Preparação da autocaravana antes de uma viagem

AC a punto 2

Com as férias a chegar, está já a pensar na sua próxima escapadela? Está com vontade de fazer uma viagem para recarregar energias? Achamos uma ótima ideia, mas se decidir alugar uma autocaravana ou uma campervan (ou até mesmo colocar a sua própria autocaravana para alugar) há certos detalhes que deve verificar antes de embarcar na sua próxima jornada.

Para garantir que nada falte e que tudo corra tal e qual planeado, deixamos algumas recomendações de forma a preparar a sua autocaravana antes de iniciar a sua próxima viagem:

Revisão da sua autocaravana

Inspeccione cuidadosamente a sua autocaravana por dentro e por fora, verifique se as luzes funcionam corretamente, assim como as janelas, os depósitos de água, as baterias, os pneus, bem como o estado do pára-brisas. Se tiver dúvidas ou se encontrar algum potencial problema, dirija-se a uma oficina especializada em autocaravanas antes de viajar.

Limpeza e Desinfecção

Para que sua autocaravana esteja em perfeitas condições para sua aventura, recomendamos que a limpe e, em seguida, a desinfete. Não se esqueça, também, de ventilar o veículo regularmente.

Documentação

Verifique se tem tudo o que precisa em caso de falha ou acidente, o que inclui documentos relativos ao seguro e documentação do próprio veículo. Quanto à sua documentação pessoal, não se esqueça de seu Cartão de Cidadão ou passaporte válido e solicite o Cartão Europeu de Saúde para contar com proteção em caso de qualquer incidente, isto caso esteja a pensar viajar para fora de Portugal.

Ferramentas e kit de segurança

Leve sempre consigo material homologado, o que se aplica a ferramentas, triângulos, coletes reflectores, além de um kit de segurança com medicamentos e utensílios necessários para a viagem em caso de emergência. Não se esqueça também de verificar que dispõe de um extintor em condições de ser utilizado caso seja necessário.

Verifique os níveis de gás, água e óleo

Verifique se tem as previsões de gás suficientes, caso a sua autocaravana necessite. Quanto à água, certifique-se de que o depósito está cheio, tendo em conta esvaziamentos e recargas. Verifique também o líquido dos travões, pneus sobressalentes, nível de água do radiador, bem como as correntes e óleo do motor.

Planeie a rota

Estude com antecedência o caminho que deseja seguir, antecipando locais para fazer uma pausa e tomar um café, áreas para pernoitar, pontos habilitados para a mudança de águas e outros locais de interesse. No nosso blog encontrará uma vasta panóplia de rotas sugeridas para todos os gostos.


Para a sua próxima escapadela, alugue uma autocaravana ou campervan com a Yescapa, dentro de uma ampla gama de veículos disponíveis, e desfrute de uma experiência única. Boa viagem!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

viajar autocaravana familia criancas
Família

Dicas para viajar com crianças em autocaravana

Viajar com crianças pode ser desafiante, ainda que certamente muito divertido. Deixamos algumas dicas para que as férias em família ocorram às mil maravilhas e para que as crianças tenham uma experiência animada e, claro, segura.

razoes para alugar uma autocaravana agora

10 razões para alugar uma autocaravana em 2021

2020 foi um ano muito especial em Portugal, Europa e no mundo inteiro. A crise da Covid-19 afectou todos, em proporções diferentes e alterou a nossa maneira de viver. No entanto, todos mantemos o desejo de viajar e de fazer uma escapadela. Nestes tempos de retrições, porque não pensar já nas viagens a fazer no decorrer de 2021? Férias de inverno, primavera, verão... Estamos confiantes de que 2021 nos trará numerosas oportunidades para nos fazermos à estrada e tirar o melhor partido do nosso espírito aventureiro! 

transportar mota numa autocaravana
Proprietário de uma autocaravana

Como transportar uma mota numa autocaravana

Viajar de autocaravana é sinónimo de aventura, liberdade, sensações fortes e roteiros. Por isso, para chegar a lugares que não pode aceder com a sua autocaravana, recomendamos que tenha à mão a sua bicicleta ou, quiçá, a sua mota.