Aquecimento para autocaravanas: Como funciona?

aquecimento para autocaravana

Para si que gosta de viajar durante todo o ano, o que é que pode ser mais desagradável do que acordar com o frio? O frio não está presente apenas no Inverno, pois está também presente em algumas noites de Primavera, sendo necessário aquecer o interior da autocaravana, campervan ou furgão transformado para que esta não se transforme num cubo de gelo. Mas então como funcionam e quais são os diferentes aquecimentos para autocaravanas e como elevar a temperatura de uma forma inteligente? Nós dizemos-lhe tudo.

Antes de entrarmos em pormenores, saiba que existem apenas dois tipos de aquecimentos para autocaravanas: aquecimento de ventilação e aquecimento central. Então porque é que falamos de aquecimento a combustível e a gás? Respondemos abaixo ⤵

Aquecimento de ventilação para autocaravana

É o sistema de aquecimento mais utilizado em autocaravanas. Se falarmos de Truma ou Webasto, com certeza que lhe será familiar. O ar é aquecido em contacto com um combustor e depois é difundido/soparado através de um ventilador para uma rede de tubos que conduzem a vários pontos, incluindo respiradores de ar.

É um sistema que, se ainda não estiver implementado no seu veículo, é de fácil instalação e não requer qualquer preparação especial, uma vez que se liga ao sistema de ventilação. O aquecimento por ventilação pode ser alimentado com gás ou combustível.

Aquecimento central para autocaravana

Para compreender melhor, pode pensar no aquecimento central em casa e aplique-o na autocaravana. A água é utilizada para transportar o calor de um ponto para outro, sendo também conhecido como fluído de transferência de calor.

Isto assegura a mesma temperatura em todo o veículo, melhor conforto e ar quente que não esteja seco. No entanto, o tempo de aquecimento é mais longo do que com o aquecimento por ventilação.

Esta solução é geralmente utilizada em modelos de "luxo" ou de peso superior a 3 500kg. Requer uma instalação particular (tubos metálicos, por exemplo) que aumenta o peso total do veículo, o que rapidamente se torna problemático nos veículos até 3 500kg.

O sistema de aquecimento central é alimentado quer a gás, quer a combustível.

Aquecimento a gasóleo para autocaravana

No aquecimento a gásoleo o queimador é com combustível. Parece fácil de entender, não?

O aquecimento com gásoleo é muito rato em autocaravanas, mas apresenta muitas vantagens. Ocupa menos espaço, sendo apenas necessário abastecer com combustível para ter aquecimento, não sendo necessário ter adaptadores para botijas de gás... Sim, nem todos os países têm as mesmas ligações, sendo por vezes complicado encontrar uma solução.

Em termos de consumo, num veícuo antigo é bastante substancial, mas num veículo mais recente o consumo é razoável. Para se ter uma ideia, uma semana na neve com aquecimento "normal" todo o dia, perderá um pouco mais de 1/4 do depósito.

Aquecimento a gás para autocaravana

É mais ou menos o mesmo príncipio do aquecimento com combustível, excepto que o queimador é alimentado com gás. No sistema por ventilação, o ar é aquecido directamente pelo queimador enquanto que com a unidade central, o fluído de transferência de calor é aquecido pelo queimador.

Radiador ou aquecedor auxiliar para autocaravana

De facto, o aqueceder padrão de autocaravana é mais do que suficiente para manter uma temperatura de 20ºC, contudo, quando estamos em algum lugar frio como nas montanhas ou quando estavamos ligados à electricidade, é por vezes mais fácil para algumas pessoas ligar um aquecedor auxiliar na autocaravana para aumentar rapidamente a temperatura.

Mais detalhes e conselhos

Quanto maior for a diferença de temperatura entre o exterior e o interior na autocatavana, mais o aquecimento irá consumir. Portanto, se estiver -10ºC fora e não estiver muito calor dentro do veículo, pense em ligar a 220V ou ter uma segunda garrafa de gás. Esteja atento ao nível de combustível ou gás para evitar uma avaria às 21h ⛄ Não deslique o aquecimento se sair do veículo, mas baixe-o. Consome menos e a abaixo de 5ºC no interior é engatada uma segurança cortando o sistema de água. Para poupar gás, aconselhamos a utilizar "aquecimento + água quente" de manhã quando se levanta. Isto dá-lhe tempo para acordar, tomar um banho e lavar a loiça e depois mudar para o modo de aquecimento o resto do tempo e à noite. Não hesite em voltar a ligar a água quente à noite para tomar banho e/ou lavar a roupa.

O que reter sobre o aquecimento para autocaravanas?

Em resumo, cada um tem as suas especificidades e preços diferentes. Por isso, não é surpreendente encontrar aquecimento de ventilação em mais de 80% dos veículos no mercado porque é o que apresenta um valor mais competitivo e mais fácil a instalar. Se falarmos do aqueicmento central, o mesmo está mais presente em modelos topo de gama. Porquê? Os tubos metálisos e todo o sistema aumentam o valor e o peso da autocaravana.

Os dois sistemas de aquecimento são eficientes, pois cada veículo pode passar de 0ºC a 20ºC em 2h. Assim, pode viajar no inverno sem medos.


Sabemos que o aquecimento da sua autocaravana, campervan ou furgão transformado é um investimento que poderá ter um impacto significativo no seu orçamento. Rentabilize o investimo do mesmo ao alugar o seu veículo na Yescapa.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

snuj4441
Faça você mesmo

Como transformar uma carrinha em CamperVan!

Falamos com a A Rbafo Garage, que é uma Oficina de Serralharia onde transformam carrinhas em campervan. 

razoes para alugar uma autocaravana agora

10 razões para alugar uma autocaravana em 2021

2020 foi um ano muito especial em Portugal, Europa e no mundo inteiro. A crise da Covid-19 afectou todos, em proporções diferentes e alterou a nossa maneira de viver. No entanto, todos mantemos o desejo de viajar e de fazer uma escapadela. Nestes tempos de retrições, porque não pensar já nas viagens a fazer no decorrer de 2021? Férias de inverno, primavera, verão... Estamos confiantes de que 2021 nos trará numerosas oportunidades para nos fazermos à estrada e tirar o melhor partido do nosso espírito aventureiro! 

viajar autocaravana familia criancas
Família

Dicas para viajar com crianças em autocaravana

Viajar com crianças pode ser desafiante, ainda que certamente muito divertido. Deixamos algumas dicas para que as férias em família ocorram às mil maravilhas e para que as crianças tenham uma experiência animada e, claro, segura.