Lu pelo Mundo: Entrevista à sua aventura na Vanlife

unnamed (8)

Quem é a Luiza? 

Eu sou a Luiza Galvão, brasileira nascida em Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Sou graduada em Turismo e apaixonada por viagens. Fundei o perfil @lugalvaopelomundo para dividir minhas experiências na estrada e acabei conhecendo outras paixões durante a construção do perfil, fotografia e produção de vídeos.

Viajava há mais de 10 anos sozinha, entre férias do trabalho e períodos mais longos, quando decidia largar um trabalho que não gostava para recomeçar do zero.  

Viajar para a natureza e destinos de aventura sempre foram minha inspiração, por isso, sempre gostei de viagens que me proporcionam experiências e superação.

Uma das viagens mais marcantes foi a ida de carona até Ushuaia (no extremo sul da Argentina). Saí do Brasil e atravessei Uruguai, Argentina e a Patagônia Chilena de carona. E uma outra viagem inesquecível foi a travessia da Trilha de Laugavegur na Islândia, cerca de 60 quilômetros percorridos em temperaturas de extremo frio. 

Uma grande mudança na minha vida foi ir para a Irlanda estudar inglês. No início a ideia era ficar os 8 meses, que o visto permitia, e acabei ficando por mais 3 anos. Lá conheci meu companheiro Dylan, Irlandes de Dublin, e juntos decidimos que queríamos viajar pelo mundo. E foi aí que encontramos o estilo de vida VAN LIFE!

Na busca por um estilo de vida mais tranquilo que nos desse liberdade geográfica e conforto ao mesmo tempo encontramos o Estilo Van Life! Uma possibilidade ter nossa casa e conforto em qualquer lugar do mundo. Decidido que era isso o que queríamos, embarcamos em uma pesquisa de um ano até finalmente comprarmos nossa primeira van na Irlanda. 

Depois de mais de um ano de conversão e finalmente fronteiras abertas, saímos da Irlanda em direção a França! Passamos pelos Alpes franceses, Suíça, Itália e agora seguimos nossa viagem seguindo o sol na Espanha. 

Como é que tiveste a ideia de transformar a tua própria campervan? Demorou muito até passar à prática?

Depois da decisão de viajar o mundo, pesquisamos por cerca de um ano qual a melhor forma de fazer essa mudança. No início pensamos em comprar uma van já convertida e pronta para morar, pois achávamos que não éramos capazes de construir um motorhome sem conhecimento em construção.  

Mas não tínhamos todo o dinheiro para comprar uma van convertida, então decidimos encarar o desafio de construir nossa casa sobre rodas do zero. Nossa maior fonte de ajuda e inspiração foram as outras pessoas que postaram no Youtube e no instagram suas experiências. Nunca tivemos ajuda profissional nem cursos. Fizemos tudo sozinhos e aprendemos muito no percurso da construção. 

Então, basicamente,  depois de um ano de pesquisa compramos nossa van - no dia 29 de fevereiro de 2019 - nosso primeiro carro e nossa primeira casa! Achávamos que naquele mesmo ano poderíamos mudar pra van e explorar o mundo, mas não imaginávamos que chegaria a pandemia e adiaria nossos planos. 

Mesmo com a pandemia nós seguimos com a conversão, porém no início do projeto a maioria das lojas de material estavam fechadas, então não tínhamos muitas opções de materiais e de preços. Seguimos a construção porém mais lento do que esperávamos. 

Que conselhos daria a quem pretende transformar a sua própria campervan? É necessário ser profissional para fazer o seu próprio projeto?

Não precisa ser profissional ou nem mesmo ter experiência para fazer um projeto como esse. O que você precisa é ser curioso! Pesquisar no Youtube, nos grupos e fóruns de pesquisa de campervan, e pôr em prática durante a montagem da van! Essa é a melhor forma de aprender. 

Nós não tínhamos ferramentas adequadas nem sabíamos como fazer e fizemos! Então acho que meu maior conselho é pesquisar e tentar. Erros podem acontecer no início, você vai precisar investir em ferramentas mas ao longo do processo você vai entender o por que precisa de cada coisa. 

Mas para começar eu diria para colocar no papel todas as suas necessidades e o que você pretende ter na van. Se pergunte:

- Quanto pretende gastar nesse projeto? 

- Quais são suas necessidades? Vai morar na van, vai apenas viajar nas férias?  

- Quer ter um banheiro interno, fogão a gás, sistema elétrico e painel solar?

Depois faça um esboço do seu layout no papel mesmo! Para visualizar o seu projeto e ver se é possível dentro do tamanho da sua van. 

A partir disso separe cada área da construção em Etapas, “Banheiro”, “Cozinha”, “Cama”, “Sistema elétrico", “Sistema Hidráulico”, "Gás”, etc e faça uma lista de tudo o que você precisa para cada área. 

Comprar as coisas essenciais (como tanques de água, aquecedor, gás,  geladeira, pias, porta Potti, etc.) antes de construir os móveis é melhor, pois assim você tem certeza da metragem e espaço que tem.

O projeto de transformação foi muito difícil/demorado? 

A construção demorou cerca de um ano e meio. Muito mais longo do que esperávamos. E tem algumas coisas que ainda queremos refazer e melhorar. Mas acho que todo esse tempo foi fundamental para aprendermos a fazer cada acabamento mais bem finalizado. 

O projeto passou por alguns desafios que não imaginamos. Primeiro a pandemia que limitou nossos recursos sem lojas abertas e que nos fez comprar materiais errados e mais caros. e segundo que depois de quase tudo pronto encontramos mofo nos armários derivado da condensação e do frio da Irlanda.  

Por causa do frio da Irlanda e pelo material pouco resistente que escolhemos para o isolamento do teto a condensação virou muita água que encharcou as madeiras dos armários que eram de MDF. 

O MDF absorveu a água e mofou e por conta disso tivemos que refazer todos os armários aéreos. No final das contas nós ficamos felizes pela troca, afinal só tínhamos comprado MDF por que não tínhamos achado nenhuma outra opção no mercado devido as lojas fechadas durante o Lockdown. Mas isso nos custou mais dinheiro e demandou mais alguns meses até finalizar tudo. 

Não vou dizer que é um projeto fácil porque demanda tempo de trabalho e pesquisa! Mas não é tão difícil quanto eu imaginava. É possível para qualquer um que tenha paciência e goste de trabalhos manuais. 

Como foi a primeira viagem na Campervan? Podes partilhar connosco os teus maiores receios em viajar pela primeira vez numa campervan? 

Nossas primeiras viagens de motorhome foram pela Irlanda. Então mesmo quando a van não estava 100% pronta nós começamos a usá-la dentro do país. Fizemos algumas pequenas viagens de finais de semana para testar a van pelo interior da Irlanda. E todas elas foram ótimas e deu para conhecer um pouquinho do país que é surpreendentemente lindo e, além de seguro, é super receptivo para campervans.   

Acredito que fazer viagens locais para testar se a conversão está toda ok e tudo funcionando é fundamental antes de mudar para van. 

Como eu já tinha o costume de viajar de bicicleta, acampar e até viajar de carona, viajar com minha casinha sobre rodas é um luxo. Temos na van tudo que precisamos para ficar confortáveis por dias. Então não tive muitos receios ao começar a viajar de motorhome na Irlanda. 

Os maiores receios, principalmente agora que moramos full time na van e estamos em outro país, é a questão da segurança. Não saber onde são os lugares mais seguros para deixar a van e deixar todos nossos pertences dentro dela para passear, por exemplo, às vezes nos deixa bem preocupados. 

Para ti, quais são as vantagens em viajar desta forma? 

A maior vantagem, com certeza, é o fato de você estar em lugares incríveis e ter sua casa com tudo o que você precisa e com todo conforto com você.

É mais que uma experiência de viajar, é a experiência de morar em lugares diferentes na sua própria casa. 

Outra vantagem é a flexibilidade de poder escolher onde ir e quanto tempo ficar. E poder explorar lugares diferentes de quando viajamos de avião para lugares populares e ficamos presos a tours e hoteis. 

De motorhome literalmente podemos passar a noite em lugares incríveis, possivelmente nem conheceríamos se estivéssemos em um hotel em algum lugar popular. Podemos vivenciar diferentes experiências e se sentir livres para escolher nosso próximo destino. 

Em termos de gastos, viver na estrada tem sido mais barato que alugar um apartamento em Dublin e pagar contas básicas como energia por exemplo. Vivendo numa van, produzimos nossa própria energia pelo painel solar ou quando dirigimos o carro e não temos que desperdiçar dinheiro com aluguel. Ou seja, temos menos contas e mais consciência dos nossos gastos. 

Moras na campervan o ano todo ou é a tua maneira de viajar?

Atualmente moro no motorhome. Desde agosto de 2021 estamos viajando pela europa e vivendo full time na van. Nossos planos eram mudar para começar a viajar pela Europa em 2020. Porém com a pandemia e a espera pela vacina não pudemos deixar a Irlanda. Isso, pelo menos, nos deu mais tempo para continuar a conversão da van para deixá-la mais confortável possível.

A experiência tem sido maravilhosa, gostaríamos de ter saído antes para aproveitar mais o verão, mas agora, para continuar no clima quente, estamos descendo para o sul da Espanha na expectativa de não passar tanto frio do final do ano. 

Passaremos o natal no Brasil, fazem 3 anos que não vejo minha família, e depois dessas "férias" da van pretendemos fazer outra van com banheiro interno dessa vez, e voltar para estrada e explorar o mundo sem data prevista de retorno para uma casa convencional.

Acreditamos que os gastos de viver na estrada é menor que alugar um apartamento e viver uma vida convencional na Europa e a experiência de ter seu apartamento em qualquer lugar não tem preço. Então vamos nos manter pela estrada até que outras oportunidades apareçam. 


Segue as aventuras da Luiza nas redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/lugalvaopelomundo

Instagram: @lugalvaopelomundo

Instagram da van: @VanLifeEscape

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

van bleu mer falaise 720x480 98379e63 021e 49ae b4fb ef9d588c5bdf
Comunidade Yescapa

As 10 autocaravanas mais originais na Yescapa

Na nossa plataforma é possível alugar autocaravanas de todo o tipo, campervan, furgões transformado, capucino. Para além de haver diversas escolha na nossa plataforma, existem alguns várias autocaravanas que se destacam por causa da sua originalidade. Neste artigo vai poder conhecer as 10 autocaravanas mais originais de Yescapa em Portugal. 

c26ffe158499faaf4200c52f0587126d 2
Comunidade Yescapa

Frederico Lopes: Entrevista à sua aventura na Vanlife

O Frederico aventurou-se na da compra de um veículo para o transformar numa campervan. E que aventura! Tivemos o prazer de falar com o Frederico e ficar a saber um pouco mais sobre a sua história, a transformação da sua campervan e o início no mundo da vanlife. Atualmente tem um canal do Youtube e uma conta de instagram onde partilha dicas sobre a vanlife e viagens que fez, como a que fez no ano passado na companhia da sua avó por Portugal. 

é esta
Cultura

O Eterno Pão de Forma

É talvez o símbolo que melhor representa o amor pelo autocaravanismo. Prática, versátil, carismática e protagonista das mais variadas histórias e aventuras, a famosa carrinha Volkswagen - carinhosamente eternizada como Pão de Forma, é um dos modelos com mais anos de produção, mais unidades vendidas e um dos carros comercialmente mais bem sucedidos da história automóvel.