Guia Yescapa Queima das Fitas 2018

estudantes

Já está lançada a época do festejo estudante em Portugal! De Norte a Sul do país vai poder encontrar estudantes com o traje académico anciosos por as suas celebrações. Estas festas são para celebrar o final de ano académico e o início de um duro mês de estudo antes do começo dos exames finais. Muitos conhecem este evento por o nome de Queima das Fitas outros Semana Académica ou até mesmo Enterro da Gata!

Portugal é invadido pela alegria, entusiasmo, felicidade e festejo dos estudantes durante esta altura. As cidades, durante alguns dias com vários eventos, concertos, cortejos, serenatas entre outras coisas.

O momento mais especial destes dias de celebração é o dia da queima, em que as fitas que representam o curso com as suas cores especificas são queimadas as pontas para simbolizar o fim do curso. De seguida os formados recebem fitas maiores e mais largas, muitas vezes assinadas por familiares, professores e amigos! 

Para além de uma comemoração estudante, este evento tornou-se turistico, é quase impossivel não ficar contagiado pela energia deste evento!

A Yescapa fez um guía para viajar por Portugal percorrendo os locais em Festejo durante este mês de Maio e principio do mês de Junho! 

Queima das fitas do Porto 2018

Quase tão antiga como a Queima das Fitas de Coimbra, esta celebração começou no Porto em 1919. 

A Queima das Fitas na cidade do Porto deixou de ser a festa para os estudantes mas a segunda maior festa da cidade do Porto e a maior festa Académica do país. Vale a pena passar pela cidade do Porto durante este mês de Maio. Esta celebração tem inúmeres actividades como Concertos, Serenatas, Cortejo.

A Queima das Fitas do Porto 2018 começa dia 6 de Maio e encerra dia 12 de Maio e trás muita musica para a cidade!

Para o Cartaz da Queima das Fitas que se realiza no Queimódromo em Matosinhos está previsto cantores como Seu Jorge, Capitão Fausto e Diogo Piçarra para o primeiro dia de festa. Blaya e Matias Damásio estão previstos para dia 7 de Maio, Quim Barreiros e Rosinha para terça-feira e para quarta-feira Jojo Todynho e o grupo Cabo-verdiano os Calema. Para os três útltimos dias de festa, temos diversos Dj's para animar a festa e bandas conhecidas como os Xuto & Pontapés dia 11 de Maio. 

E para continuar este guía...

Queima das fitas de Coimbra 2018

Coimbra, a famosa cidade universitária de Portugal, a Queima das fitas já é tradição para esta cidade. As ruas enchem-se de estudantes, turistas e curiosas que adoram celebrar estes dias com os formados! Estes dias comportam um cortejo, serenatas, um baile de gala, concertos e a tão esperada "Queima do Grelo" dia 6 de Maio. 

A queima das fitas de Coimbra 2018 começa dia 4 de Maio e acaba dia 11 de Maio 

Para o programa da Queima das Fitas de Coimbra, está previsto actividades culturais, tradicionas e desportivas. Alguns nomes de artistas estão previstos para estes dias como Seu Jorge, Daniela Mercurry, Xutos & Pontapé, Richie Campbell e Vini Vici

No que diz respeito às actividades culturais, dia 4 de Maio há o Sarau de Gala, do dia 1 a dia 13 de Maio o Concurso de Desenho e Poesia, para as actividades tradicionais podemos contar com o Baile de Gala dia 5 de Maio e o Cortejo com a Queima do Grelo dia 6 de Maio. Do dia 2 a dia 3 Junho a festa continua com a Benção das Pastas. 

Vamos continuar juntos.. E agora vamos descer mais a baixo de Portugal, até à Capital...

Semana académica de Lisboa 2018

A Festa continua para os lados de Lisboa, mais conhecida por "Semana Académica", esta celebração é muito graças à Associação Académica de Lisboa que organiza estas festas desde 1985. Estas festas são frequentadas por muitos estudantes mas não só, turistas e habitantes de Lisboa aproveitam para irem a estas festas e conhecer vários artistas nacionais e até mesmo internacionais. Este ano a semana académica é festejada ao Lado de Lisboa, em Carcavelos. Porque não ir dar um passeio até à praia de carcavelos antes de entrar em festa? 

A semana académica de Lisboa 2018 decorre de 14 a 19 Maio

O primeiro dia da semana académica começa com as tradicionais Serenatas, dia 15 de Maio temos o Arrail Académico. A partir de dia 16 de Maio, Carcavelos vai estar ao som da musica com o Quim Barreiros para animar a Festa, para um pouco de Hip-hop temos Holly Hood e Souza.

O dia 17 é um dia em cheio com vários artistas e grupos reconhecidas em Portugal, começamos com os HMB, Piruka, o Dj português que já deu a volta ao mundo com o seus sons, Mastiksoul e termina com Pedro Garrido.

Para os dois últimos dias, temos mais artistas a ouvir, no cartaz para dia 18 temos presente o internacional Dj Jonas Blue, autor de musicas conhecidas por todos como por exemplo "Mama", "Alien" e tantas outras.. Não podemos esquecer o último dia, 19 de Maio, com cantores como o Nelson Freitas, Jimmy P, Fernando Daniel e KaretusParece um cartaz bem completo para umas noites animadas!

Algarve

Para quem tem vontade de continuar este percurso, porque não descer até ao sul de Portugal e ir até ao Algarve festejar este mês do estudante!

No Algarve, a comemoração continua com muita musica à mistura e todas as tradicionais e actividades.

O evento vai se realizar de 3 a 12 de Maio no Largo de São Francisco, em Faro.

A festa dá ínicio na quinta-feira, dia 3, com a tradicional Seranata de Abertuda, de seguida, Faro abre portas aos artistas musicais. Para dia 4 de Maio contasse com Reverse, Possessivo, Wet Bed Gang e Karetus.

Para sábado 5 de Maio, vão estar no palco os artistas Slow J, Richie Campbell e os Beatbombers. No dia seguinte temos a presença do artista musical português, Miguel Azevedo. 

Segunda-feira dia 7 de Maio, o dia é dedica a quem gosta de rock, com bandas como por exemplo os Tara Perdida e para animar a festa dia 8 de Maio temos Rúben Filipe e Saúl. 

E para agradar a todos não podemos perder um dia dedicado ao rap, com nomes conhecidas do rap português subirem ao palco em Faro dia 10 de Maio, temos Kristóman, Valete e ProfJam. 

Para os dois últimos dias de festa, o algarve vai estar invadido pelas tunas académicas no dia 10 e para terminar em grande a festa, temos grandes nomes de artistas dia 11, Calema, Jojo Todynho e Putzgrilla, sem esquecer do dia de encerramento com Blaya, Dillaz e um artista ainda por anunciar! 

Não existe melhor combinação do que uma autocaravana e uma boa festa, aproveite este mês para conhecer um pouco mais de Portugal e diverta-se ao som da música de artistas nacionais e internacionais e viva os momentos mais tradicionais, com os cantos estudantes como as Tunas e as Serenatas. 

Faça este trajeto de autocaravana! 

Veja as autocaravanas que temos para si no nosso site : www.yescapa.pt 

Vai de viagem e ainda não tem o seu guía? Descarregue o nosso guía de viagens pela Europa gratuitamente : Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

couv blog yescapaxmas 2018
Comunidade Yescapa

#YescapaXmas: Passatempo de Natal 2019

#YescapaXmas: O que é?

regulamento sorteio

Condições do sorteio: Partilhe a sua opinião e ganhe 2 dias em autocaravana

Condições do sorteio para ganhar dois dias de aluguer:

règlement jeu 1140x400
Comunidade Yescapa

Regulamento de Participação do Passatempo "#YescapaXmas" Natal 2020

Artigo 1. Entidade Organizadora A Sociedade Yescapa, detentora de um capital de 93 850 euros, inscrita no Registo de Comércio e das Sociedades Empresariais de Bordéus com o número 751 826 280, sediada na 23 Avenue de la République, Bordéus, com código postal 33200, organiza nas suas redes sociais, mais precisamente no Facebook, Twitter e Instagram, um passatempo gratuito, intitulado #YescapaXmas (infra o “Passatempo”).