Roteiro de 4 dias em Autocaravana na Ilha da Madeira

madeira yescapa

Conhecida como a ‘Pérola do Atlântico’, a ilha da Madeira é um destino ímpar com muito glamour, natureza e locais para explorar. Qual a melhor forma para o fazer? Numa viagem de quatro dias em autocaravana, naturalmente. Neste roteiro, vamos dar a conhecer o melhor percurso e ficará a saber o que fazer na Madeira, passando pelas suas praias e pelos seus encantos únicos e também pela sua beleza natural e oferta gastronómica. Viaje em família ou com amigos, já que a Madeira congrega um extenso leque de actividades, perfeitas para todas as idades. Reserve já a sua autocaravana em Yescapa e venha daí! 

Dia 1: Funchal, a Cidade Jardim

Ao sair do aeroporto vá recolher a sua autocaravana e dê início ao nosso roteiro de 4 dias na Ilha da Madeira. Como não poderia deixar de ser, começamos o nosso roteiro na belíssima cidade do Funchal, capital da região autónoma da Madeira. A cidade encontra-se numa baía e é rodeada por montanhas e pelo imenso verde que lhe dá uma tonalidade única, a contrastar com o azul do mar. Conhecida pelo seu glamour, a cidade Jardim do Funchal oferece um clima ameno ao longo de todo o ano, o que a torna muito convidativa. Dispõe também de óptima gastronomia e um leque alargado de actividades culturais e de lazer. Por isso mesmo, comece a sua visita ao Funchal explorando a Praça do Município, onde encontrará a Igreja do Colégio dos Jesuítas que possui uma torre a qual poderá (e acrescentamos, deverá) subir para ali se maravilhar com a vista em seu redor. Se gostar de arte clássica, tem também o Museu de Arte Sacra, que tem em exposição uma imensa coleção de Arte Flamenga. 

Conheça também a Sé do Funchal, que remonta ao século XVI e que é também uma das marcas da cidade, pela sua arquitectura do período manuelino e pelo seu teto belíssimo e detalhes em talha dourada. 

Como não poderia deixar de ser, aproveite para uma viagem no Teleférico do Funchal que oferece uma perspectiva que não encontrará em nenhum miradouro. A viagem tem início na baixa da cidade e leva-o ao alto da Freguesia do Monte, num percurso de cerca de 3km que dura 15 minutos. 

Para os mais aventureiros, o dia tem que terminar com um passeio nos famosos Carros de Cesto. Estes peculiares carros artesanais, que remontam ao final do século XIX, são uma espécie de trenó que descem por ruas inclinadas e são conduzidos por locais experientes que usam as próprias botas como travão. Garantimos que é uma aventura que não esquecerá tão cedo! 

Dia 2: Das Praias de Machico às Casas de Santana

No segundo dia do nosso roteiro pela Ilha da Madeira, saia do Funchal e conduza até ao Machico, que é a segunda cidade mais populosa da ilha e cuja viagem demora cerca de 30 minutos. Aqui, conheça a Ponta de São Lourenço e o Miradouro da Portela, onde poderá usufruir das melhores vistas deste cantinho da ilha. Se gosta de praia, então recomendamos a Praia do Machico. A pouca distância tem também a vila do Caniçal, onde encontrará a Prainha bem como o típico porto com barcos coloridos. 

Depois de um merecido almoço, visite o Parque Temático da Madeira. É aqui que encontrará as famosas Casas de Santana, que certamente já terá visto em fotografia. O Parque fica a pouca distância de Machico e poderá finalmente conhecer as casas tradicionais em forma de triângulo, com teto de colmo e assentes numa estrutura de madeira. 

Aqui também poderá usufruir de uma vista panorâmica sobre a ilha e o imenso oceano que a banha, para além da Floresta Laurissilva, considerada Património Mundial Natural pela UNESCO. Se gostar de aventura, também temos uma dica: experimente fazer trekking na Veredas do Balcões

Dia 3: Relaxar em Porto Moniz

Ao terceiro dia, sugerimos um serão mais relaxante e, caso a meteorologia seja convidativa, refrescante. Terá que atravessar a ilha quase toda, mas a viagem será de cerca de uma hora até chegar a Porto Moniz, conhecida pelas suas belíssimas piscinas de água salgada. Tome o seu tempo e usufrua, acredite que vale bem a pena e que adorará a experiência. Se gostou do teleférico do Funchal, pode também aproveitar para experimentar o Teleférico das Achadas da Cruz que faz a ligação até à Fajã da Quebrada Nova. Se gosta de descidas vertiginosas e um pouco de adrenalina, este teleférico é imperdível.

Poderá ainda aproveitar para visitar a vila do Cais da Ribeira e a Cascata do Véu da Noiva, cuja queda de água de precipita diretamente rumo ao Oceano Atlântico, após percorrer uma escarpa, o que provoca a formação de uma quantidade considerável de espuma, cuja cor branca deu origem ao nome da cascata.  

Se ainda tiver tempo, não deixe de conhecer a Ribeira da Janela! Procure no GPS o ‘parque de estacionamento da Ribeira da Janela’ e estacione a sua autocaravana por lá. Daí suba as escadas e procure a estátua da virgem que se encontra numa rocha gigante. A partir daí, atravesse a rocha e deslumbre-se com uma paisagem de cortar a respiração. 

Dia 4: Ribeira Brava e Câmara de Lobos, pois claro! 

Ao quarto dia, uma viagem de cerca de 45 minutos na sua autocaravana levá-lo-á ao concelho da Calheta, onde poderá explorar o Estreita da Calheta, a Ponta do Pargo, o Jardim do Mar e o Paul do Mar.

Após esta visita e já de regresso ao Funchal, conheça ainda a Ribeira Brava e Câmara de Lobos. Na Ribeira Brava, destacamos a Igreja Matriz local, bem como o Miradouro e o Forte de São Bento. Não podemos deixar de fazer uma sugestão “gastronómica”: é na Ribeira Brava que se encontra a Taberna da Poncha, localizada na Serra D´Água, e que é um dos mais tradicionais locais para beber e apreciar poncha. A poncha é feita no momento, pelo que poderá observar como é preparada antes de a saborear. Tome em linha de conta que, apesar de doce, a bebida tem um alto teor de álcool e excessos não são aconselhados caso vá conduzir. Por fim, em Câmara de Lobos, não pode perder o Cabo Girão, um ponto de observação a 500 metros de altura, o que faz do local o sétimo cabo mais alto da Europa. A não perder. 

Onde pernoitar na Madeira em autocaravana:

Nature Inn - Perto da Ribeira da Janela

Direções: Sítio do Curral de Fora, 9270 Seixal

Parque De Campismo Do Porto Moniz

Direções: Ribeira da Janela 9270 Ribeira da Janela

Gostou do nosso roteiro de quatros dias em autocaravana pela ilha da Madeira? Já anda há algum tempo para visitar a ilha? Não perca mais tempo! Vá a Yescapa e reserve já a sua autocaravana para se fazer à estrada e encantar-se com cada recanto desta magnífica ilha Atlântica.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

Explorar em autocaravana agosto
Na Europa

5 Destinos Imperdíveis para Explorar de Autocaravana em Agosto

Viajar de autocaravana é uma forma única e emocionante de explorar novos lugares, descobrir paisagens deslumbrantes e desfrutar de uma liberdade incomparável. Se está pronto para embarcar numa aventura inesquecível, a Yescapa tem o veículo perfeito para tornar a sua viagem ainda mais especial. Neste artigo, vamos sugerir cinco destinos incríveis para viajar de autocaravana no mês de Agosto.

lisboa foto lux hotels
Viagens na cidade

10 coisas a fazer em Lisboa

Lisboa, cidade de eleição para muitos turistas, até já considerada a melhor cidade para visitar na Europa ou uma das mais belas mundo. Lisboa, a capital de Portugal é linda e tem um encanto muito pessoal, muito simpático, com vida tanto de dia como de noite, é ideal para quem gosta de passear pelas ruas. Cidade bairrista, berço do Fado, Lisboa é uma cidade cheia de luz, moderna e ao mesmo tempo com muita historia a contar. Poucos são os que resistem ao charma de Lisboa, venham ver o que podem fazer por Lisboa!

disneyland paris 1140x400
Amigos

Viagem à Disneyland Paris em autocaravana

Quantas vezes já pensou em fazer uma viagem para Disneyland?