Roteiro nos Açores de 4 dias em autocaravana

damir babacic tmo9zkbnqmk unsplash

A meio caminho entre o continente Europeu e o Americano, no coração do Atlântico, o Arquipélago dos Açores é conhecido pela sua imensa beleza natural, quase intocada, que deslumbra quem visita as suas ilhas. S. Miguel, a maior ilha, tem muito para conhecer e é um destino ideal para um roteiro de 4 dias em autocaravana. Com o advento dos voos low cost que tornam a viagem acessível, aventure-se pela beleza virgem de S. Miguel a bordo de uma confortável autocaravana que lhe proporcionará uma facilidade sem igual para se deslocar pela ilha. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e venha connosco percorrer as estradas de S. Miguel! 

Roteiro Açores: Dia 1 - Ponta Delgada e arredores

Ao sair do aeroporto, recolha a sua autocaravana em local a combinar com o proprietário e parta à descoberta da cidade de Ponta Delgada. A cidade, apesar de não ser muito grande, tem muito para descobrir. A outrora vila pescatória cresceu e tornou-se numa cidade cosmopolita, ainda que sempre fiel às suas origens, de mãos dadas com a sua própria tradição e com a sua indissociável conexão com o mar. Visite as Portas da Cidade, que são um dos cartões-postais da cidade, bem como a Igreja Matriz, as Portas do Mar, o Campo de S. Francisco ou o Jardim António Borges. 

Passeie sem pressas pelo passeio marítimo de Ponta Delgada, a Avenida Infante Dom Henrique, onde encontrará diversos bares, cafés e restaurantes e onde poderá aproveitar para comer uma refeição ou tomar um refresco. Pela tarde, visite a Torre Sineira, que tem uma maravilhosa vista panorâmica sobre a cidade e aproveite a mobilidade que a autocaravana oferece para ir ao Pinhal da Paz e terminar o dia na Quinta dos Açores. Se tiver tempo, pode ainda reservar num dos diversos promotores de viagens marítimas e sair para alto mar para observar baleias e golfinhos! 

Roteiro Açores: Dia 2 - Furnas 

Ao segundo dia, o nosso roteiro de 4 dias em autocaravana pelos Açores segue para as Furnas, a cerca de 45 minutos de distância de Ponta Delgada. Na freguesia das Furnas há muito para explorar, a começar pelo próprio lago. Pode também visitar o Jardim José do Canto, onde conhecerá a Cascata da Ribeira do Rosal e a Igreja Nossa Senhora das Furnas. Depois, ao aproximar da hora de almoço, dirija-se para o lado oposto da lagoa, onde estão as caldeiras onde se fazem os famosíssimos e super deliciosos cozidos das Furnas. Por volta das 12h30, os restaurantes retiram os cozidos do fundo da terra já prontos, o que representa uma oportunidade única para observar o momento que, diríamos, é único em todo o mundo. 

Uma vez saboreado o cozido, aproveite a tarde para visitar o jardim D. Beatriz do Canto e o Parque Terra Nostra, onde terá acesso ao enorme jardim e tanque termal com águas a cerca de 40º. Ao fim do dia, dirija-se às também águas quentes da Poça D. Beija, um espaço mais pequeno, mas com um ambiente romantizado e que recomendamos, caso seja oportuno, que visite à noite, de preferência num dia de céu estrelado. Em ambos os parques, recomendamos que leve fato de banho antigo, uma vez que águas amareladas e pesadas podem danificar a roupa. 

Roteiro Açores: Dia 3 - Ilhéu, Lagoa do Fogo e Fábrica de Chá

Ao terceiro dia, poderá aproveitar para conhecer o Ilhéu de Vila Franca do Campo (o primeiro barco parte às 10h e tem vários horários para regressar). Recomendamos que regresse pela hora de almoço e depois de recarregar as energias com um bom almoço, conheça a Lagoa do Fogo, a segunda maior de S. Miguel. Poderá descer para ver a Lagoa de perto ou então ver desde cima as águas cristalinas da Lagoa e a envolvente paisagem verde que lhe dá todo o carisma. Após esta visita, faça uma paragem na Caldeira Velha, onde poderá banhar-se numa carcata com águas mornas ou numa piscina de águas quentes. 

De seguida, parta rumo à Fábrica de Chá de Porto Formoso: a visita à fábrica, às plantações mesmo a degustação de chá são gratuitas e proporcionam umas fotografias óptimas. Se gostar, poderá adquirir alguns saquinhos de chá produzidos na fábrica e levar como souvenir ou então para saborear no conforto da autocaravana. Por fim, aproveite ainda para rumar à Achada para conhecer a Cascata da Ribeira dos Caldeirões e os seus moinhos. Se tiver tempo, passe na Ribeira Grande e conheça a Praia de Santa Bárbara, um destino de eleição para surfistas. 

Roteiro Açores: Dia 4 - Sete Cidades

Ao quarto e último dia, seguimos caminho no nosso roteiro de 4 dias em autocaravana nos Açores até à entrada da Lagoa do Canário. A partir daí poderá seguir a pé o trilho que tem indicações contínuas rumo à Lagoa, cujo miradouro (também conhecido por Grota do Inferno) é um dos pontos altos que proporciona uma vista fantástica sobre duas lagoas: a Lagoa de Santiago e a Lagoa das Sete Cidades. 

Siga depois a estrada que vai dar à Vista do Rei, uma das mais emblemáticas vistas de S. Miguel, onde se pode observar de um ponto privilegiado a Lagoa das Sete Cidade e as suas cores. Atrás do Miradouro, encontra o abandonado Hotel Monte Palace, outrora um luxuoso hotel que esteve em atividade há muitos anos. Apesar de estar vedado, não é difícil entrar no espaço e ver o que resta dele, caminhando de andar em andar e observando a vista única que outrora os hóspedes usufruíram neste hotel. Tenha cuidado, uma vez que o hotel está literalmente abandonado e é propício a acidentes indesejados, pelo que não se aventure em demasia. 

Termine na Ferraria, uma pequena baía com água do mar quente, enquanto assiste ao pôr do sol, de forma a fechar com chave d’ouro o roteiro de 4 dias em autocaravana por S. Miguel, antes do regresso a Ponta Delgada. 

Onde pernoitar nos Açores em autocaravana:

Furnas - Parque Campismo

Caminho das Queimadas, 9675 Furnas, São Miguel

Quinta das Laranjeiras – Parque Campismo Rural

Canada Roda do Pico 30 - Areias 9600-097 Rabo Peixe, São Miguel

Parque de Campismo do Nordeste

Boca da Ribeira, Nordeste, São Miguel, Açores, São Miguel 9630-141

Alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e parta à descoberta dos Açores! 

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

bavaria portada 1140x400
Na Europa

Roteiro pela Baviera: Esqui, montanhas e caminhadas

Sabia que é na Alemanha que se encontra o maior número de autocaravanas em toda a Europa? É por isso evidente que não faltam locais incríveis para se conhecer na Alemanha, ainda que o destaque para muitos viajantes sempre foi e continua a ser a região da Baviera. Por isso, vamos ajudar a descobrir todos os recantos que não quererá perder na sua viagem de autocaravana à Baviera. Venha connosco! 

o que visitar em evora
Viagens na cidade

Visita a Évora em Autocaravana

Em pleno Alentejo, a cidade de Évora é quase unanimemente considerada como uma das mais bonitas cidades portuguesas, reconhecimento esse que fica evidente por ter o seu centro histórico classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Com um histórico legado deixado pela passagem dos romanos pela região, a cidade é mais do que convidativa a uma visita.

richard de ruijter khdcqq7uyh4 unsplash
Natureza

As melhores praias fluviais para visitar em autocaravana

Portugal é muito conhecido pelas suas cidades e pela sua belíssima costa oceânica, locais onde se concentra grande parte da afluência turística, mas o país tem muito mais para oferecer. Se gosta de trilhos a pé, ciclismo, canoagem, caiaque ou pesca, encontrará uma enorme oferta, de norte a sul do país. E grande parte dessa experiência na natureza passa pela extensa rede de praias fluviais, que embelezam o país com as suas águas cristalinas, bosques, piscinas, cafés e bares locais. Alugue a sua autocaravana em Yescapa  e aventure-se em mergulhos de água doce, seguindo as nossas sugestões (deixamos uma sugestão por região). Pronto para se fazer à estrada?