Visita a Aveiro em Autocaravana

24 Agosto 2021 Viagens

Visita a Aveiro em Autocaravana

Quando se fala de Aveiro é quase incontornável relembrar que a cidade portuguesa é conhecida como a “Veneza de Portugal”. E se é certo que há pontos de convergência entre as duas cidades, há também muito a descobrir em Aveiro que não se encontra na cidade italiana. Aveiro tem imensas particularidades e não faltam motivos para a visitar, desde a sua ria com os moliceiros aos famosíssimos ovos moles, a especialidade gastronómica da região. Por outro lado, não faltam os famosos canais e as pontes que os atravessam, numa cidade que cresceu ao sabor da geografia que a rodeia

O que fazer em Aveiro

Navegar de Moliceiro na Ria

Moliceiro, Aveiro

Os típicos barcos, que outrora transportavam moliço e algas rumo aos campos agrícolas locais para servirem de fertilizantes, são agora uma das maiores atrações turísticas de Aveiro e um dos seus maiores cartões de visita, pelo que um passeio nos tradicionais barcos é “obrigatório” ao visitar Aveiro. É de facto de Moliceiro que melhor se conhece a cidade de Aveiro, através da sua ria se prolonga pelo interior da cidade. A bordo, um guia local contará alguns dos segredos da cidade e da sua história. 

Provar os Ovos Moles 

Uma das mais conhecidas iguarias da imensamente rica gastronomia portuguesa e o doce típico da cidade, falamos dos ovos moles. Trata-se de um doce cremoso preparado com gemas de ovos e calda de açúcar, que foi criado pelas freiras do Convento de Jesus de Aveiro, tratando-se por isso de um doce conventual. São imensas as pastelarias da cidade que reclamam ter a melhor receita e, para tirar as dúvidas, o melhor seria provar ovos moles em todas elas. Deixe-se guiar pelo instinto e entre numa pastelaria que lhe pareça convidativa, dificilmente ficará mal servido. 

Explorar a Praça das Arcadas e o Mercado do Peixe

Popularmente conhecida como “Praça das Arcadas”, esta praça chama-se oficialmente Praça Joaquim de Melo Freitas. Com diversos restaurantes, cafés e lojas, este é o centro social de Aveiro. Se visitar ao Domingo, não deixe de dar um pequeno passeio pela feira de antiguidades que tem lugar no local.

Para uma refeição, sugerimos o Mercado do Peixe, numa zona onde encontrará muitos restaurantes e onde o peixe é a especialidade, não fosse Aveiro terra de pescadores. O mercado é também um ponto de visita obrigatório pela sua estrutura em ferro, estilo Eiffel. 

Conhecer a Ponte dos Namorados (e todas as outras)

Pela Europa fora proliferam as as pontes cheias de cadeados selados por casais de namorados que juram amor eterno, atirando simbolicamente as chaves ao rio. Além do problema que isso coloca na estrutura (já muitas pontes ficaram em risco, devido ao excesso de peso associado aos milhares de cadeados), o movimento já se tornou banal, pelo que Aveiro resolveu inovar com a Ponte dos Namorados. Trocaram-se cadeados pelas fitas coloridas, que de igual forma simbolizam o amor entre duas pessoas. A ponte é uma das muitas que atravessam a cidade e esta iniciativa partiu de dois estudantes da Universidade de Aveiro que criaram um projeto que pretendia inovar e trazer mais cor à cidade. Visualmente o projeto foi claramente um sucesso. 

 

Explorar as salinas 

As salinas são uma herança viva da história da cidade de Aveiro. Embora a indústria já não seja tão pujante como outrora, as salinas continuam em funcionamento e são parte da paisagem de Aveiro. Poderá usufruir da produção de sal no SPA Cale de Oiro, onde se poderá banhar na água salgada localmente. Encontrará também o Ecomuseu Marinho da Troncalhada, onde poderá ficar a conhecer a história da produção de sal na região. Acrescentamos ainda que as salinas são um local privilegiado para ficar a observar o pôr-do-sol. 

Visitar a Costa Nova

Costa Nova, Aveiro em autocaravana

Apesar de Aveiro estar mais virada para a ria do que para o mar, convém relembrar que o Atlântico está a escassos quilómetros de distância. A apenas 11km da cidade, a Praia da Costa Nova é também uma das atrações da região, conhecida pelas casas de pescadores pintadas com listas verticais e horizontais de variadíssimas cores, pelo que é um dos locais mais fotografados pelos turistas. Além das típicas casinhas, a Praia da Costa Nova é um excelente local para a prática de windsurf, kitesurf, entre outros desportos náuticos. 

Circuito Art Nouveau

Por Aveiro a arte também tem lugar de destaque. A cidade é conhecida por ser um museu ao ar livre de Art Nouveau. O museu da Arte Nova, numa das margens do Canal Central, é um dos mais bem apreciados exemplos do movimento artístico e, no seu interior, poderá conhecer um pouco mais da sua história. 


Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Por fim, uma sugestão para os amantes da Natureza: a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Criada em 1979 e com cerca de 700 hectares, a reserva localiza-se entre Ovar e São Jacinto e é circundada pelo Oceano Atlântico, de um lado, e pela Ria de Aveiro, por outro. Um local de excelência para uma tarde bem passada por esta reserva de dunas imaculadas


Pernoita para autocaravanas em Aveiro

Barra Camping: Morada: R. Diogo Cão 125, Gafanha da Nazaré

Orbitur Vagueira: Morada: R. do Parque de Campismo s/n, Vagueira

Orbitur Mira: Endereço: E. Florestal, km 2- Dunas de Mira 1, Praia de Mira


Temos uma vasta gama de autocaravanas para aluguer em Aveiro. Faça a sua reserva em Yescapa e parta à descoberta da diversidade que Aveiro tem para oferecer!