As 7 Maravilhas naturais de Portugal

7 maravilhas de portugal   photo de couverture

Viajar não é sinónimo de ir para longe ou de sair do país, muitos, decidem viajar em "casa", de norte a sul do país e ilhas, todo Portugal tem o seu encanto. Do litoral até zonas mais rurais encontramos paisagens de cortar a respiração. Antes de partir para longe, lembre-se que vive dentro de uma pérola rara. E para o convencer recordemos a eleição de 2010 das 7 maravilhas naturais de Portugal. Este artigo pode-o ajudar a preparar o seu itinerário de viagem por Portugal.

Floresta Laurissilva - Funchal, Madeira

A Floresta Laurissilva está situada na região Autónoma da Madeira e ocupa uma área de cerca de 15.000 hectares. Nesta floresta poderam encontrar plantas como as lauráceas, o loureiro, o vinhático e outras mais. Para além de ser considerada uma das sete maravilhas naturais de Portugal também é Património Mundial da UNESCO desde 1999. 

A Ilha da Madeira, destino ideal de férias para quem gosta de apreciar a natureza; na Ilha da Madeira poderá contemplar as paisagem montanhosas, falésias e praias de areia escura. Conheça a capital do arquipélago, a cidade do Funchal e não perca a oportunidade de conhecer esta floresta, uma autentica reliquia da natureza, dê um passeio até lá e descubra os seus segredos. 

Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico - Açores

Ponto mais alto de Portugal, a montanha do Pico atinge os 2 351 metros, poderá conhecer esta maravilha de Portugal na Ilha do Pico, no Arquipélago dos Açores. Para além do ponto mais alto de Portugal também poderá encontrar na Ilha do Pico uma tradição vitivinícola de agricultura e pesca. Nesta ilha a gastronomia é conhecida por vinhos brancos, licores e também os tão renomados queijos dos Açores. 

Para além da Ilha do Pico, o arquipélago dos Açores tem mais oito ilhas, Faial, São Jorge, Flores, São Miguel e Corvo todas com o seu encanto. 

Conhecer a Ilha da Madeira de autocaravana permite umas férias de maior envolvimento com a natureza. Caso queira conheçer mais do que uma ilha, poderá o fazer por ligações marítimas para ilhas próximas e de ferry ou de avião para as ilhas um pouco mais distantes a visitar como Flores, São Miguel e Corvo. 

Grutas de Mira d'Aire - Distrito de Leiria

Situadas na região centro de Portugal, as Grutas de Mira de Aire foram descobertas em 1947, elas são as maiores grutas turísticas do país com uma extensão de 11km. Durante a sua viagem aproveite para passar por o centro de Portugal e faça uma visita às maiores grutas do país. As grutas estão abertas para visitas ao longo do ano, todos os dias.

Perto, encontra-se a cidade de Leiria, um local de interesse histórico com o a presença do Castelo de Leiria e o Santuário da Nossa Senhora da Encarnação. 

Portinha da Arrábida - Setúbal

Apesar da localidade ser de pequena dimensão, o Portinho da Arrábida tem vários locais de interesse como o Museu Oceanográfico, a Pedra da Anicha, a Estação Arqueológica do Creiro e a bela praia do Portinho da Arrábida. Situado na Serra da Arrábida, distrito de Setúbal, o acesso a este local é feito pela cidade pescatória ou por Sesimbra. 

A praia do Portinho da Arrábida é das mais belas de Portugal, muitas vezes procurada por mergulhadores por causa da sua água cristalina que surpreende qualquer banhista que por lá passa. Para quem gosta de atividades náuticas, na Serra da Arrabida poderá fazer o seu primeiro batismo de mergulho, usufruir de um passeio de barco e contornar a Pedra da Anicha ou até observar os golfinhos do sado. Para os mais desportivos, nas praias da Serra, poderá passear de Kayak ou até se divertir com a familia ou amigos de gaivota!

Sem esquecer que ao lado da praia do Portinho da Arrábida, temos a praia de Galapinhos, eleita a melhor praia da Europa em 2017.  

Lagoa das Sete Cidades - Ilha de S. Miguel, Açores 

Aqui temos mais uma reliquia da Ilha de Portugal, a lagoa das 7 cidadas, uma profunda beleza vindo da natureza. Qualquer passante fica perplexo perante tanto esplendor natural. Localizada no fundo da caldeira das Sete Cidades, a Noroeste da Ilha de S. Miguel, nos Açores, a lagoa está classificada como Paisagem Protegida. 

Para quem vai de viagem até à Ilha de São Miguel, este local é obrigatório a visitar, assim como a Lagoa do Fogo, as Furnas, A Poça da Dona Beija, a Caldeira Velha e tantos outros locais... 

A ilha dos Açores é sinónimo de natureza, por onde quer que passe vai se admirar com o contraste de uma paisagem verde e azul, com as ruas montanhosas ou até as vacas açoreanas que estão por cada canto da ilha. 

Ria Formosa - Algarve

A Ria Formosa é um sapal localizado no Algarve com uma extensão de 20.000 hectares que passa por Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo Antónico, com 60 quilómetros de costa desde a praia do Ancão até à praia da Manta Rota. A Ria Formosa é considerada Parque Natural desde 1987. 

Caso queira conhecer a Ria Formosa, poderá organizar um passeio de barco a partir dos diferentes pontos do Algarve.  Nesta reserva natural poderá encontrar ilhas, como a Ilha Barrete, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas, pântanos e bancos de areia. 

No Parque Natural da Ria Formosa poderá fazer uma caminhada até ao Centro de Educação Ambiental de Marim, de seguida, disfrute dos magníficos lagos de água doce presentes no parque da praia da Quinta do Lago e as numerosas espécies de aves como o flamingo rosa. 

De seguida, descubra um dos maravilhosos encantos da Ria Formosa, as suas ilhas, a maior parte habitades por pescadores. É possível apanhar um táxi máritmo ou uma carreira fluvial para poder disfrutar destas belas ilhas, com praias fantásticas. 

Disfrute de umas férias até ao Algarve com as suas magníficas praias e as várias atividades de lazer. 

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Lagoa das Sete Cidades - Île S. Miguel, Açores

O parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área de 72.000 hectares protegida em Portugal, criada no ano 1971 no meio ambiente da Peneda-Gerês. Este parque está situado nas regiões do Minho e de Trás-os-Montes, no noroeste de Portugal. Este parque está a mais ou menos 100 km da cidade do Porto. 

Neste parque poderá fazer uma caminhada e apreciar a beleza que a natureza nos oferece com muito vegetal, matos, caravalhais, pinhais, bosques... Perto do parque poderá conhecer pequenas vilas como a Soajo, onde poderá encontrar a um quilómetro a Ponte da Ladeira. De seguida, ao caminhar pelo parque poderá encontrar abrigos dos pastores, miradouros e cascatas. 

Para os mais ativos no parque Nacional da Peneda-Gerês poderá se divertir com amigos ou família a fazer atividades de lazer, montanhosas ou aquáticas, como por exemplo passeios pedestres, arborismo, canoagem no rio, escalada, slide ou até mota de água e tantas mais. 

Aproveite também para relaxar e contemplar a paisagem que lhe oferece o parque da Peneda do Gerês. 


Faça o seu roteiro a partir das 7 maravilhas naturais de Portugal e garantimos que não irá se arrepender! 

Veja as autocaravanas que temos para si no nosso site : www.yescapa.pt 

Vai de viagem e ainda não tem o seu guía? Descarregue o nosso guía de viagens pela Europa gratuitamente : Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana! 

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

camping algarve portada
Natureza

Roteiro de 5 dias em Autocaravana pelo Algarve

No extremo sul de Portugal, prolongando-se de leste a oeste, o Algarve é conhecido pelas suas belas praias, pelas festas de verão, mas também por ser uma zona muito requisitada turisticamente e ideal para percorrer de autocaravana ou campervan. Ainda que as praias de areia dourada e as águas temperadas e cristalinas sejam o ícone que de imediato assola quando pensamos no Algarve, a região tem muitas outras riquezas para ser exploradas, desde a particular arquitectura típica, com as suas chaminés únicas, ao Parque Natural da Ria Formosa, umas das Sete Maravilhas de Portugal. Reserve a sua autocaravana, a qual pode alugar em qualquer parte do país ou directamente no Algarve através da Yescapa e aventure-se pelo Algarve e pelas suas rotas, num roteiro de 5 dias que se prolonga por pouco mais de 100 km, onde existem muitos parques para autocaravanas onde pernoitar. Uma sugestão a ter em conta já este verão. 

meilleurs campings eco responsables europe
Eco responsável

Os melhores campings eco-responsáveis na Europa

Seja um viajante experiente ou um iniciante, nunca é tarde para experimentar algo novo. As férias em família são uma oportunidade única para criar laços, explorar novos lugares e desfrutar de momentos inesquecíveis. No entanto, com a crescente preocupação ambiental, muitas famílias procuram maneiras de tornar suas férias mais sustentáveis e responsáveis. É aí que entram os eco-campings, uma alternativa cada vez mais popular para aqueles que procuram combinar as vantagens das férias ao ar livre com a preservação do meio ambiente.

alsace camping car 1140x400

Alsácia em autocaravana

A bordo de uma autocaravana, parta à descoberta de Alsácia e dos seus múltiplos lugares emblemáticos. Uma terra excepcional com numerosas vilas e vilarejos, de Estrasburgo até à pequena vila de Colmar, passando por Mulhouse e os seus museus. Descubra também a célebre rota dos vinhos, um itinerário único e perfeito para percorrer ao alugar uma autocaravana!