que em conjunto  são excelentes para controlar ruídos e temperaturas. 

Forrar com o material escolhido. 

Águas 

Consoante o tipo de WC e cozinha a instalar vamos definir passagem de tubagem, locais de descarga bem  como providenciar depósitos para águas limpas e águas sujas. 

O Interior 

Seguindo a planta já feita e com os materiais previamente escolhidos, esta é a parte onde a magia acontece. Na Rbafo, vivem esta fase e é onde dão largas à imaginação e à criatividade. É hora de construir os armários, a cozinha, a casa de banho e a(s) camas.

É aqui que os valores voltam a variar muito, as ideias e sugestões no mercado são um mundo, para todos os gostos e carteiras. 

Acabamentos 

À primeira vista e depois do maior estar feito, faltam aqueles pormenores: o gancho, o azulejo, o colchão, a película e todos os detalhes decorativos que vão personalizar e dar a identidade à Campervan. 

Extras 

Já podemos passear e usufruir de todo o trabalho feito no interior. É altura, se, entretanto, já não foi feito,  de pensar na vossa "menina" por fora. 

Um RoofRack, mais ou mais pequeno, pintado ou lacado, com ou sem deck. É neste segmento que a Rbafo Garage mais se tem destacado, fazendo este tipo de produtos personalizados e adaptados a cada modelo de viatura. As necessidades e preferências são diferentes e cada carrinha tem um tipo de apoio diferente. De uma escada, a barras de tejadilho, a degraus ou estribos até a plataformas para motos ou bicicletas quase tudo é possível, para o que não é, a Rbafo irá arranjar alternativa. 

Só falta quebrar a rotina – Agarrar e ir – Boas viagens!


Sabe mais sobre o trabalho de Rbafo nas suas redes sociais:

https://www.facebook.com/Rbafo

https://www.instagram.com/rbafo7/

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

design sem nome (1)
Comunidade Yescapa

Transformação de Campervans com interiores em madeira

A Célia e o Ricardo são proprietários na Yescapa de uma Campervan com o interior todo em madeira e têm um projeto profissional de transformação de carrinhas em campervans com especialidade em madeira. Como a transformação de campervans em madeira e homologação deste tipo de veículos requer sempre muitas dúvidas e perguntas, trabalhamos em conjunto um artigo sobre o projeto e dicas para quem pensa em transformar a sua Campervan / Furgão Transformado mas não sabe como começar.

viajar autocaravana familia criancas
Família

Dicas para viajar com crianças em autocaravana

Viajar com crianças pode ser desafiante, ainda que certamente muito divertido. Deixamos algumas dicas para que as férias em família ocorram às mil maravilhas e para que as crianças tenham uma experiência animada e, claro, segura.

aquecimento para autocaravana
Proprietário de uma autocaravana

Aquecimento para autocaravanas: Como funciona?

Para si que gosta de viajar durante todo o ano, o que é que pode ser mais desagradável do que acordar com o frio? O frio não está presente apenas no Inverno, pois está também presente em algumas noites de Primavera, sendo necessário aquecer o interior da autocaravana, campervan ou furgão transformado para que esta não se transforme num cubo de gelo.