Guia de estacionamento fácil de autocaravana

comment stationner son camping car

Quando conduzimos durante todo o dia vai existir um momento em que vai ser necessário fazer uma pausa para repousar. Encontrar um sitio onde estacionar pode parecer um quebra cabeças, mas, é mais fácil do que pensa. Apenas é necessário que conheça as regras básicas do país para poder estacionar sem ter qualquer problema com as autoridades e passar umas férias agradáveis. 

A viagem itinerante é símbolo de liberdade e mobilidade. No entanto, é o nosso dever respeitar certas regras de estacionamento.

Estacionar legalmente a minha autocaravana

Não existe em Portugal, uma legislação específica sobre a paragem e estacionamento de autocaravanas.

Estacionar em zonas públicas (ruas, parques de estacionamento, áreas de serviço) significa estacionar o seu veículo por um dia ou uma noite sem calços e sem objetos externos. Atenção, se você desdobrar um toldo, se instalar no exterior uma mesa e cadeiras ou se instalar cilindros, etc... deste modo será considerado acampamento e poderá ser verbalizado.

Por vezes, Câmeras Municipais possuem espaços destinados exclusivamento ao estacionamento e pernoita de autocaravanas mas também proíbem o estacionamento de autocaravanas em certas zonas. No entanto, as câmeras têm a competência de proibir o estacionamento de veículos por tipo de "classe", como exemplo, veículos superiores a determinado peso, veículos superiores a uma certa altura mas não podem determinar uma proibição especifica a "autocaravanas".

Áreas de serviço e parques de campismo :

Quando o cansaço começa a aparecer no condutor, existem áreas de serviço próprias para autocaravanas. Muitas vezes estam equipadas por equipamentos de abastecimento e despejo das águas residuais da autocaravana e caixotes do lixo seletivo, ecopontos.

Lembre-se de deixar o local sempre limpo para mostrar o exemplo a outros autocaravanistas do país!

O período de permanência em áreas de serviço destinadas a autocaravanas têm um limite máximo de 72 horas sem interrupção.

Uma viagem pode ser arruinada por falta de organização: por que não criar um roteiro no mapa com lugares onde você poderia estacionar em paz antes de viajar? Muitos GPS oferecem agora a possibilidade de exibir locais em tempo real onde possa estacionar a sua autocaravana.

Atenção, saiba que em Portugal o acampamento selvagem é ilegal. Para acampar com a sua autocaravana terá de ir para um parque de campismo ou para as áreas de serviço destinadas a autocaravanas, deste modo, não haverá nenhum risco de incomodar algum residente. 

Estacionar, e pernoitar em locais destinados a autocaravanas têm as suas vantagens, nesses locais poderá viver o espírito autocaravanista, interagir com outros condutores e trocarem ideias sobre as viagens itinerantes e a condução de um veículo de lazer. 

Poderá encontrar as áreas de serviço em Portugal no site campingcarportugal.com. Em Portugal existem vários parques de campismo, para os encontrar basta ir ao site pt.camping.info.


A Yescapa dispõe de um guia destinado a viagens de autocaravanas gratuito, onde poderá encontrar dicas sobre o estacionamento em vários países europeus:

Veja as autocaravanas que temos para si no nosso site : www.yescapa.pt

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

19429338670 d3413bf5db o 720x405 09f273d4 bb47 4fd2 8ad5 18375571cde1
Compra de uma autocaravana

Legalizar uma autocaravana comprada no estrangeiro

É cada vez mais frequente a compra de autocaravanas no estrangeiro, o motivo é principalmente o custo, os preços dos veículos em alguns países tendem a ser mais vantajosos do que em Portugal.

aguas sujas 1

Manutenção de uma autocaravana: gestão das águas usadas

Uma autocaravana é confortável: tem uma cozinha, mesa para refeições, camas, WC e até um duche (se não é proprietário, pode optar por alugar por Portugal ou na Europa).

quel gps pour mon camping car
Proprietário de uma autocaravana

Escolha o GPS para a sua autocaravana

Na véspera do dia de partida da sua viagem, procura soluções para facilitar o seu trajeto e evitar filas de trânsito. O GPS é a solução ideal para optimizar o seu tempo de viagem e passar uma boa viagem. No entanto, nem sempre é fácil escolher a melhor navegação GPS entre tantas opções no mercado. Deste modo, escrevemos este artigo, com alguns GPS para autocaravanas.