Costa Azul em Autocaravana

24 Setembro 2021 Viagens

Costa Azul em Autocaravana

A sul do Tejo, de Almada até Sines, a Costa Azul é uma das zonas costeiras mais requisitadas do país. A um passo da capital portuguesa, esta região conhecida pela gastronomia de excelência combina areais de beleza ímpar com a tranquilidade da Serra da Arrábida. Imensas praias, desde as mais urbanas às mais selvagens, aqui podem-se encontrar baías, falésias, estuários, paisagens de montanha, aldeias e vilas pitorescas, além de muitas outras atrações que convidam a um roteiro de autocaravana ou campervan. Com o rio Sado a atravessá-la, a Costa Azul oferece mesmo o melhor de dois mundos, além de ser uma região bem conhecida pelos vinhos que produz. Alugue uma autocaravana em Lisboa e venha conhecer mais uma das pérolas costeiras portuguesas.

Explorar a Costa Azul em autocaravana. Conheça as nossas sugestões:

Tróia

Tróia, Costa Azul em autocaravana

A península de Tróia é uma pequena extensão de terra que, quase poeticamente separa o estuário do Sado do imenso oceano que surge do outro lado. Poderá dirigir-se à boleia de um ferry-boat ou contornar a península e aceder por via terrestre. Aqui, pode optar por um passeio de barco para observar golfinhos, aproveitar as praias da península, fazer caminhadas, percorrer a ciclovia da península, visitar as Ruínas Romanas de Tróia, praticar desporto náuticos, jogar golfe ou até tentar a sorte no Casino local. A paisagem de Tróia, moldada pelo tempo e pela erosão, é o local perfeito para usufruir de um ambiente de maior exclusividade e glamour

Serra da Arrábida e Cabo Espichel

Teimando em manter-se à beira do Atlântico, quase como se precipitasse sobre ele, a Serra da Arrábida alberga em si uma panóplia de cores e encantos naturais, mas também um forte espólio arqueológico e histórico. Parque Natural desde 1976, a Arrábida é conhecida pelas praias fantásticas (daremos exemplos já a seguir) e reserva várias surpresas, sendo ainda habitat para espécies raras de animais e plantas.

Castelo de Sesimbra

Aproveite a mobilidade que uma autocaravana oferece e conheça o histórico Convento da Arrábida, peça um prato de peixe fresco em Sesimbra, visite a Fortaleza de Santiago ou o Castelo Medieval de Sesimbra, que oferece uma vista privilegiada sobre a baía. Por fim, o passeio terá quase obrigatoriamente que terminar no Cabo Espichel, onde o pôr do sol, principalmente em dias de verão, embeleza o horizonte sob o vasto oceano.  

Parque Natural das Lagoas de Santo André

Em plena costa Alentejana e já perto de Sines, a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha prolonga-se por cerca de 16km e integra duas lagoas. A Lagoa de Santo André, que é a maior do litoral alentejano, e a Lagoa da Sancha, mais pequena mas igualmente muito digna de ser visitada. Estas lagoas têm uma enorme relevância a nível da fauna e flora que albergam, uma vez dão abrigo a imensas aves, entre os quais o rouxinol-pequeno-dos-caniços, o ícone desta reserva. De uma imensa beleza natural, esta é uma paragem obrigatória para quem gosta de se perder e vaguear pela natureza. 

 

Costa Azul, uma região de praias paradisíacas

Praias Costa Azul

Comporta

No extremo sul da Península de Tróia e ainda localizada na Reserva Natural do Estuário do Sado, a beleza natural desta praia é sustentada pelas dunas, pelo areal e pela qualidade das águas oceânicas. Com um extenso areal dourado e uma água do mar límpida e transparente (apesar de não propriamente temperada), aqui poderá praticar vários desportos náuticos, desde surf, bodyboard, kitesurf ou até pesca desportiva. Já nas redondezas da praia, poderá usufruir de passeios pedestre e dedicar-se à observação de aves.  

Portinho da Arrábida

Rodeada pela Serra da Arrábida, a praia do Portinho está literalmente rodeada pela serra que lhe dá o nome. Uma das mais bonitas praias da costa azul, o “Portinho”, como é simplesmente conhecida, é de visita obrigatória. Apesar de o acesso de carro não ser o mais prático, poderá estacionar a autocaravana no parque de estacionamento do Creio e assim evitar multas indesejadas. Depois, basta descer ao areal e deixar-se envolver pela envolvente natural que faz desta praia uma das mais famosas da região. 

Praia da Ribeira do Cavalo

Apesar de ser uma das menos acessíveis de todas as praias da região, uma vez que exige uma caminhada de cerca de 20 minutos desde o local de estacionamento mais próximo, a “aventura” vale muito a pena. A parca acessibilidade de automóvel (ou autocaravana, claro) dá a esta praia uma tonalidade especialmente “selvagem” e intocada, fazendo dela um autêntico tesouro natural. Conhecida pelas águas extremamente cristalinas e pela envolvência da serra, aqui reinam as tonalidades de azul e verde. Calce umas sapatilhas confortáveis e entregue-se à Serra, rumo a um dos locais mais exóticos de Portugal. 

Praia de Melides 

Para quem prefere praias de fácil acesso, temos o prazer de apresentar a Praia de Melides. A praia mais a sul de todas as aqui referidas, Melides situa-se já na costa Alentejana e como não poderia deixar de ser por estes lados, a oferta é também rica a nível gastronómico. Próxima da aldeia de Melides, que dá o nome a praia e a apenas 130km de Lisboa, esta é a sugestão perfeita para quem prefere estender toalhas já longe da confusão das praias mais próximas da capital. Com todo o tipo de facilidades, terá facilidade em encontrar estacionamento para a autocaravana, além de serviços de restauração e bares de praia. Melides é a opção perfeita para um dia de praia tranquilo.

Onde pernoitar na Costa Azul com uma autocaravana?

Ecoparque do Outão

Com capacidade para sessenta veículos, este parque foi criado pela Câmara Municipal de Setúbal para funcionar precisamente como parque de estacionamento para autocaravanas. Com vários serviços disponíveis, tais como um restaurante, máquinas de venda automática, facilidade de descarga de resíduos, balneários e casas-de-banho ou lavandaria, o parque assegura ainda a ligação eléctrica para as autocaravanas. Em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida e a apenas cinco quilómetros de Setúbal, desde aqui tem acesso facilitado a tudo o que de melhor a Arrábida tem para oferecer (e não é nada pouco).

Onde fica: Estrada Nacional 379 ao km3

Parque de Campismo da Praia da Galé

Um pouco mais a Sul, cerca da Praia de Melides e do Parque Natural das Lagoas de Santo André, o Parque de Campismo da Praia da Galé dispõe de 32 hectares de pinhal e tem ligação directa à própria praia. Além disso, oferece comodidades como um restaurante, bar, sala de jogos, piscina e até court de ténis. Como não poderia deixar de ser, o parque recebe autocaravanismo e providencia as condições necessárias para uma estadia confortável e com acesso a tudo o que necessita. 

Onde fica: Fontaínhas do Mar, 7570-689 Melides


Alugue já uma autocaravana ou campervan e deixe-se deslumbrar pela palete de cores naturais da Costa Azul. Ao fazer uma reserva com na Yescapa tem acesso à versão premium da aplicação Caramaps para saber os locais autorizados para a pernoita e aparcamento do seu veículo de lazer.